10 dicas para ter mais criatividade com seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

As vezes nos perguntamos como podemos desenvolver mais coisas com nossos blogs, ser mais criativos e atingir nossos objetivos iniciais. Não é todo o tempo que estamos dispostos a escrever, ler estudar e preparar conteúdo para o Blog, mas não podemos parar. Encontrei um pequeno vídeo com 29 dicas para desenvolver sua criatividade. Dele tirei algumas para usarmos no nosso dia a dia de blogueiros.

Depois que publiquei o post “Por que eu deveria visitar e ler o seu Blog?”, percebi que muitos blogueiros têm dificuldades para renovar o conteúdo dos blogs ou não apresentam muita coisa diferente do que todos já fazem. então lancei um desafio:

Mas mesmo assim poucos participaram de forma efetiva. É difícil ser criativo e renovar o que já estamos acostumados. Aí, navegando, encontrei no blog Comunicadores um vídeo com 29 maneiras de se manter criativo (@comunicadores). Desse vídeo, que segue abaixo (e está em inglês), tirei algumas para você aplicar à sua realidade de blogueiro.

Depois de assistir ao vídeo, selecionei algumas dessas “maneiras para ter mais criatividade” que podem ser uteis para sua atividade de blogueiro.

1. Faça listas = Organize suas idéias, temas e assuntos em listas e em ordem de prioridade. As listas também são ótimas maneiras de manter-se focado e saber quais etapas você precisa cumprir para atingir seus objetivos.

Recomendo ler: O seu blog tem foco e objetivo? Então, por que criou um Blog?

2. Ande com um bloco de notas = Anote suas idéias onde quer que elas apareçam e escreva o tempo todo. Blogar é uma tarefa que se faz escrevendo e você precisa praticar isso. Junte o máximo de coisas que puder para assim criar seu conteúdo.

3. Saia da frente do computador = pode parecer contraditório, mas até para manter um blog você precisa ficar offline as vezes. Leia um livro, saia para se divertir, visite um museu, faça exercício físico… Desligue-se um pouco.

Seria interessante ler: 4 dicas para você se inspirar off-line e melhorar seu blog

4. Esteja aberto a coisas novas = aceite desafios, busque renovar-se e fazer diferente. Pare de fazer “mais do mesmo” só porque todos fazem assim ou assado. Além disso, busque coisas novas saindo da sua zona de conforto: leia outros autores, outros blogs além do seu Feed, siga mais gente no seu twitter (mesmo que não sejam famosos…)…

5. Escute a opinião dos outros = Não é pra escutar qualquer um, mas é sempre bom pedir a opinião de outras pessoas sobre o que fazemos. Nem tudo que fazemos e gostamos é realmente bom e precisamos estar atentos a isso.

Mais sugestões: 8 sinais de que o conteúdo do seu blog não é bom o suficiente

6. Não desista = Quem disse que blogar é uma tarefa fácil? Os resultados levam meses e até anos para aparecer e exige dedicação constante, como um trabalho. A grande maioria desiste e abandona seus blogs em poucos dias, poucas semanas e só engordam as estatísticas.

Pode ser interessante: Blogar não é uma tarefa fácil

7. Leia uma página do dicionário = Ok! Não é assim ao pé da letra, mas aprimore o seu uso da língua. Se um blog é feito de artigos escritos, é bom que você saiba usar o português, ou então, nem comece um blog.

Isso aqui você tem que ler: Não crie um Blog se você não sabe português

8. Não queira ser igual aos outros = O Blog é seu e precisa ter a sua cara, sua personalidade e seu jeito. Pare de imitar ou querer fazer o que outros fazem, achando que blogs são como receitas de blog: basta seguir à risca para ter o mesmo resultado. Não, não é assim!

Outros post para refletir: O Blog é meu e faço o que eu quiser!

9. Limpe sua área de trabalho = O lugar que você escolher para blogar, onde está o seu PC ou notebook, precisa ser agradável, organizado e limpo. O ambiente influencia muito na sua disposição para fazer algo. Aproveite também para fazer uma limpeza em seu blog, repensando seu layout, organizando seu conteúdo e elementos em geral.

10. Divirta-se \o/ = Seu blog precisa ser seu espaço de descontração (mesmo que seja seu trabalho). Você criou um blog para se desenvolver, interagir com outras pessoas. Se vai passar algumas horas do seu dia na frente do PC cuidando do blog, isso não pode ser uma tarefa pesada.

Tem outras sugestões?

