Como criar Template para Blogger – Designer do Modelo

designer-modelo-template

Agora, qualquer pessoa pode criar um modelo de layout para seu próprio blog no Blogger (Blogspot), mesmo sem conhecer códigos de HTML, CSS ou ser um designer para Web. Todos podem ter Templates originais com poucos cliques.

A grande novidade do Blogger é seu novíssimo painel de criação de Templates e layouts para a plataforma Blogger.

Uma inovação única e sem precedentes em qualquer plataforma de criação de sites ou blogs. Nem mesmo o WordPress tem recursos tão sofisticados e intuitivos. A maior dificuldade de todo blogueiro é encontrar um template que agrade e mesmo assim são necessárias mudanças, customizações e adaptações que a maioria nunca conseguirá fazer.

Com esse serviço, o Blogger avança como a melhor plataforma totalmente gratuita de blog e rivaliza de vez com o WordPress. Se você quer ter um blog original e totalmente único e personalizado, o Blogger é o seu lugar.

Como criar um Template com o Designer do Modelo.

(Já adianto: é muito, muito fácil e qualquer pessoa consegue)

introdução.

Nenhum template do Blogger anterior ao lançamento desse recurso é compatível com o novo painel e não é possível customizá-los lá. Os modelos antigos continuam funcionando normalmente e continuam valendo como opção. Todo template do Blogger precisa ser um arquivo do tipo XML e os novos modelos são transportados da mesma forma, mas contam agora com novos códigos-fonte com HTML5 e CSS3.

Antes de fazer qualquer mudança em seu blog, recomendamos que tire um backup completo. Também é recomendável que você crie um blog alternativo só para testes.

Passo 1. A primeira coisa a saber: precisa acessar o painel do Blogger pelo Blogger in Draft, onde a Google testa os novos recursos antes de torná-los totalmente públicos.

Passo 2. Abra o painel do Blogger e clique no menu “Layout” ~> “Designer do modelo” para acessar o novo sistema.

designer-modelo-template-blogger

Passo 3. Escolhendo um modelo.

Na janela que abrir você verá todos os recursos disponíveis e tudo é feito com poucos cliques e com centenas de possibilidades. É hora de investir em sua criatividade.

Então a primeira coisa a fazer é escolher um modelo e as variações disponíveis para cada um deles:

painel-designer-modelos-template

E você pode acompanhar todas as mudanças na parte inferior da janela em tempo real, sem precisar aplicar nada de forma definitiva. Tudo é completamente customizável e adaptável.

Passo 4. Definindo um Plano de fundo.

Há uma infinidade de opções para você usar como plano de fundo de seu blog. Desde apenas escolher uma cor sólida, até imagens para todos os gostos e padrões, que combinam com todos os estilos.

cores-plano-de-fundo-designer-blogger

Para escolher uma imagem, basta clicar onde está “Imagem do plano de fundo”. Uma janela abrirá com centenas de opções.

imagem-plano-fundo-designer-blogger

Passo 5. Definir o tipo de Layout.

O Blogger oferece várias possibilidades de estrutura do layout de um blog. Essa estrutura passa pelas camadas, Cabeçalho, rodapá, barras laterais (sidebar), menus e área de texto (posts), bem como a largura (medidas e dimensões) do template.

layout-corpo-blogger-designer

 

estrutura-template-blogger

O mais interessante desse recurso é poder ajustar a largura total do layout e também do espaço destinado à barra lateral (sidebar). E o melhor de tudo é que agora qualquer um pode ter um rodapé totalmente adaptável, não só com uma ou duas colunas, mas com até três. E todo o blog pode ter até 4 colunas, sendo uma área de postagens e três sidebars.

Passo 6. Funções avançadas e detalhes finais.

Praticamente toda a estrutura já foi definida, mas faltam alguns detalhes que são fundamentais para mostrar a originalidade de seu template. Há agora os recursos avançados, que permitem mudanças de fontes, tamanho de texto, cores de fundo, links, CSS adicionais, estilo dos títulos etc.

designer-avancado-blogger

Não tenha pressa e faça tudo com cuidado e dedicação, para refinar bem os detalhes. Veja cada mudança no painel da parte de baixo e se for preciso, clique no link “Visualizar blog” no canto superior direito da janela.

Passo 7. Aplicar ao Blog o novo Template.

Se tudo está como você deseja, então é hora de instalar (Aplicar) o desenho de seu novo template, totalmente personalizado. Para isso, basta clicar no botão que fica no canto superior direito da janela onde diz “APLICAR AO BLOG”.

aplicar-template-blog

Abra o seu blog e veja o resultado definitivo. Se precisar, volte ao menu “Designer de modelo” para fazer ajustes e mudanças como você preferir. A grande vantagem desse sistema é que tudo pode ser customizado sem perder nada.

