Como NÃO aparecer nos resultados do Google

Hospedagem para Blogs

Sei que esse pode ser um tema estranho, mas todos precisamos saber isso. Sempre queremos aparecer bem posicionados nos resultados orgânicos do Google e existem técnicas para isso, chamadas SEO. Também existem técnicas para não aparecer nos resultados de buscas. Vou mostrar como não aparecer de verdade e dar algumas dicas para evitar isso.

 

Há uma opção disponível tanto no painel do Blogger (Blogspot), quanto no WordPress que impede que seu blog seja rastreado pelos mecanismos de busca. Há casos em que isso seja útil para quem tem blogs familiares ou muito pessoais e que não seja interessante aparecer para outras pessoas, bem como quando criamos blogs apenas de testes.

 

Mas se você quer aparecer nos resultados orgânicos das buscas, então precisa observar algumas coisas importantes quando tem um blog. Então vou dar algumas dicas para blogs. E não deixe de dar uma olhada nos links que indicarmos.

 

Não permitir que mecanismos de pesquisa localizem seu Blog.

Se você não quer que o Google ache seu blog e ele não seja listado em lugar algum, proceda da seguinte forma.

 

1. Para quem usa o Blogger (Blogspot).

Abra o painel do Blogger e vá ao menu "Configurações" ~> "Básico", como na imagem:

 

configuracoes-basico-blogger

 

Então role a página até encontrar as seguintes informações: "Adicionar o seu blog às nossas listagens?" e também "Permitir que mecanismos de pesquisa localizem seu blog?", como ilustrado abaixo:

 

adicionar-buscas-blogger

 

Então coloque as opções "Não" para os dois casos, como descrito lá mesmo. Depois role a página e salve.

 

2. Para quem usa o WordPress.

Entre no painel normalmente e procure pelo menu "Configurações" ~> "Privacidade" onde encontrará as opções como na imagem:

 

aparecer-busca-wordpress

 

Salve as alterações e já estará valendo.

 

Dicas para APARECER nos resultados de busca.

A primeira coisa a se fazer é justamente o contrário do que indiquei acima. Verifique se as configurações de seu blog permitem a indexação nos resultados das buscas, pois sem isso não adiante nada do que virá.

 

1. Crie conteúdo original e relevante.

A primeira dica é a que mais repito aqui: Só conteúdo original é garantido de ser bem indexado nas buscas. Mesmo que o tema de seu blog seja recorrente em outros lugares, ser original é fazer a diferença, ser relevante com relação aos demais e oferecer conteúdo útil para seus leitores.

 

2. Pesquise e use bem as palavras-chave de seu nicho.

Os mecanismos de busca tentam encontrar e classificar seu conteúdo a partir de palavras-chave. Saber usar isso pode ser primordial para definir contextualização e classificar seu conteúdo de forma coerente.

 

3. Links internos e externos.

Nunca esquece da importância dos links. Os mais importantes são os links que vêem de outros blogs e sites. Uma boa relação na blogosfera pode ser primordial para ajudar a ganhar links externos. Mas há também os links de dentro do seu blog que interligam seu conteúdo.

 

Outras dicas de SEO para Blogs:

Tenho outros posts sobre esse tema e que podem ser úteis para você:

8 Comentários

  1. Gostei muito das dicas de "como não aparecer".
    Criei um blog pessoal e fiquei pensando se ele não iria aparecer nas buscas, pois nesse caso, somente eu tenho acesso a ele.
    É mais como um diário virtual, e o fato de ele não aparecer nas pesquisas é interessante, já que é algo privado.

    Responder

  2. Gostei das dicas de SEO. Estou testando um blog, aliás, minha primeira experiência. Tenho muito o que aprender e pesquisar!
    Acho que encontrei o lugar certo. Obrigada.

    Responder

  3. O que Dizer Marcos?

    Mais uma vez o seu blog me ajudou!

    Estou criando um novo blog no WordPress e não quero que apareça nos resultados, fato que já vem acontecendo.

    Muito obrigada,

    Agda Paula
    Cerimonialista de Casamentos

    Responder

  4. Fiz exatamente como disse pois nao quero mais que o meu blog apareça nos resultados do google mais ainda aparece umas postagens minhas do começo do ano dai e so clicar que entra no meu blog , o que sera que posso fazer …

    Responder

  5. Marcos, não possuo blog, mas gostaria que meu nome não aparecesse nos resultados do google, pois tenho feito concursos e acho muito desagradável que apareçam os resultados, notas, enfim…. Como faço?

    Responder

  6. Marcos, deletei minha conta num site de relacionamentos há muito tempo mas meu perfil continua aparecendo nos resultados do google. É possível não aparecer mais ? Abraço.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.