10 novidades do Blogger (Blogspot) para seu Blog

Hospedagem para Blogs

Para quem quer criar um blog ou já tem um, o Blogger (Blogspot) tem se provado uma excelente opção, especialmente para quem não tem muito conhecimento de internet, sem deixar para trás os usuários avançados. Cada dia surgem melhorias e novos recursos. Como foram muitas as mudanças, resolvi reunir as melhores num só post de resumo. Aproveite esse espaço para dar sua opinião e comentar o que achou de cada umas das novidades.

 

Você conhece e usa todas as novidades do Blogger?

Então conheça tudo o que o Blogger tem feito para melhorar sua plataforma e como deixar o seu blog melhor, mais eficiente e personalizado. Aprenda como usar o que apareceu e dê sua opinião.

 

Para cada parte há links de tutoriais e artigos que aprofundam e ensinam a usar as novidades em seu blog.

Todos os links vão abrir em nova aba (janela) do seu navegador para que continue lendo sobre as novidades. Há também um vídeo no final com uma visão geral das novidades.

 

1. Designer de modelo – crie seu próprio template

 

designer-modelo-template

 

Essa foi a grande revolução no serviço do Blogger: agora qualquer um, mesmo sem conhecimentos de HTML e CSS, pode criar um template (layout) exclusivo e totalmente personalizável. Incorporou tudo no painel, mas não abandonou os antigos modelos, nos dando total liberdade para escolher o modelo de layout (visual) de nossos blogs.

 

2. Painel de estatísticas integrado ao Blogger

estatisticas-painel-bloggerTodo blogueiro é viciado em números e estatísticas do próprio blog. Acompanhar o crescimento das visitas, usar contadores e estudar os dados para melhorar o conteúdo do blog é fundamental. Antes tudo era feito por serviços externos, como o Google Analytics, mas agora o Blogger integrou ao painel um menu de estatísticas, que não precisa de códigos e te dá as informações mais importantes sobre as visitas recebidas de forma bem detalhada.

3. Botões de compartilhamento em redes-sociais

novo-blogger-share_buttons2As redes-sociais, tais como Twitter, FaceBook e GBuzz, estão conquistando cada vez mais espaço e, quando bem usadas, são uma ferramenta de crescimento para blogs. O Blogger integrou botões que enviam seus posts para serem compartilhados e divulgados pelos próprios visitantes do seu blog. São pequenos e simples de integrar, sem contar que é o modelo padrão do Blogger.

 

4. Gadget de Artigos relacionados com Imagens

 

gadget-artigos-relacionados-blogger

 

Para melhorar a navegabilidade de sua blog e manter o visitante lendo seus posts, é preciso oferecer artigos relacionados. Uma forma atrativa é colocar isso no rodapé dos posts. Esse novo gadget é pouco usado pelos blogueiros, mas talvez seja um dos recursos mais simples e mais importantes para diminuir a taxa de rejeição de seu blog. Um lista com o título e imagem de posts que são relacionados com o assunto são exibidos no final dos artigos e o visitante pode continuar em seu blog lendo cada vez mais.

5. Gerar receita – menu para monetização do Blog

feedburner-adsense-blogger-logoEm algum momento você vai querer ganhar algum dinheiro com seu blog: isso é realidade para a maioria dos blogs. O Blogger integrou um menu que facilita o uso do Google AdSense. Essa facilidade ajuda a colocar banners e blocos de anúncios e links ao longo do lay
out de seu blog, sem precisar usar códigos manualmente. também oferece a possibilidade de adicionar anúncios junto aos posts nos leitores de Feeds

 

6. Páginas estáticas / fixas e internas de seu blog

 

pagina-estatica-painel-blogger

 

Há algumas vezes a necessidade de criarmos páginas fixas que fazem parte da estrutura de nossos blogs, como a página de contato e perfil do autor, dentre outras (Quais páginas estáticas um Blog precisa ter?). Essas páginas estáticas agora têm um editor padrão e até um menu próprio para ser inserido em seu blog. Antes isso era feito com gambiarras no Blogger, veja como ficou mais fácil.

