Como responder Comentários dos artigos

comentario-blog Voltando a algumas questões básicas de utilização e manutenção do seu blog, uma coisa importante de se saber é como responder os comentários deixados pelos seus visitantes nos artigos. Tente sempre responder. Mas alguns blogueiros não o fazem simplesmente porque não sabem como fazer. Sei que isso pode parecer muito básico para alguns, mas servirá também para refletir sobre nosso comportamento diante dos contatos e e-mails que recebemos.

Inscreva-se no nosso Canal no Youtube p/ assistir vídeos sobre Blogs.

Quer saber como GANHAR Dinheiro com Blog? Leia este artigo onde explico passo a passo tudo o que você precisa saber sobre monetização de Blogs: "Como GANHAR Dinheiro com Blog".

Por ser algo tão básico e fácil de se fazer é que o torna tão importante e que nos obriga a fazer sempre. Isso garantirá que você tenha cada vez mais visitas em seu blog e mais e mais pessoas se sintam a vontade para comentar mais.

A melhor maneira de fidelizar um visitante é manter contato com ele. Essa é o política do [ Ferramentas Blog ], onde tentamos ao máximo responder todos os e-mails, comentários e contatos de formulários – sempre que for pertinente e conveniente. Se a pessoa que entrou em seu blog se deu ao trabalho de parar o que estava fazendo para escrever algo para você, mesmo que seja uma dúvida ou um simples elogio, dê alguma resposta para ela saber que foi lida.

Posso garantir que já ganhei muitos leitores de Feeds (assine você também e aprenda mais sobre esse recurso) e membros da minha comunidade no Orkut pelo simples fato de ter retornado o contato. Nem sempre respondo todos e nem todos precisam de algum retorno e, pode apostar, recebo dezenas de contatos diariamente, o que toma algum tempo meu para ler e responder, mas vale a pena.

Como o blog é um “lugar comum”, as pessoas querem interagir. É esse o modelo da nova internet, chamada de 2.0 (3.0), que quer ao máximo a interação, as redes-sociais e a participação massiva. Se você colocou um blog no ar, então privilegie o contato, dê espaços para a participação e interaja com seus leitores e motive-os a fazer o mesmo sempre.

Uma coisa que recomendamos aqui para facilitar o contato de seus visitantes é que o formulário de comentários seja integrado ao corpo dos artigos, o que quer dizer que venha no pé da página. Isso evita que o leitor fique procurando por links para ter que clicar, esperar uma janela abrir, para só depois escrever. Se ele ver o formulário já logo quando acabar de ler o texto, isso pode motivá-lo a deixar algum comentário. Veja como integrar o formulário de comentários à página do artigo:

Como responder Comentários.

É muito simples de fazer isso e a explicação é direta: você responde um comentário da mesma forma que alguém deixa um comentário em sua página. Entre no artigo em questão, onde foi deixado o comentário e lá mesmo, no mesmo formulário, escreva a sua resposta e envie.

É preciso que você esteja logado, com a sua conta do blogger aberta para que o seu nome de usuário apareça no formulário e você responda sempre com o seu nome. Assim as pessoas saberão que foi você, o autor do artigo e dono do blog que está interagindo.

postar-comentario-blog-blogger

Está provado que não tem mistério.

Faça bom uso disso e volto a repetir, interaja com seus visitantes e faça de seu blog um lugar para contatos e trocas entre você e seus leitores/visitantes e entre eles mesmos.

21 Comentários

  1. Olá, Marcos!

    Este assunto é bastante importante. Responder aos comentários recebidos é uma forma de prestigiar quem comenta em nosso blog e fidelizar essa pessoa.

    Outro hábito que tenho é também retribuir o comentário no blog da outra pessoa – quando ela tem. Já conseguir visitantes regulares com essa prática. Além disso, é uma ótima forma de conhecer o trabalho de quem nos visita, e já tive ótimas surpresas com essa prática.

    Um abraço!

    Adelson

    Responder

  2. Cara,

    tá aí uma prática que eu deveria aprender: retribuir as visitas. Admito que faço isso pouco. Com toda certeza isso motiva as pessoas a se relacionarem entre seus blogs e a retornarem para ver sempre mais.

    E, claro, além do fato de você encontrar coisas novas sempre.

    Obrigado pela dica que só faz enriquecer o debate aqui.

    Responder

  3. Olá Marcos

    Tenho essa prática no meu blogue, e isso é muito positivo, pois como você disse, as pessoas sentem-se à vontade e os visitantes mais tímidos sentem-se animados a deixar um comentário. Hoje mesmo está a acontecer isso, apesar de ser sábado, um dia com menos tráfego, pelo menos em Portugal.

