Como registrar e usar domínio próprio no Blogger

Tutorial ATUALIZADO para o Novo painel do Blogger.
Todos queremos um blog exclusivo e isso muitas vezes começa pelo endereço do blog, registrando um domínio próprio para não usar o endereço em formato padrão do Blogger (algo como SEU_Blog.blogspot.com). Você pode registrar um domínio com o nome que desejar e usar uma extensão como “SEU_Blog.com” ou “SEU_Blog.com.br” ou qualquer outro que estiver disponível e continuar usando os serviços gratuitos do Blogger. Veja como!

Vamos começar esse tutorial respondendo dúvidas comuns e logo abaixo o procedimento para comprar, registrar e redirecionar o domínio próprio do seu blog no Blogger (Blogspot).

Esse é um tutorial longo e exigirá leitura atenta.

Veja cada parte com atenção!

Introdução: Respondendo dúvidas comuns!

1. Depois de comprar e configurar o novo endereço (domínio) o Blogger vai redirecionar todo o conteúdo do meu blog para o novo endereço automaticamente?

Sim. Tudo o que já está publicado em seu blog será apontado para o novo endereço, inclusive o que já está indexado no Google e você não precisará fazer nada. O Blogger cuidará de todos os detalhes.

E se alguém digitar o endereço antigo do seu blog, irá para o endereço novo (para o novo domínio).

2. Se quiser voltar para o endereço antigo, voltar a usar o padrão do Blogger (Blogspot), também redireciona automático?

Sim. Do mesmo modo que antes, tudo será automático e o Blogger cuidará de reapontar seu endereço antigo para o novo.

3. Posso continuar usando o Blogger, o painel de serviços, a hospedagem gratuita, os mesmos templates e gadgets, bem como o PicasaWeb para manter meu blog na internet?

Sim. Quando você registrar um domínio, você só vai dizer ao Blogger que deseja usar um novo endereço, mas tudo continuará como antes. O painel do Blogger será o mesmo e o serviço continuará gratuito.

Como Registrar um domínio para o Blogger

Passo 1 – Comprando o Domínio

Registrar um domínio não é gratuito, então a primeira coisa a fazer é comprar um domínio, comprar o endereço que você deseja usar em seu blog. Isso pode ser em qualquer serviço que faz isso. Recomendo o Registro.BR, que é brasileiro, totalmente em português e você pode pagar tanto com cartão de crédito, quanto com boleto bancário.

Você só precisa registrar um domínio. Não precisa contratar nenhum outro serviço, nem hospedagem. Só encontrar um nome que deseja e registrar. Se quiser migrar do Blogger para o WordPress e/ou precisar de um serviço de hospedagem conheça e visite o FBlog Host, especializado em hospedagem de Blogs:

Então compre, pague e espere alguns dias até o domínio ser liberado.

Sim. Infelizmente leva alguns dias (ao menos uns 2 dias) para ter o domínio liberado para usar. Quando estiver liberado, volte aqui para continuar o tutorial. Salve nos “Favoritos”, assine nosso Feed e nos siga no Twitter (@FerramentasBlog) para se manter atualizado nesse tempo.

Se pagar no Cartão de Crédito, então pode ser liberado na hora.

Passo 2 – Redirecionando no Blogger

Depois de ter o domínio comprado, liberado agora vamos para o painel do Blogger para proceder com o redirecionamento e pegar os códigos do “CNAME” que vamos usar no passo 3 para as configurações do domínio.

Entre no painel do Blogger com a sua conta, exatamente como você sempre fez.

Clique no menu “Configurações” ~> “Básico” e depois clique no link “+ Adicionar um Domínio personalizado”. Então coloque o endereço do domínio que você comprou e clique em “Salvar”, como ilustra a imagem abaixo:

Configurar Domínio Próprio no Blogger

Aparecerá uma mensagem de “Erro 12″ e uma sequência de códigos que você precisará usar na hora de configurar o seu domínio no painel de onde você o comprou. Não feche essa janela. Será algo como a imagem abaixo ilustra:

Erro 12 para Domínio próprio no Blogger

Abra uma outra janela para ir ao painel de controle do local onde seu domínio está registrado para seguir o Passo 3 abaixo. Será preciso voltar à esta janela para copiar os códigos que o Blogger deu no “Erro 12″.

Cada Blog tem seu próprio CNAME para usar e identificar o domínio.

Passo 3 – Configurando o novo Domínio

O próximo passo depois de ter o domínio comprado, pago, e liberado para uso, é ir ao painel de controle do serviço onde você comprou o domínio para fazer as configurações de apontamento. Vou mostrar aqui como se fosse no UOLHost, mas o modelo é igual para qualquer serviço, inclusive os nomes das configurações.

A única coisa que você precisa fazer depois de ter o domínio liberado para uso, é ir ao painel do serviço onde ele está registrado, acessar a conta que você criou lá nesse serviço e ir para as configurações do seu domínio.

As configurações a serem usadas ficam no painel do Blogger

Procure por algo como “Gerenciar DNS” quando selecionar o seu novo domínio registrado. Aqui você precisará criar um “CNAME”, com os seguintes dados, que são os primeiros que aparecem no painel do Blogger no “Erro 12″:

Tipo: CNAME
Entrada: www
Valor: ghs.google.com

Mais ou menos como na imagem abaixo:

gerenciar-DNS-dominio

O mais importante desses é o valor que deve ser exatamente “ghs.google.com” que é o que apontará o novo endereço para o Blogger. Depois de criado o primeiro CNAME, agora é preciso criar o segundo com a segunda linha de códigos do painel do Blogger.

Há uma sequência de letrar pequena no painel do Blogger onde está o “Erro 12″. Essa será a “Entrada” e a sequência maior será o “Valor”. Copie e cole esses códigos e crie o novo CNAME.

Agora volte ao painel do Blogger e clique no botão “Salvar” novamente que o “Erro 12″ sumirá e seu Blog já será redirecionado para o novo domínio.

Últimos detalhes

Pode demorar até 1 hora para o redirecionamento funcionar. Então não entre em pânico e tenha paciência. Isso poderá deixar o seu blog fora do ar ou inacessível por algum tempo, mas tudo volta ao normal sem você precisar fazer nada.

Pode levar até 24 horas para todos os links do endereço antigo de seu blog começarem a apontar para o novo endereço.

