Do Blogger para o WordPress.org: Migrando seu Blog – Tutorial completo!

Este um é tutorial completo para quem deseja migrar o blog que está no Blogger e passar a usar o WordPress.org como sistema. Depois de passar por esta experiência com este blog aqui, acredito poder ajudar mais gente a manter tudo o que é importante: estrutura de links, SEO e indexação no Google, Assinantes de Feeds e até seguidores. Tudo isso sem riscos e passo a passo.

Para você não tomar uma decisão precipitada ou errada para o seu blog, recomendo que leia os seguintes artigos e debates nos comentários para ajudar a refletir sobre o que será melhor para você antes de tentar migrar:

Este é um tutorial longo. Recomendo que salve entre os favoritos ou até imprima junto com as imagens e siga tudo sem saltar ou esquecer nada. Tenha paciência e tudo dará certo!

Inscreva-se no nosso Canal no Youtube p/ assistir vídeos sobre Blogs.

Conheça também nossos cursos GRATUITOS sobre desenvolvimento de Blogs!

Índice de todos os passos do tutorial:

  1. Condições prévias no Blogger e ter um domínio próprio
  2. Fazer um backup de tudo
  3. Contratar uma hospedagem adequada
  4. Usando um domínio temporário para testes e migração provisória
    4.1 Tudo será feito previamente no domínio temporário
  5. Encontrar ou compara um layout
  6. Instalando e configurando o WordPress.org
    6.1 Instalando o WordPress
    6.2 Links permanentes e estrutura de links
  7. Migrando o conteúdo e comentários para o Domínio temporário
  8. Como não perder links, indexação no Google e SEO:
    8.1 Mantendo os links dos posts igual ao do Blogger
    8.2 Instalando plugins indispensáveis
  9. Mudando a configuração de DNS do domínio principal
  10. Fechando o blog no Blogger (mas não exclua ele)
  11. Instalando os códigos de rastreamento
    11.1 Google Analytics
    11.2 Webmaster Tools e Sitemap
  12. Mantendo os seguidores e assinantes do seu Blog
    12.1 Migrando o endereço de Feed sem perder assinantes
    12.2 Criando Gadget do Google Friends Connects (Seguidores)

Lembrando: Siga todos os passos e leia os tutoriais indicados nos links que acompanha cada parte desse processo. Tudo é extremamente importante. Não tenha pressa e separe alguns dias para fazer tudo.

1. Condições prévias no Blogger e ter um domínio próprio

A primeira coisa a saber é o que seu blog no Blogger já precisa ter antes de começar a migrar para o WordPress. Essas configurações prévias é que garantirão a sincronização entre os sistemas sem perder nada.

O mais importante é já usar um domínio próprio no Blogger. Se não tem ainda, leia: Como registrar e usar domínio próprio no Blogger. A questão aqui é que isso facilitará a sua indexação no Google e anulará o subdomínio “BlogSpot.com”. É preciso que você já esteja usando esse domínio a pelo menos 30 dias.

A outra coisa é já usar o Google FeedBurner para administrar seu Feed (Google FeedBurner – Criar conta de Feed para seu Blog). Com isso você não perderá seus assinantes quando tiver que refazer o caminho de atualização dos Feeds e Newsletter.

Por fim: Todo blog tem que ter um sitemap e com o Blogger não é diferente. Você precisa enviar esse sitemap para o Ferramentas para Webmasters (Webmaster Tools) e validar seu domínio lá: Ferramentas para Webmasters e Sitemap.

2. Fazer um backup de tudo

Não importa se seu blog é pequeno ou grande, nem mesmo se tudo vai mudar e você não quer mais saber da estrutura antiga. Ela é importante, pois é sua garantia de retorno caso algo dê errado ou você se arrependa. Então faça um backup completo de seu blog. Veja aqui: Como fazer backups do seu blog no Blogger.

Além de salvar os artigos, também é preciso ter uma cópia de todas as imagens usadas no blog. Tire um backup do template e salve os códigos de rastreamento, widgets e gadgets que você adicionou no código fonte ou usou para customizar seu layout. Os códigos mais importantes você pode copiar num arquivo TXT feito no Bloco de Notas.

3. Contratar uma hospedagem (Host) adequada

Não se iluda com planos e ofertas gratuitas. Procure uma empresa séria e que seja recomendada por outros blogueiros. Economizar no Host é a pior coisa que você poderá fazer por seu blog. Para ter um blog no WordPress.org é preciso contratar uma hospedagem e os preços são os mais variados, mas não é caro.

Existem dois tipos de servidores: Windows e Linux (isso não tem nada a ver com o sistema operacional que você usa em seu computador). Recomendamos o Linux, mas avalie o que seja melhor para o seu blog: Qual plano de hospedagem contratar para Blogs no WordPress.org.

4. Usando um domínio temporário para testes e migração provisória

Ao contratar uma hopedagem você terá que indicar um domínio. Como você já tem um domínio, solicitará que apenas criem a hospedagem que aponte para o seu domínio. Nesse ponto é preciso atenção: não mude as propriedades de DNS ou configurações do seu domínio ainda. Seu blog no Blogger ainda está no ar e se mudar as configurações do domínio, seu blog ficará fora do ar.

4.1 Tudo será feito previamente no domínio temporário

Obs.: Só o caminho para o seu host é que é temporário, até que o domínio principal seja apontado para o host. O local de hospedagem já é o definitivo e é aí que montaremos seu blog antes de redirecionar o domínio principal.

Se o seu domínio está registrado no mesmo lugar onde será o seu host, fica mais fácil solicitar ao suporte que não altere o DNS e CNAMEs ainda e solicite usar apenas o domínio temporário. É um endereço do seu blog que você poderá instalar tudo antes de apontar o domínio para o Host.

Isso garantirá que você deixe o blog 100% funcionando antes de desligar o Blog no Blogger. Assim todos os testes serão feitos, os plugins serão instalados e as configurações estarão funcionando só esperando o redirecionamento do DNS.

5. Encontrar ou comprar um layout

A parte mais complicada mesmo é escolher a identidade visual do seu blog. Recomendo que contrate um profissional que possa criar um Tema exclusivo para o seu blog do jeito que você quer. Quem fez o meu tema foi o Claudio Sanches (nosso editor para assuntos de WordPress).

Não é possível simplesmente usar o mesmo template do Blogger, pois não são compatíveis. Mas você também pode procurar por temas gratuitos e há milhares por aí. Guarde os temas que achar para depois instalar seus preferidos junto da sua conta do WordPress.

6. Instalando e configurando o WordPress.org

Agora que você já tem um host e já configurou o domínio temporário, é preciso instalar o WordPress para montar toda a estrutura do seu novo blog.

6.1 Instalando o WordPress

Vá à página do www.wordpress.org e baixe a última versão do sistema para ser instalada no host que você contratou. O domínio temporário é que será usado para visualizar e ativar tudo, mas funciona exatamente como será o definitivo.

Como o processo de instalação é grande, veja o nosso tutorial completo sobre como fazer isso: Como instalar o WordPress.org.

6.2 Links permanentes e estrutura de links

Chegamos no ponto mais delicado de todo o processo. Agora temos que configurar a estrutura de links dos posts e precisa que sejam exatamente como no Blogger. Isso garantirá que nenhum endereço dos posts do seu blog serão perdidos e todos ficarão idênticos.

