Gerar Sitemap XML para WordPress – Plugin

sitemap-icone Um sitemap é fundamental para a organização do conteúdo do seu blog. Nada mais importante para um blog que ter bem indexado seu conteúdo nos mecanismos de busca e melhorar a navegabilidade por suas páginas. Isso se faz de forma bem completo por um sitemap. Mas para quem uso o WordPress isso pode ser um pouco complicado, especialmente se não tem muito conhecimento de linguagens de internet. Existem um plugin bem prático que pode ajudar na criação de sitemaps em formato XML para o seus blog.

 

Os sitemaps são basicamente a lista completa de tudo o que está publicado em seu blog. É preciso atualizar constantemente e tudo o que há de novo tem que ser alterado no sitemap também. Os sitemaps ajudam os robôs dos mecanismos de pesquisa a encontrarem e indexarem seu conteúdo de forma mais eficiente e sem deixar nada para trás. É importante, principalmente para usar no Google Webmaster Tools (Ferramentas Para Webmasters).

 

Google Sitemaps Generator

Esse plugin irá criar um arquivo XML (sitemap.xml) de forma automática. Recomendo usar as configurações padrões do plugin se você não for um usuário avançado. Esse arquivo será criado em seu servidor e pode ser usado como quiser.

 

Passo 1 – Download.

A primeira coisa a fazer é baixar o plugin, que está em formato ZIP, para o seu PC. Vá à página do autor e baixe a versão mais recente (suporta todos os idiomas).

 

Google (XML) Sitemaps Generator for WordPress

 

Passo 2 – Instalar o Plugin.

Como para todo tipo de plugin que você instala no WordPress, há sempre dois procedimentos. Você pode fazer isso manualmente (eu prefiro), descompactando o arquivo ZIP em sua máquina e fazendo o Upload da pasta dos arquivos do plugin direto dentro do diretório “wp-content/plugins/”, junto de todos os outros.

Ou pode ir no painel do WordPress, clicar no menu do lado esquerdo “Plugins” ~> “Adicionar Novo”. Nesse caso você não precisará descompactar seu arquivo ZIP e pode enviá-lo diretamente assim.

 

Passo 3 – Ativando e configurando.

No menu “Plugins” escolha a opção “Instalados” para abrir a lista de todos os plugins que você tem. Você verá o novo nessa lista, como no exemplo da imagem abaixo.

 

plugin-sitemap-wordpress

 

Clique no link “Ativar” que fica logo abaixo do nome do plugin recém instalado. Isso o enviará para a lista de plugins ativos e será possível fazer as configurações e começar a usar o serviço. Para isso clique no link “Configurações”, conforme destacado na imagem.

 

configurar-sitemap-plugin

 

Na página que abrir existem as várias configurações disponíveis (como dissemos é recomendável manter o modelo padrão) e no topo há o link para gerar o arquivo XML  – que será criado originalmente na sua pasta raiz do seu host. Como na imagem, clique no link “Click here” para gerar o arquivo.

 

gerar-sitemap-wordpress

 

Lembre-se que para o plugin criará um arquivo em seu host este tem que permitir ser escrito externamente.

 

Feito isso agora é só fazer uso do arquivo gerado como for conveniente, como por exemplo enviar para o Google Webmaster tools. Esse plugin para WordPress já envia as atualizações automaticamente para alguns mecanismos de busca, bem como você não precisa se preocupar em gerar um novo sitemap sempre que fizer atualizações em seu blog já que tudo é feito de forma automática também.

 

Mais artigos relacionados:

.

20 Comentários

  1. Recentemente instalei um plugin (Sitemap Generator) no meu site (WordPress) de sitemap. Entro no Google Webmaster Tools e aparentemente está tudo ok. porém minhas visitas vindas do google (indexação) diminuiram exponencialmente depois que comecei a utilizar o sistema.
    De uma média de 800visitas/dia caiu para 250visitas/dia.

    Isso é normal? como resolver este problema?

    Responder

  2. Isso não é normal.
    Tem que ver se vc não perdeu alguma indexação que tinha antes, mas o Plugin não afeta em nada.

    Responder

  3. Como eu vejo se perdir alguma indexação?
    Um pouco menos de 1 mês antes de instalar o plugin para a criação do sitemap, eu mudei o link permanete do blog. isso pode ter enfluenciado alguma coisa?

