Delimitar quantidade de Artigos das páginas de Marcadores

Uma reinvindicação constante que recebo é como escolher a quantidade de artigos que vão aparecer por página quando se clica em algum Marcador. É possível escolher quantos artigos vão aparecer na página principal do Blogger (aqui no [ Ferramentas Blog ] são 10), isso se faz facilmente pelo painel de configurações, mas não tem como fazer isso automático para a página dos Marcadores. Então descobri como configurar isso.

Inscreva-se no nosso Canal no Youtube p/ assistir vídeos sobre Blogs.

Quer saber como GANHAR Dinheiro com Blog? Leia este artigo onde explico passo a passo tudo o que você precisa saber sobre monetização de Blogs: "Como GANHAR Dinheiro com Blog".

Se você clicar em algum marcador de postagens de seu blog que tenha muitos artigos para aquele tema, praticamente todos serão listados tornando a página muito longa, as vezes interminável. É importante que as páginas do blog sejam curtas e objetivas para serem leves na navegação. Já tratamos disso nesse artigo:

E, outra forma simples de manter seus artigos organizados é usar o link “Leia mais…” onde as pessoas só lêem um resumo dos artigos e, se quiserem, clicam para ler tudo:

O resumo funciona em todas as páginas, mas delimitar a quantidade de artigos por página, só funciona para a página principal do blog e as seguintes, sem se aplicar às páginas dos marcadores de artigos. Então descobri como fazer isso manualmente e que funciona com perfeição para todos os modelos de templates.

Antes, claro, é preciso que seu blog tenha marcadores de postagens para classificar seu conteúdo. Para aqueles que não sabem criar nem usar Marcadores, veja o seguinte tutorial:

Delimitando quantidade de artigos por página de Marcadores.

1. A primeira coisa é, no Painel do Blogger, clicar em “Design” ~> “Editar HTML” e clicar em “Expandir modelos de widgets” para visualizar o código-fonte de seu blog. Lembre-se que, sempre que for fazer modificações em seu código-fonte de criar um backup do modelo do template para não perder nada ou poder retroceder caso algo saia muito errado: Backup no Blogger – seu Blog seguro.

2. Então procure pela seguinte parte de código:

data:label.url

Isso é um trecho que aparecem em linhas de código mais completas e aparece várias vezes, em alguns templates, pode ter esse trecho cinco ou mais vezes.

3. Em todas as vezes que esse trecho aparecer será preciso fazer uma pequena modificação para que a quantidade de artigos das páginas de marcadores tenham limites. Assim, acrescente a parte que está em destaque azul.

data:label.url + "?max-results=N"

Onde N, que está em vermelho deve ser trocado por um número, que será a quantidade de artigos escolhidas para aparecer por página. Esta é a única modificação que pode ser feita no trecho indicado.

Dando um exemplo de como uma linha de código poderia ser antes de acrescentar o trecho sugerido (o que segue abaixo é apenas um exemplo).

<a expr:href=’data:label.url‘ rel=’tag’>

E ficaria assim, com o novo trecho:

<a expr:href=’data:label.url + &quot;?max-results=N&quot;‘ rel=’tag’>

Repetindo: essa modificação tem que ser feita em todos os lugares que aparecer “data:label.url” no seu código-fonte.

Depois, salve o modelo e veja o resultado em seu blog clicando em algum Marcador para ver como fica mais organizado agora.

Lembre-se que ter um blog organizado é fundamental para se conseguir boa navegabilidade e para que os visitantes encontrem o que querem rapidamente.

Fonte original: Show Specific Number of Posts in Blogger Labels Page.

15 Comentários

  1. aê… era isso mesmo que havia perguntado! funciona, só não da certo mesmo quando se faz uma pesquisa interna, no meu caso.

    Responder

  2. olá.. gostei realmente do post.. fikou muito bem explicado.. mas acontece que no meu blog naum funcionou.. o código está instalado para 6 postagens nas páginas interiores.. e aparece 20 como antes.. naum sei se tem algo de errado mas a questão é que no meu template o código q vc disse que pode aparecer 5 ou 6 vezes no meu tinha apenas uma vezinha só.. vc poderia me ajudar a resolver este problema.. obrigado..
    se quiser dar uma olhada no blog pra ver.. eu ainda deixei o código lá pra ver se pega no tranco neh…connecttado.blogspot.com vlw…

    Responder

  3. Dygo,

    acredito que você deva procurar melhor no seu código.
    Mas se realmente não funcionou e não achou mais, entre em contato com o criador do template e solicite a ajuda para saber o que exatamente configurar e mudar sem atrapalhar seu layout original.

    Responder

  4. Marcos,

    Funcionou direitinho.
    Tem só um pequeno problema – não aparece nenhum link para ver os outros artigos, desse modo o visitante fica limitado a ver apenas o número exato de postagens que delimitamos para o marcador.
    Eu tenho 13 artigos no marcador 'Músicas', delimitei em cinco o número de posts na página, portanto ficam visíveis apenas as 5 últimas postagens….
    Tem como consertar?

    Gostei muito do seu trabalho e já assinei os feeds.

    Muito sucesso em sua jornada!

    Responder

  5. Marcos,

    Agora sim, está tudo certinho.
    Realmente, estou usando um template do Compulsivo no estilo revista, e o mesmo não tem os links de navegação na página principal, por isso o erro.
    Já consertei.

    Grata por responder.

    Responder

  6. Marcos, sabe se existe alguma dica parecida com essa para delimitar o número de postagens exibidas quando o usuário clica no arquivo mensal do blog? Por exemplo, clicando no Arquivo (Julho/2009) para que sejam exibidas somente 10 posts por página. Grande dica! Abraços, Jefferson

    Responder

  7. @Jefferson,

    Tá aí uma coisa que ainda não encontrei.
    Vou tentar descobrir como pode se fazer isso.

    Obrigado pela visita!

    Responder

  8. mano muitoooo obrigadooo, vc me "salvou",procurei a tarde toda por essa modificação, mais nao achei, ja tinha desistido e por acaso entrei no seu blog, acabei encontrandorsrsrsrs Graças A Deus ohhhh gloriaaaaaaa rsrsrsr

    Responder

  9. parabens cara, tava procurando isso a horas e já era umas 3:14 da manha quando achei seu site com exatamente aqui q eu procurava, muito obrigado e seu site já ta em meus favoritos.

    Responder

  10. vlw mano deu certinho aki, só que como o modelo de configurações mudou não ha mais a necessidade de marcar a expansão de widgets

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.