Como ganhar dinheiro com vídeos do Youtube

Hospedagem para Blogs

adsense-youtube-logoVocê hospeda alguns vídeos no Youtube e quer ganhar algum dinheiro com eles? Então torne-se parceiro do Youtube e exiba anúncios nos seus melhores vídeo. Monetização de blogs e ganhar dinheiro na internet tem várias formas e fontes e uma delas que tem crescido muito são os vídeos exibidos no Youtube. Veja como participar e usar esse serviço.

O processo para se tornar Parceiro do Youtube e poder monetizar seus vídeos é um pouco complexo e ainda exige um certo “convite” da equipe do Youtube. Você pode enviar sua inscrição para o programa de Parceiros do Youtube ou pode esperar que este convite chegue. A aprovação é praticamente imediata, mas sujeita seu conteúdo a verificações constantes para saber se você está seguindo as regras do Programa de monetização do Youtube.

Como ser parceiro do Youtube?

Para ganhar dinheiro com vídeos no Youtube você terá permissão para exibir anúncios tanto dentro dos vídeos quanto ao lado deles. Quem escolhe quais anúncios serão exibidos é o sistema do Youtube. Não há como você controlar isso. Preferencialmente é preciso já ter uma conta no AdSense aprovada. Isso facilitará a ativação do programa de Parceria do Youtube. Mas não é algo obrigatório.

O AdSense é um dos sistemas mais conhecidos para se ganhar dinheiro na internet e também um dos mais usados por blogueiros.

Você tem vídeos no Youtube e mantém um canal, seja para guardar seus vídeos preferidos ou até publicar o seu Vlog? Então está na hora de pensar em monetizar isso.

Aqui no [ Ferramentas Blog ] mantemos um canal no Youtube para publicar todos os nossos vídeos que sejam interessantes e relevantes para os blogueiros:

Você pode usar ou criar uma conta no Google AdSense para monetizar seus vídeos no Youtube e ganhar dinheiro com cliques recebidos lá também. Os anúncios em vídeos aparecem tanto incorporados ao seu canal do Youtube, quanto na página individual dos vídeos em forma de banners na barra lateral, quanto dentro dos vídeos em forma de linhas de texto.

Veja o exemplo em um de meus vídeos:

adsense-youtube-anuncios

http://www.youtube.com/watch?v=ET4uCloYZc0

Se clicar na imagem ou no link abaixo poderá ver os anúncios funcionando.

Como cadastrar seus vídeos na Parceria do Youtube?

Como tudo na Google, seu cadastro exigirá uma verificação e aprovação prévia. Todos os seus vídeos precisam ser autorais e não podem violar nenhum dos termos. A ativação, mesmo sendo imediata, sujeita seu conteúdo a verificações constantes e aprovação da equipe do Youtube. Portanto, siga as regras.

Outro ponto importante é que nem todos os seus vídeos entram na seleção. Ao se cadastrar, a equipe do Youtube selecionará dentre seus vídeos quais têm potencial para serem monetizados. Isso pode acontecer mesmo depois do vídeo já estar sendo monetizado.

Seguem critério de visualização, qualidade, originalidade e a capacidade desse vídeo de atrair público.

  • Passo 1 – Você precisa ter uma conta no Youtube com vídeos autorais publicados, segundo as regras do serviço.
  • Passo 2 – Ter uma conta ativa no AdSense (preferencialmente).
  • Passo 3 – Cadastrar-se no programa de parcerias do Youtube. Acesse: Monetizar Vídeos no Youtube

Você será direcionado para entrar com sua conta do Youtube e verá uma página semelhante à imagem abaixo:

Ativar Parceria com Youtube Monetizar vídeos

Clique no botão “Ativar Minha conta” e aceites os termos do contrato. Esta é a parte mais importante por conta das regras de uso do Youtube.