Aqui é que vamos evitar que seu blog perca indexação no Google, não retorne Erro 404 (página não encontrada) e suas visitas não diminuam, além de não perder backlinks. (Esse passo ficará mais claro quando chegar ao ponto 8 desse tutorial)

A primeira coisa é configurar que o seu blog abra fora da pasta “WordPress”: Mudando o endereço (URL) do Blog no WordPress para fora do diretório padrão.

Depois você terá de mudar os links permanentes para o formato semelhante ao do Blogger. Vá ao menu “Configurações” ~> “Links permanentes”:

links-permanentes-blogger-wordpress

Então escolha a opção “Estrutura Personalizada” e coloque o seguinte formato de código:

/%year%/%monthnum%/%postname%.html

É isso que manterá o formato dos links dos posts como são no Blogger, usando a data seguido do nome do post terminando com “.html”, como no exemplo abaixo:

http://www.SEUBlog.com/2011/02/nome-do-post-url-qualquer.html

Salve as alterações.

Se nesse ponto for solicitada a criação ou alteração de algum arquivo no servidor do host, veja abaixo qual o tutorial adequado para o seu caso e como proceder:

7. Migrando o conteúdo e comentários para o Domínio temporário

Chegou o momento de migrar o conteúdo que está no Blogger para o WordPress.org. Isso não apagará os posts no seu painel do Blogger e nem tirará o seu blog do ar. Junto com os posts irão os comentários e até os nomes dos autores, caso seu blog tenha vários colaboradores.

ATUALIZAÇÃO: Agora existe um plugin que facilita esta etapa do processo que é migrar o conteúdo do Blogger para o WordPress. Chegado a este ponto, instale o plugin “Blogger Importer Extended” (Link: https://br.wordpress.org/plugins/blogger-importer-extended/). Você pode fazer isso pelo menu “Plugins” no painel do WordPress e adicionar novo.

É bem fácil de usar e intuitivo. Basta ativar o plugin e executar seguindo os passos indicados. Ele vai conectar-se ao seu Blog no Blogger, pedindo permissão, e fará a migração do conteúdo.

Pode ignorar a etapa 8 abaixo: O plugin já fará as correções de links e a partir daqui está totalmente funcional

 

8. Como não perder links, indexação no Google e SEO

Aqui já está praticamente tudo pronto e você poderia já redirecionar o DNS do domínio principal e começar a usá-lo sem apontar mais para o Blogger. Mas se fizer isso agora, perderá indexação e seus leitores não acharão o seu conteúdo. É preciso modificar a URL dos posts para como estavam no Blogger.

8.1 Mantendo os links dos posts igual ao do Blogger

Você notará que os endereços dos posts ficaram algo como:

…/2011/02/o-titulo-do-post-exatamente-igual-como-esta-escrito.html

Mas no blogger era:

…/2011/02/o-titulo-do-post-exatamente-igual.html

Pois o Blogger cortava e limitava o tamanho das URLS, coisa que não acontece no WordPress. Você até poderia mudar manualmente cada URL dos posts, mas há um truque que resolve esse problema automaticamente.

Copie o seguinte trecho de código no Bloco de Notas:

<?php
require_once('wp-load.php');
$res = $wpdb->get_results("SELECT post_id, meta_value FROM $wpdb->postmeta WHERE meta_key = 'blogger_permalink'");
$wpdb->print_error();
foreach ($res as $row){
$slug = explode("/",$row->meta_value);
$slug = explode(".",$slug[3]);
$wpdb->query("UPDATE $wpdb->posts SET post_name ='" . $slug[0] . "' WHERE ID = $row->post_id");
$wpdb->print_error();
}
echo "DONE";
?>

E salve o arquivo com o nome de “Fix.PHP”. Depois envie esse arquivo para o host, dentro da pasta “wordpress”. Esse arquivo é que fará a correção automática dos links em cada post. Para executá-lo, abra uma janela do navegador de internet e digite o caminho para o arquivo, como se ele fosse uma página do seu blog. Ele executará e exibirá o texto “DONE” quando concluir.

Verifique novamente o painel de posts do seu WordPress e verá que as URLs dos posts ficaram como no Blogger. Quando você abandonar o domínio temporário, ficará perfeito e você não perderá os links q tem no Google, nem em páginas de parceiros, agregadores de conteúdo ou páginas internas. Tudo será como antes.

8.2 Instalando plugins indispensáveis

Há alguns plugins indispensáveis para garantir uma boa mudança no seu blog e para corrigir links quebrados e reorganizar a estrutura de SEO do seu blog. Recomendo que dê uma olhada e use os seguintes:

9. Mudando a configuração de DNS do domínio principal

Agora está na hora de apontar seu domínio principal para o local onde você preparou todo o seu blog. Tudo foi feito no temporário esperando o redirecionamento do DNS. Isso fará com que seu endereço que antes buscava o seu blog no Blogger, agora busque onde você contratou a hospedagem.

O serviço de host já deve ter te passado os endereços DNS para você alterar no painel de controle do sistema do domínio. Se você registrou o seu domínio no mesmo lugar que contratou a hospedagem, pode solicitar do suporte a ajuda necessária para alterar o DNS.

Mas se seu domínio está registrado em outro lugar, então vá até lá, acesse sua conta e procure o suporte para ver como proceder com a mudança do DNS.

IMPORTANTE: Depois de feita a configuração para o novo DNS você terá que esperar um prazo de propagação que pode levar de 30min até 72h. para ser finalizada. Esse é o tempo que o DNS leva para espalhar a mudança por toda a internet, o que fará com que seu blog pareça fora do ar por algum tempo para algumas pessoas. NÃO ENTRE EM PÂNICO!!!

Por isso fizemos todas as mudanças no domínio temporário (que continua funcionando enquanto você espera a propagação). Seu blog já está pronto e funcionando, mas toda a rede precisa ser avisada da mudança.

10. Fechando o blog no Blogger (mas não exclua ele)

Seu blog no Blogger precisa ser fechado e bloqueado para os mecanismos de busca. Também é preciso alterar a configuração do endereço do Blog, voltando para o padrão “BlogSpot.com” de antes de registrar um domínio.

Abra o painel do Blogger, acessando a sua conta e clique no menu “Configurações” ~> “Publicação”:

alterar-publicacao-blogger

Aqui você voltará o seu blog para o antigo endereço como era antes de registar um domínio próprio.

Depois volte ao menu “Configurações” ~> “Básico” e lá marque “Não” nas opção iguais às da imagem abaixo:

bloquear-blogger

Salve as configurações.

Por fim, vá ao menu “Configurações” ~> “Permissões” e permita o acesso apenas dos autores do Blog. Assim o seu blog no Blogger ficará guardado, mas totalmente inacessível a qualquer pessoa ou robô.

11. Instalando os códigos de rastreamento

Seu blog já está funcionando e ativo no WordPress.org, mas há pequenos detalhes para garantir que nada mude e seus visitantes continuem chegando.

11.1 Google Analytics

Instale um plugin para rastrear as visitas ao seu blog que use o Analytics e mantenha o antigo rastreador do seu blog. Assim você não perderá os dados acumulados já desde a outra versão de sua página: Plugin Google Analytics para WordPress.