Pode levar até 30 dias (ou mais) para que os links indexados no Google, sejam mudados para o novo endereço. Não há nada que fazer até que isso aconteça.

Outros artigos que podem te ajudar:

197 Comentários

  1. gostei, tva pensando em no ano q vem (aniversário do meu blog) já peggar o domínio personalizado.
    eu tinha medo pq pensava q era mais complicado, precisaria hospedar e mais algumas coisas (talvez pq todos os sites explicavam como se fosse um animal de 7 cabeças)
    eu acesso diariamente o ferramentas blog e essa foi a dica mais importante q vcs já me deram
    obrigado

    Responder

  2. Marcos, eu comprei um domínio no Homehost, e no painel deles tem assim:

    Servidores DNS:
    Servidor primário: ns2.servidorwebsite.net
    Servidor secundário: ns2.servidorwebsite.net

    Para direcionar esse domínio para o Blogger eu devo substituir o servidor primário por ghs.google.com, ou o secundário, ou ainda, os dois?

    Agradeço desde já.

    Responder

  3. @Silas Yudi,
    Preste atenção ao exemplo da explicação dada. Não é para mudar o "servidor" do DNS, mas no painel de gerenciar DNS, criar um novo CNAME com as características que apresentei.

    Responder

  4. Marcos, fiz um teste antes de usar um domínio próprio no blog da minha esposa utilizando o Zoneedit e funcionou perfeitamente.
    O teste foi feito para que o blog não ficasse fora do ar por dois ou tres dias.
    Não sei se esse método funciona no UolHost, mas no zoneedit funciona perfeitamente.
    Fiz da seguinte maneira:
    Comprei o domínio e configurei normalmente o Zoneedit. Antes de configurar o domínio no Blog oficial da minha esposa, criei um blog de testes e configurei como se fosse utilizar o domínio nele. Aguardei 72 horas e quando o blog de testes começou a funcionar com o domínio próprio, simplesmente retornei esse blog de testes para o domínio do Blogspot e no blog oficial da minha esposa, configurei o novo domínio.
    Após clicar em salvar alterações, o blog já estava funcionando com o novo domínio.

    Espero que essa ajude algum usuário.

    abraços

    Responder

  5. Primeiro dominio é sempre uma dor de cabeça. Muitas dúvias e pouca experiência, mas é uma ótima coisa a se fazer. Seu blog agora com dominio é registrado, aquele dominio é seu. Ao invés de '.blogspot.com' bastaria apenas '.com' no meu caso: "www.ets-e-ovnis.com"

    Indico!

    Vi algumas ficas de dominio, pago 35 no meu anualmente, com DNS. Como tenho renda isso não saí caro… Abraço, trabalhem duro em seus Blogs, não tenham medo de escrever e publiquem sempre que possível

    Abraço!

    Responder

  6. Gostei muito de suas digas. devo sim assinar feeds e com certeza vou te seguir no twitter! Parabens pelo excelente trabalho.

    Responder

  7. Últimamente você não vem colocando mais tutoriais como códigos ou coisas do gênero (como este) eu até leio mas acho que tem muita gente que fica com preguiça de ler…

    Responder

  8. @Roger,
    Tenho publicado mais orientações de como manter um blog do que simplesmente como usar códigos, por acreditar que esse é um tipo de informação pouco explorada.
    Os códigos não fazem um blog.

    E se alguém tem preguiça para ler, então é melhor parar de mexer com blogs. Blogueiro tem que ler e ler muito!

    Responder

  9. @Maria Lúcia,
    Não, não precisa refazer a assinatura.
    Ali é só uma sugestão para quem não é assinante ou não me segue no Twitter. É uma forma de atrair mais assinantes e seguidores e incentivar as pessoas a acompanharem minhas atualizações.

    Responder

  10. Olá Marcos,
    Já sou de casa, mais ultimamente que meu blog começou a se expandir, me deu mais motivação para estar sempre atualizando, das dicas que me deu segui todos, mais uma coisa que me ajudou muto foi a ética no que estamos fazendo, depois de um pessoal acompanhar alguns meses o meu blogger acabei fazendo uma parceria, e o acesso ao meu blog simplesmente triplicou, intaum sugiro ao pessoal, sempre fazer o correto e buscar boas parcerias :D

    Responder

  11. Olá Marcos, o meu registro fiz através do site http://www.registro.br e lá não tem nem uma oção de "Gerenciar DNS" para seguir o passo dois.
    O que tem lá é:

    Servidor Nome
    Master ns1.redehost.com.br
    Slave 1 ns1.redehost.com.br

    o que fazer?

    Responder

  12. CurioFísica,
    Eu não sei usar o Registro.BR, mas imagino q exista alguma forma de você criar um CNAME. Não é alterando o nome do servidor.
    Veja se eles têm um suporte para tirar essas dúvidas.

    Desculpa não saber mais que isso!

    Responder

    • Fiquei na mesma situação do CurioFísica, pois nos artigos dos 40 dias de penitência, a indicação é do registro.br. Só depois que vi o uolhost, mas já havia registrado. =(
      Vou tentar resolver isso e te digo alguma coisa, pelo menos, divido o aprendizado, já que tanto aprendo por aqui! ;)

      Responder

  13. Eu estou usando um domínio registrado no Terra Empresas. Quando eu crio uma nova entrada CNAME, e coloco o valor "ghs.google", na hora de salvar, ele altera sozinho pra "ghs.google.nome_do_meu_dominio.com.br". Eu acho que é porque eu não devo estar fazendo certo, mas pra mim todos os passos estão sendo seguidos. Isso deve acontecer?

    Responder

  14. @Marcelo,
    O melhor no seu caso é entrar em contato com o suporte do Terra e solicitar a configuração. Não sei pq o sistema deles faz essa alteração, mas isso com certeza atrapalha a dar certo.

    Responder

  15. Marcos tenho uma duvida em relação ao pagamento no uol host. Quando eu fizer o cadastro e tudo mais, e imprimir o boleto, e pagar no banco: A primeira duvida: O uol host, pode ser paga o boleto em qualquer banco? E a segunda é: Quando eu for no banco e pagar, eles vão me dar algum código para colocar no painel de controle da uol? Ou é simplesmente pagou e pronto?

