O que são Feeds e como usar – Assinar Feed

Receber Feed do Ferramentas Blog

feed_general Sempre encontramos essa expressão em diversos sites e blogs, “Assine o nosso FEED” ou “RSS” e muitas pessoas não sabem o que é nem como usar (mesmo que saibam do que se trata. Esta é uma ferramenta muito útil para os blogs – especialmente os que são atualizados todos os dias, como é o caso do [ Ferramentas Blog ]. Oferecer o seu FEED para os visitantes é uma função vital para manter o seu blog com boas visitas.

Encontre essa definição no WikiPedia:

“O termo Feed vem do verbo em inglês “alimentar”. Na Internet, este sistema também é conhecido como “RSS Feeds” (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication).
Na prática, Feeds são usados para que um usuário de internet possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdo de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado em determinado site, o “assinante” do feed poderá ler imediatamente.”

Todo blog já vem com esse serviço ativado e também é conhecido por “Atom” (aparece no final da página). Esta é uma forma pouco conhecida ou popular no Brasil, mas tem ganhado espaço como forma de acompanhar os diversos sites de notícias e blogs disponíveis e que gostamos mais.

De forma bem objetiva: é a forma mais rápida de acompanhar os sites e blogs que vocês gosta, sem precisar abrir um por um.

Como ler os Feeds?

Para saber do assunto de forma mais completa, leia:

Existem algumas formas práticas de ler os Feeds que você assina, existem até programas para leitura. Eu não recomendo um programa, pois não gosto de ficar instalando muita coisa no meu notebook e prefiro tudo o que pode ser feito via web. E, claro, o Google tem uma solução via web para isso: é o Google Reader. Está em português, super fácil e prático de usar e já agrega o Feed dos blogs que você acompanha (Seguidores) pelo painel do Blogger.

tour1

Mas você pode procurar outros agregadores na internet que encontrará vários tipos. Até o Internet Explorer 7 pode ser usado para ler Feeds (não gosto muito do layout).

Basicamente todos os agregadores funcionam da mesma maneira: adiciona-se o endereço do Feed desejado e as atualizações são colocada ali imediatamente para serem lidas, sem precisar abrir mais a página original e perder tempo. Só será preciso ir à fonte quando quiser deixar algum comentário (sempre que gosto de um artigo ou texto, deixo um comentário para continuar incentivando o escritor).

Assine o Feed do [ Ferramentas Blog ]

Assine o Feed do Ferramentas Blog Então, gosta das informações que encontra no nosso blog? Atualizamos todos os dias, ao menos uma vez por dia, inclusive finais de semana. Não perca nossas dicas, ajudas e tutoriais, acompanhando-nos pelo nosso Feed. Esse é o nosso endereço de Feed:

http://feeds.feedburner.com/FerramentasBlog

Coloque essa opção em seu blog com todo o destaque possível e convide seus leitores a assinar também. É uma ótima forma de fidelizar os visitantes. Temos boas dicas sobre isso aqui:

Existem alguns sites que “queimam”, monitoram o Feed do seu blog, dando uma cara mais profissional, principalmente na URL que ficará menor. Recomendamos o FeedBurner (é o que usamos aqui). É em inglês, mas muito simples de usar. Oferece ótimos recursos, inclusive estatísticas para saber quantas pessoas lêem seu blog por Feed e opções avançadas para assinarem as atualizações por e-mail (se quiser receber nossas atualizações em seu e-mail, clique aqui!). Para saber como usar isso em seu blog e criar uma conta leia também:

52 Comentários

  1. Gosto muito do seu blog, tem muitos artigos úteis para quem está começando e não tem nenhum conhecimento de programação.
    Sou completamente leiga, e tenho aprendido muito lendo seus artigos, são ótimos, úteis, bem explicados, às vezes fico em dúvida de algumas coisas, mas como sou completamente leiga, acho que minha dificuldade é normal, conforme leio os artigos vou aprendendo e melhorando, tenho muito a aprender, mas tenho certeza que vcs irão me ajudar muito.
    Continuem ensinando, dando dicas, ajuda demais, eu só tenho que agradecer.
    Valeu!

    Responder

  2. Cara num sabia onde postar um comentário…teu blog tem feito o meu blog. Meus parabéns, é um dos melhores nas ferramentas de pesquisa e muito fáciui e prático de seguir.
    Muito obrigado por tudo…eu estou começando agora,bem devagar.
    Abraços.

    Responder

  3. Nossa!!!!!!Vc é demais, estou começando agora e toda vez venho aqui, aprendo algo novo.Ficava boiando quanto aos feeds.Meu blog está longe do que eu quero em termos de layout, mas com sua ajuda acho que chego lá.
    Beijão.