11.2 Webmaster Tools e Sitemap

Você também não pode esquecer de avisar ao Google que o seu blog mudou de plataforma. Isso altera como o Google rastreia seu conteúdo, especialmente por conta do sitemap. Você já instalou um plugin que gera o arquivo do sitemap do tipo XML. Vá ao painel do Ferramentas para Webmasters e altere o caminho de onde devem buscar seu sitemap agora.

12. Mantendo os seguidores e assinantes do seu Blog

Agora que chegamos ao fim, você só não pode nem quer perder seus assinantes de Feed e seus seguidores.

12.1 Migrando o endereço de Feed sem perder assinantes

O endereço de Feed padrão dos blogs no WordPress.org é algo como:

http://www.SEUBlog.com/Feed

Isso precisa ser indicado na sua conta, alterando as configurações no FeedBurner. Acesse o painel do Google FeedBurner com a sua conta. Encontre o Feed do seu blog e clique em “Edit feed details…” e altere o endereço do seu Feed como indicado na imagem abaixo:

feed-details-blog-wordpress

Salve para aplicar a mudança. Que passará a funcionar definitivamente.

12.2 Criando Gadget do Google Friends Connects (Seguidores)

A última coisa é criar e instalar o widget do Google Friends Connects, que é o gadget Seguidores do Blogger, mas que você pode colocar no WordPress.org e não perdê-los de vista. Além disso as pessoas continuarão vendo suas atualizações no painel do Blogger delas.

Para isso você precisará acessa a sua conta do Friends Connects e copiar o código que precisa colar em seu blog.

gadget-friends-connects

Siga os passos de configuração e pronto.

Lembre-se de entrar nas configurações para verificar se o endereço do Blog é o seu domínio e está correto para funcionar no WordPress.

Outros artigos e tutoriais para te ajudar:

Baixar e-book

233 Comentários

  1. Pingback: Tweets that mention Como migrar do Blogger para o WordPress.org: Tutorial completo | [ Ferramentas Blog ] -- Topsy.com

  2. Tutorial completo mesmo porém tem alguns detalhes que podem atrapalhar que está fazendo a migração:

    no item 6.2 não é tão simples assim porque o que ocorre é que geralmente muitos blogueiros “calejados” sabem que para melhorar o seo fazem assim nos links permanentes;

    http://seublog.com/testando-migracao-wordpress.html ;

    E no Titulo colocam assim “Agora vou tentar migrar para o wordpress”

    Ou seja totalmente diferente do Link Permanente e para piorar quando você importa para o wordpress ele não lê a url e sim o Titulo então vai ficar assim: http://agora-vou-tentar-migrar-pa.html (mais ou menos isso!rsrs)
    Ou seja vamos ter que alterar as url de cada post.

    No item 12 infelizmente também não acontece o que esperamos,ao alterar para o feed padrão do wordpress em um passe de mágica você perde mais da metade dos seus assinantes de feed,eu tinha quase 500 assinantes e agora são 120 e alguma coisa,não sei se com o tempo voltarão mas até agora nada.
    Obs.: Já alterei uma vez o nome do feed no campo “Feed Address” e fiquei sem assinantes por um tempo depois voltou ao normal.

    Na questão de redirecionar os links permanentes no wp você pode Marcos colocar outra estrutura melhor para seo,por exemplo: /%category%/%postname%/ ou só /%postname%/ (eu uso esse) e usar o plugins que é descrito neste artigo[Link excluído] e assim redireciona sem perder pagrank e linkjuice.

    Mesmo assim é completo mesmo o Tutorial,bem que podia ter sido feito antes !!hehehe

    Responder

    • @Rafael,
      Seu comentário é pertinente, mas você está enganado quanto a algumas coisas que vou pontuar aqui:
      1. No ítem 6 e partes, estou tratando da manutenção dos links permanentes exatamente como estavam no Blogger e, como expliquei, é perfeitamente possível mantê0los e não perder isso. Eu fiz isso aqui no meu blog e recuperei todos os links.

      2. Quanto a perder assinantes de Feed: Na verdade você não perde. É que o Blogger junto com o FeedBurner, contam como assinantes os seus seguidores também. Quando saímos do Blogger e passamos para o WP essa contagem é separada.
      Por isso mesmo que o item 12 é dividido em recuperar assinantes de Feed e Seguidores. Assim, essas pessoas continuam recebendo suas atualizações e seus números não diminuem. Basta vc somar o seu número de assinantes de Feed com o de Seguidores que você verá que tem o mesmo número de “Assinantes” de antes.

      3. Sobre o plugin que vc sugeriu para mudar o Link permanente. Ele é péssimo e arriscado, pois não usa Redirecionamento 301. Além disso mudará toda a sua base de link e seu sitemap. Isso significa que a Google poderá levar vários dias (até 90 dias ou mais) para reindexar seu conteúdo com os novos links.

      Por isso que insisti nesses passos que são mais garantidos e mantêm o padrão da estrutura de seu blog antigo sem correr riscos e comprometer seu blog.

      Responder

      • Marcos fiz tudo com manda o tutorial,porém comigo ao importar do blogger para wp os links permantes ficaram diferentes do original,não sei porque(deve ter sido erro meu).Alterei um por um e não perdi os links eles direcionam corretamente(espero eu rs)e ainda recebo muitas visitas do google.

        Na questão de assinantes de feed já vai fazer 1 semana que não sai do 120(acabei de conferir) assinantes lá no site do feeedburner,meu seguidores são só 95 então não tem como ser isto já que tinha quase 500 assinantes.

        Porém minha conta dos seguidores é diferente ao do feed,pode ser uma justificativa para o erro,não sei.

        O plugin faz sim o redirecionamento 301,acabei de ver no site oficial,por isso não notei grande perda nos visitantes vindos dos motores de buscas.
        Apesar de que o modo descrito aqui é bem melhor não precisa de plugin,muito melhor,mas agora já foi para mim,fica para uma próxima rs.

        Em breve vou fazer um post sobre o que fiz para mudar(não tutorial) e porque mudei,indicarei este post como referencia para quem quer migrar do blogspot para o wordpress.
        Para ter uma noção quando migrei não encontrei nada completo só “importa e exporta” um dos únicos post que ajudou um pouco foi o do Paulo Faustino,mas também estava um pouco desatualizado.

        Abraço e boa noite e chega de comentar e encher a sua paciência rs

        Responder

  3. Obrigado por este tutorial, vou seguir ele, pois sei q o Ferramentas Blog passou por esse processo, mas estou com uma dúvida:

    E se alguem tem um template esclusivo para Blogger, como q pode ser feita a “conversão” deste theme, pois creio q muitas pessoas pagam por um template exclusivo para Blogger, mas querem migrar para WordPress!

    E Parabéns pelo blog ;D

    Responder

  4. Olá Marcos Lemos,Tudo bem? Gostaria de saber se é possivel ter um blog de sucesso no Blogger? Assim, com o blogger eu tenho chances de ter um blog tão bom e profissional como um blog no WordPress?

    Responder

    • Com toda certeza é possível ter um blog de sucesso usando o Blogger. Veja aqui mesmo nossas postagens. O WP tem suas vantagens, mas se vc for competente e souber usar o que o Blogger oferece, conseguirá fazer um blog de qualidade.

