Qual Navegador de Internet usar?

navegadores Como publicamos aqui um artigo sobre o Google Chrome 2.0 que é o navegador do momento e vem rivalizando com o FireFox e o clássico Internet Explorer, achei que seria interessante aprofundar o debate, mostrando uma outra função do Google Analytics. Conhecer como nosso visitantes visualizam nosso blog ou site é muito importante e evita perder visitas.

 

Nem sempre os sites e blogs aparecem, são abertos, da mesma forma em todos os tipos de navegadores que existem e isso pode determinar a qualidade das visitas que recebemos. Não podemos controlar o tipo de configuração de tela que as pessoas vão usar em seus computadores, nem se estão usando a última versão do seu navegador preferido, então devemos estar atentos para não usar templates que não abrem bem em alguns e não usar recursos que podem não ficar bem na maioria das telas.

 

O que me motivou a escrever este artigo e ver qual o tipo de navegador meus visitantes usam foi uma mensagem no Twitter da Juliana Sardinha do Dicas Blogger (minha musa inspiradora da blogosfera – se minha namorada ler isso eu serei um cara morto). Segue o trecho que me motivou:

 

twitter-juliana

Ela não é a Trinity.

Mas, como saber qual o navegador nossos visitantes estão usando?

Isso é bem fácil de responder se você segue nossas dicas e já usa o Google Analytics para saber as estatísticas de seu blog. Para quem não se contenta apenas com número de visitantes e quer entender melhor os movimentos de seu blog, o Analytics pode te dar praticamente tudo e ajudar você a melhorar o seu blog, como vamos mostrar agora. Se você não usa o Google Analytics, comece agora:

 

Aqui no [ Ferramentas Blog ] o FireFoxe (FF) está praticamente empatado com o Internet Explorer (IE ou IEca, como chamam os que não gostam do dito). Isso é até bom, porque meu blog abre bem nos dois modelos. Já o novo Google Chrome, vem em terceiro e ganhando terreno aos poucos. Todos os outros navegadores existentes são mais fracos, mas não irrelevantes. Veja o gráfico de um período qualquer, mas que dá uma idéia do geral:

 

navegadores-analytics

FF = 46,58% | IE = 45,26% | Chrome = 6,32%

 

Eu, particularmente, uso mais o Chrome, mas complemento a minha experiência na internet navegando também com o Internet Explorer 8 e o FireFox (poucas vezes). Para trabalhar com o Blogger acho o Chrome mais estável e leve, pois sempre uso várias janelas abertas e muitas abas ao mesmo tempo. Mesmo assim ele não é o navegador padrão do meu notebook, que ainda mantenho o IE como prioridade.

 

Como ver as estatísticas de navegadores dos visitantes.

Se você quiser ver essa análise do seu blog, abra o Google Analytics e, no menu lateral esquerdo, clique em “Visitantes” ~> “Navegadores” e este gráfico mostrado acima aparecerá.

 

menu-analytics

 

E, se além disso você clicar no nome do navegador, poderá ter até mesmo a versão usada. Uma coisa bem útil para ver o quão antenados seus visitantes podem ser. Se você descobrir que um grande número deles está ainda usando o IE 6, isso é um mal sinal, pois este é um navegador bem ruim e primitivo. Muitas páginas de internet já nem abrem direito nele e isso pode ser o caso do seu blog.

Eu descobri que pouco mais de 20% dos visitantes que usam o IE têm a versão 6, mas sei que meu blog abre relativamente bem nesse modelo. Prefiro que todos atualizem seus navegadores e/ou troquem por outros que podem ser até mais fáceis de usar.

 

Explore mais o Google Analytics e tente descobrir como seus visitantes chegam até seu blog e como o visualizam. Sugiro até que faça um artigo incentivando que troquem ou atualizem seus navegadores para terem uma melhor experiência da web.

Juliana, Obrigado!

.

10 Comentários

  1. Adorei o “musa inspiradora” \0/
    Espero que seus leitores que ainda usam o IEca, mudem para qualquer outro navegador,o mais rápido possível rsss.
    Abraços, Juliana

    Responder

  2. Juliana,

    “musa” da blogosfera… senão isso me complica… rs!

    Espero mesmo que as pessoas aprendam ao menos a ter mais de um navegador instalado, mesmo que não troquem. Isso melhora a experiência na Web.
    Depois vou comparar os resultados para ver se o FF e o Chrome vão crescer em uso aqui no [ Ferramentas Blog ] em comparação com o IEca.

    Responder

  3. Eu sem dúvida alguma acho o FF o melhor “PARA MIM” em tudo, extensões, plugins, temas, complementos no geral!

    Vou aprofundar um pouco mais no assunto!

    Porque no inicio eu citei, Para mim? Porque isso depende muito!
    Nem sempre o navegador que nós gostamos, é o melhor para nós.

    Vários fatores influenciam na escolha do seu navegador, tais como; memória, histórico, processador, placa de vídeo, etc, ou seja, a configuração do seu PC influencia no desempenho de cada navegador.

    Agora vocês me perguntam:Como eu vou saber disso?

    Resposta:Muito Simples, vou dá o passo a passo aqui para vocês fazerem o teste.

    Primeiro escolha o seu navegador favorito para iniciar o teste, e clique no link – http://service.futuremark.com/peacekeeper/index.action

    Quando terminar de carregar a pagina clique no botão verde escrito “Benchmark Your Browser” e aguarde a conclusão do teste!

    Após fazer o teste com o seu navegador padrão, será mostrado uma pontuação, após isso clique em “Benchmark Another Browser” copie o link (guarde em algum lugar) e cole em um outro navegador para fazer o mesmo teste.

    Aguarde a conclusão do teste e veja a pontuação!
    Faça em quantos navegadores desejar, é só utilizar o link que você guardou no 1° teste.

    Meus Resultados foram:

    FF – 425
    IEca – 176

    PS: Aconselho fechar todas as Abas, e não mexer no Pc até a conclusão! Demora cerca de 5min.

    Desculpe o longo texto!

    Responder

  4. Também uso o Chrome e acho muito, muito bom. Entretanto, quando preciso mexer no html da página, tenho de ir pelo IE mesmo porque não encontro nada com o ctrl+F =S não sei porquê…

    Abração!

    Responder

  5. uso sempre o FireFox pq ja pastei com o IEca, e tenho o Opera e o Google Crome pra eventuais situações, então como o amigo falou “Nem sempre o navegador que nós gostamos, é o melhor para nós” vale para todos os modelos, isso eu acho bom ter variados navegadores, pra não ficar só no mesmo.

    abração

    Responder

  6. Pingback: Dicas para Blog – Artigos Maio/2009 | [ Ferramentas Blog ]

  7. Olá Marcos é o seguinte, no meu computador que é Mac o navegador principal é o Safari, o Safari é útil para blogs?Se não for o que eu faço?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.