15 Gadgets para Blog e Elementos de Página

Todos queremos um blog bem organizado e apresentável, mas principalmente que seja navegável por nossos visitantes e que seu layout agrade a todos. Uma forma bastante simples de personalização é usar elementos de página, os gadgets ou widgets da barra lateral (sidebar) de nossos blogs. Já disponibilizamos vários tipos aqui no [ Ferramentas Blog ] e queremos mostrar o que temos de melhor para você usar.

Compre seu E-book: Blogar: Processo de criação de Blogs

Para aqueles que estiverem começando, a primeira coisa a saber é como adicionar os elementos de página em seus blogs e como movê-los. O Blogger é o preferido pela maioria dos blogueiros justamente por sua facilidade em mexer com as partes do layout, sem precisar conhecimento nenhum de códigos e programação para internet. Assim, temos um artigo de nosso TUb – Tutorial de Utilização do Blogger, que pode ajudar quem está começando:

 

Para quem ainda está no início, outra dificuldade é quando se encontra um gadget interessante, tipo um contador de visitas para seu blog, e é dado um código HTML para ser colado no blog, mas aí surge a dúvida de onde colocar isso.

Sei que isso pode parecer muito básico para alguns, mas é importante revisar nossos conhecimentos e apontar algumas direções para quem está começando. Assim posso prosseguir indicando abaixo os melhores Elementos de página que já indicamos aqui no [ Ferramentas Blog ].

Algumas dicas de Gadgets.

1. É indispensável ter em todo blog um menu de Marcadores que classifique seus artigos separadamente e determine a que tipo e assunto eles pertencem. Isso é extremamente importante para a navegabilidade de seu blog, facilitando a vida de quem chega até ele e está procurando um determinado tema. Assim, gostaria de sugerir dois artigos muito bons que temos aqui e que vai te ajudar a entender, criar e organizar seus marcadores de classificação dos artigos:

2. Um assunto muito procurado aqui são os contadores de visitas. É bom saber os números de visitas de nosso blog, mas não podemos nos prender apenas a isso. Temos alguns modelos de contadores indicados aqui, bem como ensinamos a usar o Google Analytics para ter resultados mais confiáveis:

3. Se o seu blog tem muitos links de parceiros ou menus de direções e partes diferentes e seu layout tem pouco espaço para listas, uma caixa de opções pode ser a solução. é bem simples de montar e extremamente prático para servir como menu de alguns conteúdos do seu blog ou de links de seus parceiros; e você também pode substituir o menu de arquivos do blogger por uma caixa de links:

4. Quando trocamos banners com outros blogs, é preciso compartilhar um código que link o seu banner que ficará na página do parceiro. você pode ter uma caixa com o seu banner indicado e o código para ser copiado por quem quiser linkar você:

5. E, por fim, fica algumas sugestões complementares para quem quiser explorar outras possibilidades tão úteis e interessantes quanto as que descrevi acima.

Espero que isso ajude alguns a melhorar o seu blog e aprimorar o layout.

18 Comentários

  1. Muito bom.O Blog: “ferramentas-blog” está de parabenss,pois fez oque nenhum outro fez:Esclareceu minhas duvidas.
    O “ferramentas-blog” ajuda o meu blog a melhorar cada dia mais.
    htpp://ciclo2tempos.blogspot.com

    Responder

  2. UAU muito bom kara essa iniciativa que esperamos de todos parabens e valeu me ajudou muito tinha um buraco no blog que nao sabia o que colocar tinha que ser uma coisa util e o identificador de ip foi 10 abracos

    Responder

  3. Pingback: Gadget lista de artigos aleatórios para Blogger | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.