      Responder

  5. Depois de adicionado “/%year%/%monthnum%/%postname%.html” em Links permanentes e ter seguido todo o tutorial e terminado o redirecionamento de todos os links, posso modificar os Links permanentes para, por exemplo, “http://www.SEUBlog.com/2011/02/10/sample/post” ?

    Responder

    • Sérgio,
      Poder, até pode, mas não é recomendável. Você pode perder indexação e até correr o risco de gerar conteúdo duplicado, se não usar corretamente alguma ferramenta de redirecionamento 301.
      O melhor é manter o padrão para evitar dores de cabeça. Mas se o Blog é novo e com poucos posts, o risco é menor. Aconselho pesquisar muito antes de mudar de forma tão radical o modelo de URL.

      Responder

      • O blog já tem quase 500 posts, pesquisando na net, achei somente como redirecionar “dominio/ano/mês/titulo.html” para “dominio/ano/mês/titulo/”, ou seja, retirar o “.html” no fim dos posts. Adicionando uma linha no .htaccess:
        “RewriteRule ^([0-9]{4})/([0-9]{1,2})/([^/]+)\.html$ $1/$2/$3/ [QSA,R=301,L]”. Vou usar seu tutorial e evitar como vc mesmo disse, dores de cabeça”.
        Tenho uma dúvida, em relação ao item ” 8.1 Mantendo os links dos posts igual ao do Blogger”.

        “Para executá-lo, abra uma janela do navegador de internet e digite o caminho para o arquivo, como se ele fosse uma página do seu blog. Ele executará e exibirá o texto “DONE” quando concluir.” . Não entendi “digite o caminho para o arquivo”, qual seria esse caminho, tem como citar um exemplo?

        Responder

        • Sérgio, acontece que é melhor manter a estrutura de links que já estava no blogger, assim você não vai correr o risco de que algum post seu fique com o link diferente.

          Um dos pontos mais baixos de usar blogger é a estrutura do link, e você vai ter que conviver com isso se quiser manter sua indexação.

          Já migrei um blog e troquei a estrutura de links, o blog tinha um ano, demorou quase 8 meses para voltar a ter as visitas, comentários, e etc igual antes.
          Foi uma dor fazer isso, pra mim os resultados no final acabaram sendo bons, mas demorou.

          Agora você precisa saber o que gostaria de fazer, 500 posts é bastante link no Google.

          Sobre o Fix.php.
          Basta colocar na pasta raiz do seu blog.
          Ontem tem o wp-config, index.php e etc.
          Coloca lá, digita o endereço do seu blog /fix.php
          Só entrar no link que ele faz já tudo, só não se esqueça de deletar o arquivo depois de feito.

          Responder

          • Eu digito “www.meusite.com.br/fix.php” e não aparece nenhuma palavra do tipo “DONE” como o Marcos Lemos cita na postagem, tem algum problema não surgi essa palavra?

            Responder

        • Sérgio, mas escreve alguma coisa?
          A página aparece em branco?

          Se você não tiver resultado algum com isso, aconselho você fazer o processo de exportação e importação novamente.
          Limpe seu banco de dados, faça o procedimento de exportação do Blogger e importe no WordPress, exatamente como esta neste post aqui.

          Depois disso execute o fix.php.
          vai ser o endereço do seu site /fix.php.

          Quando você importa artigos para o WordPress do Blogger, é criado custom fields com o link, nome e etc de como era antes no Blogger.
          O fix.php pega esses campos e usa como base para recuperar a estrutura de links.
          Com você pode não ter aparecido nada, porque já deve fazer algum tempo que você importou e talvez usou outro método diferente do que é ensinado aqui.

          Responder

  6. Seu post está extremamente incrivel, principalmente essa parte do “Fix.PHP”, que não fazia idéia, o restante, tinha uma nomção, mais esse foi Top.
    Obrigado!

    Responder

  7. Olá. Gostei da sua postagem. Bem clara em vários pontos.

    Acho que terei mais oportunidades de configuração e otimização do meu blog no wordpress, princiupalmente nos links entre postagens (inter relacionamento de conteúdos – como o dreamweaver fazia nos tempos do html…).

    Contudo…

    Para mim o que mais emperra é a importação.

    Já fiz várias tentativas de migração usando hospedagens gratuitas antes de efetuar a contratação de uma boa hospedagem.

    Tenho mais de 1100 postagens no Missões e Adoração (maio próximo completa 4 anos). O backup do Blogger tem quase 12 MB. A importação não é fácil. Além disso, o Blogger não autoriza o acesso.

    Eu faço a importação dos posts em três etapas:
    1) Criei uma conta no wordpress.com e importei do blogger para lá (dá muito erro….);
    2) Pelo WordPress.com exporto as postagens por períodos (meses) para não ficar um arquivo grande. A hospedagem apenas aceita 2MB e o arquivo tem 11MB
    3) Importo estes arquivos no wordpress.org na hospedagem gratuita.

    Contudo, a importação de algumas imagens e dos vídeos não dá certo.

    Não consigo fazer as postagens com vídeos exibirem os vídeos. Apenas aparece um link, ou, nem isso.

    Tem alguma sugestão?

    Responder

    • @Gilson,
      A sugestão é que você siga o procedimento com descrito no nosso tutorial. A forma como você fez dá mesmo muito erro e dificilmente dará certo. Vá direto à migração do Blogger para o WP.org.
      Também recomendo que não use um host gratuito. Eles não são bons e não oferecem um serviço de qualidade.

      Responder

  8. Migrei o meu blogger para o wordpress, mas está tendo problemas com as imagens, elas aparecem nas postagens, mas na página “Home”, em que as imagens aparecem em miniaturas, elas não aparecem, tenho que importa as imagens para o wordpress também?

    Responder

    • @Pablo,
      Pode ser que o sistema para gerir as imagens no layout e identificá-las não está reconhecendo o caminho.
      Nesse caso, acho que você terá mesmo que fazer isso manualmente. Mas lembre-se de ler o manual do layout que está usando para saber como ele cria as miniaturas.

      Responder

  9. Já indiquei seu tutorial a varios colegas blogueiros por que é o mais completo que vi, migrei esta semana, estou cheia de duvidas e uma delas é sobre o feed, eu tinha + de 300 assinantes no feed e agora tenho apenas 128, mas ainda não fiz esta mudança de endereço por que estou com receio de perder todos. Se eu mudar o feed para http://www.blogandonoticias.com//Feed nao perderei mesmo o que sobrou dos assinantes? Será que voce sabe me explicar o que pode ter acontecido?

    Abraços
    Parabéns pelo tuto

    Responder

    • @Marilucia,
      Como expliquei em outro comentário, o que pode ter acontecido é que agora só conta os assinantes de Feed padrão. No Blogger é contado também o número de seguidores somado ao número de assinantes de Feed.
      Não recomendo usar apenas o endereço padrão do Feed do WordPress. É melhor continuar usando o FeedBurner, como explicado no tutorial.

