Mais visitas para o Conteúdo do seu Blog

Hospedagem para Blogs

trafego-blog-vistas-blogger Quando temos um projeto para um novo blog e organizamos bem nossas idéias, começando a publicar a colocar nossos artigos no ar, queremos que mais e mais pessoas leiam e cheguem até nosso conteúdo. Queremos ser reconhecidos como blogueiros eficientes e isso se reflete em número de vistas e estatísticas gordas e gráficos bem alongados. Mas, você quer mais visitantes para seu blog ou leitores para seu conteúdo.

Para entender bem o que vamos tratar aqui, veja alguns exemplos de grandes sites. O objetivo do Youtube é que as pessoas possam trocar vídeos e informação. O Twitter quer ser um canal de agilidade de contatos. O Amazon.com quer vender coisas. Agora, qual o objetivo de seu blog? Tendo isso em mente, podemos perceber que o mais importante é o conteúdo do site ou do Blog. O que importa é o que tem nele e se o que pode ser encontrado atende a um público específico que chegar até seu conteúdo.

Assim quero propor uma mudança de paradigma ou seja, de modelo no formato da divulgação do seu blog. Estou baseando esse meu artigo em minha curta experiência e em alguns artigos que já publiquei aqui sobre o uso eficiente do Google Analytics e de um artigo recente que encontrei (que está em inglês e é a inspiração direta desse texto. Citarei mais abaixo).

Ao começar a analisar os resultados de visitas que chegam até o [ Ferramentas Blog ] descobri que meus artigos são mais eficientes em gerar tráfego que minha página principal diretamente. Quem chega aqui por algum link de artigo diretamente, sem passar primeiro pela página principal (Home), tende a permanecer mais tempo lendo até outros textos e são mais rapidamente fidelizados.

Aqueles que chegam pela página principal, visitando o blog pelas primeiras vezes, tendem a ter mais dificuldades para encontrar o que procuram (acredito eu e estou trabalhando nisso) e acabam saindo sem ler nada e apenas engordam os números.

Vejamos três conceitos importantes sobre as visitas que nossos sites e blogs recebem e que pode nos ajudar a refazer algumas estratégias de divulgação.

leitor-blogger Conceito: Dispersão.

Muito se fala de divulgação e indexação, mas poucos percebem, e por isso insisto tanto aqui, que o mais importante é divulgar o seu CONTEÚDO e não a sua página. Se você diz para alguém visitar a sua página, mas não aponta o que ela irá encontrar lá, nem diz onde está o que ela precisa, você só terá dispersão.

A dispersão acontece quando a pessoa se depara com o seu site ou blog e, mesmo que acesse sua página, não se sentirá motivada a navegar pelo conteúdo, pois não vê utilidade direta para ela naquele instante, nem tem perspectiva para voltar futuramente. Este visitante engorda suas estatísticas e nem pode ser considerado um “paraquedista” – aqueles que chegam ao seu blog por algum assunto do momento, passam e não voltam mais – pois nem mesmo chegam a percorrer os olhos por sua página.

Esse tipo de visita faz diminuir os dados de tempo de permanência do seu blog e faz a taxa de rejeição crescer exageradamente. Isso pode ser notado mais claramente quando o seu blog tem muitas visitas, mas quase ninguém deixa comentários em seus artigos e se você fizer uma análise mais a fundo com o Analytics, verá que sua página principal é mais vista que a soma das visitas aos links dos artigos e conteúdo. Resumindo: esse visitante não quer nada do que temos.

Conceito: Navegação Ocasional.

Citei acima os tais “paraquedistas” (não sei como ficou essa palavra nas novas regras do português, rs!) e estes já importantes para algumas coisas em seu blog. Muitos deles são os responsáveis pela boa monetização e ganhos por cliques e vendas que você tem de banners. Normalmente são os que chegam até algum de seus conteúdos pelos resultados de mecanismos de pesquisa, mas não são necessariamente o seu público alvo.

Um exemplo são os artigos que tenho aqui sobre Poker e Lost. Muita gente que não tem blog encontram o [ Ferramentas Blog ] por causa desses assuntos, mas nada querem sobre o restante dos textos. Passam um tempo pequeno em algum página e depois vão embora.

