Google Blog Search – Pesquisa de Blogs

Hospedagem para Blogs

blog_search_logo

Ser encontrado nos mecanismos de busca é praticamente questão de sobrevivência pra qualquer blog ou site. Mas isso é algo que leva tempo, pois é preciso “convencer” os robôs e seus algoritmos de que seu conteúdo é relevante para um determinado nicho ou assunto. O que alguns não sabem é que a Google tem um mecanismo de pesquisa só para Blogs e isso pode ajudar e muito a sua indexação.

 

A pergunta que mais recebo aqui no [ Ferramentas Blog ] seja pelo Formulário de Contatos ou pelos comentários nos artigos específicos sobre SEO e indexação é justamente para saber como aparecer bem colocado nos resultados orgânicos das buscas. Já respondemos isso em diversos artigos que destaco aqui:

 

Google-pesquisa-blog-logo O Google Blog Searchhttp://blogsearch.google.com/ – tem algumas ferramentas bem interessantes que podem ajudar você a pesquisar novos assuntos, verificar a atualização de certos blogs e grupos de assuntos específicos (até usando Feed para ser avisado das novidades e atualizações) e verificar a sua inclusão nas buscas.

Segundo eles mesmos:

“Os resultados incluem todos os blogs, não apenas os publicados pelo Blogger. Nosso índice de blogs é atualizado continuamente, de forma que você sempre obterá os resultados mais precisos e atualizados.”

 

O único requisito para aparecer nos resultados desse mecanismo de buscas específico em blogs é que seu blog tenha uma ferramentas de Feed ou RSS e que seja atualizado automaticamente (pings):

“O objetivo da Pesquisa de Blogs é incluir todos os blogs que publiquem um site feed (RSS ou Atom). Ela não está restrita a blogs de Blogger ou de qualquer outro serviço.(…)
Se o seu blog publica um site feed em qualquer formato e automaticamente envia pings para um serviço de atualização (como o Google Blog Search Pinging Service), devemos encontrá-lo e incluí-lo na lista.”

 

Para saber mais sobre Feed, como ter uma conta no Google FeedBurner leia também:

 

Incluir seu blog na lista de pesquisa – Google Blog Search Pinging Service.

De forma bem simples e objetiva, primeiro entre na busca do Blog Search e pesquise pelo endereço de seu blog e pelo nome dele. Caso não seja encontrado nenhum resultado que aponte para o seu blog, então acesse o Google Blog Search Pinging Servicehttp://blogsearch.google.com/ping.

 

pesquisa-blog-ping-painel

 

Na janela que abrir, digite o endereço de seu blog, conforme as instruções e clique no botão “Enviar Blog”.

Esse não é um processo automático e pode levar até 7 dias para ver seus dados incluídos nos resultados. Pode levar menos tempo ou até mais, pois depende de uma série de fatores a indexação de um blog no banco de dados do Google.

 

Algumas Utilidades do Google Blog Search.

Ao fazer uma pesquisa você encontrará esse painel de resultados orgânicos (como é padrão) e um menu lateral com algumas ferramentas:

 

resultado-blog-search

 

O principal resultado será obviamente o primeiro e, pouco acima dele, terá “Blog Relacionado”. É um bom resultado, se você pesquisar pelo seu próprio blog, que ele apareça nesses dois lugares.

Com esse menu você pode selecionar o que foi recentemente atualizado em outros blogs para certas palavras-chave ou assuntos de seu interesse, escolher datas específicas ou até criar um Feed para os assuntos que desejar e para saber o que está sendo publicado por outros, mesmo os que você não conhece ou não acompanha.

 

Use esse mecanismo de pesquisa como uma alternativa de fonte de informações sobre o que outros blogs estão publicando, o que há de novo e qual a forma de atuação de outros. Pesquisar e ler sempre o que outros estão fazendo é fundamental para a sobrevivência de seu blog.

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.