Localize a origem das visitas de seu Blog no mapa

maperture-icon Vou mostrar nesse tutorial três opções de como ver a origem de seus visitantes num mapa e descobrir quais regiões do Brasil e do mundo mais visitam seu blog ou site. Isso é importante especialmente para quem precisa direcionar seu conteúdo para uma região ou língua específica e pode ajudar você a definir melhor suas metas de divulgação e geração de conteúdo.

Inscreva-se no nosso Canal no Youtube p/ assistir vídeos sobre Blogs.

Quer saber como GANHAR Dinheiro com Blog? Leia este artigo onde explico passo a passo tudo o que você precisa saber sobre monetização de Blogs: "Como GANHAR Dinheiro com Blog".

 

Entender o comportamento de seus visitantes é de extrema importância e conhecer o seu público é indispensável para melhorar a qualidade de seu conteúdo e te dar mais chances de acertar. Muitos blogueiros só pensam em contadores de visitas como se números indicassem alguma coisa. Sem analisar esses números as visitas que você recebe não valem de nada.

 

Para ir além dos contadores de visitas para blogs, fica a dica de usar serviços que dão análises mais completas sobre as visitas que vão até seu blog ou site. O seguintes recursos são importantes para o que vamos tratar nesse tutorial:

 

 

Esses três serviços tem recursos para que você localize geograficamente as visitas recebidas em seu blog. Vamos do mais simples ao mais abrangente e completo.

 

ClustrMaps e seu mapa geral.

Esse é o serviço mais simples, só quem interessante por ser unicamente voltado para exibir um mapa indicando os pontos de origem das visitas que seu blog vem recebendo. Ensinei no tutorial indicado acima como inserir esse gadget em seu blog.

 

Ao clicar no mapa que você colocou em sua página, à medida que o tempo vai passando ele vai acumulando informações, e você pode ver as regiões que mais visitam seu blog e até ampliar certas partes, como ilustro abaixo:

 

clustrmaps-geolocalizar-visitas-blog

ClustrMaps – http://www.clustrmaps.com/

 

Clicando em alguma parte do mapa você pode ver as regiões específicas e usar essas informações como auxílio para determinar melhor o que agrada seu público e até direcionar conteúdo.

 

Who’s Amung us e as visitas em tempo real.

Este é um de meus serviços preferidos, justamente por dar informações sobre o que é mais visitado naquele instante em seu blog (também ensinamos a usar no link citado acima). Seu serviço é bem objetivo, mas muito rico em informações. Além de acumular dados sobre a variação de visitantes on-line em suas páginas, ele gera um mapa, mostrando a origem dos cliques.

 

Ao adicionar o código do contados de visitas on-line, ele passará a monitorar seus visitantes e você poderá ver esse movimento clicando no contador. Na página de monitoramento, logo abaixo do gráfico você verá um mapa. Clique nele para ver o monitoramento geográfico:

 

Amung-us-mapa-visitas

Who’s Amung us – http://whos.amung.us/

 

Você também pode adicionar um gadget de mapa personalizado em seu blog. Basta entrar na sua página de monitoramento do serviço e no menu do topo clicar em "Map Gadget" e seguir as etapas de configuração.

 

Google Analytics e seu monitoramento amplo.

Indiscutivelmente é o serviço mais completo e indispensável para qualquer blogueiro. Sem o Google Analytics seu blog está perdido em meio às trevas da desinformação e dificilmente vai melhorar seu trabalho. Você precisa de muito mais que simples números para saber como anda seu blog.

 

Com o Google Analytics, além da localização no mapa, as regiões e cidades que mais geraram visitas, também há dados como tempo de permanência e taxa de rejeição, o que dá uma boa idéia de como seu conteúdo é recebido pelo seu público alvo.

 

Isso você vê no menu "Visitantes" ~> "Cobertura Regional":

 

analytics-cobertura-regional

 

Rolando a página você pode ver um quadro com dados específicos de cada país, que vai ampliando o mapa e indicando por cidades e regiões a origem de suas visitas:

 

dados-geomapa-analytics

 

A grande vantagem desses serviços é conhecer melhor seu público, especialmente se está direcionado para uma região específica, querendo investir em novos mercados ou até conhecer melhor a sua penetração ou a penetração de certos produtos. Há um potencial imenso para esses dados, onde você só precisa prestar mais atenção e dedicar algum tempo para analisar isso.

 

Vale a pena ler mais aqui:

4 Comentários

  1. Nossa muito obrigado. Eu sempre quis saber quais postagens minhas visitas estavam lendo,eu tinha um contador do Opromo que era bem simples, mas agora com sua dica estou usando o Who’s Amung us.

    Abraço.

    Responder

  2. Eu uso o analitics desde dos primordios (do meu blog claro) e nao me arrependo disso, só de ter perdido o codigo uma vez q deixou de ser contabiizada umas 30 mil visitas !

    É altamete recomendavel !

    Responder

  3. Boa tarde,Marcos!

    Muito obrigada pelas excelentes orientações e
    dicas!
    Que você seja extremamente recompensado por
    compartilhar conosco o seu saber!

    Abraço e bênçãos!

    Edya Solange

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.