 

7. Melhorias no editor padrão de posts

Saber editar e preparar seus artigos é fundamental para a qualidade de seu blog, já que o foco de tudo é sempre o conteúdo. Essas novidades que foram implantadas incluem a possibilidade de adicionar legendas às imagens, bem como um novo sistema de upload e download das imagens que você usa e adiciona nos artigos.

Também agora há uma nova disposição dos ícones e recursos como integração padrão de vídeos e até um corretor ortográfico/dicionário.

Sem contar a nova visualização prévia dos posts, que é mais fiel ao resultado final.

 

8. Nuvem de Marcadores / Categorias dos posts

Interligar o conteúdo de um blog é fundamental para facilitar a navegabilidade do visitante por assuntos que lhe interessem. Os marcadores de conteúdo organizam o seu blog juntando os posts de mesmo assunto. Agora o modelo desse gadget pode ser melhor personalizado.

 

9. Resumo de postagem – link "Leia mais" integrado

Para facilitar a visualização dos seus posts nas páginas internas e na página principal é importante usar os resumos de postagem. É aquele link "Leia mais" usado para exibir primeiro apenas um parágrafos dos artigos. O Blogger adicionou essa opção no editor de postagens e você pode escolher quais artigos terão ou não esse resumo.

 

10. Avatar/foto dos comentaristas nos comentários

As melhorias que esperamos mesmo para o formulário de comentários do Blogger ainda não apareceram, mas algumas coisas já mostram que teremos novidades. Agora é possível exibir uma foto (caso o comentarista tenha foto no perfil) de quem comenta em seu blog ao lado do que foi escrito. Isso já funciona automático nos novos templates.

 

Este foi um resumo de quase um ano de novidades que o Blogger vem implementando no seus serviço para melhorar os blogs de todos nós. É claro que esperamos muito mais, principalmente do sistema de comentários, mas vemos uma grande evolução no geral. Segue agora um vídeo com um resumo de algumas dessas novidades.

 

11 Comentários

  1. Muto legal essas novidades…Porém prefiro continuar usando o wordpres.org mais é bom ver que o blogger está evoluindo

    Responder

  2. Realmente o Blogger está com boas novidades, espero que mais e mais sejam efetivadas, principalmente a melhoria no sistema de comentários.

    Sucesso!

    Responder

  3. O blogger realmente tem trazido boas novidades, por isso que prefiro ele!

    Parabéns mais uma vez, Marcos, seu blog é excelente!

    Responder

  4. Sobre as estatísticas eu ainda não sabia, mas fui fuçar no primeiro dia em que apareceu esse "designer de modelo". Muito prático. Também adorei a nova visualização, podemos ver como ficará de verdade, antes mesmo de publicar, como já acontecia no wordpress. A possibilidade de escolher fotos da galeria do Picasa também é uma boa novidade, como também já acontecia no wordpress. Como se diz por aqui, a concorrência é a base da competência. Não só o blogger tem mais recursos e nos deixa mais liberdade para fazermos o que quisermos, como também incorpora funções que antes só a "concorrência" tinha.
    Adorei o post, muito esclarecedor.

    Responder

  5. Alguns itens dessa lista como o Gadget de Artigos relacionados com Imagens eu desconhecia que fosse um recurso disponibilizado pelo Blogger, pensava que fosse um hack instalado pelo blogueiro.

    Eu utilizo essa plataforma e não sabia dessas novidades. Estou precisando estudar mais ;)

    Responder

  6. É … o blogger vêm com várias novidades mesmo,mas, não gostei desse designer do modelo.
    Acredito que ajudará muitos blogueiros novos (e velhos talvez),mas, prefiro sair editando o meu por aí mesmo !!!

    Espero que o blogger ainda melhore muito seus "produtos" de forma que até quem não sabe o que é internet possa blogar com facilidade (brincadeira)

    Responder

  7. Acho que o blogger deveria lançar mais modelos. Os disponíveis são muito "coloridos" e os que não são, não me agradam…

    Prefiro montar meu próprio template. ;D

    Parabéns pela post,
    Att,
    Matheus Marques – Tele Novelas.

    Responder

  8. Pingback: Códigos e Tags condicionais do Blogger: entendendo as Conditional Tags | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.