Como Escolher ou Trocar ou Corrigir a URL do seu Blog

links-url Muitos quando criam seus blogs têm dificuldades de criar uma URL, um endereço adequando para seus blogs, especialmente porque muitas dessas URLs já estão sendo usadas por alguém ou, as vezes, por se criar um endereço que não é adequado, não diz sobre do que se trata o blog. Alguns criam URLs muito longas e difíceis de memorizar para um visitante, e isso atrapalha no hora de conseguir visitas. Vamos mostrar aqui como escolher de forma eficiente a URL de seu Blog, seja no Blogger ou no WordPress e até como alterá-la posteriormente.

Muitos entram em contato perguntando sobre seus blogs, pedindo para avaliar ou comentar algo. Eu não faço esse tipo de coisa, mas algo que sempre me chama a atenção é o endereço do blog, pois é importante que ele diga do que se trata o blog ou tenha a ver com seu conteúdo.

Alguns chegam a perguntar como trocar a URL (as vezes até porque digitaram errado e não perceberam na hora) ou até como podem transferir o blog antigo para um novo, sem perder o que já fizeram. Pode ser que a solução seja simplesmente trocar o endereço e isso é bem simples de fazer sem precisar migrar o blog todo para um novo projeto.

A Importância da URL.

O endereço de seu blog é o ponto mais importante da estrutura do que você se propõe a fazer, pois é a porta de entrada para o seu blog/site. É praticamente o nome de seu blog, pois as pessoas vão associar seu conteúdo ao nome que você der a ele.

Pense no caso do [ Ferramentas Blog ] – imediatamente entende-se que se trata de um blog sobre blogar e criar blogs. Isso está perceptível não só no nome que escolhi, mas também no endereço, na URL.

Originalmente a URL do [ Ferramentas Blog ] registrada no Blogger/Blogspot é: ferramentasblog.blogspot.com – como é da maioria de todos que usam essa plataforma.

Depois registrei um domínio e redirecionei o endereço padrão do Blogger para outro personalizado: ferramentasbog.com – que é a URL atual.

Note que a URL diz do que se trata o conteúdo do blog e é fácil de lembrar. É assim que você precisa pensar ao criar um blog ou site para ter uma URL adequada. Por isso é tão importante escolher um nicho específico para o seu blog e um tema central para tratar, pois isso facilita até na escolha do nome, da URL e até do tipo de layout que você usará e que será mais adequado para o seu público alvo.

A URL e o Google.

Para os mecanismos de busca (leia-se Google especialmente) cada detalhe é importante para definir a indexação de um site. Isso passa por diversos fatores e algoritmos que não são fáceis de serem detectados, mas algumas coisas estão sob nosso controle. O primeiro ponto é sempre a qualidade e relevância do conteúdo, dos artigos e textos de seus blog e o uso correto das palavras-chave e a construção dos títulos dos artigos e até as tags das imagens, entre outros detalhes. Recomendo a leitura complementar desses artigos abaixo:

E, claro que os mecanismos de busca vasculham os sites a começar por seus links e URLs e esses links precisam dizer algo sobre o que o robô irá encontrar. É sempre recomendável que ao menos a Palavra-chave de maior relevância para o seu nicho escolhido apareça na URL de seu blog ou site. Como no caso daqui do [ Ferramentas Blog ] onde a palavra mais importante que indica do que se trata meu conteúdo é “Blog” e esta aparece na URL principal.

Mas é claro que nem sempre é possível isso, mas vale lembrar que algumas palavras são sinônimos importantes e, se não é possível chamar a atenção dos robôs com uma URL que contenha a palavra-chave desejada, pense em seu público alvo e em como eles poderiam identifica o seu blog de forma rápida e associativa.

Um bom exemplo seria o de um blog muito famoso de tecnologia, o Meio Bit – http://www.meiobit.com/. Se olharmos bem sabemos do que se trata o conteúdo do site não por vermos as palavras-chave adequadas contidas no nome ou na URL, mas por associação. Ou seja sabemos de que se trata “bit” e o jogo de palavras nos faz lembrar o site e facilmente nos remetemos a ele.