      Responder

  10. Pingback: O que mudou no [ Ferramentas Blog ] depois de migrar para o WordPress.org | [ Ferramentas Blog ]

  11. Pingback: SuperPost #200 » Incultura.org

  12. Pingback: Vale a pena registrar um domínio para seu Blog? | [ Ferramentas Blog ]

    • @Vinicius,
      As categorias são recreadas automaticamente a partir do que há de informações em cada post. São recriadas exatamente as mesmas, por isso você não perde as categorias.

      Responder

  13. Marcos eu queria saber se tem diferença eu usar o dominio com o www. ou sem se isso afetaria algo ?

    Pois na minha hospedagem quando coloco um domino ele somente me mostra sem o www. mas o meu dominio estava no blogger com o www isso tem alguma diferença?

    Responder

    • @Rafael,
      É bom que seu blog abra com os dois. O normal é que o seu “www” aponte para o com “www”.
      Entre em contato com o seu host e solicite o procedimento para esse redirecionamento funcionar.

      Responder

  14. Olá Marcos,

    Fiz o procedimento de migração do Blogger para o WordPress seguindo seu tutorial… correu tudo bem… sem problemas.
    O único detalhe é que os comentários vieram todos como “Anônimo”.
    Será que existe algum forma de corrigir isso para que os comentários venham com os nomes de quem comentou?

    Obrigado e parabéns pelo post nota 1000!

    Responder

    • @Leo,
      Nunca vi esse erro. Da forma como descrevi e usei para migrar o meu blog, os comentários vieram com os nomes, mas sem os links e as fotos. Mesmo assim não me atrapalhou.
      Não sei como corrigir isso que aconteceu com vc.

      Responder

    • @Vinicius,
      Sim, são os mesmos, mas já aviso que você perderá indexação. Há outros procedimentos extras para evitar isso. Um deles é o redirecionamento 301 do antigo endereço e avisar no Webmaster Tools da Google que vc mudou o endereço do Blog.

      Responder

  15. Olá Marcos,

    Migrei meu blog do Blogger para WordPress fazendo os passos descritos nesse tutorial. Mas na hora de usar o Fix.php, ele cortou um pedaço das URL’s normalmente, como era para acontecer. Mas acontece é que ele cortou muito pouco.

    Ao invés de ficar assim, como estava no blogger:
    http://www.site.com.br/como-migrar-do.html

    Ficou assim:
    http://www.site.com.br/como-migrar-do-blogger-para.html

    Entendeu?
    Ainda estou utilizando o dominio temporário, será que é por isso?
    Um abraço!

    Responder

    • Pode ser que sim…
      mas tem umas coisas errada. Observe bem o formato que tem que ser usado na configuração do Link permanente para que o fix.PHP funcione corretamente e a migração do Blogger para o WP tem que ser direta, sem passar pela plataforma de testes.

      Responder

  16. Ola Marcos blz?
    Muito bom esse Tuto!
    Em breve estarei migrando…
    Mais me diz uma coisa, tenho cerca de 9.500 post será que ao migrar eles irão todos? Sem perder nenhum?
    Agradeço ae!

    Ferramentas Blogs já sou Fã!!! 😉

    Clebson Jack

    Responder

  17. Marcos vou te falar irmão…você é F@#%$ mesmo…Eu migrei meus post e foram quase todos só ficaram 11 post faltando(mais tá traquilo melhor 11 do que todos) Agora só falta eu passar meu tema do blogger para WOrdpress e Redirecionar as DNS. EM relação aos Links todos ficaram identicos aos do blogger. Os comentários também subiu sem problemas, Estarei avançado para as proximas Etapas agora…Valew Pelo Tutorial,
    Nota 1000.

    CLebson jack!

    Responder

  18. Quando chega a hora de migrar o meu feed, sigo todos os passos descritos acima, mais quando eu salvo a configurações do meu FeedBurner ele me informa o seguinte erro “Received HTTP error: “Not Found” while fetching source feed.”

    de qualquer forma, obrigado!

    Responder

  19. Ótimo tutorial!! Mas queria fazer algumas observações na minha mudança para wp !!
    1 – Fiz tudo q vc mandou mais quando fui ver os link nao estavam funcionando entao falei com um atendende do uol host e ele me enviou este link de um tutorial simples mas funcional http://ajuda.uolhost.com.br/index.php?ind=&p=resposta&res=901
    Somente os links das paginas estaticas do blogger nao funcionaram
    – Isso influenciará na indexação ?

    2 – No momento de fechar o blogger e direcionar o dns para o host não seria mais interessante deixar ainda o blogger apontando para o dominio sendo que alguns usuarios poderam vir direcionado do endereço .blogspot ?

    vlw ae pelo tutorial ajudou muito
    meu site: http://www.houseslbeat.com

    Responder

    • Esse tutorial da Uol vai deixar os links parecidos, porém não vai manter eles.
      O que ensinamos aqui faz os links ficarem iguais aos que eram no Blogger, o mesmo numero de caracter e etc.

      Acontece que no Blogger o título do post que gera o link, porém eles tem um limite de caracter. Já no WP também pode ser gerado o link pelo título do post, mas não temos limite de caracter.
      Provavelmente você não percebeu, mas logo vai ver que tem vários links quebrados no Google agora, links que eram curtos e agora ficaram maiores.

      Responder

      • Realmente Claudio vc tem razão observei que vários links quando fiz uma pesquisa via google estavam quebrados, todos indo pro famoso 404, ae fiz uma gambiarra q por momento esta funcionando bem q é o plugin de redirecionamento q reconhece a pagina q o usuário esta buscando e abre ela sem ir para o 404 muito bom plugin trabalha como se soubesse o q o usuário esta buscando no site… vlw

        Responder

        • Que pluguim seria esse @HOUSESLBEAT? Esto querendo migrar mas irei mecher no links permanentes eu preciso da id do post no link alguem teria uma solução para o meu problema ?

          Responder

  20. Ola Marcos e Claudio,

    No passo 8.1, tenho uma duvida: Eu fiz um Tema-filho,pois quis fazer varias modificaçoes no Layout do Tema Arras, e portanto gostaria de saber onde copio a pasta FIX.PHP ?

    Caminho tema filho : /public_html/wp-content/themes/sample-child-theme ( lembrando que pro tema ARRAS, foi necessario criar como se fosse um tema novo, e nao parte integrante do tema pai.

    Caminho tema pai : /public_html/wp-content/themes/arras

    Portanto, repito a solicitaçao de ajuda urgente: onde insiro a pasta FIX.PHP ?

    Agradeço antecipadamente,

    Responder

  21. Olá Marcos,

    Olha, depois de muito tempo finalmente estou caminhando para migrar do Blogspot para o WordPress, porém tenho um grande problema.

    No início do meu blog (antede de conhecer o Ferramentas Blog “AFB / DFB”) eu fiz algumas postagens onde eu utilizei diversas imagens, ocorre que em nenhuma delas eu inseri o atributo alt, e hoje, são os post mais acessados. Com isso, tenho medo de migrar para o WordPress (onde é facilitada a inserção do atributo alt) e acabar perdendo indexação.

    Será que o redirecionamento 301 resolverá isso tranquilamente?

    Mais uma vez muito obrigada por tudo!