    Responder

  16. @Alec,
    Pode pagar o boleto em qualquer lugar, até em lotéricas.
    Depois de no máximo 2 dias uteis, a UOL é informada automaticamente do pagamento e seu domínio será liberado para usar. Nào precisa de mais nada além disso.

    Responder

  17. Aeee, depois de ler esse post tirei todas minha duvidas e agora meu blog é .com \o/… Excelente tutorial, respondeu minhas duvida.

    Responder

  18. Muito bom tutorial.
    No meu caso, registrei no Registro.br, só que tive que me cadastrar em outro site para conseguir fazer o esquema do DSN. Mesmo assim, foi liberado em 5 minutos o domínio, mesmo antes de ter pago.

    Agora está tudo certo: http://www.destroyzer.com.br

    Responder

  19. Marcos,
    Depois que vi essa postagem, decidi ter um domínio próprio para o meu site e o resultado foi 100% bom! Paguei essa semana e ontem já estava liberado. Segui o passo a passo acima e quando fiz o teste, na hora já estava indexado como terracapixaba.com. Excelente, é um processo bem simples mesmo. Valeu pela dica!

    Responder

  20. Vocês poderiam me responder quanto tempo demora para o blog voltar ao ar?
    Comprei um dominio proprio a mais de 24 horas e fiz toda a configuração certa mais desde que fiz esse processo toda vez que tento assessar o blog seja pelo endereço antigo ou pelo novo aparece escrito SITE EM CONSTRUÇÃO isso é normal?
    o que eu faço?
    agradecia muito se alguém me ajudasse

    Responder

  21. @Tais,
    detalhes técnicos para saber se algo deu errado você tem que entrar em contato com a empresa onde você fez o registro.
    Desculpa não saber como te ajudar.

    Responder

  22. Pingback: Como escolher entre o Blogger ou o WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]

  23. Oi Marcos

    Td bom? Seu post me ajudou muito!

    Eu registrei meu domínio no Uol Host, como vc sugeriu. Eu queria fazer um redirecionamento simples (apenas o domínio apontando pro blog, sem mudar o endereço do blog na barra do browser), mas o UOL não faz isso (ou assim me informou o suporte) e tive que mudar o blog pro endereço .com mesmo.

    De qualquer forma, eu segui passo a passo o seu tutorial e tudo funcionou perfeitamente.

    Resta apenas um único problema: o blog não entra se nao digitamos o “www” no endereço.
    Noto que o seu entra, mesmo que só se digite “ferramentasblog.com”, sem o “www”.

    Vc tem alguma sugestão de como resolver isso?

    Obrigada desde já,

    Milena

    Responder

    • @Milena,
      No mesmo lugar do painel do Blogger onde você mudou o endereço, há a opção de pedir o redirecionamento do www. Assim os dois funcionarão.

      Responder

  24. O que eu não entendo é, por que o domínio nacional(.br) é mais caro que o internacional(.com), acho que o internacional deveria ser mais caro já que teria mais visualizações, e ao ver isso fiquei em dúvida, qual seria melhor? Abraço.

    Responder

  25. Pingback: Vale a pena registrar um domínio para seu Blog? | [ Ferramentas Blog ]

  26. Adorei! Fantástico o que o ferramentasblog.com faz por nós, iniciantes no mundo dos blogs. Com certeza sempre serei grata a esta equipe! Parabéns sempre!

    Responder

  27. marcos avabei de contratar um dominio próprio para mim! Obrigado pelo posta judou muito! Mas agora eu queria saber, essesserviços como Gppgçe Analitics eu vou ter que mudar o meu endereço do meu blog neles?

    Responder

  28. Decidi ter um domínio próprio mas me vieram dúvidas:

    Em meu blog eu falo sobre o Japão, blogueira iniciante coloquei um nome nada a ver com o tema principal “httposso”. Juntei o http e acrescentei osso…tipo de posso fazer isso ou aquilo. Várias pessoas chegam ao meu blog digitando o nome httposso no Google, então me veio a dúvida…vale a pena á essa altura (1 ano e poco na ativa), mudar o nome do blog para um que seja mais ligado ao assunto principal do meu blog e assim talvez aumentar as visitas ao meu blog?

    E se mudar o nome do Blog, o blogger fará o redirecionamento normalmente mesmo com nome diferente? Isso fará com que eu perca os seguidores? (pelo que li nos seus artigos eu acho que a resposta é sim e não, mas me confirme por favor)

    Vou seguir suas dicas, como sempre faço, primeiro vou registrar dominio com Blogger e talvez depois eu migre para WordPress.

    Responder

    • Ao comprar um domínio e mudar o endereço do seu blog no painel do Blogger como ensinamos aqui mesmo no tutorial, o Blogger mesmo fará todos os redirecionamentos. Mesmo que alguém chegue ao seu blog digitando o endereço antigo, será levado para o novo.
      Se ler com atenção o tutorial, verá que suas dúvidas estão respondidas na introdução.

      Outra coisa. Depois de redirecionar o domínio no Blogger e, se no futuro vc quiser migrar para o WordPress.org, pode fazer isso sem problemas que também não perderá visitas.

      Vale a pena fazer isso agora? Vale. É sempre bom registrar um domínio. Antes tarde do que nunca!

      Responder

      • Obrigada por responder! Eu li com atenção mas minha dúvida era mesmo quanto á mudança de nome do blog, se valia á pena mudar o nome depois de 1 ano e pouco no ar.

        Responder

  29. to afim de comprar um domínio próprio também.só que tenho umas duvidas:

    No Uol Host se eu escolher a extensão .NET a opção DNS vai aparecer como no na parte 2 do tutorial?ou o tutorial só serve para o .COM?

    E se caso o blogger sair do ar como aconteceu hoje,as ferramentas de postagem e tudo mais vai continuar a funcionar normalmente no meu domínio próprio?Obrigado.

    Responder

    • A explicação serve para qualquer tipo de registro que você fizer.
      Ao registrar um domínio, seu blog continua sendo acessado pelo painel do Blogger, nào muda nada do que era antes.

      Responder

  30. Queria agradecer pelas dicas. Sempre que tenho alguma dúvida a respeito de como lidar com blog em termos de configurações e tal, já sei onde correr.
    Agradeço por me ajudar com essa história de Domínio, sem dor de cabeça. ADOREIIIIIIIIIIIIIIIII e CONSEGUIIIIIIIIIIIII.

