Armazenar Imagens na Internet – Picasa Web

picasaweblogo

Muitos sempre questionam onde armazenar imagens na internet para obter um endereço de URL para as figuras que gostaria de usar em seu blog. Isso é muito útil para guardar banner e imagens que são sempre usadas. Existem vários “hosts” para imagens – gratuito e pagos. Gosto da opção mais simples e comum para solucionar certos problemas.

 

Quando escrevemos um novo artigo, uma nova postagem para o blog usando um editor de posts como o Windows Live Writer ou mesmo o próprio editor do painel do Blogger, ao inserir uma figura, elas são armazenadas na internet automaticamente e muitos nem se perguntam onde estão salvas ou como o Blogger gerencia as nossas imagens.

Ao dizer que gosto sempre da opção mais fácil para solucionar certo problemas, referia-me que é possível ver o local das imagens que o Blogger armazena e nós mesmos podemos gerenciar isso e usar como um disco virtual .

 picasaweb

Se você já tem uma conta no Google para o seu blog, é com ela mesma que você tem acesso ao canal do PicasaWebhttp://picasaweb.google.com/ – onde ficam salvas as suas imagens. Lá você encontra as pastas onde foram salvas e pode gerenciá-las por si mesmo(a).



picasaweb01 Não há mistérios lá e é bastante intuitivo e visual o uso do site. Há um mecanismo de upload de imagens que estão no seu PC; E na barra lateral direita, temos as informações das imagens selecionadas, onde encontramos o link, o endereço da imagem na web e até o código pronto para incorporar, adicionar a imagem em qualquer parte do seu blog, caso você não saiba criar (programar) códigos HTML.

Como já disse, é aí que estão salvas as imagens do seu blog, portanto, apagar imagens nesse álbum apaga-as do seu blog também, caso esteja incorporadas em alguma parte dele. Tenha cuidado ao criar seus álbuns e seja organizado para administrá-los. Outra coisa importante é que, como o serviço é gratuito, só está disponível 1Gb de espaço de armazenamento. Pode não parecer muito se você for um fotógrafo profissional, mas para o usuário médio, é o suficiente. O [ Ferramentas Blog ] tem mais de 600 imagens armazenadas lá e só gastamos 12Mb até agora, pra se ter uma idéia.

Não é complicado trabalhar com imagens, mas precisa de tempo e paciência para aprender o básico de alguns programas. Faça bom proveito!

Veja mais dicas específicas para aprender a usar bem as ferramentas do Blogger: TUb – Tutorial de Utilização do Blogger. E assine o nosso Feed para receber nossas atualizações. Não sabe o que é Feed? Clique aqui!

.

11 Comentários

  1. Eu utilizo o Photobucket e o GeoCities. Estou gostando. Achei legal aprender onde achar as imagens que eu mando pro Blogger. Valeu.

    Responder

  2. Preciso de ajuda!
    Em primeiro lugar quero dizer q seu blog tem me ajudado muito com minhas duvidas.O problema que eu encontro no momento é q tento copiar o link da imagem para usar, e ela nao abre. eu quero trocar a imagem do meu layout, dai eu edito o codigo html, e coloco o link da imagem, so q qndo carrega a imagem nunca abre. o album é publico, e nao sei pq nao abre. se eu uso o codigo html a imagem abre normal. aguardo resposta.

    Responder

  3. Jovane,

    Recentimente tb tive problemas com os links das minhas imagens no PicasaWeb. Acredito que isso seja um problame do serviço.

    Uma alternativa é usar o SkyDrive.

    Responder

  4. Pingback: Informativo: Novos Gadgets e Atualizações Automáticas | [ Ferramentas Blog ]

  5. Pingback: Como criar a caixa de Link do seu Banner | [ Ferramentas Blog ]

  6. Olá,
    Para quem usa o Windows Live Writer para publicar imagens no Blog, e ficam salvas no album do Picasa Web.
    Sabem como resolver o problema de imagens duplicadas, pois toda imagen enviada pelo Writer fica duplicada em meu album no Picasa Web.
    Poderia ser uma configuração sobre vinculação de imagens no proprio Write, mas não encontro nada.

    Responder

  7. Olá
    Estou tentando colocar uma imagem no cabeçalho do Bloger. Criei uma imagem no Photoshop e salvei no Picasa 3, porém não consigo ver na barra lateral direita a opção link (como demonstrado no exemplo). Já tentei digitar a URL na CSS do Blogger e nada. O que posso fazer?

    Outra dúvida é em relação ao tamanho da imagem. Qual a dimensão ideal e a resolução?
    Obrigada
    Lucia

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.