    Responder

  22. Marcos , estou instalando o wordpress no dominio temporário que me foi oferecido pela hospedagem – Redehost – que é jogosgamers-com.web38.redehost.com.br
    instalei o wordpress normalmente, só que ao acessar a pagina de login no wordpress pelo endereço temporário , não consigo entrar pois fica redirecionando para o meu dominio que ainda não está com a DNS apontada, tipo ao invés de entrar por jogosgamers-com.web38.redehost.com.br/wp-login quando tento fazer login ele redireciona de volta para jogosgamers.com/wp-login e não consigo entrar !

    Se puder me ajudar eu agradeço , já to ficando desesperado !

    Responder

  23. Pingback: NOVIDADE e lançamento: FBlog Host – Serviço de hospedagem especializado em Blogs | [ Ferramentas Blog ]

  24. Pingback: Que Google me perdoe, mas vou migrar para WordPress | Horusweb

  25. Olá, fiz tudo de acordo com o seu tutorial, que aliás, é incrível! Porém, ao tentar ler qualquer um dos posts importados aparece “Page Not Found” onde seria o título, e a parte do conteúdo fica (obviamente) vazia. O que pode ser, e como arrumar esse problema?

    Já procurei no Google, e todos os resultados apontam para problema no .htaccess, mas não sei que código por lá, pois já tentei vários.

    Mais uma vez, obrigado pelo tutorial, excelente!

    Responder

  26. Olá Marcos

    Fiz a instalação do WordPress no servidor mas na hora de importar as postagens deu erro de certificado de SSL.Chamei o suporte e eles disseram que o problema não pode ser resolvido porque o open SSL não está disponivel no sistema deles.Tem outro jeito de importar do Blogger?

    Ou será que teria problema de colocar os posts manualmente já que são poucos ainda?

    Responder

  27. Olá Amigo Estou louco para migrar meu site do blogger pois nao aguento mais as limitações do blogger gostaria muito da sua ajuda encontrei essa hospedagem aqui e gostaria de saber se o que vc acha se vale ou nao apena
    [ Link Suprimido ]
    Por Favor aguardo a Resposta ancioso se essa hospedagem nao for boa me endique uma que vc conheça que seja no mesmo valor e que eu possa ter de tudo no meu site no wordpress
    abração Fuiz

    Responder

  28. Olá amigo, antes de qualquer coisa, parabéns pelo tuto. Aqui funcionou “quase” tudo.
    Apareceu no final da importação:

    POSTS COMMENTS
    Blog do Tablet blogdotablet.blogspot.co 400/452 56/93

    Pelo que entendi, ele não umportou 52 posts e 37 comentários correto?
    Alguma sugestão pra ele acabar de importar o que faltou?
    Ah! percebi, tbem, que ele não importou posts programados!

    Responder

  29. Marcos Lemos, gostaria de saber depois de fazer a migração eu poderia pedir para que altere o links ? Exemplo fiz a migração e depois de migrar eu faço algo , para que os links depois dessa data seja alterada conforme nescecidade. ?

    Responder

  30. tenho uma duvida urgente! no passo 6.2 onde diz:

    A primeira coisa é configurar que o seu blog abra fora da pasta “WordPress”: Mudando o endereço (URL) do Blog no WordPress para fora do diretório padrão.

    esse endereço que devo configurar é o temporario do host ou o endereço do meu blog mesmo? não entendi mto bem essa parte!

    aguardo resposta urgente! obrigado amigo!!!

    Responder

  31. Marcos depois de muita pesquisa ,mas muitas pesquisas encontrei um plguin que é recomendado pelo codex do WordPress que faz a migração permanente dos links , acho que é relevante a esse execelente tutorial, para quem deseja trocar o link depois da migração é o pluguin.

    Atenção esse pluguin é indicado aos que deseja troca o link sem perder a visitação.Pois ele faz o redirecionamento 303 que ´é o redireciomaneto permanente do conteudo .

    Dean’s Permalinks Migration
    http://wordpress.org/extend/plugins/permalinks-migration-plugin-for-wordpress/

    Responder

    • desculpe, arrumando meu post anterior o qual escrevi mto rapido e errei. na instalação eu abri a pasta wordpress e copiei os arquivos e mandei para dentro da pasta public_html, então no meu public nao tem a pasta wordpress e qnd faço o passo 6.2 o blog nao abre mais dando um erro de php no index.php. voltei a arruma-lo como estava antes deixando o codigo como require(‘./wp-blog-header.php’); e o blog voltou a abrir. então devo ignorar o passo 6.2 ja que nao tenho a pasta wordpress dentro do meu public_html? ou devo reinstalar tudo botando a pasta wordpress no public pois isso pode me prejudicar futuramente? grato pela atenção marcos!!! abraços

      Responder

  32. Olá, tenho uma dúvida! após mudar a autoridade de dns do meu dominio já devo tirar meu blog no blogger fora do ár? ou devo deixá-lo com o nome antigo blogspot ou devo esperar a mudança de dns se propagar para depois fzr estas coisas? não ficou bem claro ali pra mim se deve esperar ou fazer de imediato logo após a mudança de autoridade do dns! desculpe pelo amadorismo! rsrsrs, abraços!

    Responder

  33. Bom dia Nobre,

    Quando Clico em Autorizar, que coloco a usuário e senha do Blogger em seguida surge essa mensagem abaixo. Sabe me dizer o que estou fazendo de errado?

    A página que você solicitou não pode ser exibida. Outro site estava solicitando acesso à sua conta Conta do Google, mas enviou uma solicitação inválida. Entre em contato com os responsáveis pelo site que estava tentando usar quando recebeu esta mensagem para informá-los do erro. A seguir, você encontrará uma mensagem de erro detalhada.

    O site “http://infotecnico.com” não foi registrado.

    Grato, e certo da sua atenção.

    (Messagem)

    Responder

  34. olá, terminei o tutorial ok. mas qnd procuro por algum post do meu blog o meu blog ainda aparece no google, sendo que efetuei os passos de fecha-lo para mecanismos de pesquise e permitir somente autores e tb o voltei para blogspot.com. entao fica como se meu conteudo estivesse duplicado? usava serviços como cetral blog dihitt e qnd abro os posts por lá esta redirecionando para meu blogspot(que ja esta fechado). As visitas tb cairam muito e como tenho muitos posts ainda nao botei tags nem seo em todos. mas é nromal cair tanto as visitas nos primeiros dias? devo esperar que tudo vai normalizar? o blogspot que fechei demora a sair do google? abraçoss e grato pela atenção e ajuda que você sempre me dá!

    Responder

    • obs: arrumei os links fiz redirecionamento e eles estão funcionando perfeito, só fiquei encucado com isto mesmo de nas bucas aparecerem tantos meu blogspot(fechado) como meu dominio “novo”.

      Responder

    • Eduardo.
      Leva um tempo para o índice do Google mudar o endereço antigo e apontar para o novo local. Seu blog está totalmente acessível já no novo local. Se o fechou no Blogger, então não há risco de conteúdo duplicado. É questão de ter paciência por alguns dias.
      Sim… é normal ter uma queda logo que se muda, mas depois volta ao normal.

      Responder

      • ok amigo! obrigado pela atenção de sempre! tenho que fazer um elogio, teu tutorial realmente salvou minha vida, é o melhor e mais completo que li até mesmo que os em ingles! vc esta de parabéns! e mto obrigado novamente por sempre responder as minhas duvidas.