    Responder

  4. Eu estou com dificuldade a respeito do feed, porque se libero ele, aparece postagem ator e não quero que o povo saia copiando meu material e postando como se fossem dono dele.
    “Já achei em blogs meu texto todo completo, e isso dá até raiva.
    Apesar de que o material que publicamos (publico) está na internet, pelo menos, eu procuro. Dai outro blog coloca e nem dá os créditos, é lamentável.”
    Tem como habilitar os feeds completos mas não postagem atom e sim comentários atom… como faço isso? Vejo aqui na sua página essa opção, mas não sei fazer.

    Responder

  5. Amigo do Blog do Rafael,

    Não tem como bloquear o material do Feed.
    Mas acho estranho q vc se preocupe com isso, se o seu blog tb é copiado de outros.

    Responder

  6. Quanta Preciosidade!

    Muito obrigado!

    Andava completamente perdido, procurando um ponto de partida para o meu "debut" nas tecnologias de Web Design, mais precisamente as relacionadas com a construção e publicação de Blogs. A minha peregrinação termina aqui.

    Incrível! Tudo que preciso para a minha "iniciação" se encontra aqui e nos links parceiros.

    Os artigos possuem redação clara e elegante, com a concisão na medida certa.

    Recebam o meu carinho e a minha eterna gratidão por disporem do vosso precioso tempo em tão construtivo projeto, contribuindo para minorar duas das mais perversas violências contra o ser humano:- a mercantilização do conhecimento e a exclusão digital.

    Vida longa para todos aqueles que, direta ou indiretamente contibuem para alavancar este projeto.

    Responder

  7. Olá.
    Abri um blog sobre bijuteria, mas não percebo nada disto. Foi excelente encontrar o seu, pois tem as ferramentas que preciso para melhorar.
    Beijinho e obrigada por partilhar.

    Responder

  8. Acho que agora estou realmente me alfawebizando e graças às oportunas orientações de vocês. Como acredito muito que informação é luz e que além de buscá-las temos a obrigação ética e moral de divulgá-la para o bem comum. Parabenizo-os pela importante prestação de serviços à sociedade.
    Pax et Lux!

    Responder

  9. Realmente muito interessante!Seus posts de como ser melhor como blogueiro são excelentes.Eu concordei plenamente com o item:"
    "3. Rápido é melhor que devagar"
    O que o público alvo está buscando é realmente notícia e informação rápida de qualidade.Já cansei de me arrepender por deixar de postar coisas e depois ver o que ia postar sendo publicado em agregadores de links(ocioso,linklog)por outros blogs.

    A questão é ser realmente rápido nas notícias e acima de tudo ser exclusivo em tudo que fizer.

    Responder

  10. Os assuntos tratados são muito bons. Gostei do tema "como criar um blog bem sucedido" encontrei tudo o que precisava para começar o meu.
    Tenho muitas coisas para expor, só não sabia como fazer um blog bem sucedido.

    Obrigada a equipe do Ferramentas Blog

    Responder

  11. Olá Marcos, gostaria de saber se você me permite usar esta postagem em meu blog para estimular os leitores a assinar o Feed, eu lhe darei os créditos conforme você pedir caso permita.

    Responder

  12. @Matheus G.
    NÃO, NÃO é permitido reproduzir o conteúdo de meu blog sob nenhuma forma.

    Se você quer ensinar seus leitrores a usar esse tipo de serviço, indique meu link para que eles venham até aqui para ler ou crie vc mesmo sua forma de ensinar seus leitores.

    Responder

  13. Olá!

    Sou iniciante em blog, confesso que você tem sido meu guru, rsrs, adoro a maneira simples e clara como ensina. Parabéns! Não consigo deixar de pesquisar as dicas que vc oferece, quero que o meu blog tenha o que você recomenda e torne-se bastante visitado, meu objetivo é oferecer o que tiver de melhor dentro do meu tema.

    Abraços
    Wilza

    Responder

  14. Pingback: Serviço Feed do Ferramentas Blog | [ Ferramentas Blog ]

  15. Pingback: Como fazer Parcerias eficientes para seu Blog [Vídeo] | [ Ferramentas Blog ]

  16. Pingback: Artigos mais visitados do Ferramentas Blog | [ Ferramentas Blog ]

  17. Pingback: Aniversário – 5 meses de [ FerramentasBlog.com ] | [ Ferramentas Blog ]

  18. Pingback: Entendendo os dados estatísticos de Assinantes de Feed do seu Blog e a variação dos números | [ Ferramentas Blog ]

  19. Pingback: Como registrar e usar domínio próprio no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  20. Bom Dia, Marcos. Adorei seu comentário sobre como criar um blog bem sucedido. Te parabenizo pela desenvoltura de ensinar e pelo carinho da importância que você nos passa de como montar um blog. Sinto um apreço tão bacana nas suas palavras que não me canso de ver seus vídeos, embora eu não tenha um blog ainda. Mesmo assim, quero continuar vendo seus vídeos para, quem sabe num futuro mais próximo, montar um rsrsrs. Continue assim, divulgando seu trabalho com tato e diplomacia e, acima de tudo, com total responsabilida e habilidade. Gostaria de saber se você faz blogs por encomenda e, caso faça, quando você cobra.
    Fique com Deus!
    Abraços,

