Como manter o foco no desenvolvimento do seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

ambiente-trabalho-blogA distração e a variedade de atividades que desenvolvemos na internet, a velocidade das redes-sociais na troca de informações e nossos afazeres diários se somam ao tempo que precisamos para dedicar ao blog que temos. Tudo isso pode acabar atrapalhando o seu desenvolvimento e é preciso saber ao menos ter controle sobre seu foco, domínio de suas atividades, senão o seu blog pode acabar morrendo.

 

Para escutar esse post, aperte "Play":

 

Seguem 5 dicas ou pontos importantes para você observar, que podem ajudar a não perder a direção e manter-se no controle. Aproveite para comentar sua experiência e deixar também a sua dica para ajudar outros blogueiros.

 

1. Escolha um lugar adequado.

Blogar, mesmo que de forma profissional, exige um ambiente tranquilo, que não pareça trabalho e que você tenha controle sobre tudo o que eventualmente possa te distrair. O melhor lugar é o seu quarto, sua casa, e que seja confortável e agradável.

 

2. A pressa é inimiga.

Todo processo criativo exige tempo e não pode ser feito às pressas. Não queira escrever tudo de uma só vez. Faça rascunhos, dedique tempo para leitura e pesquisa. Especialmente, tenha tempo para ler e reler, reformular suas idéias. Isso pode ajudar a manter uma escrita coerente e correta.

 

3. Reserve um tempo para seu blog.

Para não ter pressa é preciso reservar um tempo para seu blog e suas atividades mais sistemáticas na internet. Não misture com o trabalho e, mesmo que seja por laser, não misture com seu passa tempo. Escolher dias e horários para cuidar de seu blog ajuda a não perder o ritmo nem desanimar, bem como a manter metas.

 

4. Desligue todas as distrações.

Quando for escrever ou ler, pesquisar, é importante prender sua atenção, manter a concentração. Feche o Twitter, MSN e o excesso de janelas do navegador. Pode até desligar o celular. Por mais hiperativo que você seja, vai acabar se perdendo entre tantas coisas e não cuidará bem de seu blog.

 

5. Não se obrigue a nada.

Dedicar-se ao seu blog não pode significar uma obrigação, mesmo que seu blog seja profissional. Se não está inspirado ou algo não está te agradando naquele momento, se não se sente bem por algum motivo, então cuide-se primeiro. Mesmo que esteja no horário e dia marcado para cuidar de seu blog, só sente na frente do computador se estiver disposto.

 

Agora, conte-nos e compartilhe com outros blogueiros, o que você faz para manter o seu foco e dedicar-se melhor ao seu blog.

 

Outros artigos complementares:

.

16 Comentários

  1. Meu Blog é Totalmente técnico…
    Nos últimos dias por motivo pessoal não estava com cabeça para blogar. E realmente não saia nada com qualidade.

    Blogar acima de tudo é ter prazer no que faz.

    Se você não esta tendo prazer, com certeza não irá produzir um conteúdo interessante.

    Ótimo artigo Marcos…
    Parabéns!

    Responder

  2. Meu blog é novo tem só 2 meses, e trata de informações de uma série e seus atores, eu gosto muito da série e acho que é isso que faz eu me dedicar ao blog, e ate por que com o meu blog eu tbem fico informado com a série!!

    Parabéns marcos ótimo artigo!!
    Abraços!!

    Responder

  3. Para mim, um grande desafio é a frequência de atualização. Antes, sempre que surgia uma ideia eu postava imediatamente no blog. Com isso vivenciava situações complicadas como, por exemplo, dias com três ou quatro postagens ou duas, três semanas sem qualquer atualização. Agora, mantenho uma "agenda" onde, sempre que tenho uma ideia, coloco no papel por meio de palavras-chave ou frases que me façam lembrar o que pretendo falar. Se ela não está a mão, coloco no celular. Então programo a publicação destas postagens em vez de divulgá-las de uma vez só. Tenho conseguido atualizar meus dois blogs pelo menos 2 vezes por semana.