Registrar um Domínio.

O melhor mesmo é não usar o endereço padrão do provedor de blog, seja “Blogspot” no caso do Blogger ou “Wordpress” no caso do WordPress. Registrar um domínio é simples e barato e nem requer conhecimentos técnico específicos. Não vou ensinar aqui como fazer isso, pois teremos um artigo específico, mas verifique a disponibilidade dos possíveis nomes que você tem interesse.

Isso mostra mais profissionalismo no que se faz na web, encurta o endereço de seu blog, especialmente para os títulos do conteúdo e facilita a memorização daqueles que visitam o seu blog. Nomes curtos são sempre mais fáceis de decorar. Mas faça isso quando o seu blog já tiver algum conteúdo e você já estiver certo de que é o que deseja fazer. O tempo de vida de um blog é muito curto e pouco persistem por muito tempo.

Por mais barato que seja um registro de domínio, você pode acabar desperdiçando seu dinheiro se não vai dar continuidade no que faz. Leia os artigos abaixo para entender o que estou falando:

Alterar o endereço de seu Blog.

As vezes você quer manter um blog que já criou e só quer mudar o nome e a URL dele, sem precisar migrar e criar algo novo, mas também não quer gastar dinheiro com isso, registrando um domínio por acreditar que o padrão já atende suas necessidades – e há muitos blogs grandes que usam os endereços padrões e são altamente profissionais e sérios, mesmo sem um domínio próprio.

E há casos em que você digitou errado ao criar a URL e nem percebeu na hora. Nesses casos você pode optar por trocar a URL do que já existe.

WordPress.

No WordPress isso não é possível e a única opção e registrar mesmo um domínio. Até nem recomendamos que use o serviço padrão do WordPress, não pelo endereço, mas principalmente pela qualidade do serviço. O padrão é muito limitado de recursos e é preferível, se que mesmo usar o WordPress, que você gaste um tempo para aprender a usar o serviço avançado, mais completo e funcional.

Para entender melhor sobre o WordPress, recomendo que leia:

Blogger – Blogspot.

Para o Blogger é possível mudar a URL de seu blog de forma simples e objetiva, bem como é possível registrar um domínio pelo painel de serviços. Tudo isso sem risco de perder visitas ou de ter que se preocupar em trocar as URLs de seu conteúdo, já que tudo é feito de forma automática e até os mecanismos de busca são “avisados” da troca.

Para isso vá ao painel do seu blog no Blogger, clique no menu “Configurações” ~> “Publicação”. Como você pode ver na imagem abaixo, é possível redefinir a URL de seu blog (onde está indicado pelo retângulo vermelho). Também para registrar um domínio, basta ter um cartão de crédito e clicar no link “Domínio personalizado” (indicado pelo retângulo verde) e seguir as etapas de configuração que são praticamente automáticas e você continua hospedado no servidor do Blogger, sem precisar mudar nada no serviço, apenas o endereço é que será outro.

url-blogger-dominio

Claro que tudo depende da disponibilidade. Seja cuidadoso(a) na escolha de sua URL para que seu blog seja realmente adequado para seu nicho em todos os detalhes.

Logo teremos um artigo só sobre como registrar domínios e usar hospedagens pagas para quem quer e usa o WordPress.

Também recomendamos que assista aos seguintes vídeos para saber mais sobre como criar um blog de qualidade:

.

36 Comentários

  1. Muiito boom, eu alterei o endereço do meu blog semana passada. Eu não sei se a URL chama atenção. Pois o url do meu blog tem uma palavra japonesa, acho que dá uma noção do que se trata …

    Responder

  2. Bastante esclarecedor este artigo. Pensando seriamente em registrar um domínio, mas vou esperar mais um pouco pra ver se é uma boa idéia fazer isso, já que meu blog ainda tem uns 3 meses de vida hehehe.

