Como usar vídeos adequadamente em seu Blog

Algo muito comum nos blogs é a inserção de vídeos dentro dos artigos, como parte do conteúdo ou como ilustração ao conteúdo. Aqui no [ Ferramentas Blog ] é uma prática que gosto muito, especialmente para complementar tutoriais, e há os blogs que gostam de divulgar o que encontram no YouTube, jornais e outros modos. É uma ótima prática e bem recomendada, mas é preciso tomar alguns cuidados para não perder o foco nem perder leitores/visitantes, sem esquecer que isso precisa fazer sentido.

Encontrei essas dicas no blog (em inglê) SEOhosting, no artigo “Tips for Using Video on Your Website”, que não vou traduzir, mas apenas fazer algumas adaptações para a minha forma de usar e que vou recomendar aqui. O texto deles é ótimo, que fique claro, e recomendo que leia.

5 dicas para usar vídeos no seu Blog.

1. Nunca use Play automático = isso vale não só para vídeos, mas também para áudio/músicas. Deixe a pessoa escolher se vai ou não assistir o que você propõem e isso é muito inconveniente, pois começa muitas vezes a rodar o vídeo/áudio e nem sabemos de onde vem aquilo. Normalmente as pessoas simplesmente fecham a janela imediatamente e nem continuam a visita.

Outro detalhe é que isso deixa o carregamento da página mais lento. Lembre-se que ainda hoje no Brasil a maioria das pessoas navega na internet por conexões discadas/ Há também aquelas que estão no trabalho e se algo começa a tocar a fazer barulho na hora errada, pode prejudicá-la.

2. Use vídeos relacionados ao seu conteúdo = Se quer usar vídeos em seu blog, então que tenha a ver com o que trata o seu blog. Não adicione nada estranho ao seu tema/nicho só porque está na moda ou achou “legal”. Seus leitores e visitantes querem chegar em seu blog para encontrar conteúdo sobre o seu nicho.

Outro ponto importante é que junto ao vídeo você escreva sua opinião ou algo que ilustre o conteúdo do vídeo e coloque links relacionados que complementem o conteúdo. Por dois motivos: Por questões de indexação, já que o Google não lê vídeos; e para que a pessoa já saiba do que trata e só assista se realmente for do interesse dela, sem perder tempo esperando algo carregar que não queira ver.

3. Incorpore o vídeo em sua página = muita gente simplesmente coloca o link do YouTube ou coloca uma imagem ilustrando o player do vídeo, mas a pessoa precisa clicar, abrir outra janela para assistir ao vídeo. Se você está recomendando, então incorpore o vídeo ao seu texto/post e, segundo o ponto 2 descrito acima, a pessoa ficará em sua página, mais interessada em outros assuntos, sem precisar sair dela (correndo o risco de nem voltar para ver algo mais).

4. Só use vídeos se fizer sentido = tem muito a ver com o ponto 2. Pode até ser que o vídeo seja interessante sobre o tema em que você está trabalhando ou sobre o artigo que está escrevendo, mas nem sempre é recomendável usar vídeos. Normalmente as pessoas preferem os vídeos, ao invés de ler artigos e pode ser que dependendo da forma como publicar, terá o seu conteúdo prejudicado.

Pode ser interessante publicar um artigo e em outra oportunidade, em outro post, publicar o vídeo relembrando o conteúdo já publicado e vice-versa. Não faça do vídeo seu conteúdo principal, mas um complemento ilustrativo.

5. Crie/use vídeos curtos = Há alguns estudos que dizem que, mesmo os vídeos sendo mais vistos que os textos são lidos, as pessoas só carregam e veem apenas 15 segundos do vídeo. Isso significa que as pessoas não vão perder tempo esperando carregar e ver algo que pode não ser tão interessante. Se criar vídeos seja objetivo (eu também preciso aprender isso, rs!) e que sejam curtos e, se for publicar algo longo, faça uma descrição completa do conteúdo, dê sua opinião e avise que pode ser demorado, descrevendo também o tempo que irá decorrer. Isso pode ajudar as pessoas a se manterem mais interessadas.

Vídeos são interessantes e práticos na hora de criar conteúdo, mas não se prenda unicamente a eles. Lembre-se sempre que originalidade é o foco principal para que seu blog seja considerado relevante e, simplesmente reproduzir vídeos de outros pode não chamar a atenção das pessoas. Preocupe-se em escrever, focar em seu nicho e sempre entender o que quer o seu público alvo. Antes de adicionar vídeos, descubra com testes se isso vai mesmo agradar e qual a melhor forma de usá-los, pois cada tipo de blog tem uma forma de atuação.

3 Comentários

  1. É realmente o Play automático encomoda MUIIITO!
    no meu blog de musica eu tinha um de Rádio, acabei tirando porq toda vez que atualizava as páginas ou mudava de página tinha que fica apertando 'STOP' nem eu aguentava mais! uahAUhAuAH!! Na semana passada fiz um Blog de Filmes, até pensei em colocar o Player de video automático, mas ficaria muito pesado, como vc mesmo falou. Ótimo post =D

    Responder

  2. Também acho que o player automatico incomoda, até pelo o simples fato de ele ser flash, e empata na rapidez em que o blog é carregado.
    Eu uso videos nos blogs, a grande maioria de clipes de músicas, ou divulgações (tipo trabalhos de escola que são apresentados como peça de teatro), mas eu custumo ocultar os videos da pagina principal para aparecerem apenas nas postagens completas, assim vê o video quem quer.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.