Todos os passos para criar um Blog no Blogger

Hospedagem para Blogs

blogger-logo
A plataforma para criar blogs que mais se destaca é o Blogger (Blogspot) da Google, tanto pela facilidade quanto por ser totalmente gratuita e exigir nenhum conhecimento específico. Se você quer criar um blog no Blogger, terá todos os recursos da Google à sua disposição e já começa imediatamente. Aqui segue um tutorial completo de todas as etapas para se criar um blog no Blogger Blogspot.

Etapas para criar um blog no Blogger:

  • 1. Ter uma conta ativa em algum serviço da Google (orkut, Gmail…)
  • 2. Acessar o painel do Blogger e cadastrar-se
  • 3. Criar um nome para o Blog, um endereço e escolher um layout (template)
  • 4. Configurações básicas
  • 5. Detalhes importantes e outros tutoriais

Criando Blog no Blogger

O painel do Blogger você deverá acessar pelo seguinte endereço:

Google Blogger (Blogspot) – http://www.blogger.com/

E você se deparará com a seguinte tela:

novo-painel-blogger

Clique no botão “Iniciar” para começar o cadastro e geração de seu novo blog. Clicando ali você será direcionado para uma página semelhante à seguinte imagem.

Mas se você já tem alguma conta de qualquer serviço da Google, como por exemplo o Orkut ou o Gmail, pode entrar com essa mesma conta.

criar-blog-blogger-painel

Depois de ativar a sua conta (ou criar uma nova), entramos nos passos de criação efetiva do Blog. Você dará um nome para esse blog e escolherá um modelo básico de layout para começar.

criar-nome-blog

Então, passando a diante você escolherá um modelo de layout, um template. Esses modelos de designer são totalmente personalizáveis e você mesmo poderá criar e modificar como achar melhor.

criar-modelo-layout-blogger

Esses layouts não são únicos e não são fixos, ou seja, você pode encontrar templates e layouts para Blogger que outras pessoas criaram e usá-los se desejar. Nesse momento inicial não se preocupe com o layout, escolha algo simples e depois de ter seu blog funcionando, pense em modificar e encontrar algum mais adequado ao seu estilo.

Feita sua escolha e clicando em “Continuar”, os primeiros passos para criar o seu blog já terão sido dados. Agora é criar o conteúdo, personalizar o layout e começar a divulgar.

criar-blog-iniciar

Tudo muito fácil até agora. Criar um blog no Blogger não é segredo, é fácil e você já tem o seu agora. Então vamos para os passos de configurações e detalhes importantes.

Outros passos importantes:

Há alguns passos agora que você não pode ignorar. Criar um blog é fácil e grátis, mas manter um blog é um pouco mais complicado. Então recomendo que veja os próximos passos como descritos abaixo para aprender mais e ver o que você precisa.

  • Criar ou trocar o template/layout do Blog:
    Você via querer trocar o layout de seu blog e personalizar sua aparência para ficar mais ao estilo de seu conteúdo. Há duas formas bem fáceis de se fazer isso.

1. Usar o menu Designer do Modelo e fazer você mesmo as mudanças. É bem simples e fácil e qualquer pessoa consegue criar algo exclusivo: “Como criar Template para Blogger – Designer do Modelo”.

2. Encontrar um template feito por outra pessoa e disponibilizado gratuitamente e instalar em seu blog. Instalar um template é bem fácil e exige pouca preocupação com configurações: “Vídeo Tutorial – Trocar Template Blog Blogger”.

  • Registrar um domínio (endereço) exclusivo do blog:
    Seu Blog agora tem um endereço padrão do Blogger, algo como “http://SEU_BLOG.blogspot.com”. Não há problema algum em manter esse endereço, mas você pode querer registrar um domínio próprio.
    Como registrar e usar domínio próprio no Blogger

Por fim, há outros detalhes que você aprenderá e descobrirá com o tempo e à medida que for desenvolvendo o seu blog. Um blog nunca está totalmente acabado e sempre há algo por fazer.

Leia frequentemente o [ Ferramentas Blog ] e outros metablogs que poderão te ajudar nessa empreitada. Abaixo alguns links de outros artigos e tutoriais que poderão te ajudar a aprofundar ainda mais.

Outras etapas para criar um blog no Blogger:

11 Comentários

  1. É muito fácil mesmo criar um blog no Blogger. Além do mais de excelentes dicas de blogs como este aqui.
    Aos marinheiros de primeira viagem é importantíssimo seguir as dicas para conseguir fazer um blog de sucesso.

    Muito bom!!!!

    Responder

  2. Ola Marcos,
    Ao comprarmos um domínio utilizando o blogger teremos direito a um email do tipo "geral@meusite.com"?
    Obrigado

    Responder

  3. @Milopeia,
    Depende do serviço onde você contratou o domínio. Normalmente é possível ativar emails personalizados. O UOLHost tem essa opção e é gratuito.

    Responder

  4. Apesar de ser muito fácil criar um blog no Blogger, ainda existem pessoas que não sabem como fazer isso e é um assunto que precisa de vez em quando ser lembrado. Parabéns Marcos Lemos pelo post!

    Responder

  5. Pingback: Como ter vários blogs numa mesma conta do Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  6. Pingback: Como criar Tumblr - Tutorial completo como mexer no Tumblr | [ Ferramentas Blog ]

  7. Pingback: Dicas para Blogger: Como criar um Blog no Blogger - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Blogueiros de Sucesso: Marcos Lemos e seus projetos para blogueiros

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.