É preciso prestar muita atenção às regras de parceria com o Youtube. Nem todo vídeo está qualificado para monetização e alguns tipos de conteúdos são proibidos de serem publicados, principalmente por questões de direitos autorais. Você precisa ser 100% dono de todo o conteúdo publicado ou ter permissão expressa do uso daquele conteúdo.

Regras de parceria com o Youtube Monetização de Vídeos

A aprovação de sua conta é imediata e você já poderá monetizar seus vídeos, caso tenha algum publicado. Essa função fica no gerenciador de vídeos. Outra forma de ativar a monetização é na hora de enviar um novo vídeo. Clique na Aba referente e escolha as formas de gerar receita com o vídeo, que forem mais adequadas ao seu estilo e preferência.

Outros artigos sobre monetização de Blogs:

36 Comentários

  1. Bom artigo, não sabia que era possível isso. Mas o link do youtube para os partners não funciona para mim, vai para a homepage, será de alguma configuração minha? Linguagem ou assim? Estou com a sessão activa tanto no youtube como no adsense.
    Já andei à procura também pela navegação do rodapé do site, em remetentes e parceiros mas não cheguei aí.

    Responder

  2. @Gyduxa,
    Estranho, mas o link está funcionando perfeitamente aqui.
    Pode ser que você precise ter uma conta ativa no Youtube e esteja logada.

    Responder

  3. Eu tenho uma conta do Adsense ja validada e que uso no meu site. Porém, eu não sei como usar a mesma conta no meu canal do Youtube que está em outra conta do Google, e, se eu tentar criar outra conta do Adsense, sou impedido pois ja existe um usuário com aquelas informações (eu). O que eu faço?

    Responder

  4. @Vitor,
    No processo de cadastro é possível escolher qual conta e código do AdSense você quer usar no Youtube para monetizar seus vídeos, mesmo que seja uma conta diferente da usa.

    Responder

  5. Eu usava as propagandas da Google e o máximo que ganhei foi 2 dólares em 2 anos. Achei uma roubada e removi do meu blog.
    Quanto aos vídeos do You Tube nunca tentei. Obrigada pela dica.
    Abraços :)

    Responder

  6. Pingback: Ganhar Dinheiro com Youtube Exibindo Vídeos Originais | GuiaGeral.net

  7. Boa tarde.
    Gotaría de saber o seguinte, depois de abrir conta,divulgar o video, e ser aprovado, como é que eu sei quanto estou a ganhar? Por ex.,em 10.000 visionalizações quanto ganho?
    E como é que recebo esse dinheiro? Quem é que me paga?
    Fico a aguardar uma resposta.
    Obrigada

    Responder

  8. Pingback: NOVO Youtube Analytics: Acompanhe as estatísticas dos seus vídeos | [ Ferramentas Blog ]

  9. Pingback: A evolução de um Blog em 6 meses: Estudo de caso - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  10. Muito boa essa dica, ja tinha o Adsense para colocar anúncios no meu site e ja tinha vídeos colocados a muito tempo no youtube, com essa dica fiz a integração e estou aguardando a aprovação. Vlw

    Responder

  11. Tenho vídeos no youtube com mais de 1000 visitas e estão cadastrados para monetização, porém nas estatísticas está mostrando 0,00 de receita. O que gera a receita?

    Responder

    • Custodio,

      o que gera receita não é apenas a visualização, mas os cliques nos anúncios. Se ninguém clicar, não tem receita.
      Os cliques precisam ser naturais, portanto, você mesmo NÃO pode clicar em seus anúncios.

      Responder

  12. Entendi, então é uma roubada, eu inclusive acho chato os anúncios dos vídeos e nunca clico, ou seja agente deixa os anúncios de propaganda, as pessoas que acessam assistem, e como ninguém nunca clica, não se ganha nada! eu pelo menos nunca clico.

