7 dicas para criar um blog e ganhar dinheiro

ganhar-dinheiro-blog-internetTodo dia chegam pedidos de ajuda para ganhar dinheiro na internet e como fazer isso criando um blog. A resposta nem sempre é simples e quase nunca agrada as pessoas. Então resolvi montar essa listinha com dicas básicas. Não é a solução definitiva, mas ao menos ajuda a dar uma direção. Mas já adianto: não é algo fácil e você terá que trabalhar – trabalhando é a única forma de ganhar dinheiro que conheço.

Vou repetir: não há soluções mágicas e fáceis de se ganhar dinheiro pela internet, especialmente se for com blog. Esse é um tema que precisa de dedicação, estudo sério e tempo, muito tempo para as coisas darem certo. Até já publiquei um vídeo sobre e algumas dezenas de posts:

1. Escolha um assunto que você goste ou domine.

Se vai escrever um blog, então que seja sobre algo do seu agrado, pois não basta criar o blog, é preciso gera conteúdo constantemente e você precisa gostar do que vai fazer.

2. Escolha um tema que seja de grande interesse geral.

Quanto maior for o seu público alvo, maiores será sua capacidade de crescimento. Mas lembre-se que a internet é grande e tem gente para todo tipo de assunto. Uma forma de saber como chegar melhor ao seu público é entender bem sobre palavras-chave.

3. Escreva sobre assuntos que as pessoas querem ou as ajude.

Conteúdos que ajudam ou resolvem, solucionam, algum problema das pessoas são os mais procurados, geram empatia e fidelizam o seu público mais rapidamente.

4. Produza conteúdo que as pessoas vão querer divulgar.

É extremamente importante gerar tráfego para seu blog, se você quer ganhar dinheiro. Melhor ainda se as visitas são por indicação, o que dá mais credibilidade ao seu conteúdo.

ganhar-dinheiro-moedas-blog-internet

5. Teste e experimente vários serviços e métodos de monetização.

Não se prenda a um único modelo de monetização. Tente descobrir qual o melhor método para os eu público e o seu tipo de conteúdo. Isso leva tempo, então tenha paciência e dedicação para encontrar o melhor sistema.

6. Cuidado com as promessas mágicas.

Repetindo: não se engane, ganhar dinheiro na internet é algo demorado, nem sempre dá certo e vai exigir muito trabalho e dedicação. Não vai acontecer da noite para o dia e, na maioria dos casos, dá errado.

7. Não desista ou abandone seu plano.

Vai demorar, vai dar trabalho e não será um retorno gigantesco. Mas só vai dar certo a longo prazo e com dedicação constante. Isso é um negócio e como todo negócio, é um trabalho e você precisará se esforçar a longo prazo.

Outros posts sobre monetização de Blogs:

Fontes: 10 Foundational Tips for Bloggers Wanting to Make Money Blogging, 10 razões porque ter sucesso com um blog sobre ganhar dinheiro é difícil e 12 regras e 12 dicas para trabalhar a tempo inteiro na internet.

.

12 Comentários

  1. Boas dicas, para quem tem esse objectivo em mente.
    No meu caso, não pensei muito nisso, gosto mesmo da partilha de ideias, dos desabafos do dia-a-dia e da ideia de que ajudei alguém com a minha pesquisa. Mas ter seguidores, creio que agrada a toda a gente, é um sinal de reconhecimento.
    De qualquer modo, deixás-te um bom texto para quem quer enveredar por esse caminho.
    Um abraço

    Responder

  2. Muito legais essa dicas, eu ganho dinheiro na internet de varias maneiras uma delas é fazendo parte de programas de afiliados, dai resolvi fazer um blog divulgando esse programas para ganhar dinheiro mas isso não funcionou muito porque meu blog nao tinha conteúdo, agora aprendi que você tem que escrever artigos de qualidade para ter sucesso com seu blog.

    Responder

  3. Muito importante na hora de criar blog é escolher um serviço de hospedagem e criação. Hoje em dia os mais populares são o Blogger e o WordPress mas existem outras alternativas que também devem ser analisadas.

    Responder

  4. Marcos, sempre fui louca por cinema desde criança, tanto que tenho num programa (desenvolvido pelo meu genro) um vasto arquivo sobre o assunto curtia esses dados mostrando para amigos, familiares que sempre me incentivavam a criar um blog; mas ai estava a dificuldade não tinha nenhum conhecimento sobre o assunto. Passei então a procurar na internete algo e deparei-me com o ferramentasblog.com; li e reli e continuo lendo todas suas postagens; postagens que estão sendo de grande ajuda no meu trabalho de iniciante, quase semi analfabeta no assuto, porém sou persistente as dúvidas continuam fervilhando na minha cabeça; mas hoje não vou perguntar nada escrevo somente para agradecê-lo e parabenizá-lo por ter disponibilizado esta ferramenta tão preciosa, obrigada!!
    PS visite meu blog e se possível, por favor aceito sugestões e críticas contrutivas; leve em conta que estou apenas engatinhando no assunto, Grata!

    Responder

  5. Se a pessoa fizer um blog apenas por gostar de algum tema ela não irá se frustar caso mão tenha muitos acessos; agora, caso comece a ganhar dinheiro com os banners, isso sim seria muito bom, aí a pessoa poderia começar a se dedicar a arte de ganhar dinheiro.

    Responder

  6. Ótima postagem , estou começando agora meu Blog , paguei um domínio próprio , hospedagem paga , tentando levar a coisa mais a serio mesmo , atualizo ele sempre que possível , normalmente todo dia , ta fraquinho ainda , mas chego la , e com certeza vou tentar monetizar ele afinal que não quer uma graninha extra ne ? mas tô sem pressa , esperei um mês ate ter uma visualização legal , agora sim mim inscrevi em dois programas afiliados , fui aceito em um e estou esperando a resposta do outro , vamos ver se vai dar certo !

    Responder

  7. Olá Marcos,

    Sem dúvidas ganhar dinheiro na internet não é algo fácil, como você mesmo disse é preciso testar os sistemas e trabalhar bastante em cima. Quanto aos blogs o negócio é consistência e saber as palavras chaves.

    Abraços

    Responder

  8. Acho que um erro bastante cometido por quem inicia a monetização de seu blog é encher o layout de banner que não tem nada a ver com o conteúdo / foco do blog.
    Além de perder bastante a credibilidade, dificilmente os usuários vão comprar (ou clicar) o que está sendo exibido, já que essa atitude passa a impressão de que o autor do blog nem sequer conhece as coisas que estão sendo divulgadas, apenas expõe para seu próprio lucro.
    Estudo a monetização do meu blog, mas quero divulgar apenas produtos / serviços que eu utilizaria.

    Bom tema, Marcos.

    Cabe até um workshop sobre isso, hein ! #ficadica

    Abraço.

    Responder

  9. Pingback: Blogueiros de Sucesso: Marcos Lemos e seus projetos para blogueiros « Programa de Afiliados

  10. Muito obrigado por essas excelentes dicas Marcos Lemos, como sempre fazendo ótimos posts explicativos e cheios de informações valiosas.

    Agradeço muito por sua grande ajuda, e continue assim, fazendo posts com maestria e profissionalismo.

    Responder

  11. Pingback: Blogueiros de Sucesso: Marcos Lemos e seus projetos para blogueiros

  12. Olá Marcus

    Ótimo artigo

    Criar um blog hoje em dia e ainda conseguir ganhar muito dinheiro com ele já está virando cada vez mais uma realidade aqui no Brasil.

    Um grande abraço

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.