    Quem tem vontade de fazer o mesmo, pode seguir as dicas sem medo pq funciona mesmo. E o melhor, não tive que esperar tanto, foi imediata a mudança [que ocorreu apenas na url e os demais sistemas de publicação de post são os mesmos, maravilha]

    Mais uma vez, parabéns pelo blog pq vc conseguiu fazer uma pessoa que não entendia nada de html tem mais noção do que imaginava [*-*]

    Obrigada. Bjo

    Responder

  31. Marcos, obrigado por todas as dicas, vou registrar meu domínio. Sempre quando tenho alguma dúvida, escrevo no google e em sequencia ‘Ferramentas Blog’, sem dúvida o melhor. Abraço

    Responder

  32. Boa tarde, Marcos!

    Antes de tudo, gostaria de lhe agradecer por suas dicas, sempre muito úteis, nos ajuda demais.

    Lendo o seu post, me surgiu uma dúvida que talvez você possa me responder.

    Troquei o template do meu blog e ultimamente o blogger tem feito com que ela perca algumas funcionalidades, por exemplo, o blog fica parecendo que não carrega todas as imagens e perde a cor de fundo. Já testei em outros lugares e acontece o mesmo, portanto não é problema da minha net, nem do meu PC. Gostaria de saber se eu mudar para um domínio próprio isso continuará acontecendo ou é problema do template mesmo?

    Preciso solucionar o problema porque cansa ter que ficar mudando as configurações todo o mês.

    Enfim, certa que serei respondida agradeço a atenção.

    Um abraço, Eve.

    Responder

  33. Olá, Marcos! Boa tarde!

    Tudo bem com vc? Quero colocar meu blog em domínio próprio, mas estou na dúvida de onde registrar. Tive indicações do Uol Host como também do próprio Google pois meu blog é blogspot.

    Você poderia me ajudar? Existem diferenças específicas entre eles?
    O que eu percebi foi que diferença de quantidade de emails a serem disponiblizados e preço. Fora isso, não percebi.

    Grata!
    Elaine Cunha

    Responder

  34. Olá Marcos.

    Tenho um blog com mais de 3100 visitas diárias.

    com um novo domínio e perderei minha visitas?

    Estou em primeira pagina do google quando alguem pesquisa meu conteudo, Serei prejudicado…

    Responde Marcos…

    Responder

  35. Olá Marcos,

    Em relação às redes sociais tipo TWITTER, FACEBOOK, DIHITT…
    Há necessidade de fazer alteração de, p. ex.: “.blogspot.com”, para “.com”? Ou ocorre automaticamente?
    Outra questão: ao adquirir o domínio próprio, o valor cobrado engloba todos, ou seja: “.com”, “.net”, etc? São várias opções.Ou cada um tem um preço?

    Grande Abraço.

    Responder

  36. É isso aí, Marcos.

    O registro de domínio acabou de ser efetivado no UolHost.
    Mesmo com pagto via cartão de crédito demora cerca de 02 dias?
    Enquanto isso, posso continuar postando no meu Blog?
    Grande Abraço.

    Responder

  37. Blz Marcos ?

    Você não disse sobre a opção de comprar diretamente no Blogger .. na opção comprar domínio do proprio Blogger.

    É mais fácil e tudo configurado automaticamente pelo próprio sistema, e não demora nem 10 minutos para ser ativado para o novo domínio. Mas tem que ter um cartão internacional para pagar no Goolge Checkout.

    Responder

  38. Olá em primeiro lugar muito obrigada, não conhecia NADA sobre blog e vc tem me ajudado pacas. Bom comecei a fazer esta semana e cheguei aqui e vc deu a orientação do dominio, não pensei duas vezes e já fiz, já está liberado enfim, mas as coisas mudaram um pouco no UOL Host e agora só consigo fazer esta alteração do DNS com eles pelo tel, on line não tem mais a opção ou melhor tem mas não é possivel clicar.
    Bom mas ai vai o problema uso o Blogger do Google e eles me pedem o DNS do meu blog????? Eis a dúvida pois não faço idéia de onde conseguir isso, já fucei em tudo e eles tb não sabem kkkkk e agora….
    HELP!!!

    Responder

  39. Olá Marcos,

    1- Assinantes de Feeds e NewsLetter são mantidos?

    2- É preciso fazer alguma mudança no Adsense?

    2- O blog com o novo domínio perde a posição de rankeamento no Alexa?

    Responder

      • Marcos,

        Fiz todo o processo mas não consigo exito no apontamento. Faz mais de mês que estou brigando com o pessoal do uolhost, já liguei umas vinte vezes, eles dizem que já configuraram td certo, eu já configurei no blog (publicação, domínio personalizado, avançado) mas quando digito o domínio só abre o site da google. Isso a mais de um mês. O que faço?

        Responder

  40. Olá Marcos,

    Acabei de fazer esse procedimento. Você explicou de uma maneira muito simples e consegui fazer rapidamente e inclusive já está funcionando o site com o domínio próprio…adorei! Como sou nova no mundo dos blogs (acabei de criar o meu), pensei que ia ter que contratar alguém para fazer isso por achar uma coisa complicada mas com a sua ajuda, foi fácil.
    Muito obrigada. +1!!

    Responder

  41. Olá Marcos Lemos,

    Dois dias atrás fiz a mudança do blogspot para um domínio próprio, e quero agradecer pelo tutorial que facilitou bastante a migração.

    Mas fiquei com uma dúvida. No painel do analytics o endereço do blog continua no blogspot, isso significa que as estatisticas só serão contabilizadas para quem acessar o blog pelo endereço antigo? Quem acessar diretamente pelo novo endereço não é contabilizado?

    Pergunto porque senti uma queda considerável nos acessos pelo analytics desde que fiz a mudança.

    Abraço!

    Responder

    • Você precisa mudar seus dados de cadastro no Analytics para o novo endereço, mas isso nào afetará a contagem das visitas.
      Certifique-se de que o código de rastreamento do Analytics ainda está no seu blog.

      Por fim, vale lembrar que terá mesmo uma pequena queda nas visitas por alguns dias até que o google registre essa mudança.

