O que são Keywords e Long Tail? Palavras chave e Expressões chave para seu Blog

Hospedagem para Blogs

Ninguém que tenha um blog pode ignorar algumas técnicas de SEO (ao menos as mais básicas), que são importantes para ajudar seu blog e artigos a ficar bem posicionado nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca. Para tal, fala-se muito em “keywords” e “long tail”, mas você sabe o que é isso?

Para quem quiser entender um pouco de SEO e ver algumas técnicas que aprofundam o que vamos falar aqui, recomendo que leia também:

Qualquer técnica de SEO para tentar posicionar bem o seu blog e seu conteúdo no Google, passa pelo uso correto de palavras e expressões que indicam do que trata tal página e sua relevância com relação a um determinado assunto.

Os robôs dos mecanismos de busca passam varrendo as páginas do seu blog em busca de palavras e expressões que indiquem alguma relação de temas e assuntos. As palavras mais importantes para aquele tipo de assunto são chamadas de “Palavras-Chave”, no inglês “Keywords”.

As Keywords são, normalmente, uma ou duas palavras e são as mais importantes para uma determinada página e seu assunto ali tratado. É a partir de tais palavras que podemos determinar claramente o tema daquele texto.

O lugar mais comum de se colocar e usar as palavras chave são nos títulos e subtítulos do texto, negrito, nomes da página e suas tags, categorias e marcadores. São essas palavras que unem todo o conteúdo de um blog e indicam a interrelação dos seus mais variados artigos, já que se repetem com frequência em praticamente todo o conteúdo do Blog.

As palavras chave (keywords) são as mais digitadas e usadas por um usuário para fazer pesquisas nos mecanismos de busca, como o Google. É mais comum começarmos nossas buscas usando uma ou duas palavras segundo a nossa necessidade.

keywords-google

Já as Long Tail são um conjunto de palavras que dão maior sentido e/ou complementam as palavras chave de uma página/post. Normalmente são pequenas expressões ou frases curtas que fecham um sentido mais específico para o conteúdo.

Aqui estou chamando de “Expressões chave” as Long Tails. Essas expressões são formadas por palavras chave e outras palavras complementares, que explicam de forma mais objetiva e pontual o contexto em que se quer encontrar tal assunto.

long-tail-google

É dessa forma que são feitas as pesquisas mais aprofundadas e que nos oferecem resultados mais próximos do que realmente queremos. À medida que alguém procura algo no Google, maiores são os conjuntos de palavras e suas variações. Isso pode nos levar mais diretamente a uma artigo.

Ficar bem posicionado nos resultados orgânicos é muito importante, especialmente para keywords estratégicas para o nicho do seu blog, pois isso aumenta as chances do seu conteúdo ser encontrado por mais gente. Mas não se pode descuidar Long tails que atraem tráfego mais consistente e vão direto para dentro do seu conteúdo.

Como usar Palavras-chave em seu blog:

4 Comentários

  1. Pingback: Reescrever artigos para aparecer melhor no Google | [ Ferramentas Blog ]

  2. Pingback: Como usar Texto Âncora em seu Blog: Anchor Text | [ Ferramentas Blog ]

  3. Pingback: O [ Ferramentas Blog ] chegou ao fim (?) - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.