Outros chegam aqui buscando contadores de visitas. Isso serve não só para blogs criados no Blogger (serviço que privilegio informar aqui) e tais visitantes, eventualmente lêem outros artigos genéricos, podem até assinar o Feed ou guardar o link nos favoritos e até voltam raramente.

A isso podemos chamar de Navegação Ocasional e é um foco que não se deve perder. Precisamos desse visitantes que chegam aos nossos blogs procurando alguma coisa do que temos. Em outras palavras: é o visitante que tem algum interesse, mesmo que restrito em seu conteúdo e pode gostar da sua forma de tratar alguns assuntos. Se o seu blog e seu trabalho forem eficientes, tais visitantes podem se converter em leitores mais constantes e até participam deixando comentários. engordam os números médios e geram receita.

Conceito: Navegação Constante.

Mas este ainda não é o seu público alvo. Por isso é tão importante ter um foco e saber qual é o seu nicho. É para esse público específico que deve ser direcionado o seu esforço em divulgar seu blog, pois são esses visitantes que dão consistência às suas estatísticas, fazem crescer o seu Feed e seguidores e lêem praticamente tudo o que você publica. Estes consideram o seu blog ou site relevante por completo e vão além dos artigos recentes, vasculhando o que você já escreveu antes de encontrarem você.

Com os visitantes de Navegação Constante é que seus números são mais reais e lhe dão a clara idéia se seu trabalho está sendo bem feito. São os que vão comentar, entrar em contato, compartilhar informações e enriquecer seus debates e propostas. Também, por serem mais fidelizados e conhecerem seu conteúdo a fundo, são os que vão recomendar o seu blog para terceiros e citar seus artigos como fonte de informação dos artigos deles em seus respectivos blogs e/ou e-mails, bem como em outros fóruns e debates que você não está presente. São até tais leitores que votam em seus links na redes sociais, por exemplo.

Uma outra coisa importante: esses visitantes constantes, o seu público real, é que mantém as suas estatísticas estáveis e com uma oscilação baixa. Ok! São os visitantes “cegos” para a publicidade e muitas vezes nem clicam em nossos anúncios ou links patrocinados, mas são os que merecem nosso carinho e atenção, principalmente porque dão crédito ao que escrevemos e por isso devem ser levados a sério.

Conclusão

Privilegiar a divulgação do conteúdo de seu blog é fundamental para a sobrevivência do mesmo e para evitar frustrações futuras. Dessa forma, procure os fóruns e redes sociais, bem como os diretórios de links e redes de notícias. Esteja onde está o seu público, leia e visite blogs do seu nicho e não os tenha como concorrentes, mas como parceiros. Comente em outros blogs e seja relevante na hora de deixar a sua opinião e citar seus links.

Quando fizer isso, cite links de seu conteúdo e não da sua página principal, mostrando assim onde está o artigo que pode ajudar aquela pessoa ou completar o debate.

O que considero mais importante num conteúdo de um blog é sua CREDIBILIDADE. Ser verdadeiro e original é fundamental. Mas além disso, cite fontes e links que complementam o seu artigo. Isso mostra que o que você escreve não é apenas a sua opinião, mas está respaldada em outros. Por isso é tão importante pesquisar o que fazem os blogs do seu nicho e compartilhar com eles o seu trabalho.

Comece agora a repensar como tem sido feita a sua divulgação e onde está o seu conteúdo: no centro ou é apenas uma parte de seu blog? Queira mais vistas, mas que seja procurando o que você tem a oferecer.

Leia pra complementar o que falamos acima:

Sei que este foi um artigo longo, pouco comum aqui, mas de uns tempos pra tenho sentido a necessidade de uma reflexão mais séria sobre a forma como fazemos blogs e como nos organizamos na web como criadores de conteúdo. Competimos com os grandes, mas somos pequenos e mesmo assim formamos opinião.

12 Comentários

  1. Muito Bom!
    O que acha do meu analytics:
    dos dias 12 de abril à 12 de maio de 2009. Lembrando que a criação do blog foi no dia 21/02.

