Como usar o AdSense para ganhar dinheiro: Tutorial completo!

Hospedagem para Blogs

Um dos serviços mais simples para monetização de blogs (ganhar dinheiro com blog) é o Google AdSense. Inclusive é o mais usado! Já publiquei dezenas de tutoriais sobre o AdSense, mas dessa vez vou ensinar como gerar e inserir os códigos num único tutorial para aqueles que têm alguma dificuldade.

adsense-logo-dinheiro

Aproveito aqui para indicar outros artigos e tutoriais, inclusive em vídeo, que vão orientar você nesse processo de tentar gerar alguma renda com blogs.

Não se iluda achando que ganhar dinheiro na internet é fácil. Tudo precisa um mínimo de trabalho e dedicação para dar certo:

Esse é um tutorial longo e complexo. É preciso atenção aos detalhes e não salte nenhuma informação. Leia tudo com muita atenção!

Introdução – Entendendo o AdSense

O serviço da Google para monetização de sites e blogs é uma possibilidade de parceria onde o AdSense, por meio de contextualização, insere blocos de anúncios em seu Blog.

Os blocos podem ser de links em texto ou banners de imagens e até pequenos vídeos. Existem de vários tamanhos e formatos e você pode escolher qual deseja exibir em seu blog, inclusive escolhendo onde, cores e fontes para se ajustar melhor ao layout do seu blog.

Você só não pode escolher o que será veiculado na sua página. O sistema do AdSense é que analisa o conteúdo do seu blog e, baseado no que você publica e no interesse do anunciante, é definido o que será exibido.

Os ganhos são computados pelo número de cliques válidos que cada bloco de anúncios recebe. Os valores variam e não há como saber quanto vale um clique. Isso pode variar de poucos centavos de dólar até muitos dólares. É preciso acumular um mínimo de U$100.00 (cem dólares) para receber o depósito.

Criando uma conta no Google AdSense

Esse é o primeiro passo e não é tão simples como entrar em qualquer outro serviço da Google. Para se cadastrar e ter uma conta ativa no AdSense, seu pedido tem que ser aprovado e isso pode demorar de poucas horas até vários dias.

Entre em http://www.google.com/adsense e clique no botão “Inscrever-se”. Não deixe nenhum dado de fora e complete com informações verdadeiras, pois isso será verificado posteriormente.

Lembre-se de que o AdSense tem uma política e regras de uso do serviço e seu blog precisa estar dentro das regras para ser aprovado:

Só depois de ter seu cadastro aprovado é que poderá começar a usar o AdSense e inserir blocos de anúncios no seu blog.

Como inserir anúncios do AdSense no Blog

Há três passos importantes aqui:

1. Escolher onde inserir os anúncios em seu blog, pensando no melhor lugar e qual o tamanho adequado;

2. Configurar os modelos de anúncios que deseja e gerar o código para inserir no blog;

3. Ir até seu blog e colar o código do bloco de anúncios no lugar desejado.

Passo 1.

Onde colocar anúncios no Blog?

Esse é o momento mais delicado, pois os anúncios deve compor o layout de seu blog sem atrapalhar a leitura e interação do visitante com o conteúdo principal do Blog, mas também não pode enganar e confundir o visitante.

Os melhores lugares para colocar os anúncios são:

  • no topo da barra lateral (sidebar);
  • acima ou abaixo do título dos posts;
  • junto ao texto dos posts, mas sem se confundir com o conteúdo;
  • no rodapé dos posts, logo quando o texto do conteúdo acaba.

Esse gráfico abaixo mostra as áreas mais quentes de um layout padrão:

adsense-dobra-otimizacao

Neste gráfico fica evidente que o mais importante é o que aparece antes do visitante rolar a página e é sempre forte a área do conteúdo do blog.

poisiao anuncios1

Claro que cada blog tem um layout diferente e será preciso analisar com o tempo quais os melhores lugares para colocar anúncios em seu blog que ficam melhor com o seu. Isso você fará sempre e sempre irá analisar e mudar as posições dos blocos até descobrir qual lugar gera mais cliques e mais lucros.

Passo 2.

Como configurar e gerar o código do Blocos de anúncios?

Se você já tem uma conta ativa do AdSense, então poderá entrar no painel com a sua conta e se preparar para gerar os códigos dos blocos desejados.