        Responder

        • Venho deixar minha humilde opinião e experiência em blogs para quem está indeciso se deve ou não migrar para o WordPress:

          Eu adoro o WordPress, é simplesmente a melhor plataforma de blog existente. Só que é bom demais. Se vc tem um blog que está começando, tem um nicho específico, não precisa usar funções avançadas que só o WordPress tem eu não recomendo nem pensar em migrar para o WordPress.

          Quando comecei meu blog (que é focado em um jogo online e conta com mais de 200 mil visitas mensais), eu comecei no Blogger lá em 2011, depois de um ano nele, pesquisei um pouco sobre o WordPress e me maravilhei com as funções dele e migrei. Porém, os custos com hospedagem, domínio (que também deve ser pago no Blogger para o mínimo de profissionalismo) e tudo mais simplesmente não compensam. Voltei para o Blogger e estou lucrando muito mais, já que não tem a preocupação de pagar servidores (que estão bem caros, inclusive, principalmente agora com a crise).

          Se vc tem um blog pequeno, como eu, ou até intermediário, provavelmente você irá usar funções no WordPress que já tem no Blogger e funcionam muito bem, com toda a alegria de ser gratuito, facilitando horrores para quem não quer gastar praticamente uma centena de reais em algo que já existe gratuitamente.

          Porém, há problemas: o Blogger precisa que você tenha conhecimentos mínimos de HTML. Apesar de poucos saberem, o Blogger é extremamente personalizável e de forma bem mais fácil que o WordPress se você for mexer nos códigos manuais dele (facilitando com plugins, obviamente), porém, tais personalizações provavelmente quase ninguém utiliza por criar blogs menores.

          Em suma: só migre se vc realmente prever um crescimento astronômico no seu blog/site. Blogger oferece tudo e muito mais do que 80% da blogosfera “mirim” precisa. Vc pagará por servidores e provavelmente usará algo que já tinha antes.

          WordPress é excelente. Se visitas e dinheiro não for seu problema, vá de olhos fechados! Caso contrário, o Blogger dá e sobra, literalmente.

          Responder

  35. Nobre, esta aparecendo essa mesagem abaixo quando tento importar
    para wordpress. Qundo coloco usuario e senha do blogger surge essa
    menssagem.

    Att,

    A página que você solicitou não pode ser exibida. Outro site estava solicitando acesso à sua conta Conta do Google, mas enviou uma solicitação inválida. Entre em contato com os responsáveis pelo site que estava tentando usar quando recebeu esta mensagem para informá-los do erro. A seguir, você encontrará uma mensagem de erro detalhada.

    O site “http://infotecnico.com” não foi registrado.

    Responder

  36. Meu blog tem aproximadamente 1050 posts no blogger, quando importo para o WordPress só vem 976, isso acontece com mais alguém? Minha hospedagem é Windows da UolHost.

    Ademais, o tutorial é o melhor que já encontrei na NET, se todos os passos descritos forem cumpridos, tudo dará certo.

    Responder

    • Clodoaldo,

      O problema é que você contratou a UOLHost. Não tinha opção pior para isso. Eles não suportam a estrutura necessária para o WordPress funcionar direito.
      Recomendo que procure nosso serviço de hospedagem http://www.fbloghost.com que inclusive cuida de toda a migração para você e deixa o seu blog totalmente funcional, sem custo adicional pra isso.
      Somos especializados em WordPress.

      Responder

  37. Bom dia Nobre,
    Tenha mais de 4000 postagens no Blogger, tentando importar as postagens, mas não está importando todas. Das 4000, so firam importadas 58.
    os comentários ate que importaram mais. de 252, importou 217.
    Sabe me dizer o que pode esta acontecendo?

    Grato, e certo da sua atenção.

    Responder

    • Muita gente tem problemas mesmo ao migrar o conteúdo do Blogger para o WordPress e no caso seu, não é algo simples de resolver, pois vai ser preciso usar outro método de exportação do conteúdo usando XML.
      Nós temos um serviço de hospedagem para blogs em WordPress.org e oferecemos gratuitamente o serviço de migração do Blogger para WP. Seria interessante você conhecer nosso Host – http://www.fbloghost.com/.

      Podemos cuidar desse problema para você e deixar o seu blog totalmente funcional e acessível, sem grandes dificuldades.

      Responder

  38. Otimo tutorial , já em relação ao layout você disse que o claudio sanches criou o seu layout.
    Claudio em media quanto voce cobra para a criaçao de um novo layout para wordpress, identidade visual e etc ??

    Responder

  39. Mais esqueceu de um pequeno detalhe acho que seria bom marcos você colocar essa observação.

    Quando criamos um post no blogger ele gera um link assim /2012/01/criar-site.html, beleza certinho você fazendo essa técnica funcionara mais tem um porem.

    Quando você cria um post gera /2012/01/criar-site.html e se caso você resolveu mudar o titulo depois de criar por exemplo de “Criar site” para “Como criar site” ele continuará como /2012/01/criar-site.html.

    Então se você vai passar do blogger para WordPress e caso você tenha trocado o titulo depois de publicar vai da erro 404 então você vai ter que trocar a url manualmente.

    Porque com essa o link no wordpress ficará assim /2012/01/como-criar-site.html

    Responder

  40. Marcos, tudo bem?

    Eu migrei recentemente do blogger para wordpress, e o único problema foi em relação às ferramentas para webmasters. O meu blog já estava com domínio próprio no blogger então a mudança foi exclusivamente de plataforma e host.

    Não entendi realmente como devo proceder. Se é para deletar todos os sitemaps já enviados e enviá-los novamente; se devo alterar alguma coisa (o que e como alterar?) ou se devo deixar tudo como está.

    Abraço. Aguardo ansiosamente.

    Responder

    • Deise,
      Agora o próximo passo é contratar um serviço de hospedagem, onde recomendo a FBlog Host, para ajudar você em toda a migração, sem você precisar se preocupar com nada. http://www.fbloghost.com
      Além disso você também precisará de um layout, já que não dá pra levar o do Blogger para o WP.

      Responder

  41. Gostaria de saber sobre as imagens, ja sei que as imagens não são copiadas para o serividor quando transferir meu blog, gostaria de saber se as imagens abrem normalmente na postagem?

    Responder

    • José,
      As imagens que estão no PicasaWeb continuam funcionando normalmente ao migrar para o WordPress, pois o caminho continua apontando para o local original. O que não pode fazer é cancelar sua conta do Blogger e do PicasaWeb. Se cancelar, aí perderá as imagens.

      Responder

  42. Já comprei o meu domínio próprio, porém o nome do site é diferente do nome que eu usava no blogger.
    O que quero saber é como faço pra direcionar o meu feed, com o novo nome do meu site, sem perder meus assinantes.

    Porque pelo que vi o endereço do feed, no final, é o mesmo nome do meu blog: clubedosdesenhero, porém agora deverá ser: clubedodesign.

    Posso mudar o nome do feed? sem perder os assinantes? Isso não muda o endereço apontando pra outo local?