    Abraço.

    Responder

  3. Muito bom o seu artigo, mas eu tenho uma pequena dúvida a respeito disso.

    Eu tenho um blog de testes e o blog original com conteúdos idénticos. Se eu inverter os endereços, eu perco os meus seguidores e os usuários de feed?

    Responder

  4. @Emanuelle

    Não é possível inverter os blogs, pois a mudança de URL só é aplicavel se vc criar um endereço novo. Se tentar usar um já existente, mesmo que seja seu, não será possível apelicar a URL.

    E, se isso fosse possível, vc perderia sim!

    Responder

  5. Tanto a URL quando o nome do blog são importantes. Infelizmente URLs muito curtas são difíceis de conseguir, pois alguém provavelmente já registrou antes. Uma expressão, duas ou três palavras, que faça sentido, também dá para memorizar com alguma facilidade. A vantagem do domínio próprio é que fica menor e soa mais profissional, além disso é barato. Como o registro de domíno é pago, fica mais fácil encontrar uma URL. Eu me lembro do sacrifício de encontrar URLs no blogspot, muitas usadas por blogs sem atualização nenhuma.

    Responder

  6. Marcos,
    Voce acha que é normal um lbogueiro iniciante querer mudar de nome o blog a cada vez que pensa um melhor?

    Toda vez que penso um nome melhor penso em mudar o nome do blog.
    Acha que isso é normal?

    Abraço

    Responder

  7. @Gabriel (InternetandoBlogger)

    Isso é normal, mas não pode "te dominar".
    Por isso é bom passar um tempo pesquisando e pensndo o projeto de seu blog para não ficar mudando nada no meio do caminho.

    Escolher um asunto que você domina e gosta facilita na hora de tomar decisões.

    Responder

  8. Marcos,

    Então, se eu alterar o endereço/url do blog no painel de controle do blogspot, todos os links que estão indexados por aí não vão, sei lá, perder a validade, certo? Tenho pensado muito em mudar um dos meus blogs, mas não tenho coragem de fazer isso sem ter certeza…

    Responder

  9. @Luiza,

    Vc não perde nada pois o Blogger fará todos os redirecionamentos e se alguém acessar seu blog pelo endereço antigo, tb será enviado para o novo.

    Claro, desde que sua mudança seja feita no painel do Blogger.

    Responder

  10. Marcos,
    O que vc acha dos sites que tem o nome do proprio autor na url?
    Estou querendo montar um, mas ate agora nao consegui chegar em um titulo interessante, e estava pensando se ficaria bom fazer isto…
    obrigado.

    Responder

  11. @Alan,

    É válido quando o nome diz algo sobre o conteúdo. Se o seu foco é difundir seu nome como referência para algum assunto, é uma boa.

    Responder

  12. Olá. Estou com uma dúvida e gostava que me pudessem ajudar: quero mudar o URL do meu blog. Neste momento é http://zabawe.blogspot.com Contudo, ao fazer a mudança de endereço (na mesma dentro do blogspot) perco os comentários todos dos meus posts. O que tenho que fazer para que tal não aconteça? Obrigada!

    Responder

  13. O mais útil é você compra o domínio no início (Como eu) que fica mais prático eu tenho o blog desde fevereiro de 2010 e mudei o domínio em março de 2010 e não tive prejuizos porque era novinho ele =), agora no WordPress é mais dificil mecher com isso por causa dos links o melhor no WordPress é não mudar

    Responder

  14. @Marcos Lemos: eu já fiz a mudança de URL e perco sempre os comentários. Se regressar ao URL anterior, recupero-os novamente. Consegue encontrar explicação para isto? E uma solução para contornar este problema? Obrigada.

    Responder

  15. @Mônica,
    Nào sei mesmo como isso pode estar acontecendo. Nunca vi ninguém relatar um problema como esse.
    Pode ser que seja temporário, devido a mudanças que estão acontecendo no Blogger, mas fiz uns testes e nada ocorreu de diferente comigo.