      Responder

  42. Olá Marcos, meu blog é relativamente recente. As visitas orgânicas do Google costuma estar entre 50 a 100. Você recomenda que compre um dominio próprio ou acha que devo esperar mais tempo qnd tiver mais bem rankeado no Google. Obrigado

    Abraço

    Responder

  43. Oi Marcos,
    muito obrigado pelo texto. Temos um blog e ainda não o registramos porque pensávamos que era um procedimento complicado e ainda teríamos que pagar um provedor.
    As explicações ficaram muito claras. Hoje já vamos tentar registar um domínio.
    Abraço,
    Bruno

    Responder

  44. Olá Marcos. Uma coisa que achei interessante em seu tutorial é que você cria um domínio do UOL e encaminha para a plataforma Blogger, eu queria saber se há um método para fazer esse mesmo processo mais com o WEBS.com [...]
    Eu criei um domínio no WEBS e queria passar esse domínio para o meu blog (Blogger).
    Mesmo que a resposta seja “Negativa”, fico cada vez com mais impressionado com a sua facilidade de convencer que elas estão fazendo uma coisa segura. Muito Obrigado.

    Responder

  45. Marcos, migrei para o domínio próprio como explicado neste excelente tutorial, mas estou preocupado por ter perdido um número bastante significativo de visitas dos mecanismos de busca. Já faz 20 dias que migrei e nem sinal de reação até agora. Perdi cerca de 5x o que havia.

    Será que volta? Estou apreensivo.

    Responder

  46. Usei o painel do Blogger e acredito ter seguido os passos. Só uma coisa que me incomoda, no dia seguinte à mudança percebi que os sitemaps no webmaster tools ficaram desordenados, com marcações vermelhas, como se o google não mais reconhecesse o blog em seu endereço antigo (blogspot.com).

    Alguns dias passaram e tudo continuou na mesma.

    Até que resolvi reenviar os sitemaps com o novo endereço (.com.br), 15 dias atrás. Se você tiver algum comentário a acrescentar será de grande valia.

    Abs.

    Responder

  47. Você falou que costuma demorar só uma hora para atualizar, mas vi gente comentando e são de 24 a 48 horas.

    Muito tempo, não?

    Responder

  48. Marcos, alguns widgets criados em metablogs e gentilmente oferecidos a nós, blogueiros têm, em seus códigos, o “blogspot.com”, como exemplo os contadores de redes sociais, o Índice do blog, enfim…Minha dúvida é em registrando o domínio devemos refazer, adaptar, enfim, tais códigos.
    Abraços na alma e obrigado sempre!

    Responder

  49. Pingback: NOVIDADE: Novo método para configurar Domínio personalizado no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  50. Ola! Marcos, tenho uma divida se eu seguir esses passos que você citou no tutorial mas mudando o servidor onde possivelmente registrarei o dominio. quando eu ou um visitante acessar o novo endereço irá aparecer a quela menssagem do Blogger dizendo que o blog mudou de endereço e se eu gostaria de ser redirecionado. Ira aparecer? e se aparecer tem como eliminar esta menssagem?

    Abraço, amigo.

    Responder

  51. Marcos, tentei configurar meu novo domínio, mas não consegui encontrar no painel do serviço onde ele foi registrado nada como “Gerenciar DNS”
    Por favor! espero poder contar com sua ajuda mais uma vez, Obrigada.

    Responder

  52. Olá, Marcos.

    Comprei um domínio no Registro.BR e depois de liberado fui fazer as configurações de DNS. Coloquei o www, o meu endereço no blogspot, mas o ghs.google.com que mencionou como importante para ser criado, não tinha como opção para criar. Será que foi criado automaticamente? Se puder, dê a sua opinião sobre isso pois estou em um impasse.

    Responder

  53. Olá Marcos, parabéns e muito obrigado pela dica, adquiri meu dominio e fiz todas as configuraões graças a sua dica…
    Tem como fazer um e-mail com o dominio que eu comprei?

    Desde já parabéns!

    Responder

  54. Nossa, quebrei a cabeça, mas consegui!
    Consegui visualizar o blog logo que terminei o procedimento, será que todo mundo vai conseguir tbm?!
    Muito obrigado pela ajuda, seu blog é o melhor pra nós blogueiros que ainda estamos engatinhando nesse mundo.

    Responder

  55. Pingback: MUDANÇAS: Blogs no Blogger terão URLs específicas para países | [ Ferramentas Blog ]

  56. Não é aconselhável fazer a compra do domínio direto pelo painel do Blogger?
    Faz tempo que quero comprar um domínio para o meu blog para deixá-lo mais acessível e com um endereço mais fácil de memorizar, mas tenho muito receio primeiro que fazer pelo Blogger a forma de pagamento é só por cartão de crédito, e segundo, não sei qual o melhor serviço de hospedagem.
    Valeu por informar que pelo Registro.br é possível o pagamento via boleto bancário, que é o que eu desejo.
    Abraços e parabéns pelo trabalho.

    Responder

    • Robson,

      É aconselhável sim, usar o painel do Blogger para registrar seu domínio. Na verdade é a melhor opção. Mas é preciso mesmo ter cartão de crédito. Se você vai continuar usando o Blogger, não precisará de hospedagem para nada, bastando apenas registrar o domínio.

      Responder

  57. Marcos, parabéns pelo o tutorial. Uma duvida que fiquei foi que no web master tools aparece agora os 2 domínios tanto o blogspot e o com.br gostaria de saber se terei que configurar novamente o sitemap para esse novo dominio ou se e normal aparecer os dois.

    Responder

  58. Se eu registrar um domínio perco meu layout e seguidores? (Tenho blog no blogspot e vou registrar o dominio pelo painel do blogger mesmo). A única coisa que mudará será o meu endereço mesmo?

    Responder

  59. Olá! Pois bem, acabei de comprar meu domínio pelo próprio Blogger, tudo certo. Porém, o Blogger não está redirecionado as entradas do .blogspot.com para o .com! Os dois estão funcionando! Isso não deveria ser automático? O blogger diz, no painel de controle, que irá redirecionar, mas isso não está acontecendo. É porque faz poucas horas que comprei o domínio? Ou terei que fazer algo manualmente?

    Desde já, agradeço!