Artigos importantes para Template do Blogger:

30 Comentários

  1. Realmente a função é espetacular para quem não manja nada de html, mas para quem já conhece um pouquinho, acaba sofrendo limitações. Por exemplo, eu fiz um template com duas colunas mas não consegui achar no HTML onde mudaria o tamanho das colunas, pois achei muito finas e acabei desistindo de usar a ferramenta.

    Mas a tendência é que a ferramenta se aprimore e que agrade ainda mais os blogueiros!

    Responder

  2. Caraca, Agora vou show de bola mesmo!
    Word Press já eras…
    Só falta o formulário de comentários que pelo amor de deus já pasou da hora de mudar.

    Responder

  3. Marcos, e sobre adições de botões e ícones como twitter, rss, me refiro a colocar esses ícones em partes do blog que não sejam dentro de gadgets….

    Responder

  4. Eles poderiam colocar mais funcionalidades,como a colega ai de cima disse.Acho que não foi o suficiente para deixar o Blog com a "minha cara",Mas valeu,vai ajudar muitos usuários leigos.

    Responder

  5. Nossa essa foi de arrebentar..mais um motivo pra manter o Ferramentas blog nos meus favoritos enternamente…r.ss…

    ate amais.

    Responder

  6. Saudações caro Marcos Lemos,
    Primeiramente quero manifestar minha gratidão pelas suas inúmeras dicas e valiosas orientações. Antes de tentar qualquer coisa nova no meu blog, primeiro recorro as suas excepcionais matérias.
    Quanto a nova ferramenta de template, inegavelmente é uma ferramenta muito interessante e útil, mas como já foi anteriormente mencionado por outros blogueiros, a limitação na escolha da imagem de fundo é o seu "tendão de Aquiles". Decidi-me por não criar um novo template, pelo simples fato de não poder usar a imagem que desejava e não poder congelá-la, de forma que o texto e os demais elementos fluam sobre o fundo estático, facilidade que atualmente disponho e utilizo.
    Era isso aí. Valeu pela matéria.
    Mais uma vez Muito obrigado!
    Muito sucesso, saúde e paz.

    Responder

  7. Os recursos são um grande avanço, mas com um pouco mais de conhecimento você fatalmente irá procurar dar uns upgrades no HTML. Não tem jeito!

    Responder

  8. Pingback: Mudanças no editor de posts do Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  9. Valeu, a dica é muito interessante e vai ser muito útil. Às vezes a gente nem percebe essas ferramentas disponíveis no próprio blogger, que permitem editar o template sem ter que ficar estudando html, css, xml e essas coisas, podendo dedicar mais tempo ao conteúdo, combinando beleza com conteúdo.

    Responder

  10. Olá, legal o post!
    Mas hoje em dia com tanta correria e falta de tempo, não existe nada melhor do que um template pronto, pra add e facilitar nossas vidas!

    Até mais

    Responder

  11. Pingback: Como trocar e configurar Templates no Novo Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  12. Estou começando a pouco a usar o blog! Gostei muito das novas mudanças “visualizações dinâmicas” gosto especialmente do “magazine”. Mas no entanto não consigo saber como por o meu perfil visível para os visitantes. Já li vários textos, mas não encontro nem mesmo sugestões… Se puderes me ajudar…Desde já agradeço.

    Responder

  13. o blogspot melhorou muito desde da ultima vez que use.

    mais e uma santa ignorância de pessoas que acham que o wordpress
    vai acabar porque o blogue colocou recursos fúteis para quem não sabe HTML e CSS.

    mais tirando esses comentários gostei muito do que vi,
    mais ainda sinto falta de editar o código fonte na mão.

    abraços…

    Responder

  14. Olá, o que eu sempre tenho que infrentar é se o modelo pode ser modificado pelo proprio blogger.
    eu sempre vejo que moder layout e etc fica indisponivel, e queria saber porque alguns modelos podem ser modificados por ai e outros não e tambem como torna-los moldaveis no proprio blogger ?

    Responder

    • Marquinhos,
      Nem todos os templates têm todos os códigos padrões do Blogger para poder usar esse recurso. Alguns templates são criados por outros blogueiros sem usar o estilo do Blogger. Por isso que as vezes esse recurso não funciona.
      Infelizmente não tem como adaptar.

      Responder

  15. Olá Marcos,

    É possível um layout para blogger sem a sidebar e com os widgets no cabeçalho, como se fossem paginas?
    Estou tentando, mas ainda não consegui rs; não encontrei nenhum modelo e também não descobri como alterar pelo designer do blogger.
    Até,

    Responder

    • Sim,
      É possível e você mesma pode fazer pelo Modelo de Designer. Dá um pouco de trabalho, mas vc pode ir testando. E há templates feitos por terceiros que seguem esse modelo. Precisa procurar, mas acha!

      Responder

  16. Pingback: Como criar um Blog no Blogger (BlogSpot): Tutorial

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.