    Responder

  21. Pingback: Como corrigir erro de Feed no WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]

  22. Bem, ainda não tenho um blog, estou pesquisando informações (2º passo para criar um blog bem sucedido). De inicio quero parabenisar ao Marcos Lemos pela iniciativa de levar conteudo e informações aos que desejam ser ou que já são blogueiros. Abraços a todos e até

    Responder

  23. Boas a todos os webmasters!
    Pesquisei na Google para saber mais sobre feeds rss e cheguei até aqui. O que quero dizer aqui nesta minha resposta para seu website é que na verdade o FeedBurner parece funcionar muito bem, configurei o feed para meu site sintonizado com as Noticias do mesmo e sempre que escrevo uma nova noticia recebo um email com o conteudo da mesma, o que significa que é uma boa opção para feeds,a meu ver claro. Por vezes até utilizo o encaminhamento do email do feedburner no meu correio electronico para mandar a amigos, funcionando como uma newsletter, por esta razão é importante que muitas pessoas assinem o nosso feed.
    Obrigado pelo post.

    Responder

  24. Pingback: Como usar um leitor de Feeds – Google Reader | [ Ferramentas Blog ]

  25. Pingback: Onde encontrar inspiração para publicar em seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  26. estou começando meu blog e confesso que pensei que fosse mais fácil. aqui estou podendo tirar muitas dúvidas que eu tinha. realmente seu conteúdos são muito bons, parabéns.
    tem me ajudado muito.
    grato.

    Responder

  27. Olá! Preciso de auxílio. Meus leitores desapareceram todos de uma vez. Acessei minha conta no feedburner e verifiquei que os leitores dos dois blogs que possuo desapareceram. O serviço está ativo e não sei o quê houve.

    Responder

  28. Pingback: Como configurar Feed corretamente no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  29. Muito legal este poste me ajudou bastante estou querendo melhorar meu site mas ainda estou com muita duvida e vocês estão me ajudando de uma maneira super legal.

    Responder

  30. Obrigado por essas informações! Também estou começando a fazer um blog agora! Pesquisei por informações em outros sites sobre blogs também. Mas gostei especialmente deste. É bem organizado, contem muita informação util e é apresentado de forma simples! pretendo visitar ferramentasblog.com mais vezes!

    Responder

  31. Pingback: Como retirar o link “Assinar: postagem Atom” do Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  32. Recebi um alerta no momento em que estava aqui, de atividade relacionada ao outlook havia sido tentada, foi por que eu aceitei receber feed. Sou inexperiente e gostaria de me aprofundar, primeiro por que tenho muito a compartilhar e segundo porque estou fazendo tudo isso para deixar ao meu filho de 3 anos, sei lá um diário pode se dizer. Já vi que vou ler tudo que voce publica e vou aprender muito, desde já obrigado e parabéns.

    Responder

  33. MARCOS obrigada você è fantàstico.quero sim receber o feed de noticias, vc me salvou de algumas enrascadas por falta de conhecimento,estou esperando as 72 horas p\ o meu novo dominio apontar p\ o meu blogspot .com no blogger,o meu blog parece um livro por falta de conhecimento me ajuda por favor.

    Responder

  34. Marcos, sei que o feedburner é a melhor opção gratuita para divulgarmos nossos artigos para os leitores por rss ou por e-mail. A grande dificuldade é no caso da Newsletter, devido o sistema do feedburner sempre enviar um pedido de confirmação para o e-mail do leitor e na maioria das vezes esse e-mail vai para caixa de spam. O que você acha do serviço do site Mailchimp? Parece que podemos ter em nossa conta até 2000 e-mails cadastrados e não pede confirmação. Claro que com algumas limitações na versão gratuita.

    Responder

  35. Marcos, como traduzir um Feed? O meu está em Inglês e não sei como deixa-lo em nossa Língua… E também qual eu devo escolher Atom ou RSS?

    Tudo isso, é no Blogger

    Responder

  36. Olá, Marcos.
    Gostei muito do seu site Ferramentas Blog.
    Estou configurando o meu Blog e gostaria de saber se vc pode me informar se o FeedBurner é o plugin que coleta uma lista de assinantes para os blogueiros? Ou eu baixei o plugin por engano?
    Um abraço e muito sucesso!

    Responder

    • Roberto,

      O FeedBurner não é um plugin, mas um serviço gratuito da Google. Realmente serve para coletar assinantes de Feed e Newsletter. Basta ir ao site do serviço e se cadastrar. Procure aqui no Blog que você encontra mais ajuda sobre.

      Responder

      • Marcos,

        Passei horas lendo os post do seu blog, e estou contente com o aprendizado adquirido.
        As dicas são excelentes e com certeza porei em prática para otimizar minhas ferramentas e aumentar os ganhos com os sistemas que desenvolvemos.

        Abraço e muito mais sucesso!!!

        Responder

  37. Pingback: Aprimorando seu Blog nos Finais de Semana [Estratégias de crescimento] - [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.