    Responder

  60. Marcos… Em primeiro lugar, parabéns pelo teu trabalho, que contribui p/ a evolução da blogsfera tornando acessível esse tipo de conhecimento! Dito isso, agora vem a dúvida: Comprei na UolHost os domínios .com, .com.br e .net para meu site e converti meu blogspot para o primeiro deles (.com). Depois liguei no SAC da UOLHost e também ativei os outros dois endereços (.com.br e .net), mas o sistema do Blogger só me deixa usar um deles como endereço oficial. Nesse caso, o .com.br e o .net ficam constando como “página não encontrada”. Existe alguma forma de redirecionar o .com.br e o .net para o meu endereço válido (.com)? Talvez um site que faça isso gratuitamente? Fico na expectativa pelo seu retorno… Grande abraço!

    Responder

  61. Olá Marcos, primeiramente queria parabenizá-lo pelo excelente trabalho.

    Realizei os procedimentos como indicado no tutorial, porém redirecionando para um sub-dominio (blog.meudominio). Neste caso, existe alguma particularidade, algum outro passo?

    Registrei a pouco tempo, até o momento não está funcionando. Ao acessar aparece um aviso de redirecionamento do Blogger que em seguida leva para um endereço correto (blog.meudominio) porém apresentando o seguinte erro “Listagem de diretório negada”.

    Agradeço.

    Responder

    • Sim,
      O procedimento é o mesmo, mas é preciso alguns cuidados junto à empresa onde está registrado o subdomínio. Especialmente certificar-se do funcionamento do DNS. Mas tudo é igual.

      Responder

  62. Fiz tudo direito e esta funcionando bem. A única coisa que reparei, é que tenho que colocar o “WWW”, para que eu possa entrar no blog, sem ele não carrega.
    Como faço para retirar o www, e as pessoas entrarem no blog apenas com o nome de registro?
    Desde ja agradecida.

    Patricia.

    Responder

  63. Marcos,
    Parabéns pelo seu conteúdo.
    Quero migrar do blogger para o wordpress. Comprarei meu domínio pelo próprio Blogger. Não terei nenhum problema posteriormente para migrar para o wordpress já que comprei pelo blogger? Ou uma coisa não tem nada a ver com a outra?
    Obrigada!
    Camila

    Responder

    • Camila,
      Uma coisa não afeta a outra. O Domínio, mesmo comprado pelo Blogger, pertence a você e não fica vinculado ao Blogger, podendo ser levado par qualquer lugar.

      Responder

      • Oi Marcos!
        Primeiramente, obrigada por suas dicas, sou fá daqui do site e consigo fazer muita coisa bacana no meu blog à partir das suas dicas!

        Comprei meu domínio próprio – [link suprimido] – vai fazer um mês e li aqui que as visitas do Analytics podem cair durante um tempo. As minhas caíram consideravelmente, principalmente as visualizações de página – tive menos 12mil visualizações!, isso é normal?
        Existe um prazo mais ou menos pré definido para as coisas voltarem ao normal?
        Obrigada!

        Abraços ;)

        Responder

  64. Marcos, fiz todo o processo ai eu entro no meu blog e aparece isso..:

    O blog que estava aqui, agora está em http://www.bahtrufaspremium.com/.
    Deseja ser redirecionado?

    Este blog não é hospedado pelo Blogger. Além disso, ele não passou por nenhuma verificação de spam, vírus ou outras formas de malware.

    Tem algum problema??

    Responder

    • Rodrigo,
      Aparentemente seu blog está fechado para convidados, o que não me permitiu ver o problema.
      Segundo, o redirecionamento para o novo endereço pode levar até 72 horas para ficar visível e disponível efetivamente, o que pode explicar seu problema de visualizar seu blog já com o novo local.

      Responder

  65. Oi marcos, cara eu fiz o processo certinho a empresa que fez o dominio confirmou o pagamento… eu fiz o processo no blogger mas quando eu entro aparece:

    Página em construção! Esse domínio foi registrado, porém ainda não está configurado…

    O que pode ter acontecido?? já está assim a 4 dias!!!!

    Um abraço e obrigado,
    Rodrigo Oliveira

    Responder

  66. Boa noite Marcos.

    Entrei em contato com o pessoal da UolHost e consegui fazer o direcionamento. Fui no Blog e redirecionei para ir automaticamente para o dominio e tudo deu certo.
    Mas uma vez obrigada.

    Abraços.

    Responder

  67. Então no fim das contas eu preciso de um serviço de hospedagem pra poder configurar o CNAME certo?
    Não consigo configurar tudo direto pelo registro.br ?

    Responder

    • Renato,
      Nào precisa contratar uma hospedagem para configurar o CNAME. Em todos os lugares que você registrar domínio é possível fazer tal configuração. Vou providenciar um tutorial para o Registro.BR para ajudar quem tem essa dúvida.

      Responder

  68. Ao contratar um dominio na UOL HOST eu apenas pago valor do dominio registrado por exemplo: um dominio .com ou .net internacional de R$14,90.Pagarei somente este valor e/ou tem outras taxas de como manuntenção!Como registrar um subdomnio no UOLHOST?

    Responder

    • Carlos,
      Somente o valor que eles estiverem cobrando. Não há outras taxas nem é preciso contratar outros serviços, a não ser que esteja vinculado a algum pacote que eles venderem para você.
      Mas você pode só comprar o domínio e mais nada, por um período mínimo de 1 ano. De tempos em tempos é preciso renovar a contratação.

      Responder

  69. tudo entendido, mas tenho uma duvida: o que acontece se por algum motivo ou por morte, eu parar de pagar a taxa anual do dominio? o endereço .com voltara para .blogspot.com.br automaticamente? e o nome ficara disponivel para outra pessoa registrar?

    Responder

    • Exatamente.
      Você precisa manter pagando a anualidade de registro do domínio para continuar usando e sendo dono dele. Se parar de pagar outro poderá registrar no seu lugar.

      Responder

  70. Olá!
    Eu fui tentar realizar o procedimento e fiquei com uma dúvida tem que ter um host para conseguir fazer isso?
    Pois eu só tenho o domínio e fui tentar acessar o painel e me disseram que não era possível pois eu não tinha uma hospedagem e estão me cobrando para criar o CNAME, tem algum outro jeito de fazer sem pagar nada?!

    Responder

    • Beatriz,
      Não precisa ter hospedagem para fazer mudanças no CNAME do seu domínio. O local onde você registrou o seu domínio é obrigado a permitir que você faça as mudanças que desejar e apontar seu domínio para onde quiser sem cobrar nada mais por isso.