O AdSense está com um painel renovado, mas há quem use o painel antigo ainda. Vou mostrar aqui como gerar os anúncios já no novo painel. Se você quiser ver como fazer isso no antigo, assista esse vídeo:

Vá ao menu “Meus anúncios” e clique em “Blocos de anúncios” abaixo da opção “Conteúdo”.

Você verá aí o resumo de seus anúncios em uso e já configurados (e onde você faz as edições) e um botão para “Novo bloco de anúncios”, como ilustra a imagem abaixo:

anuncios-novo-bloco-adsense

Ao clicar nesse botão você será mandado para a página de gerar os blocos, onde você tem todas as opções de configuração que desejar. É aí também que será gerado o código para adicionar em seu blog.

novo-criar-anuncios-adsense

Depois de escolher como será o bloco de anúncios que quer colocar no seu blog, clique no botão “Salvar e obter o código”. Abrirá então a página com o código que você deverá copiar para colar onde desejar exibir os anúncios.

gerar-codigo-adsense

Não feche isso até ter certeza de onde deseja colocar em seu blog.

Vale lembrar que, depois de gerado o código e colado na página do seu blog, o bloco de anúncios pode levar até 10 minutos para aparecer. Então tenha paciência para ver o resultado final.

Passo 3.

Como colar o código no Blog?

Esse é o procedimento mais simples, mas é onde a maioria se atrapalha. O mais comum é adicionar o código como se fosse um gadget (widget) de texto, do tipo “HTML/JavaScrit” para ser exibido na barra lateral do seu blog.

Mas você poderá querer colar esses códigos em outras partes. Para isso criei alguns tutoriais para atender cada uma das suas necessidades de onde colar os códigos dos blocos de anúncios:

Para quem usa o WordPress.org, há também a opção de dois plugins que podem facilitar a sua vida, sem precisar mexer em códigos:

Para cada necessidade e local onde desejar incluir o código há uma especificação e um cuidado. Por isso há um tutorial para cada caso e recomendamos que você conheça um mínimo da estrutura do código fonte do seu blog. Isso facilitará bastante.

Finalizando o processo

Você pode exibir até 3 blocos de anúncios por página do seu blog ao mesmo tempo e pode usar o AdSense em qualquer blog e em quantos blogs desejar, desde que estejam de acordo com as diretrizes do AdSense.

O mais importante aqui é ter muita atenção, fazer testes e ter paciência para esperar e verificar os resultados. Tudo começa com alguns centavos e é um processo a longo prazo.

Usar o AdSense é um ótimo aprendizado para saber lidar com outros tipos de programas afiliados e formas de exibir anúncios em seu blog. Além de ser uma ótima maneira de começar e descobrir o potencial de ganhos do seu blog.

Não esqueça de que é preciso ter um número significativo de visitas para que a sua receita cresça e os blocos se tornem mais rentáveis de acordo com a qualidade das visitas que o seu blog recebe.

Outros artigos e tutoriais sobre AdSense:

54 Comentários

  1. muito bom.. artigo sobre o adsense é sempre bem vindo..

    eu tenho uma sugestão… o blog poderia fazer um post falando sobre contas canceladas do ADSENSE… o porque isso acontece e se é possível resgatar. a minha conta foi cancelada e eu não sei o pq, e eu acho que vários outros blogueiros tem essa duvida.. no mais.. parabéns pelo post. muito bom

    Responder

  2. Oi Marcos,
    Muito legal o post.
    É uma pena eu ser menor de idade, pois o Adsence não aceita como participantes menores de 18 anos ;)

    Responder

  3. Legal este tutorial.
    Já vou adicionar nos favoritos para ano quem vem eu poder ler e começar a tentar ganhar algo com o meu blog.

    Responder

  4. Estou começando, e ainda fiz muito pouco(quase nada!), mas achei esse tutorial excelente, para ao menos ter uma idéia do que fazer para transformar o meu Blog do WordPress em alguma renda!Gostaria de saber se posso enviar o endereço do ferramentasblog.com para meu professor de informática na etec, para que ele possa repassá-lo a seus alunos.

