O que é OpenID e como usar?

Hospedagem para Blogs

openid-logo Sua URL é sua identidade – OpenID.

Alguma vez você já se deparou com isso. Na internet precisamos ter uma identidade/cadastro para usar certos serviços e a URL de seu blog ou site pode ser esse identificador. Muito comum para entrar diretamente em serviços de sites, mas também é a melhor forma para deixar comentários em blogs e sites. Ter um OpenID é fundamental para um blog em qualquer plataforma (WordPress ou Blogger). Veja como usar.

Publicamos aqui um conjunto de regras para aprovação de comentários aqui no [ Ferramentas Blog ] para que o espaço seja melhor aproveitado (Política para Comentários) e recomendo que se use o OpenID como uma forma de assinatura e para que você possa divulgar o link de seu blog ou site.

Veja abaixo uma definição e como usar em seu blog, seja do Blogger ou do WordPress.

Mas, o que é OpenID e para que serve?

Encontrei a seguinte definição:

“OpenID é um sistema de identificação (…). Trata-se de uma rede distribuída na qual a identidade do utilizador é dada por uma URL ou XRI que pode ser verificada por qualquer servidor executando o protocolo.
Em sites que suportam OpenID, utilizadores não necessitam de criar uma nova conta antes de poder a aceder. Só é necessário autenticação por um site que suporta OpenID, chamado provedor de identidade. Esse provedor pode então confirmar o dono da OpenID para outro site que suporta OpenID.”

(segundo a WikiPedia)

 

“OpenID eliminates the need for multiple usernames across different websites, simplifying your online experience.
You get to choose the OpenID Provider that best meets your needs and most importantly that you trust.  At the same time, your OpenID can stay with you, no matter which Provider you move to.  And best of all, the OpenID technology is not proprietary and is completely free.”

(segundo o site oficial)

Resumindo: Elimina a necessidade de dezenas de cadastros em dezenas de sites e a sua URL, o endereço de seu site ou blog, passa a ser a sua forma de identificação.

openid-definicao

OpenID – http://openid.net/

- OpenID é um jeito gratuito e fácil de usar uma identidade digital na Internet.
- Com o OpenID você pode acessar seus sites favoritos e não se preocupar mais com cadastros.
- Agora, você pode escolher a melhor forma de se manter conectado. Tenha um OpenID hoje!

Para quem usa o Blogger/Blogspot, mesmo tendo um domínio próprio o OpenID já é nativo e você pode usar este sistema onde desejar e onde estiver disponível (claro!). É recomendável que se use em serviços como os que citei no parágrafo inicial e em outros que seja relacionados ao seu trabalho de blog, pois evita a criação de vários logins.

Quando se usa a primeira vez, você é direcionado à uma página do Blogger para confirmar, para autenticar, seu uso e permitir que sua URL seja usada no site em questão. Nada de mais e bem simples.

Já os que usam o WordPress, está disponível só para quem usa o serviço nativo, onde o endereço do blog (a URL) for algo como “SEUBLOG.wordpress.com”. Mas com domínio próprio, este serviço não é nativo e é preciso usar um redirecionador que faça funcionar e administre sua identidade e autorizações para outros sites.

Assim, se você não tem um OpenID, o site oficial do serviço apresenta cinco opções de sites que fazem esse tipo de cadastro – http://openid.net/get/ – Todos gratuitos e em inglês, mas super fáceis de usar e bem objetivos.

Não tenho como criar um tutorial para cada, mas não há mistério e é bem intuitivo o uso do serviço.

Este artigo foi motivado pela Leila do Desenvolvendo Software, que acho ser um projeto novo dela e é uma blogueira muito séria e comprometida e muito atuante no Twitter. Obrigado pela sugestão e dica de tema.

14 Comentários

  1. Olá, Marcos.

    Acho o OpenId uma forma interessante de identificação, mas não é a minha favorita. Acho muito frio me identificar apenas como "Gerenciando Blog".

    Quando o blog permite o "Nome / URL", prefiro me identificar como "Adelson (Gerenciando Blog)", linkando para meu blog.

    Quando isso não é possível, uso o OpenId, mas sempre assinando no final.

    Um abraço!

    Adelson Smania

    Responder

  2. O OpenID é uma forma elegante de deixar um link para seu blog. Adelson, concordo com você, não gosto de aparecer como desenvolvendosoftware, meu nome é Leila! No entanto é possível. Até eu encontrar uma solução melhor, vou deixar um arquivo index.html na pasta Leila com redirecionamento para o meu blog.

    Marcos, gostei do artigo. Gostaria apenas de acrescentar a questão da delegação. Na delegação, usa-se um provedor de OpenID qualquer e acrescenta-se algumas linhas no header da página. Assim a pessoa pode usar o seu próprio domínio como OpenID.

    Responder

  3. Testei todos os links citados acima.

    O mais simples que eu achei para se registrar e configurar a sua url como OpenID foi o:
    MyID – http://myid.net/

    Além dele já fornecer as meta tags para ser inserido no código do seu Site/Blog, a interface dele é bem amigavel…

    Recomendo!

    Responder

  4. Bom dia Marcos!

    Sei que esse post é antigo, mas como um post não tem data de validade, gostaria de tirar uma dúvida.

    Eu sempre utilizei o opeID para comentar em outros blogs, e sempre funcionou muito bem, mas de 3 meses pra cá, simplesmente não funciona mais.

    Você sabe qual o motivo do openID parar de funcionar?

    Obrigado

    Leonardo Nista
    Corro por Correr

    Responder

  5. Pingback: Editando Configurações no Blogger - Outro - (Parte VI) | Criar Sites

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.