Como criar formulários e enquetes para seu blog usando o Google Docs

Hospedagem para Blogs

google_docs_logoA Google disponibiliza dezenas de serviços gratuitos e muito completos que podemos incorporar em nossos blogs de forma bem simples e prática. Um bom exemplo é o Google Docs que, além de servir para editar arquivos variados e até criar apresentações de layout para inserir no blog, também é possível criar formulários de contato e enquetes. Aprenda aqui nesse tutorial, que funciona para Blogger e WordPress.

Já mostrei aqui como criar uma apresentação de slides e adicionar em seu blog usando o Google Docs:

Mas aqui vou mostrar como usar o recurso de “Formulário” que, além de servir como opção para você criar formulários de contato, também é muito útil e prático para criar enquetes e pesquisas (como fiz no post “O que você acha do [ Ferramentas Blog ] – Pesquisa” onde você pode ver o recurso funcionando).

Passo 1.

Entre no Google Docs com qualquer conta que você tenha de qualquer serviço do Google. Pode ser até a mesma do Blogger (Blogspot), por exemplo. O endereço do Google Docs é: http://docs.google.com/.

Aí você verá todas as possibilidades de uso do serviço, pode fazer upload de arquivos e documentos, criar tais documentos online, contando com um espaço gratuito de armazenamento de 1Gb.

Passo 2.

No menu do canto superior esquerdo da tela há um botão chamado “Criar novo”. Clique ali para depois escolher a opção “Formulário”, como ilustra a imagem abaixo.

criar-novo-formulario-blog-google-docs

Passo 3.

Será aberta uma nova janela (aba) com o espaço para a construção e configurações do novo formulário/enquete que você deseja criar. Explore todos os espaços e possibilidades disponíveis para você aprender o que pode ser feito e como usar os recursos disponíveis.

novo-formulario-google-docs

No rodapé da página onde você está criando e configurando o formulário/enquete, há o link para você visualizar as mudanças que vão sendo feitas e ver o resultado final.

Esse mesmo link é usado para as pessoas acessarem e responderem os questionários numa página externa ao seu blog. Mas também é possível incorporar esse formulário dentro de um post de seu blog como eu fiz no exemplo citado no início desse tutorial.

Passo 4. Incorporar o formulário/enquete

Depois de criar o formulário como desejado, você pode simplesmente divulgar o link ou pode incorporar, adicionar o formulário dentro de seu blog em uma postagem ou até numa página estática.

Para isso você precisa gerar o código e incorporação (embed). Clique no botão “Mais ações” na canto superior direito e escolha a opção “Embed”.

embed-formulario-google-docs-blog

Então copie o código que foi gerado.

embed-codigo-google-docs-formulario

Agora é só colar dentro do post/artigo onde deseja que ele seja exibido.

Os resultados e respostas/contatos que as pessoas fizerem ficam armazenados em forma de planilha e você pode acessar esses dados, inclusive vendo gráficos que são gerados automaticamente.

Para ver essas informações é só entrar na página inicial do Google Docs, onde está a lista de seus arquivos e ver onde está o novo formulário criado. Aí também é possível fazer alterações até em formulários já criados e usados.

Outros artigos e tutoriais interessantes:

33 Comentários

  1. Nossa!!!! Ótimo post Marcos, parabéns por sempre estar dividindo essas informações conosco. Excelente, exatamente o que eu estava precisando para fazer um formulário bem atraente e bom aos olhos.

    Responder

  2. Temos tudo em mãos e não sabemos utilizar, só falta um empurrãozinho para que possamos desenvolver os mecanismos.
    Abraço

    Responder

  3. Mais uma dica que desconhecia. Obrigada, contigo estamos permanentemente a aprender, porque nos estás sempre a dar informação inovadora (pelo menos para mim).

    Um abraço!

    Responder

  4. @Via7,
    No caso, os formulários não têm como ter os resultados enviados para seu email. ficam armazenados na sua conta do Google Docs apenas e você precisa acessar lá para ver o que recebeu.

    Responder

  5. Muito obrigado!!! Quebrei tanto a cabeça para descobrir como conseguir o html….
    Você salvou meu dia!!!
    Abraço.

    Responder

  6. Muito útil, eu ví um formulário deste em um site e ao procurar como fazer um encontrei o seu nos resultados do Google blog ensinando , muito obrigado pela ajuda.

    Responder

  7. Muito obrigada pelas dicas! Estou utilizando estes formulários do google docs para fazer pesquisas e colher opiniões de algumas pessoas aqui.

    Só estou com uma dúvida:

    É possível que outras pessoas acessem as respostas enviadas para os formulários, ou apenas eu tenho acesso a estas respostas?

    Obrigada!

    Responder

    • Na tela de edição do formulário (para voltar a ela vá na planilha com as respostas depois em “Formulário” e então “Editar formulário”) vá em “Mais ações” depois em “Editar confirmação” dai marque o item “Publicar resumo de resposta” que, após responder ao formulário o usuário poderá clicar no link para visualizar Resumo de respostas

      Abraço,

      Elder

      Responder

  8. Olá Marcos, como faço para que seja obrigatório autenticação, pois, não quero a mesma pessoal votando várias vezes.

    Obrigado,
    Rafael Pimenta

    Responder

    • Rafael,
      Para esse modelo não é possível criar uma autenticação para limitar a quantidade de participações. Você terá de procurar outro modelo, normalmente pago.

      Responder

  9. Olá, criei um formulário de contato pelo google docs, como faço para toda vez que alguem usar o formulário chegar no meu email? Porque as vezes não tenho tempo de abrir o googledocs e acabo perdendo algum contato. Desde já, obrigado.

    Responder

  10. Olá Marcos, preciso saber se é possível criar 3 formulários no google docs e depois colocar o html deles no meu site, isso é possível?

    obrigada pela atenção desde já,

    vanessa

    Responder

  11. Valeu, Marcos! Muito obrigada pela gentileza em me responder.
    Parabéns pelo seu site, é d+, muito útil mesmo.

    Muito sucesso pra vc!!!

    Responder

  12. Olá Marcos!
    Muito obrigado por partilhar seu conhecimento.
    Gostaria de lhe deixar uma pergunta: É possível saber(email) da pessoa que deu a resposta. Gostaria de fazer algo do gênero, para depois desenvolver uma comunicação com a devida pessoa. Pode-me ajudar?
    Um abraço.

    Responder

  13. Oi Marcos, eu de novo usando e abusando de suas preciosas orientações. Estou precisando fazer uma enquete no blog e pensei em usar o esta indicação do Google doc, mas gostaria de saber quais são as desvantagens ou inconvenientes. Você pode me ajudar?
    Um abraço,
    Zélia Dantas

    Responder

  14. Marcos, e se eu precisar de um banco de dados junto com o formulário e uma ferramenta de busca neste banco de dados.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.