    Responder

  5. Pingback: Guias de Otimização para AdSense no seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  6. Pingback: Acessando o Google AdSense no celular: nova interface | [ Ferramentas Blog ]

  7. Marcos, me tira uma grande duvida por favor, como eu faço pra conseguir a conta do Adsense sendo q a mais de 5 anos eu ja tinha feito a conta em um e-mail q não lembro mais e não consigo fazer outra conta, como se resolve esse problema ? aceito qualquer sugestão … pois ja tentei praticamente de tudo =/

    Responder

      • @Marcos,

        Na minha conta aparece a seguinte frase:

        Conta inativa
        Não existe uma conta do AdSense para esse login, pois ele está associado a uma inscrição não aprovada. Para obter mais informações sobre a sua inscrição, leia a mensagem que enviamos para o endereço de e-mail fornecido por você ao se inscrever.

        Mas como lhe disse eu nao tenho mais o antigo e-mail, pois fazem muitos anos que eu fiz isso, sera que existe alguma solução?
        Agradeço desde já pela sua atenção marcos, Obrigado.

        Responder

    • @Adalberto,
      Não dá pra saber o que é bom ou não. É certo que quanto mais visitas melhor para o AdSense. Cada caso é um caso e só usando pra saber se dará certo ou não e se você vai gostar.

      Responder

  8. Pingback: Novidade: painel de Ganhos do Blogger interligado ao AdSense | [ Ferramentas Blog ]

  9. acabei de abrir uma conta adsense e ainda não liberaram pois vão avaliar melhor meu site , queria saber quais são os criterios usados por eles na hora de avaliar meu blog …e..belo post muito intuitivo e bem completo parabens ,,…e sucesso …

    Responder

  10. Oii, eu adorei o tutorial só que eu to com uma duvida, tipo… eu entrei no site, e lá esta dizendo que tem que ter mais de 18 para criar uma conta no AdSense, e tipo, eu não tenho! Mas, já vários blogs onde as pessoas tem o que… 15 anos e tem esses anúncios no blog! Eu posso criar mesmo assim??

    Responder

    • Matheus,

      Não dá pra saber qual o mínimo que se pode ganhar, nem o máximo. Isso sempre vai depender do seu Blog.
      O pagamento é mensal, sempre que você acumular 100 dólares. Enquanto não acumular isso, o pagamento não é transferido.

      Responder

  11. olá, gostaria de saber: eu sou menor de idade tenho 16 anos e estou pretendendo ganhar meu dinheiro pela internet, e me indicaram esse adsense…(programa) o que você me fala tento começar por ele ou tento outra forma enfim… gostaria de receber suas respostas… post muito produtivo… parabéns!!!obrigado.

    Responder

  12. eu gostaria de sabe eu so vo paga a asds google exemplo se eu tive 100 clicks no meu blog ai eu recebo o dinheiro deles e se nao tive menos que cem eu tenho que pagar a eles?

    Responder

  13. Parabens pelo blog. Eu queia saber como que faço para utilizar a mesma conta adsense no meu outro blog?.
    E que sugestão tem para um blog que tem subdomains tipo pt.myblog.com e en.myblog.com?

    Valeu

    Responder

  14. e ae marcos estou querendo entender esse adsense……me tira uma duvida pra eu me cadastrar no adsense e poder usa-lo eu tenho que primeiro ter um blog cheio de conteudo e informacao pronto é isso ?

    Responder

  15. Desculpe-me novamente lhe importunar mas em um contato a traz eu lhe perguntei sobre.
    Gostaria de saber se posso ter Google adsense e Amazon na mesma pagina!
    e também gostaria de acrescentar a boo-box, ou seja, posso ter redes como boo-box ou Amazom junto com adsense, oque o senhor me recomenda.

    Responder

  16. Eu tenho blog que dar dicas de beleza como: roupas calçados acessórios maquiagem e etc. Nos últimos tempo eu tenho deixado ele meio esquecido. Posso solicitar o cadastro do adsense?

    Responder

  17. Eu tenho um blog que dar dicas de beleza. Está meio desativado por motivo de doença. Agora estou retornando e gostaria de ter uma conta no Adsense. O problema é que eu estudo todos esses artigos que você escreve mais não consigo aprender. Você acha que existe uma possibilidade de contratar alguém para fazer isso para mim? Quem seria? Estou impedida de trabalhar fora e necessitando muito de ganhar dinheiro, mesmo que seja pouco a princípio. Quanto alguém cobraria para fazer isso para mim? Não tenho como investir muito.

    Maria Amália Mendes

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.