    Eu tirei dois print do Tools de 2 itens que estou desconfiado. Ve se você acha que o problema pode ser neles.

    http://curiofisica.com.br/wp-content/uploads/2010/03/sitemap2.jpg

    http://curiofisica.com.br/wp-content/uploads/2010/03/sitemap1.jpg

    Muito obrigado.

    Responder

  4. Tá aí o problema: vc mudou o formato de seus links permanentes e o Google está revendo sua indexação… vai levar um tempo pra voltar ao normal mesmo.

    Responder

  5. Impossível saber definir isso.
    Pode ser algumas horas, como levar vários dias. Depende só deles. Por isso é importante fazer bom uso do Sitemaps que pode ajudar a agilizar isso.

    Responder

  6. Outra dúvida marcos.
    Tenho esse plugin instalado e eles estava funcionando normalmente. Só que quando fiz o redirecionamento de todos os meus links com aquele pluguin que te indiquei no twitter, o Redirection, ele parou de funciona. Dá o seguinte erro:

    Erro no processamento de XML: nenhum elemento encontrado
    Posição: http://curiofisica.com.br/sitemap.xml
    Número da linha 1, coluna 1:

    Tem alguma correlação entre esse erro e o redirecionamento?

    Lembrando, fiz o redirecionamento de TODOS os meus links.

    Abraços, e obrigado novamente.

    Responder

  7. Vc vai ter que desinstalar esse plugin do Sitemap e instalar novamente para ver se ele anula o erro.
    Acredito que o redirecionamento atrapalhou as configurações do Mapa.

    Responder

  8. Marcos:

    Não consigo gerar sitemap completo para 2 blogs que possuo, um em WordPress e outro Blogspot.
    Do WordPress apresenta as mensagens no plugin XML Sitemap Generator for WordPress 3.2.3:
    # There was a problem writing your sitemap file. Make sure the file exists and is writable.
    # There was a problem writing your zipped sitemap file. Make sure the file exists and is writable.

    Em ambas plataformas, também não consigo gerar totalmente o sitemap via Ferramentas para Webmasters do Google.

    O que será que está acontecendo?
    No Google, não entendi para que serve o download do sitemap gerado.

    Se puder me ajudar agradeço.

    Celso

    Responder

  9. Pingback: O que mudou no [ Ferramentas Blog ] depois de migrar para o WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]

  10. Pingback: Qual plano de hospedagem contratar para Blogs no WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]

  11. Marcos, só um ponto em que não percebi/você não expressou explicitamente.
    Basta fazer esses passos e não preciso de ir ao Google Webmaster Tools e adicionar o link de sitemap gerado? Ou tenho mesmo de ir lá adicionar o link de sitemap?
    Grande abraço de Portugal!

    Responder

  12. Olá Marcos,

    Ótimo post, porém estou com alguns problemas com relação a criação da sitemap com este plugin. Após confirmar as configurações necessárias no plugin, aparece dois erros. Um dizendo que “não foi possível gravar no arquivo Robots.txt”, e outros erros dizendo que “Houve um problema ao escrever o seu arquivo sitemap. Verifique se o arquivo existe e é gravável.”, “Houve um problema ao escrever o seu arquivo sitemap compactado. Verifique se o arquivo existe e é gravável.”.

    Já mudei as permissões dos arquivos, acreditando que o Plugin não estava tendo acesso ao mesmo para criar o sitemap, porém o erro permanece. Queria uma ajuda de como solucionar este problema.

    Desde já agradeço, no aguardo.

    Responder

  13. Marcos, pode me ajudar?
    meu sitemap parou de indexar a algum tempo, quando jogo o link no google a postagem aparece, isso quer dizer que foi indexado, mas em Ferramentas para webmasters ta assim 1984 enviados 1883 indexados, artigos no site eu tenho 1951.

    não sai desses 1883 a mais de mês, qual será o problema?

    meu site depois que migrei do blogger para wordpress caiu o acesso drasticamente, não esta aparecendo mais as postagens na primeira pagina do google.
    pra você ter uma noção de como caiu;

    eu tinha em média 20 mil pessoas passando pelo meu site por dia.
    agora tenho 3 mil por dia.

    Aguardo.
    Abraço

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.