    Responder

    • Custodio Jr,

      A meu ver, o adsense é uma excelente oportunidade de ganhar um extra, pois te dá a chance de faturar sem vc gastar 1 centavo. Tá cheio de vídeos no youtube com milhares ou até milhões de views, daí vc imagina 5% desses internautas clicando nos anúncios… Grana certa pra quem os publicou!

      Responder

  13. Tony, meu modo de ver isso é diferente. As empresas pagam verdadeiras fortunas para que uma propaganda passe em certo horário da TV, na hora de uma novela, de um jogo, etc. e nada garante que aquilo irá gerar venda automaticamente e sim tornar a marca conhecida, gerando crédito ao consumidor por ter visto a propaganda na televisão. No youtube estão fazendo uma “malandragem”, ou seja… se você monetizar seus vídeos as propagandas começam a passar e eu acho muito chato ter que assistir a propagandas antes de ver os vídeos, mas até onde sei, raras são as pessoas que clicam para ver o anúncio, onde aí geraria renda para quem fez o vídeo. No meu entendimento a pessoa teria que ganhar algo apenas por ter seu vídeo acessado e ter passado a propaganda.

    Responder

    • Compreendo perfeitamente teu ponto de vista, mas o mercado é assim mesmo Custodio, qto maior for nosso investimento , quase sempre nosso retorno será maior tb e, se o investimento for nulo (como no caso do adsense), as chances de retorno diminuem consideravelmente. Eu sei q é chato ficar pulando e fechando anúncio no youtube, mas hora ou outra aparece 1a propaganda legal daí as chances das pessoas clicarem aumentam mto. Isso já aconteceu comigo 1a vez, o vídeo eu nem lembro mas a propaganda é mto bacana tanto q eu a vi até o final e pelos comentários do vídeo, mtos fizeram o mesmo. Tenho certeza q o autor do vídeo q continha essa propaganda faturou 1 extra. A monetização apenas pelo vídeo acessado é inviável para o adsense, pois eles ñ teriam como arcar com a despesa sem contar q os hackers e seus robôs fariam a festa.

      Responder

  14. Tony, além disso para ganhar dinheiro você ainda tem que ser aceito pelo AdSense, o que não é tão fácil quanto receber o convite do youtube.

    Me parece que o lance é assim:4

    youtube: Oi amigo, vem cá, posso passar algumas propagandas aí nos seus vídeos?

    Você: O que eu ganho com isso?

    youtube: bem… eu não paga, mas o AdSense paga, fale com ele, mas posso passar as propagandas de uns clientes aí?

    Você: Tudo bem “o youtube é legal! vou ganhar uma graninha extra”

    Você: Aí AdSense o youtube me falou que se eu deixasse ele colocar umas propagandas nos meus vídeos, que ele disse que eram legais, você me daria uma graninha.

    AdSense: Ah tah, temos uma parceiria com o youtube, olha só, vou ver seus vídeos se eu gostar agente conversa.

    AdSense: Pois é amigo, não gostei muito, não posso te dizer o porque, para que você melhore, mas só posso dizer que por esses vídeos eu acho que não vale a pena investir.

    Você: *&¨*&*%$#%&** me enrolaram e por acomodação mantem os vídeos monetizados passando propagandas para todos que acessam.

    É isso ou não? eu vou desabilitar todas as monetizações de meus vídeos.

    Responder

    • Acho isso correto. As empresas zelam por suas respectivas marcas. Já pensou a propaganda de 1a grande marca atrelada a 1 vídeo de mau gosto? Ñ pegaria bem né?! Não q seus vídeos sejam de mau gosto, ñ me entenda mal, mas marketing é negócio e as empresas devem orientar o adsense a aceitar somente os vídeos considerados por eles como atrativos (eles podem errar tb deixando o seu de fora sendo q ele poderia fazer grande sucesso).

      Cabe a nós capricharmos em nossos vídeos, e se não me engano (me corrija se eu estiver errado) podemos desabilitar as monetizações se ñ estivermos insatisfeitos.