      Responder

  71. Olá. Comprei os domínios .com e .com.br. Configurei o .com.br e deu tudo certinho. Agora como eu faço para configurar o .com? Da mesma maneira? Quero deixar o .com.br como o principal. Obrigada! =)

    Responder

      • Oi Marcos! Comprei do uol host e pedi para eles direcionarem, mas eles me disseram que tenho que pedir no servidor onde hospedei o site, mas como é blog, do blogger, não tem hospedagem né?O que eu faço agora? Por favor me ajude!
        Obrigada!

        Responder

  72. Olá, Marcos!
    Possuo domínio registrado, que hoje utiliza a hospedagem UOL HOST. Uso a plataforma WordPress.
    Gostaria de saber o seguinte: quero cancelar a hospedagem UOL Host. Eu poderia passar tudo (posts,conteúdo das páginas feeds, etc) para o blogger?
    Teria que mudar layout, plugins e etc?
    Como seria feita esta mudança?

    Responder

    • Alessandra,

      É possível migrar para o Blogger, mas isso seria regredir com seu blog. Você perderia indexação (visitas) e a estrutura do Blog mudaria, especialmente as URLs.
      Não é algo recomendável.

      Recomendo que saia da UOL Host, mas que continue com o WordPress. Visita o nosso serviço de Hospedagem, especializado em Blogs – http://www.fbloghost.com

      Responder

  73. Marcos, o Uol host me respondeu que só tem como direcionar um domínio para o blogger. Sabe de alguma coisa?? Comprei dois, agora só vou poder usar um?! =(

    Responder

  74. Olá Marcos comprei um domínio no google apps, mas o gerenciador é o Go Daddy, bem, o que acontece é que não consigo gerenciar a DNS pra fazer a mudança do meu blog para o domínio, pode ajudar-me.
    Estou muito indeciso quanto a configuração da DNS, é a primeira vez que compro um domínio e também nunca fiz isto.

    Roniglei Lima

    Responder

  75. Tenho uma dúvida, quando vamos alterar para domínio próprio tem uma observação dizendo que o custo seria de $10 então, além do domínio (se eu comprar no registro.br) temos que pagar o serviço de hospedagem do google ou tanto um quanto o outro trata do mesmo serviço e eu posso optar?

    Responder

  76. Olá!
    Primeiramente obrigada pelo tutorial, mas não consegui resolver meu problema ainda…
    Comprei meu dominio no google apps, e não sei o que fazer a partir daí. Quando coloco no blogger que já tenho um domínio e quero colocá-lo, eles informam que já é usado e etc.. mas é claro que já existe, É O MEU!! entendeu ? não consigo mudar o meu blog, e já tem 10 dias que paguei pelo domínio… tem como me ajudar fazendo uma tutorial com os serviços do google app?

    Responder

    • Oi Anna,

      O meu problema é exatamente o mesmo, comprei e já é a 2ª vez, pois o primeiro qnd fui aplicar tb disseram que já estava em uso, e por falta de atenção acabei pegando o 2º a 1 mês mais ou menos, já foi cobrado no cartão, mas o dominio que é bom, nada! Caso consiga resolver me avise, e se eu conseguir algo já sei como te comunicar.

      Abraços

      Responder

      • Anna e Daniele,

        O caminho pelo Google Apps é mais complicado. Não existe mais o link que o próprio google indica.

        Vocês tem que entrar em “https://www.google.com/a/cpanel/xxx.com”, sendo que o xxx você substitui pelo domínio que você já tem, sem o www.

        Aí ele vai pedir email e senha do administrador no formato XXX@nomedoseublog.com e senha. Como eu nunca tinha acessado, não tinha os dados. Pedi que enviasse no email cadastrado e refiz nova senha. Feito este cadastro entrei em “configurações de domínio”, “os nomes de domínios”, e lá vai ter configurações avançadas de DNS. Clica no link, abrirá outra página com dados de login, senha e pin para atendimento. Anote os dados e entre. Coloque o login e senha.

        Clique no domínio, editor de arquivo de zona, aí procure o CNAME (alias) e coloque os dados que apareceram no painel blogger. Salve e volte para o painel do blogger e salve, como está orientado aqui. Aqui funcionou na hora!

        Boa Sorte!

        Responder

  77. Pingback: Corrigir "Erro 12" ao usar domínio próprio no Blogger - [ Ferramentas Blog ]

  78. Obrigada! Fiquei com muito medo, pois meu domínio está registrado no google apps e até chegar no DNS foi bem difícil. Mas consegui!!!

    Muito obrigada!

    Responder

  79. Marcos, se eu registrar um domínio pelos serviços próprios do Blogger (ex: blog.com), como no tutorial acima, é possível eu criar subdomínios (ex: um.blog.com, dois.blog.com, tres.blog.com) para ser o endereço principal de outros blogs meus, e não páginas do domínio principal ?

    Responder

  80. Oi Marcos, que postagem execelente! Você está de parabens. Foi a melhor matéria sobre esse assunto que encontrei. Ainda tenho algumas duvidas, você pode me ajudar? Meu blog é blogspot, e quero mudar para .com. Nesse caso, vou continuar atualizando o blog no blogspot normalmente ou será em outro servido? O Layout é o mesmo que está atualmente no blogspot ou vou ter que comprar outro? Se puder me ajudar com essas duvidas agradeço muito!

    Bjoos

    Responder

  81. Marcos

    Sei que posso mudar meu Blog do Blogger para outra conta de email, te agradeço muito de ter me ajudado neste post seu aqui do Ferramentas Blog:

    http://www.ferramentasblog.com/2011/06/como-mudar-seu-blog-do-blogger-para-outra-conta-de-email.html

    Minha dúvida é a seguinte:

    Quando estiver usando o domínio próprio, posso mexer normal nessa configuração do blog, transferindo quando quiser pra outra conta google?

    Mas algumas dúvidas:

    caso estejam disponíveis pra uso, gostaria de registrar dois domínios pessoais, um .com e outro .com.br, ambos no registro.br, mas o registro.br não trabalha com .com, então pensei em fazer o .com.br no registro.br, isso por simpatizar com o registro.br, e fazer o .com no uolhost.com.br, por poder usar o email (e-mail@seusite.com.br), mas, pra que em dois lugares se posso fazer em um só. Então minha pergunta é a seguinte, posso confiar e fazer os dois no uolhost.com.br, pra fazer com um site só e ter direito a email? O que você recomenda?