O vídeo tem 29 dicas e aqui eu arranjei 10 delas para a nossa realidade de blogueiros, mas podem existir muitas dicas e sugestões para nos ajudar nessa tarefa de manter nossos blogs. Aproveite o espaço dos comentários abaixo para dizer e sugerir outras coisas que te ajudam e que pode ajudar outros.

.

15 Comentários

  1. No começo sempre tive problemas com coisas que tiravam a minha atenção e hoje quando sento em frente ao pc para escrever, desligo tudo, E-mail, Twitter, MSN ( hoje nem uso mais ) e tudo aquilo que possa me distrair. Deixo apenas o Writer e no meu caso de posts, o Photoshop.
    Depois de tudo pronto aí sim, vou checar meus e-mails, twitter, etc.
    Depois que adotei essa prática, meu rendimento melhorou bastante.

    Responder

  2. Tem uma outra boa:

    Leia outros blogs. É bom pra ter ideias. Vc pode tanto “copiar” a ideia (a ideia em si, não o texto) de alguns posts que ache interessante, como também pode ter ideias originais a partir de textos que vc encontrar.

    Por exemplo, vc encontrar um texto como “os 5 vilões mais malas do cinema”, sendo que vc tem um blog sobre seriados americanos. Daí vc pega e faz “os 5 vilões mais malas dos seriados” ou pode ir além: “os 5 heróis mais malas” ou “os 5 vilões mais poderosos” ou “os 5 mascotes mais chatos” e por aí vai.

    Responder

    • Embolei tudo? Acho que foi vc que se enrolou na hora de ler. Mas enfim, vamos lá.

      Alguém posta um texto chamado “Os 5 vilões mais malas do cinema”.

      Você pode usar essa idéia. Supondo que vc tenha uma blog sobre seriados americanos, você pode escrever um post entitulado “Os 5 vilões mais malas dos seriados”, por exemplo. Ou todas as outras possibilidades que eu citei anteriormente.

      Entendeu agora? No geral eu escrevi a mesma coisa de antes, então talvez vc não entenda. Mas se quiser eu posso desenhar uma explicação.

      Responder

  3. Concordo com saia da frente do pc. Eu mesmo tenho assinatura de 2 revistas e procuro ler ao menos um livro por mês. Acho que a leitura de blogs, revistas e livros tem me ajudado enormemente. De certa forma todos nós pequenos “copiamos” alguem maior que tem sucesso.

    “Nada se cria, tudo se copia” é a verdade. (só não pode ser cópia descarada e nem plágio, mas antes uma busca de inspiração)

    Abraços e sucesso!!!

    Responder

  4. ótimas dicas, concordo com cada uma delas. Principalmente aquela na qual devemos sair da frente do pc. Pois muitas são a coisas na qual poderá tirar nosso tempo na web, assim perdendo horas sem qualquer desenvolvimento.

    Responder

  5. Uma coisa muito interessante a se fazer após ter uma idéia é refleti-la, ou seja, saiba como quer escrever e o que escrever, e não faça isto no frente do computador!
    Um artigo muito interessante que eu escrevi foi passos para um bom artigo! [link suprimido]
    Possui 7 passos e um deles é planejar o que escrever que de fato é muito importante!

    Responder

  6. Adorei as idéias. Eu acredito que o passo número 6 é o mais difícil, pois quem faz um blog quer ter os seus resultados rápidos, principalmente visitas e comentários. A persistência e a perseverança são ótimos aliados para não desistir cedo do próprio blog.

    Dayane

    Responder

  7. adorei as dicas o passo 7 do planejamento e muito importante to planejando o meu assim q ficar pronto eu publico o link.

    Responder

  8. Amei suas dicas, vc realmente comeu o dicionário, pois esta tudo impecável, muito bem escrito e explicativo, estive olhando em outros similares e vc foi com quem eu consegui assimilar tudinho, quer dizer até onde fui, pois ainda estou engatinhando nesse negocio de bloggar. Mais uma vez parabéns professor.

    Responder

  9. Pingback: Seu Blog é um tédio (ou: Coisas mais importantes do que Blogar) | [ Ferramentas Blog ]

  10. Nossa valeu mesmo pelas dicas já sigo seu blog a algum tempo e é você que me fez não desistir do meu blog em suas dicas,ter um blog de uma serie especifica como no meu caso CSI é complicado porque tem varios blogs com o mesmo tema e fico sempre em duvida se devo ou não manter o meu,vc poderia dar dicas pra quem tem blogs de serie por favor??? obrigado

    Responder

  11. Pingback: Blogueiros de Sucesso: Marcos Lemos e seus projetos para blogueiros

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.