Onde armazenar arquivos na Internet?

Uma coisa que sempre me perguntam aqui é como e onde hospedar arquivos na internet e a resposta que dou é sempre “procure a opção mais simples”. Isso vale para tudo, desde seus arquivos de imagens até para seus vídeos. Mas, e quando queremos disponibilizar arquivos para downloads ou mesmo guardar coisas pessoais ou grandes demais para os hosts gratuitos?

 

Claro, o que é gratuito é bem melhor, mas as vezes o espaço é pouco ou o serviço não é tão satisfatório para o que realmente precisamos.

 

Onde armazenar Imagens?

Quando se trata de imagens, já mostrei isso aqui, eu uso o PicasaWeb (leia o artigo “Armazenar imagens na Internet – PicasaWeb”). Tem apenas 1Gb para contas gratuitas, mas uso ele basicamente para armazenar imagens do blog, pois é o padrão do Blogger – é onde o Blogger armazena as fotos que você adiciona em artigos. Então, nada mais natural que usar o que já está disponível.

Apenas 1Gb é suficiente para o que preciso, mas pode ser pouco para outros. Para isso tem como comprar mais espaço pagando uma assinatura anual que começa em US$20,00 para ter mais 10Gb. Considero muito barato para quem precisa disso.

 

Onde armazenar vídeos?

Sobre vídeos nem há discussão: usar o YouTube é a melhor forma de compartilhar vídeos gratuitamente que há. Como disse antes, busque sempre a opção mais simples.

Com a sua conta padrão do Google mesmo você pode fazer o upload de seus vídeos lá e disponibilizar os links para as pessoas assistirem e pode até incorporar o painel do vídeo em seus artigos do blog – até já ensinamos como fazer isso aqui no artigo “Vídeos do YouTube na postagem”. Tem algumas limitações de tamanho para os arquivos e de tempo, mas aceita praticamente todos os formatos de vídeo, até os feitos em celular. Mas, se você precisar dispor vídeos maiores e com durações superiores a 10min então vai precisar de outro lugar.

 

Solução para outros tipos de arquivos.

Agora, se você precisa disponibilizar fotos em maior resolução ou vídeos maiores e mais completos ou mesmo quer deixar um link para download para algum outro tipo de arquivo, jogos, programas ou quer apenas ter um drive virtual para guardar as suas coisas importantes, recomendo o 4Share.

Eu uso o 4Share para guardar meus arquivos pessoais e para armazenar o que considero importante e que preciso ter sempre à mão, especialmente meus backups.

Ele tem várias opções de assinatura (até gratuitas com 5Gb de espaço livre, mas bem limitado e cheio de publicidades) e, eu mesmo, assinei a maior e mais completa, principalmente pelo fato de que assinar o serviço lhe dá o direito de fazer downloads ilimitados. Com sempre busco muita música e vídeos na internet e as pessoas colocam no 4Share, então tenho uma conta que não me limita em nada. Faço uploads e downloads ilimitados todos os dias e a assinatura é anual.

No caso, escolhi a opção Premium, que, além de ter 100Gb de espaço, ainda elimina as publicidades e os pop-ups. É praticamente um disco virtual que tenho e ainda disfruto do fato de fazer downloads que outros oferecem numa velocidade bem mais rápida. Tem um layout super simples de usar e uma versão em português (beta) que facilita para quem não domina o inglês. Tudo isso me custou apenas US$ 78,00 – considero bem mais barato que o equivalente do Google.

 

Acredito que pode existir outros sites que oferecem espaço para seus arquivos e com outros programas de assinatura. Esse é o que conheço e uso, por isso recomendo. Se você sabe de outros, deixe aqui o seu comentário para compartilhar com todos.

5 Comentários

  1. Ótimas dicas! Já faz um tempo que sempre que procuro por vídeos grandes, músicas e arquivos compactados (.zip e .rar), vou primeiro no 4Shared. Há quem prefira o RapidShare, mas acho sua interface mais complicada. Até mais!

    Responder

  2. Ótimo post…
    Mas vale comentar o seguinte, eu tive e ainda tenhu muitos problemas com o armazenamento imagens…
    Exemplo… eu não conseguia trocar o background do meu blog… sempre que trocava e substituia pela URL do picasaweb e o fundo ficava branco. Não entendia o porquê, pois todos os blogs de ajuda diziam a mesma coisa e sempre que eu tentava fazer, o fundo ficava branco e não entrava a imagem… Até que eu resolvi trocar a foto do picaweb para o flikr… e deu certo…
    Mas o flick tbm tem o mesmo problema do picasaweb, quando eu quiz colocar uma apresentação de slides no meu blog pelo flickr não conseguiu… qnd li aqui que um dos melhores era o picasaweb eu troquei e deu certo…
    Então eu uso os dois, vale a pena deixar isso arquivado pra galera que está iniciando pois como foi a minha duvida talvez seja a de outros.

    Grande abraço!!!

    Responder

  3. Os sites mencionados são bons. Achei um site brasileiro que dá 1Gb, você pode subir qualquer arquivo de qualquer tamanho, enviar pra qualquer usuário do site instantaneamente, e foi o mais fácil de usar de todos. É o ppbras.com que oferece o serviço pepedrive.

    Responder

  4. Poxa por isso que existem os Storage… hd’s específicos para armazenamento de dados, informação, imagem e um ótimo mídia center, mais segurança, ,me ajuda na organização e muito mais capacidade, assim eu não me preocupo com a perda da minha arte final, sem dor de cabeça…, existem varias marcas e modelos que se encaixam de acordo com o que vc precisa, e diferentes sites onde podem ser adquiridas soluções do mais variado custo e equipamentos para armazenamento, eu particularmente possuo um Qnap e estou mais que satisfeito, segue a baixo onde adquiri o produto… vi um anuncio na digiforum…
    Site: 6miles.com.br/
    tirei muita informação em suas postagem no facebook deles bem, interessante http://www.facebook.com/6miles.com.br , todas bem explicativas e algumas especificar para nos… realmente um conteúdo que auxilia…

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.