    Outra coisa, não sei se posso usar os dois no blogger, caso não seja possível, posso por exemplo usar o .com.br no blogger e de alguma forma direcionar o .com pra mesma página, mesmo site, para que as pessoas digitando .com, ou .com.br acessem a mesma página?

    Obrigado desde já,

    Antonio Carlos

    Obs.: desculpem o tamanho do comentário.

    Responder

    • Antônio,

      Sim, o painel do Blogger continua o mesmo e vc pode mudar de conta de email quando quiser.

      Pode registrar seu domínio onde quiser. Isso não faz diferença.
      Pode usar os dois para o mesmo blog. Basta um ser o principal e outro ser apontando para o principal.

      Responder

  82. Registrei um dominio para o meu blog faz 2 meses,e pude notar a diferença,realmente é necessário,seu blog se torna mais profissional,caso você criou seu blog pouco tempo e ainda não registrou um dominio,faça o quanto antes,porque alguém poderá fazer o registro e deixará você em segundo plano!Abraço e sucessos a todos!!!

    Responder

  83. Marcos, tem como explicar como configurar o dominio comprado pelo blogger? não estou conseguindo , cmprei o dominio já tem alguns dias e até o momento não consegui ..me ajude por favor. abraço.

    Responder

  84. Olá Marcos! O seu post me ajudou imenso, uma vez que este é a primeira vez que compro um dominio e tal. Sou teimosa e gosto de mexer e aprender até dar certo. Ok. Fiz todas as modificações e está dando erro 13. kkk Diz ser pelo meu antivírus. Vamos lá ver se o 13 me traz sorte! Um abraço!

    Responder

  85. Eu comprei o dominio do meu blogger, pelo painel do blogger mesmo, e já na compra do dominio estava dizendo que a compra do dominio seria feita pelo: GoDaddy.com, então eu comprei, e coloquei os dados pedidos no painel do blogger, e fiz a compra e quando eu clicava em continuar aparecia umas letras no lugar do número do cartão, então eu fechei a guia e começei tudo de novo, mais está dizendo que já foi feito um pedido para o dominio, que era para eu entrar em contato com o suporte, mais o suporte não está me ajudando em nada! então eu vim aqui, será que você poderia me ajudar?

    Responder

  86. Olá Marcos, comprei o domínio do uol, eles criaram a entrada pra mim, mas dai começou a dar o erro 12, segui seu tutorial e deu certo, mas agora o que acontece é que algumas coisas no meu blog ficaram desconfiguradas e não consigo arrumar, isso é normal? Depois de algumas horas volta ao normal, ou vou ter que fazer alguma coisa?

    Muito obrigada e por favor aguardo seu comentário. Renata

    Responder

  87. Olá, gostaria de saber se comprando o domínio pelo registro.br, eu teria direito a um e-mail personalizado… Caso a resposta seja negativa, como faria para obter um? Grato.

    Responder

      • Nesse caso então, a criação do domínio pelo próprio blogger, seria a melhor opção, sendo que eles dão esse e-mail? Grato e me desculpa pelas perguntas, sou totalmente leigo no assunto. Ps.: Adorei o blog, muito informativo.

        Responder

          • Ah, pensei que dessem, é porque eu li isso lá quando tava tentando me cadastrar…

            • One year domain registration for $10
            • Private domain registration to protect against spam at no extra cost
            • Full DNS control and domain management
            • Automatically configured to work with Google services
            • Email, calendar, instant messaging, web pages and more also at no extra charge

            Bom, agradeço as respostas rápidas. Abraço.

            Responder

  88. Boa Noite!
    Me disseram que fazer direto pelo Blogger fica melhor. Mas não estou conseguindo. Pois ele me direciona para um tutorial que não leva a lugar nenhum. Vc tem algum tutorial para isso?
    Eu fiz um registro de domínio em superdominios. Gostaria de saber se ele é confiável.

    Responder

  89. Cara valeu mesmo! Fiz do jeito que vocês explicou e deu tudo certinho. Só fiquei meio preocupado de fazer besteira na segunda parte do CNAME. Mas deu tudo certo.
    Valeu mesmo, cara! Abração!

    Responder

    • Marcos, mais importante que isso, eu não consigo achar o painel de controle do registro.br! Já paguei meu dominio e tudo, só não esperei o tempo, mas msm assim já daria pra ver onde é o painel de controle ne? Não acho! =/ to muito confusa, já tentei fazer isso uma vez e perdi dinheiro com o google apps que deu um monte de erros… me ajuda por favor?!

      Responder

  90. Olá, eu fiz tudo certinho…não sumiu o erro 12…
    eu instalei o meu e deu certo, mas hoje estou fazendo pra uma amiga e não tá dando certo..o erro 12 não some..
    o dela é .com.br tem diferença de alguma coisa?

    Responder

  91. Mas tem um problema: é que os comentários e gostos do facebook no blog, desaparecem todos!
    Comprei um dominio, mas deixei imediatamente de usar. Voltei ao blogspot.

    Responder

  92. Peguei um domínio para pagar pelo boleto. Vencimento 20/04/2014. Não sabia que o prazo seria tão pouco… vence amanhã, mas não vai dar para pagar amanhã. Tem como eu pegar outro boleto para pagar outro dia? Não vai dar problema com o domínio nem nada se eu pegar outro boleto? Nunca paguei nada por boleto, então to com essa dúvida. :s

    Responder

  93. Minha dúvida mesmo é essa: só vou precisar do domínio pro próximo ano, então não teria como eu cancelar e registrar ele tipo faltando só um mês ou alguns dias antes de 2015?

    Responder

  94. Marcos bom dia! Tenho dois dominios e um já está funcionando certinho para o meu blog. Porém não consigo fazer com que, quem digitar o dominio .com.br seja direcidonado automaticamente para o dominio principal .com . Pois seu eu alterar o DNS, cnames na empresa registro br com os valores próprios do meu blog, vai alterar o que já está funcionando no .com . Como faço para que meu blog possa ser acessado por dois dominios próprios? (www.vitimasunidas.com)

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.