Escolhendo um Template para o seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Primeiro: O que é "Templates"?
Todo blog tem uma cara, um "layout", um modelo básico. Os Templates são os vários modelos disponíveis (normalmente um arquivo do tipo XML) para você dar um visual diferente para a página que está criando.
As diversas plataformas de Blogs oferecem algumas opções. Mas mesmo assim, outros usuários e programadores de internet criam novos modelos.

Segundo: Que cara terá o seu blog?
Ao criar sua conta de blog, você escolheu um modelo para o visual dele. Modelo esse já pré-definido pela plataforma que você usa (Blogger da Google, por exemplo).
Se você está usando o Blogger da Google, aí vai uma dica para mudar a cara do seu blog e encontrar novos modelos.

Refizemos este artigo e criamos um outro para ajudar ainda mais. Agora temos um vídeo tutorial, passo-a-passo. Assista para completar esta artigo:



Usando o Padrão:
1. Para os modelos oferecidos pelo Blogger, basta clicar na aba "Layout" e, em seguida clicar em "Escolher novo modelo".

upload do template Ferramentas Blog 2. Selecione na lista que aparecer o modelo de Template que lhe agradar. Você pode visualizar como ficará em seu site com as suas postagens.

Obs.: Trocar o layout do blog não apaga os artigos lá publicados.

3. Escolhido o que mais lhe agradou, basta clicar em "SALVAR MODELO". Pronto.

Outros modelos:
Existem muitos sites com modelos (templates) para blogs. Estes vêm com muitas ferramentas, cores e esquemas novos. Um bom site para encontrar alguns é o Blogger Templates com centenas de opções.

1. A primeira coisa a fazer é encontrar e visualizar o modelo que lhe agrade. Então faça o download (será um arquivo compactado em ZIP). Descompacte o arquivo. Nele vem algumas instruções de como implantar o novo template no seu blog.

2. Agora é preciso fazer o upload do arquivo. Clique em "Layout" e em seguida escolha a opção "Editar HTML".

3. Na Janela que abrir, a primeira coisa a fazer é salvar o modelo que você está usando com as modificações que você já fez. Isso garantirá que consiga retornar ao modelo antigo caso não goste do novo ou algo dê errado.
Para saber como fazer um backup do modelo atual, clique aqui!

 

4. Na mesma janela, clique no botão "Procurar" e selecione o arquivo do novo modelo na pasta onde você o descompactou (será um arquivo do tipo XML obrigatoriamente). Então basta clicar no botão "Fazer upload" e depois em "SALVAR MODELO".

upload do template Ferramentas Blog

Se algum tipo de erro surgir, leia o seguinte tutorial com muita atenção:

Tudo isso é bom fazer antes de elaborar demais o seu blog. Assim você pode procurar por modelos mais adequados ao que você precisa.

 

Veja mais detalhes de como começar a usar os serviços do Blogger e aprofundar o seu conhecimento, lendo nosso Tutorial de Utilização do Blogger – Novos e o Tutorial de Utilização do Blogger – Ferramentas. Artigos extremamente importantes e fundamentais para saber usar bem os serviços e recursos disponíveis.

.

11 Comentários

  1. Thiago,

    o Elemento de página que mostra os seguidores vai sumir e vc terá q readicionar.
    Mas vc não perderá os seguidores. As pessoas continuam seguindo o seu blog normalmente.

    Responder

  2. Obrigadaaaa mesmo, sem a sua matéria seria praticamente impossível eu ter conseguido trocar o template do meu blog…
    PARABÉNS ;D

    Responder

  3. Pingback: Artigos mais visitados do Ferramentas Blog | [ Ferramentas Blog ]

  4. Pingback: Template (6) Google Chrome | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.