Informativo: 10 anos de Blogger e Novidades

Já foi anunciado recentemente que teremos novidades em recursos do Blogger. Muitos desses recursos são esperados a bastante tempo por quem está na plataforma Blogger a muito tempo e são extremamente importantes para dar mais profissionalismo a este serviço que é o segundo (quase primeiro) no mundo, bem perto do WordPress. Por ser mais fácil de usar, tem conquistado espaço, mas tem suas limitações. A primeira mudança, pelo visto virá no editor de postagens.

 

Descobri essa mudança com a ajuda do Twitter. Mais precisamente com a dica do Luan Felipe do Sem Preceito, que viu e publicou a seguinte imagem: http://twitpic.com/exitp. Viva a velocidade de informação e a web 2.0.

 

No dia 23 de Agosto de 1999, foi criado o serviço de Weblogs do Blogger, que mais tarde foi comprado pela Google (como ela faz com tudo o que acredita ser bom). Em função desse aniversário de 10 anos do Blogger, foram anunciadas mudanças e melhorias no serviço. Isso saiu primeiro no Blog oficial no dia 17 de Agosto (2009):

Para quem não lê em inglês, e num artigo mais completo, o Sergio Estrella do IceBreaker fez uma pequena lista do que podemos esperar para as tão sonhadas melhorias:

 

ERRATA: (uma explicação e alterações no artigo) A mudança no editor de postagens do Blogger aparece para quem está usando o serviço Padrão. Há dois modos de acessar o seu Blog: um é o painel padrão e outro é o Blogger in Draft – Vídeo Tutorial – Blogger in Draft. Assim, para quem já usava o Draft, nada mudou ainda. O que aconteceu é o que era uma versão teste agora está disponível para o usuário do Blogger padrão.

 

Com isso já vemos algumas mudanças nos menus do painel e que já indicam que coisas novas vão realmente ser implantas e logo. O primeiro é a opção de já escolher que tipo de editor de postagem nativo no painel, como vemos nessa imagem:

 

menu-editor-texto

 

Isso está no final do página do menu “Configurações” ~> “Básico”, mas como já disse antes, essa mudança é apenas no Blogger padrão, no Draft continua como era antes. Clicando no link “recursos mais recentes” é possível ver um pequeno tutorial e inglês mostrando o que há de novo e eu gostei muito do que vi. E esta é a imagem oficial:

 

new-editor

 

E uma pequena lista das novidades que vemos:

  • Melhorias na manipulação das imagens: é possível fazer o upload de várias imagens ao mesmo tempo e adicionar com mais facilidade em seus textos, sendo colocada exatamente onde você arrastar e soltar, agindo de forma mais intuitiva (como num editor tipo o Word). E, claro, mantendo a possibilidade de escolher o tamanho da imagem.
  • O Uso do editor HTML: é possível editar um artigo todo em HTML, mas isso algumas vezes era frustrante, já que o editor antigo alterava algumas tags e códigos, dificultando nossa vida. Agora está mais estável e manterá os códigos originais editados manualmente.

Mudanças mais sutis:

  • Data de publicação: Será usada a data exata do monto da publicação e não de quando o artigo começou a ser escrito.
  • Geotags: mais estabilidade para o serviço de tags de localização.
  • Suporte para Safari 3: para que gosta do navegador de internet Safari essa é uma boa mudança.
  • Nova barra de ferramentas: é a mudança mais explícita e perceptível já que tem um novo layout.

Entre outras mudanças.

 

Agora é esperar para ver esses e outros novos recursos que prometem vir por aí.

3 Comentários

  1. Marcos,

    eu utilizo o Windows Live Writer para editar meu blog. Com o Draft apresentava problemas, como não respeitar a formatação enviada e nem ajustava na unha no blog, deixei de usar. Apesar de ter mais recursos, mas no meu caso… Voltei a usar o editor antigo para pequenos acertos. E tudo rola em conformidade, pois respeita 95% do que é enviado.

    O mesmo aconteceu com a "novidade de 10 anos"… 🙁
    Persevero no editor antigo.

    "Nada de novo sobre o sol…"

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.