Como excluir posts e imagens do seu Blog

Hospedagem para Blogs

Se por algum motivo for preciso excluir algum artigo já postado em seu blog, é preciso saber bem como proceder e evitar sustos para você não perder nada realmente importante. Vou mostrar o processo tanto para blogs criados no Blogger (Blogspot), quanto no WordPress.


Começo reforçando a importância de sempre fazer um backup completo de seu blog, toda vez que for aplicar mudanças significativas.

Abaixo a descrição de como proceder na hora de excluir artigos em rascunho ou já postados no seu blog. Primeiro para o Blogger e depois para o WordPress.

Excluindo posts e imagens no Blogger
Entre no painel do Blogger e clique no menu “Postagem” ~> “Editar postagens” para exibir a lista de todos os artigos de seu blog.

editar-post-postagens-blogger

Certifique-se de deixar marcada a opção de exibir todos os posts, como destacado na imagem que seguirá (1.).

Agora procure pelo artigo/post que você quer deletar, excluir, de seu blog. Ao lado de cada artigo, no final da linha à direita onde consta o nome, e até a quantidade de comentários já recebidos, há a opção “Excluir” (2.). Há essa opção até mesmo ao lado dos artigos que são ainda um rascunho (3.) ou que estão programados (4.)

editar-posts-blogger

Clicando no link “Excluir” (2.) você será direcionado para uma página onde poderá visualizar o conteúdo do post em questão, inclusive as imagens nele contidas. Esse é o momento em que você deve decidir se realmente irá excluir o artigo e, depois desse ponto, não há mais volta.

excluir-post-imagens-blogger

Note que você tem a opção de selecionar as imagens que foram aplicadas no post e excluí-las, caso, claro, estejam hospedadas no PicasaWeb, que é onde o Blogger coloca todas as imagens de forma padrão.

Por fim, se é o que deseja, clique no botão “Excluir”.
Repito: Uma vez excluído o post e as imagens, não há nada que fazer para retroceder e recuperar o que foi apagado, então tenha certeza do que quer e faça backup de tudo.

Excluir posts no wordpress
Acesse o painel do seu blog no WordPress normalmente. No menu do lado esquerdo, clique em “Posts” ~> “Editar”.

posts-editar-wordpress

Aparecerá a lista completa de todos os posts (artigos) já publicados em seu blog, bem como os que estão programados (programados) e os que são apenas rascunho. Quando você passa o ponteiro do mouse sobre a faixa de cada post, aparece um pequeno menu de links, abaixo do título do post.

excluir-posts-wordpress

Aí você verá o link “Lixeira”. Clicando nesse link você pode enviar o post desejado para a pasta “Lixo”. Isso significa que o post é excluído de seu blog, se já foi publicado, imediatamente, sem revisão.

Um artigo excluído no WordPress pode ser recuperado posteriormente, pois fica na pasta “Lixo”. Lá você tem a opção de desfazer (restaurar) a exclusão ou mesmo eliminar o post por completo (Excluir permanentemente).

excluir-restaurar-post-WP

Volto a lembrar a importância do Backup para evitar acidentes e imprevistos.

Outros artigos interessantes:

8 Comentários

  1. Marcos primeiro obrigado por mais esta aula de "blogagem", então queria um informação sua, após eu excluir alguns postagens verifique que elas permancem aparecendo no rodapé de outras postagens como sujestão de "Poderá também gostar de:".
    Poderia nos orientar de como evitar isso.

    Obrigado.
    Joaquim Rodrigues

    Responder

  2. @Joaquim,
    Isso acontece porque essa lista é feita a partir do Feed de seu blog e quando excluímos um post, leva algum tempo para ele sumir do index de seu Feed.
    É só esperar que sumirá!

    Responder

  3. Aconteceu comigo também, o que eu percebi é que as imagens não haviam sido excluídas, apenas os textos, assim, o que aparecia de sugestão era a imagem que ainda permanecia no PicasaWeb. O jeito foi acessar este álbum e apagar foto a foto que anteriormente desejei excluir juntamente ao texto. Demora um prazo de 12, 24 horas para as fotos serem excluídas definitivamente…Depois disso, as fotos não aparecem mais…Quando for apagar textos do Blogger, tem que apagar as imagens tbm…Aprendi…

    Responder

  4. Bom dia.
    Tive que apagar uma imagem do meu blog e fiz, acontece que quando pesquiso na net acho ela com o endereço do meu blog.
    O que faço para que ela suma de lá? (ferramenta de pesquisa google, por exemplo)
    Obrigada a atenção.

    Responder

  5. Uma dúvida, a exclusão de post pode prejudicar o site na indexação do Google? Ou quando o Google atualizar ele vai detectar que o post não existe e vai retirar da busca sem problemas?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.