    Responder

  4. Gosto desse audio, pois posso fazer outras coisas enquanto te escuto… Tá vendo aí a tendência de fazer tudo ao mesmo tempo!

    Tudo verdade o que você disse. Obrigadão!

    Responder

  5. Quando comecei a blogar, tinha muita pressa em criar novos posts. E às vezes acabava saindo um post ruim.
    Hoje, quando escrevo um novo artigo, simplesmente desligo tudo, deixo apenas o Photoshop ( meu blog é sobre Photoshop ) e uma seleção de músicas rodando baixinho.
    Escrevo com calma e antes de realmente publicar, testo novamente o tutorial ou dica que vou publicar e só assim eu coloco o post no ar.

    Abraços

    Responder

  6. Parábenz pelo ótimo post, no meu caso, tenho a meta de atualizar meu blog com pelo menos dois posts por mês. Até agora tem dado certo (é sobre natureza, ecoturismo, esportes de aventura…)assunto que adoro, o que facilita bastante.

    Valeu.

    Responder

  7. Marcos,

    Pensei que dava para postar todo dia, mas se eu fizesse isso acabava não fazendo nada direito.
    Então posto dia sim dia não e sem obrigação de horário, porque além das pesquisas sobre o tema e as imagens, gosto de desenvolver bem o texto.
    Uma coisa necessária para mim na hora de escrever é que não tenha nada ligado, nem tv, nenhum som ambiente, pois não consigo me concentrar com os ruídos. Muitas vezes leio e releio em voz alta para ver se ficou bom.

    Gostei das dicas!

    Responder

  8. Parabéns pelo trabalho,cada dia aprendo mais aqui.
    Bom meu blog tem apenas 3 meses se trata de photoshop. No inicio agente fica meio que vou postar tudo,qualquer coisa, mas acho que vc falou tudo nesse post, vou me ligar nessas dicas e procurar me progamar para cuidar melhor do meu blog,mais uma vez parabéns pelo otimo trabalho.

    Responder

  9. Marcos, analisei os pontos que você abordou e concluí que sigo todos eles. Tenho um blog por lazer, e me dedico com afinco, embora seja um nicho diferenciado, pois são postagens de apresentações em PPS e vídeos, com meu comentário pessoal.
    Mesmo que já tenha a "matéria prima", o trabalho maior é o da pesquisa, conferindo as fonte devidas, e a incrementação do texto que acompanha. Comecei com postagens diárias e depois diminuí para três vezes na semana. Minha maior dificuldade é conciliar tudo que você abordou no primeiro parágrafo. Estou preferindo estudar mais e melhorar o blogue, que ter tanta participação nas redes sociais. A família precisa de atenção e disso não quero abrir mão.
    Obrigada pelas ótimas dicas que você tem apresentado aqui.

    Abraços,
    Yolanda

    Responder

  10. Minha grande dificuldade é não anotar as idéias ou vivências no momento em que surge a oportunidade. Depois acabo esquecendo detalhes que poderiam gerar um bom post, pois nem sempre é possível postar naquele momento.

    Abraço,
    Geovani

    Responder

  11. Eu costumo pensar em alguns tópicos que acho interessantes de abordar e assim deixa minha mente livre para pensar em outros afazeres. Estes tópicos servem como pré-títulos dos assuntos, assim ganho tempo para poder desenvolvê-los melhor. Eu tenho um tópico chamado Texto-música,este ponto me remete a todas músicas que se parecem com contos. Eu encontro estas músicas no You tube e coloco nos favoritos de meu computador e depois digito no office com antecedência e deixo no "estoque".Faço isso com diversos assuntos e vou intercalando dia sim, dia não. Tenho sempre um dia livre.

    Responder

  12. Pingback: Player MP3 em Flash para Blogs – DewPlayer | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.