10 melhores Gadgets e recursos para o Blogger de 2012

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Ao longo de 2012 vimos o Blogger mudar seu painel e aplicar ótimas melhorias em seus recursos, especialmente para SEO e Templates padrões. Selecionamos os melhores Gadgets (elementos de página) e ferramentas para Blogs no Blogger que foram desenvolvidas ao longo do ano para relembrarmos e colocarmos em nossos blogs. A lista poderia ser maior, mas focamos naquilo que acreditamos ser mais útil e importante para Blogs em geral.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

É complicado afirmar qual o melhor recurso ou Gadget que o Blogger teve esse ano, mas tentei colocar numa ordem que acredito agradar à maioria, pensando também no grau de importância do recurso e a quantidade de interações que o artigo/tutorial que publicamos sobre teve.

Precisa usar tudo e colocar tudo em seu Blog? Não, é bem provável que não. Mas alguns são indispensáveis. Aproveite os comentários para deixar a sua opinião e até lembrar algum gadget que tenhamos esquecido de mencionar aqui.

Gadgets para Blogger

1. Configurações de SEO = Agora o Blogger tem um sistema próprio para aplicar as principais técnicas de SEO no Blog, sem precisar conhecer códigos. Funciona como os plugins do WordPress.org e tornaram o Blogger mais amigável ao Google. Tem tudo em um único menu de “Preferências de Pesquisa”.

2. Seguidores Google+ = Com o crescimento do Google+, a rede social da Google, o Blogger vai ficando mais integrado a este serviço. Agora você pode colocar uma Fan Box padrão para atrair mais seguidores em seu Círculo ou Página.

Gadget do Google Plus followers seguidores para Blogger

3. Barra de Recomendações do Facebook = Esse gadget fez muito sucesso e agradou a maioria do blogueiros. Trata-se um pequeno ícono de “Curtir” do Facebook que exibe no rodapé das páginas do Blog sugestões de artigos de acordo com a interação dos seus seguidores na rede social.

Gadget Facebook Recommendations Bar

4. Botões Pinterest com contador = O Pinterest é uma rede social de compartilhamento de imagens da web e ganhou milhares de adeptos por sua simplicidade. Muitos até conseguem gerar ótimo tráfego para seus blogs com esses compartilhamentos.

Modelo de Botões de Pin it do Pinterest no Blogger

5. Pop-up Like Box do Facebook = Para quem quer ganhar mais fãs para suas páginas do Blog no Facebook, esse Pop-up pode ajudar e muito. Sempre que um novo visitante chega ao seu Blog, é exibida uma janela com a opção de “Curtir” sua página. Ótimo para ampliar a interação do seu blog e fidelizar leitores.

Pop-up do Facebook para Blogger

6. Botões Google+ = Outra forma de ampliar seus Círculos no Google+ é usar essas outras duas opções de Gadget padrões do Blogger. São menos que o “Seguidores Google+” e ajudam a promover a sua página ou perfil. Ótimo para Blogs com pouco espaço na barra lateral (sidebar).

Botões do Google+ para Blogger

7. Links Permanentes no Blogger = Este provavelmente é o melhor avanço nos recursos nativos do Blogger. A possibilidade de manipular os links permanentes dos artigos do seu Blog ajudam na indexação no Google e tornam a estrutura de SEO do seu Blog mais otimizada. Uma mudança simples, mas importantíssima.

Criando Link permanente no Blogger

8. Carregamento gradual de imagens = conhecido como “Lazy Load”, o carregamento gradual de imagens preserva o desempenho de sua página, tornando-a mais rápida e eficiente na hora de abrir no navegador do visitante. As imagens só são carregadas e exibidas quando a pessoa rola a página.

9. Níveis de comentários e Respostas = O sistema de comentários do Blogger ainda é o pior que existe, mas já podemos adicionar um recurso importante: permitir respostas a comentários específicos em forma de diálogo. Isso torna os comentários mais interessantes para a participação e mais lógico na organização das conversas.

10. Ícones sociais flutuante = criado pelo Claudio Sanches (nosso Editor de Desenvolvimento) este não é um gadget de 2012, mas foi reformulado esse ano, ficando mais eficiente e leve. Exibe os principais botões de redes sociais ao lado do artigo do seu blog enquanto o visitante navega.

Ícones flutuantes de redes sociais para Blogger e WordPress

Com isso chegamos ao final de nossa lista dos melhores gadgets e recursos do Blogger em 2012. O ano ainda não acabou e a equipe do Blogger gosta de fazer lançamentos sempre no final e início de ano. Portanto, podemos esperar mais novidades e melhorias para os próximos dias.

E, quem sabe, até resolvem criar um sistema de comentários mais avançado para agradar de vez o público usuário do serviço.

Se você tem outros gadgets e recursos preferidos desenvolvidos esse ano, comente aqui e compartilhe.

Quer ser um(a) Blogueiro(a) de Elite? Acesse AGORA: http://blogueiro.pro

7 Comentários

  1. Podemos ver que o Blogger vem evoluindo constantemente, e também podemos ver que a cada dia os blogs que estão no blogger estão mais profissionais (ou tentando ser). Claro que o blogger não chega perto de um CMS, mas estes recursos está o deixando melhor para blogueiros que querem ter um blog, mas não querem gastar muito com o mesmo.

    Ótima lista, Marcos. Abraço! 😉

    Responder

  2. É Marcos, são ótimos gadgets para se utilizar no Blogger, mostrando que essa plataforma da Google ainda se tem muito a explorar. Porém não largo o WP.org por nada, pois para mim ele sempre vai ser melhor!

    Excelente artigo, até!

    Responder

  3. Como sempre seus artigos são excelentes Marcos. Já salvei vários links daqui para usar no meu blog que está em desenvolvimento. O Blogger daqui a alguns anos será uma ótima plataforma para blogar, do nível do wordpress.

    Responder

  4. Gosto muito do Blogger. De momento uso para testes pois tenho como principal o WOrdpress.org. Muito bom artigo para quem tem Blogger como Plataforma principal. Recomendo a todos seguirem o Ferramentas Blog. Excelente blog. Abraço Marcos.

    Responder

  5. Olá Marcos realmente esses são os melhores recursos para blogger. Eu uso a plataforma blogger,pois tenho um blog pequeno ainda, e até hoje não tive problemas com o blogger.

    Responder

  6. Este artigo é muito bom para quem perdeu os anteriores, em que foram tratados os lançamentos destes recursos. O que me desagrada na caixa de comentários do Blogger é que, quando não há comentários feitos, é exibida a expressão “Nenhum comentário”. Penso que deveria exibir um convite, como “Quer comentar?” Ao dizer “Nenhum comentário, é mais provável que a publicação continue não recebendo comentários, ao passo que, se já houver comentários, estes estimulam os leitores a comentar. Um convite, como “Quer comentar”, ou “Deixe seu comentário”, seria mais estimulante aos leitores do que a expressão “Nenhum comentário”. Podemos mudar a expressão para um convite, mas não podemos tirar o zero que aparece ao lado do convite. O zero não poderia aparecer, quando não há ainda comentários.

    Responder

  7. Muito boa a lista desses gadgets, também acho a maioria os melhores, principalmente as mudanças no sistema de comentários e a integração com o Google+

    Que venha mais e mais em 2013, estamos prontos para aplica-las em nossos blog se as mesmas o deixa-lo cada vez melhor 🙂

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.