Yahoo Site Explorer – Sitemap e indexação

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

yahoo-site-explorer-logo Se o Google hoje domina as buscas na internet, não podemos esquecer que existem outros e é muito importante que seu blog apareça bem posicionado nos resultados para ter mais visitas. Hoje existem outros dois concorrentes do Google e são muito bons também: o Bing da Microsoft e o Yahoo Search. O Yahoo tem também o serviço para Webmaster e indexação de sitemap, por isso, vejamos como usar.

 

Já tratamos aqui de como indexar seu blog no Google, usando o Ferramentas para Webmaster e, para o Bing o Webmaster Center:

 

A própria Google já divulgou um material, em português, ensinando algumas técnicas de SEO fundamentais para blogs:

 

Usando o Yahoo Site Explorer.

Agora, vejamos como adicionar o seu blog de forma mais eficiente no Yahoo Search e gerar mais visitas para o seu blog. Como todo buscador, ele tem seus algoritmos e formas de vasculhar a internet com seus robôs para determinar a relevância de um site ou blog. Ao adicionar o seu Blog neste serviço do Yahoo, você está agilizando essa busca e mostrando para eles que seu blog e seu conteúdo existem.

 

É bem simples e fácil de usar. Acesse: https://siteexplorer.search.yahoo.com/

 

yahoo-site-explorer

 

No menu lateral esquerdo, clique em “My Sites” e você será direcionado para um janela onde precisa fazer login de alguma “Yahoo ID” ou criar uma conta. Normal, pois o Google e o Bing também exigem o mesmo. Se você tem um e-mail do Yahoo, essa conta serve para acessar o serviço. Feito isso, quando entrar será possível inserir a URL do seu blog:

 

adicionar-site-yahoo

 

Então digite o endereço do seu blog, como o exemplo: nomedoBlog.blogspot.com

E clique no botão “Add My Site”. Feito isso o seu blog será adicionado à sua lista, mas ainda está pendente e precisa de confirmar, autenticar. Por isso, no final da barra tem uma marca amarela que indica que seu blog foi adicionado, mas falta confirmação.

 

status-yahoo

 

Agora, clique no endereço de seu blog para ser direcionado para a outra parte das configurações e, no meu do lado esquerdo, clique em “Authentication”:

 

sumario-yahoo

 

E ao clicar aí, na janela que abrir, escolha a segunda opção “By adding a META tag to my home page” que é para copiar o código do tipo “Meta tag” que será adicionada ao código-fonte de seu blog.

 

 metatag-yahoo-search

 

Abra em outra janela de seu navegador, sem fechar o Yahoo Site Explorer, o Painel do Blogger, vá no menu “Layout” ~> “Editar HTML” e, abaixo da linha “<head>” no início do código-fonte de seu blog, adicione a linha da “meta tag” que você copiou. Mas aqui será preciso fazer uma modificação na “Meta Tag” antes de salvar o modelo. É preciso adicionar “/” no final do código para que funcione sem erro, conforme o exemplo abaixo:

 

<META name="y_key" content="—————-"/>

 

Mas sem alterar o código numérico que aparece. Salve o modelo e, voltando para a janela do Yahoo, clique no botão “Ready to Authenticate”. Confirmada a autentificação, clique em “Feeds” no menu do lado esquerdo para adicionar a forma como o Yahoo identifica um tipo de sitemap.

 

add-feed-yahoo

 

Agora existem duas possibilidades. Se o seu blog NÃO usa nenhum tipo de redirecionamento de Feed, como o FeedBurner, então digite:

atom.xml

 

Já no caso de usar algum redirecionamento de Feed, o que deve ser digitado é:

atom.xml?redirect=false

 

Então clique no botão “Add Feed” e pronto. O restante agora é aguardar os dados chegarem para você acompanhar as estatísticas e os resultados de seu blog no buscador do Yahoo. Isso pode levar alguns dias.

 

É bom lembrar que um blog é feito de conteúdo de qualidade e que seja relevante para os usuários e visitantes, por isso, cuide sempre mais de seu conteúdo e de suas atualizações para ter sempre mais visitas. Só assim as técnicas de SEO funcionam bem e os buscadores vão indexar cada vez mais rápido e melhor posicionar o seu blog e seus artigos nos resultados.

16 Comentários

  1. Olá, Marcos!

    Bem detalhado o seu tutorial!

    Sempre mantive os sitemaps de meus blogs atualizados no Google, o Live (agora Bing) e no Yahoo.

    No entanto, enquanto o Google me traz milhares de visitantes, o resultado do Yahoo é extremamente pequeno, praticamente desprezível. Não sei se isso acontece com todos ou apenas no meu caso.

    Em todo caso, o Yahoo é uma ferramenta a ser respeitada, e vale a pena investir tempo nela.

    Um abraço!

    Adelson

    Responder

  2. Este é o melhor artigo que li sobre o sitemaps do blogger para o buscador yahoo. O do Bing e Google tambem estão perfeitos.

    Valeu pela dica amigo, esta ajudando a mim e muito outros.

    Responder

  3. Não foi possível analisar o seu modelo, pois sua formatação é inadequada. Certifique-se de que todos os elementos XML estão fechados adequadamente.
    Mensagem de erro em XML: The element type "META" must be terminated by the matching end-tag "".

    senhor hordones apareceu isso o que eu faço?

    Responder

  4. @Servos de Maria,

    Faltou um pouco de atenção de sua parte para ler o tutorial acima.
    Está descrito como resolver o problema que vc soliciotou, pois a "metatag" precisa de uma "/"… releia o procedimento.

    Responder

  5. Gostei muito do seu tutorial, mas tenho uma dúvida que já tentei resolver em diversos sites de seo mas não consegui:
    como faço para autenticar meu site(que foi feito na plataforma wordpress com domínio e servidor próprio) por meta tag, pois tenho dificuldade de acessar o servidor para autentificar por upload de arquivo? Existe algum widget que possibilite isso?
    Muito obrigado pela gentil resposta

    Responder

  6. Sobre autenticar Blogs no WordPress com "meta tag".

    Nào é a forma mais recomendada, mas é possível. Vou tentar descobrir qual a melhor forma de se proceder nesse caso e vou publicar sobre.

    Responder

  7. Caro Marcos,

    com dicas como as suas estou aprendendo a me virar com meu blog e em menos de um mes consegui um resultado que posso considerar legal pra quem comecou agora. Quer so avisar que o yahoo quando vai gerar a META TAG ele ja esta colocando a "/". Creio que nao foi somente comigo que aconteceu isso, acho que vale a pena verificar e de repente atualizar o post, diga de passagem sensacional post.

    Responder

  8. Pingback: Dicas para Blogger Blogspot – Como criar um Blog no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  9. É normal o Yahoo demorar mais do que 24 horas para fazer essa autenticação? Fiz o procedimento e está como pendente há dois dias… não trabalham no final de semana? hehehehe

    Responder

  10. É lamentável que a união microsoft Yahoo tenha resultado no fim das atividade do Yahoo site explorer, uma ferramenta de simples utilisação e muito eficiente para webmasters iniciantes.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.