      A meu ver, só temos a ganhar, ñ perdemos em nenhuma hipótese.

      Responder

  15. Para ganhar dinheiro mesmo, o certo é você ter um bom site sobre algum assunto interessante como moda, carros, jogos… enfim, qualquer coisa que atraia as pessoas. aí usar o youtube como meio de divulgação. Assim fabricantes dos produtos vendo que seus vídeos tem bastante visitações, bem como seu site ou blog pagam para você colocar anúncios em seu site ou blog, aí sim, ganha-se um valor mensal legal.!!!

    Responder

    • Ótima ideia. Acho q cada 1 deve investir naquilo q mais acreditar. Por exemplo, eu tô idealizando um vlog, tô nos primeiros passos ainda mas pretendo tirá-lo do papel em breve.

      Boa sorte!

      Responder

  16. Pingback: Como fazer um vídeo ter milhares de visualizações no Youtube - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  17. Olá,

    Tenho um blog de resenhas de livros, séries de TV e filmes. Comumente posto um playlist com músicas que me fizeram lembrar a história e as deixo com link para a página da música em questão no YouTube. Gostaria de saber se eu poderia fazer vídeos próprios e mais leves (só a capa do cd + áudio) e postar em um canal próprio, bem como, fazer uploads de trailers de séries e filmes que resenhei para que assim eu pudesse não só ter mais uma ferramenta de divulgação do blog, como também, aproveitar os recursos monetários com o AdSense, sem ter problemas com direitos autorais.

    Fico aguardando ansiosamente alguma elucidação a cerca do assunto supracitado.

    Atenciosamente,
    Isabelle.

    Responder

    • Isabelle,

      Nesses exemplos que você citou não é permitido. Para monetizar um canal do Youtube é preciso manter material autoral, próprio. Usar material de outros não é permitido.

      Responder

  18. Olha, eu nunca ganhei dinheiro com YouTube, mas mesmo assim nunca parei de estudar o assunto e pesquisar sobre.

    Agora estou fazendo um curso, onde estou aprendendo outras formas de ganhar dinheiro no YouTube. Espero estar no caminho certo

    Responder

  19. Boa tarde, tenho uma questão. Neste momento tenho o meu canal http://www.youtube.com/user/RedStar1982 a ser monetizado pela adrev talent e ganho por volta de 6 a 20 dolares mensais. (entre 6000 a 30 000 vistas mensais). A minha questão é se posso fazer essa ligação dos meus vídeos do canal (mais de 100) ao meu adsens e ganhar dinheiro no adsense com esses videos? Já agora, como posso aumentar os lucros?

    Responder

  20. Dicas excelentes!

    Eu participo ativamente de vídeos no youtube.

    Entretanto , ainda não estou conseguindo ter grandes ganhos com isso.

    Mas.. eu sei que vou conseguir melhorar minhas habilidades e com isso aumentar meus ganhos .

    Abração!

    Responder

  21. Fazer vídeo aulas de como tocar músicas em instrumentos musicais fere os Direitos Autorais?
    E usar canções disponibilizadas SEM Direitos como música de fundo, fere o uso comercial?

    Desde já, grato.

    Responder

  22. bom recentemente ativei o serviço de monetização do yotube (to me arriscando pq uso conteudo de terceiros )tenho uma media muito boa de acessos
    media de 700 exibições por dia e em uma semana ganhei 0,35$ até agora ta maneiro!

    Responder

  23. Se a minha página está monetizada, mas não está associada ainda a uma conta do Adsense eu não receberei por essas visualizações???
    Se tem 2 contas aqui com E-mails diferentes eu posso deixar 1 no Adsense e em outra entrar numa Network???

    Responder

    • Nei Rafael,

      Somente com uma conta ativa que você consegue gerar os blocos de anúncios e ganhar algo com eles.
      Você pode usar qualquer conta da Google para solicitar o AdSense.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.