    Uso do site

    * 6.651
    Visitas

    * 27.919
    Exibições de página

    * 4,20
    Páginas/visita

    * 40,97%
    Taxa de rejeição

    * 00:06:36
    Tempo médio no site

    * 57,24%
    % de novas visitas

    Responder

  2. Sem dúvida nenhuma é sinal de um blog que está no caminho certo. Especialmente o número de páginas vista e o tempo em que as pessoas passam em seu conteúdo.

    Parabéns pelo ótimo trabalho.

    Responder

  3. Oi, Marcos!

    Deu para fazer uma boa reflexão sobre o trabalho que tenho feito no meu blog por meio deste texto. Observar as estatísticas, interagir com outros blogueiros e leitores, além de marcar presença em redes sociais são atividades fundamentais para o blogueiro que quer ter visibilidade no seu trabalho.

    Particularmente, em todos os blogs que visito e vejo publicidade, eu clico pq sei que isso é uma forma de ajudar o autor a gerar receita com o projeto.

    Parabéns pelo artigo!

    Abraço

    Responder

  4. Wander,

    fico satisfeito com o bom resultado daqueles que lêem constantemente o [ Ferramentas Blog ] e de saber que estou contribuindo para algo.

    Ah! Mas cuidado pra não exagerar nos cliques… rs!

    Responder

  5. Ótimo post novamente Marcos. Lendo o artigo já fui refletindo e sem esperar muito parti para o meu blog e dei uma enxugada boa nele.
    Tinha muita coisinha que eu não sabia porque tinha colocado e estava abrindo 7 posts na primeira página, agora são 3. Se bem que vi blogs por aí que abrem 12 ou mais posts sem estarem resumidos (como você disse, para olhar tais blogs é uma dificuldade, a primeira página nunca termina). Não gosto desta forma, a gente se sente perdido entre tantas coisas.
    O detalhe da rapidez de abertura do blog também é importantíssimo. Um blog pesado espanta os visitantes.
    Bom… é isso!!! Obrigado e até a próxima.

    Responder

  6. Tenho muitas dúvidas sobre banners e parcerias, assim como o adsense. Salvei sua pag em favoritos e praticamente todos os dias venho aqui buscando novas informações; no meu blog, dou prioridade ao conteúdo acima de tudo, pq se as pessoas não se interessam em ler o que escrevemos, tb não tem motivos pra visitar sua pagina certo? Mesmo q o layout seja chamativo e tal.Gostaria de dicas sobre parcerias e explicações sobre como funciona o adsense e quanto tempo é necessário para se aventurar nisso. abraços e adoro seu site.

    Responder

  7. Muito bom! O texto é bastante explicativo, tira muitas dúvidas de quem está iniciando no mundo do blog. Parabéns

    Responder

  8. Marcos muito grata por tudo querido vou linkar seu blog no meu que sempre que precisei vim aqui e obtive ajuda!
    Valeu mesmo!
    Agora minha pergunta caro amigo:
    E tenho um blog fala sobre relatos usando o poder da mente positiva.
    Mas até agora somente obtive desde janeiro quando abri o blog ao publico…
    93.804 paginas visitadas e 67.000 visitas!
    Bem estou achando isso bem abaixo do normal ja que tenho um publico alvo do orkut.
    Sei la mas o analytics não esta assim tao bem quanto imaginamos.

    sei nao!

    Responder

  9. Vou seguir as dicas. Ainda sou iniciante e meu blog tem apenas duas semanas de vida, com 44 seguidores.
    Estou investindo em divulgação e essas dicas me serão muito úteis.
    Obrigado!

    Responder

  10. Olá Marcos,

    Muito bom post com dicas úteis e de fácil compreensão para iniciantes como eu!!!

    Obrigada pela ajuda!

    Responder

  11. Pingback: 8 Dicas para ter mais Assinantes de Feed | [ Ferramentas Blog ]

  12. Comecei a escrever o blog Pra sempre MÂE esta semana, não o iniciei pensando em ganhar dinheiro, mas sim em saciar minha própria vontade de falar sobre o assunto maternidade. Gostei muito das suas dicas e com certeza vou me tornar leitora do ferramentasblog .

    Abraço

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.