    Responder

  16. O mesmo problema da Mônica tem acontecido comigo. Se mudo de URl, perco os comentários. Se volto para o antigo, os recupero…

    Responder

  17. Pingback: Dicas para Wordpress e Blogger – Artigos de Agosto/2009 | [ Ferramentas Blog ]

  18. Marcos, eu descobri uma forma de mudar a URL do blog no WordPress.
    É só você passar o mouse em cima da opção “Painel” e então clicar em “Maus Blogs”.
    Aí vão aparecer todos os seus blogs e todas as informações sobre eles. Aí você passa o mouse em cima da URL do blog que você deseja mudar o endereço. Aí você clica em “Change Blog Adress” e é só seguir as instruções que o nome do blog já vai estar mudado.

    Responder

  19. Marcos, adorei o teu post explicativo.
    Minha dúvida é a seguinte:
    Mudei a URL do meu blog só q ele não atualiza no painel.
    Vc pode me dizer se vai voltar a atualizar no painel, se as pessoas q seguiam o antigo, irão receber as atualizações do novo blog no painel delas ?
    Obrigada!
    Aguardando resposta!

    Responder

  20. Olá, obrigada pela informação. Consegui alterar o nome do meu blog cuscuzcomovotravel para cuscuztravel, no entanto, como faço para alterar esse mesmo nome novo no dominio personalizado? A empresa cancela o antigo?
    Ass. Gisalimm
    Doutoranda em Direito que adora tecnologia.

    Responder

  21. Obrigada pela explicação. Se eu entendi bem, o blogger encaminha meus visitantes da antiga url para a nova url, certo? Significa que o antigo nome ficara livre? Alguém poderá usa-lo? Outra pergunta (sorry!), vc sabe o que acontece com a like box do facebook? A url do meu blog esta linkada ao facebook, os meus seguidores serão encaminhados a nova url ou eu perco meus likes? Obrigada.
    Ana Paula

    Responder

    • Ana Paula,

      1. O antigo endereço não fica liberado para outra pessoa usar. Ele continuar vinculado ao seu Blog a não ser que você saia do Blogger e apague a conta.

      2. O Like Box do Facebook não muda. Continua funcionando normalmente, pois não depende do endereço do blog.

      3. Não perde Likes nem visitas, pois os visitantes são redirecionados automaticamente para o novo endereço pelo sistema do Blogger mesmo.

      Responder

  22. Prezado Marcos gostei muito de seu artigo.

    Estava encontrando dificuldades nesse campo pois meu blog no Wordprress tinha esse nome aih embaixo:

    [Link suprimido]

    Li tambem o comentario da Leticia mas gostaria de destacar que indo em Painel/ Minhas Configurações tem lá a opção Detalhes da Conta/Nome do Usuario e permite-se que seja feito a alteração.

    Lendo essa materia abri uma outra aba de meu navegador e fiz essa alteração.

    Mas o ponto departida foi seu artigo.
    Muito obrigado.

    Responder

  23. Olá Marcos. de 2009 a 2014, já tivemos muitas mudanças, inclusive a interface. Queria saber como se faz para mudar a url agora em 2014. Agora também que meu blog está integrado com o G+ e que é blogspot, queria saber quais os pontos negativos de se mudar a url, já que meu blog existe desde 2010. Me disseram que perco seguidores, perco os blogs que sigo, perco perfil no G+, todasa as postagens e comentários, posição no google e ainda que meus amigos, não mais encontrarão meu blog. É assim mesmo? Quero mudar a url, sem deixar o blogger. Obrigada

    Responder

  24. Olá, sou iniciante e uso wordpress. Estou com dificuldade no seguinte: Criei uma página, com a slug /mural e excluí. Agora eu criei novamente mas só aparece pra mim: /mural-2. Como faço para ter a url /mural de volta?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.