Sobre o novo Editor de postagens do Blogger (Blogspot)

Hospedagem para Blogs

O Blogger (Blogspot) tem se aperfeiçoado muito nestes últimos tempos, especialmente nesse ano de 2010. Quem usa o painel Blogger in Draft pode até testar antecipadamente algumas dessas novidades. O editor de postagens também sofreu algumas mudanças para ajudar você a publicar melhor em seu blog.

 

Antes, quero lembrar que sempre recomendo usar o Windows Live Writer como editor de posts para seu blog. É mais completo, mais fácil de usar e tem muito mais recursos:

 

E para entender melhor o editor de posts padrão, recomendo que leia também:

 

Quem acessa o painel do Blogger pelo endereço “in Draft” – http://draft.blogger.com/ – deve ter percebido que há dois links abaixo da área de texto, como ilustra a imagem:

 

editor-posts-blogger-novo

 

Eles não estavam aí antes. O primeiro é para você avisar à equipe do Blogger quando achar algum problema (óbvio) e o segundo aponta para uma página de ajuda com mais detalhes sobre as novidades do novo editor de postagens do Blogger.

 

Para você usar o novo editor, clique no menu “Configurações” ~> “Básico” e role a página até chegar onde indica “configurações globais”. Lá você encontrará a possibilidade de escolher qual o tipo de editor de posts que você quer usar.

 

editor-atualizado-blogger

 

Então marque a opção “Editor atualizado”, salvando para aplicar a mudança.

 

Algumas das novidades e melhorias

Aqui uma pequena lista das novidades e melhorias que você encontra no novo editor. Como o link “Saiba mais” aponta para uma página em inglês e mais detalhada, aqui vou apenas dar os destaques:

 

  • Melhorias na forma como se adiciona imagens nos posts e de onde você pode carregá-las. Mais detalhes: Como adicionar imagens em posts no Blogger.
  • Para quem gosta de editar os artigos a partir dos códigos HTML, ficou mais fácil. Esse é um recurso mais avançado que faz a diferença nos detalhes.
  • Novo modelo de visualização prévia dos posts. Você pode ver o seu novo post exatamente como ficará em seu blog antes de publicar.
  • E novo modelo de publicação de vídeos, próprio do Blogger:
    - Visualização prévia e adicionar vídeos padrão do Blogger
  • Além de uma nova barra de ferramentas com mais ícones e recursos melhor distribuídos e mais funcionais.

 

Outras novidades do Blogger:

6 Comentários

  1. É o Google facilitando cada vez mais.
    Estou utilizando e adorando, ainda mais a facilidade de visualizar o conteúdo na íntegra, ou seja, como ele será após a postagem.
    Abraços

    Responder

  2. Esse novo carregador de imagens aqui no meu blog tá dando pau. Se eu carego por exemplo 10 imagens e seleciono uma pra postar no momento e as outras 9 deixo esperando pra postar aos poucos. Depois que posto a 1 e volto pra escolher outra foto entre as 9 elas sumiram! Daí tenho que carregar 1 por 1 ou upar as 10 e postar as 10 e ir encaixando no texto: uma merda!
    Não sei se é só comigo que está acontecendo isso.

    Responder

  3. Não, antes não era assim.
    Se eu carregava todas as fotos e escolhia uma pra postar, quando eu voltava, as outras 9 ainda estavam lá disponíveis na "caixinha".
    Não aconteceu isso com essa nova versão. Eu carrego 10 fotos e escolho 1, quando volto lá de novo as outras 9 desapareceram. Como eu disse, não sei se tá acontecendo só comigo.

    Responder

  4. Não gostei nada deste novo editor. Ele fica o tempo todo criando linhas enquanto digitamos a nova postagem, e não permite editar a distância entre as imagens e o texto. Se eu pulo uma linha no texto, ao postar vejo que saiu com três ou quatro linhas puladas. A visualização da postagem também não mostra exatamente como ela vai ficar. Um post que demorava 5 minutos, principalmente quando trabalhamos com muitas imagens, com o editor novo demora meia hora, porque precisamos a todo instante ficar corrigindo as linhas que o editor cria do nada. Voltei para o editor antigo e vou usá-lo enquanto puder.

    Responder

  5. Caros colegas, preciso de ajuda. No meu editor no blogger, quando preciso editar imagem (Pequena, Media e grande)ao abaixar a barra de rolagem o menu de edição sobe junto e nas imagens abaixo não consigo ve-lo. O que fazer?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.