    Aprecio muito com o seu blogue e tenho aprendido muito.

    António

    Responder

  4. António,

    bem-vindo ao FB. Bom saber que tem gente de Portugal aqui também.

    .

    Sutto,

    fico feliz em ver que podemos ajudar as pessoas a melhorarem suas práticas no blog.

    Responder

  5. olá gostei muito do seu blog e até já pus algumas coisas em prática obrigado o seu blogue é muito bom adeus e até outro dia pois vou voltar

    Responder

  6. Olá, olha eu aqui mais uma vez!
    Desde que comecei a blogar, sempre me preocupei em responder aos meus leitores. Claro que além de importante, é uma questão até de educação e, além do mais, se não for para dar a tenção a eles, que sentido faria atrair pessoas para lerel o que você escreve? Pois bem, recentemente descobri um mecanismo que possibilita não só responder a comentários no blog, como também fazer uma hierarquia entre as respostas que foram dadas para determinado comentário, classificar os comentários, reordená-los e, pasmem!, nem pensei que fosse possível, mas é: editar comentários. Isso tudo já está funcionando em meu blog e descobri no site http://disqus.com/
    Some-se aí essa minha dica!!
    Valeu

    Responder

  7. Oi, Marcus!

    Lá no meu blog é só respondo comentários quando o leitor deixa uma pergunta direta ou dúvida. Se for algo mais pessoal eu respondo por e-mail mesmo. Prefiro deixar o espaço de comentários para o debate dos leitores com o texto. Mas a sua dica é interessante, sim. Vou pensar sobre essa possibilidade. Como um leitor disse acima, o melhor jeito de fidelizar é retribuir a visita, principalmente quando percebemos que é a primeira vez que o leitor visitou o blog.

    Abraço

    Responder

  8. Marcos,
    Acho importante você colocar alguma coisa sobre a personalização do comentário do autor. Na minha opinião, a diferenciação do comentário é muito importante nestes casos.

    Responder

  9. Marcos
    Estou muito feliz por achar este lugar onde as pessoas podem aprender.
    Isso traz beneficios a todos.
    Realmente, eu nao sabia direito como responder aos comentarios. Fazia por email.
    Grata pela ajuda.
    Seu trabalho …. Excelente.

    Responder

  10. Oi! Parabéns pelo blog, consegui ver como se responde direitinho, sempre ficava na duvida, mas solucionei! Muito obrigada e voltarei sempre! Beijos

    Responder

  11. Realmente responder é importante.
    Minha duvida é se devo responder a elogios também…
    Por exemplo, alguem comenta "Muito bom o artigo, gostei". Devo responder "Obrigado" ou alguma coisa do tipo?
    E buscando uma maior interação, instalei o intenseDebate no meu blog recentemente. Acho que ele permite um melhoer aproveitamento dos comentários.

    Responder

  12. olá, gostei muito estava perdida acabei de criar um blog e não sei nem por onde começa, mais depois das explicação ficou mais fácil vou tenta continuar.A sua ajuda foi importante, valeu!

    Responder

  13. Pingback: Dicas para Blog – Artigos Maio/2009 | [ Ferramentas Blog ]

  14. Essa era uma duvida minha, pois estou participando do blog @popsdanet e fiquei em duvida se deveríamos responder passei ate um email ao sr autor antes de conhecer esse artigo.
    Mais uma vez muito eficiente.

    Responder

  15. A minha dúvida é, a pessoa para quem estou respondendo recebe alguma notificação, ou tem que ficar de olho no post que comentou? Pois ja recebi respostas de comentários que fiz em blogs/sites por email… Mas não consegui encontrar alguma opção parecida dentro do blogger… Existe? Ou preciso entrar no usuário da pessoa, pegar o email dela e enviar um email normalmente?

    Grata

    Responder

    • Janaina,

      Infelizmente no Blogger não é possíel enviar notificações para quem comenta e recebe respostas nos comentários.
      Isso é possível no WordPress.org ou com aplicaçòes de comentários como o Disqus que podem ser colocados no Blogger.

      Responder

  16. Como eu faço para ter uma forma de comentário igual a do site, que apareça só:
    Nome*
    E-Mail*
    Site/Blog

    Quero muito, e quero saber como colocar, podia me responder e me ensinar?

    Responder

    • No formulário padrão do Blogger isso não é possível.
      Você pode instalar algo alternativo como o IntenseDebate que ensino em tutorial aqui no Blog. Basta você pesquisar.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.