    Responder

  43. Fiz todo o procedimento, migrei o Blogspot completo para o WordPress, com domínio, layout comprado, tudo ok! Só houveram 2 inconvenientes que estão me tirando o sono: A fonte de alguns posts em determinadas linhas ficou com o corpo menor e os comentários do Blogspot, até migraram, mas somente o nome das pessoas e as datas dos comentários. Não tem como abrir para ler os comentários anteriores…

    Responder

  44. Eu ainda não entendo uma parte…
    Se eu coloco tudo em um dominio temporário como

    http://teste.hospedagem.com.br e agora quero apontar tudo para http://meublog.com.br como será possível isso?

    É exatamente isso que quero fazer, mas quando faço a parte de dominios adicionais ou parked não funciona como quero… pois os links dos posts não transferem automático para meu domínio.. fica apenas na barra de endereço o domínio que quero, mas quando clico em algum link ele vai para o temporário.

    O que estou fazendo de errado?

    Responder

  45. Olá

    quanta burocracia!
    tipo eu quero sair do blogspot para o wordpress. vou comprar um dominio.
    então para nao começar o blog do rezo. quero importar os arquivos.
    tem um jeito mais facil e rapido não?

    Responder

  46. Olá Marcos,
    Eu estou migrando meu blog do Blogger para WP, e gostei da dica de continuar com os links exatamente igual ao blogger, porém gostaria de saber se tem como apenas os links antigos ficarem …/2011/02/o-titulo-do-post-exatamente-igual.html e o novos seguirem esse modelo: dominio.com/categoria/nome-do-post/, tem algum plugin pra isso?

    Responder

  47. Olá marcos,

    Fiz tudo certo, tive que alterar na última parte a URL do blog para [link suprimido] (nas configurações do wordpress), só que agora todos as imagens e o painel continuam no domínio temporário, que é o IP do host (hostgator). Agora, como faço para que tudo seja “hospedado” no domínio principal?

    Responder

  48. Olá, agradeço muitíssimo pelo post!

    Me ajudou enormemente já!!!

    Só gostaria de acrescentar uma coisa. No passo 7, de importar os conteúdos do blogger para wordpress, vejo que muitas pessoas não conseguem importar todos os posts. Eu demorei para conseguir no meu e sugiro – para quem está tendo problemas o seguinte tutorial. Está em ingles, mas é simples:

    http://www.shloemi.com/2012/04/import-blogger-to-wordpress-3-3-x/

    Em resumo, você converte o blogger para formato wordpress e depois importa, não no formato blogger mas no wordpress já.

    No meu caso, estava tendo problemas também porque o post ficava em formato html, com os códigos junto do texto aparecendo.

    Bem, agora uma dúvida. No passo 8.1, quando devemos instalar o Fix.PHP
    Eu não estou conseguindo fazer com que seja instalado. Existe outra forma de fazer o mesmo procedimento?

    Desde já agradeço a atenção!

    Responder

  49. Depois de fazer os passos 7.2 e 8.1 deu certo os links ficaram iguais ao do blogger mas comecei a reparar que alguns posts não abriam, tipo clico no post e diz sempre não encontrado. Pode me ajudar com isso?

    Responder

  50. Se eu contratar o servico de hosts de voces, voces nao cobram nada por essa migracao? Ja estou usando um template adaptado do wp no blogger e ja encontrei esse template especifico para wp. Entao, acredito que meu processo seria facil.

    Responder

  51. Olá Marcos!

    Migrei meu blog antigo do blogger pro WordPress com o seu tutorial e com a mão nas costas. Me quebrou um galho sinistro. Muito obrigado pela paciência e dedicação em disponibilizar informações tão preciosas assim na web.

    No blog migrado tudo funciona perfeitamente, só as URLs de arquivamentos é que não funcionaram, exemplo:

    No blogger ficava assim: http://www.meusite. blog.br/2010_07_01_archive.html

    E no wordpress ficou assim: http://www.meusite. blog.br/2010/07

    E pra minha surpresa, o google indexava as buscas de arquivo. Descobri com o google webmaster tools.

    Isso é possível corrigir?

    Responder

  52. Marcos, tenho uma dúvida, o que acontecerá se eu optar por mudar o formato de links permanentes ? Sendo que as postagens que eu havia publicado no blogger, obviamente possuíam um formato totalmente diferente e já estão indexadas no google. Os links serão atualizados pelo google ? ou permanecerá do mesmo jeito ?

    Responder

  53. Olá Marcos, td bem?

    Eu já tenho um servidor cPanel e gostaria de entender como criar um domínio temporário para testes e migração provisória? Vc poderia especificar os detalhes?

    O restante está mto bom e de fácil entendimento. Fico no aguardo…

    Responder

  54. olá Marcos tudo bem?!
    Fiz todos os procedimentos e acredito q corretamente, mas mesmo assim, todos os meus posts aparecem na pagina inicial, mas quando clico em um deles isoladamente da erro 404, será que fiz algo errado na troca das urls?!

    =D Ps: parabens pelo post!

    Responder

    • Antônio,

      Precisa rever os passos para os links permanentes e a estrutura das URLs. Normalmente esse tipo de erro acontece justamente aí. E depois vem o passo “8” para não perder os links e tudo redirecionar corretamente.

      Responder

  55. Marcos, você faz essa migração ou indica alguém? Eu entendi tudo, mas não tenho segurança, nunca usei o WP então melhor deixar nas mãos de quem sabe.
    Se puder responder eu agradeço.

    Bjo!

    Responder

  56. Olá Marcos.
    Fiz a importação num blog de testes, mas todas as postagens ficaram abertas, sem o resumo

    E também quase todas as quebras de linha se perderam.
    Enfim, não teria como manter o resumo na importação?
    Obrigado.
    Excelente Tutorial.
    Djonathan.

    Responder

  57. Muito Obrigado.
    Já terminei toda a migração e importação.
    Agora é só eu editar tudo.
    Acho que nunca teria terminado sem um tutorial detalhado e bem explicado como esse.
    Obrigado mais uma vez.
    Sucesso pra Vocês!

    Responder

  58. Marcos, eu queria só saber o seguinte: Utilizo um domínio personalizado no blogger (comprei fora dele, no entanto) e queria retirar para usar no wordpress, ou seja, voltar o blogger ao endereço antigo, com o blogspot.com, pra poder usar no wordpress o domínio personalizado.

    Agradeceria muito se pudesse me responder, já vasculhei em tudo quanto é site e nenhum explicou isso direito.

    Responder

  59. Pingback: Que Google me perdoe, mas vou migrar para WordPress

  60. Ola Marcos, tive dificuldade em fazer o processo 8.1 – salvar o arquivo com o nome de Fix.PHP e depois envia-lo para dentro da pasta wordpress. Quando executei o arquivo só apareceu o mesmo formato que salvei no bloco de notas. Sabe me dizer onde errei?

    Responder

    • Jorge.

      Primeiro de tudo nome de arquivo sempre é minúsculo, porque vai ficar mais fácil de acessar.

      Você abriu a tag < ?php ?
      Se abrir ele e salvar o arquivo como .php, com certeza será lido corretamente.

      Responder

  61. Migrei, foi tudo +- blza.

    Tive dois problemas:

    1 – Os videos do youtube TODOS estou tendo que editar e inserir novamente;
    2 – A formatação do blogger ficou sem os espaçamento das letras, linhas etc. Estou tendo que editar um por um, copiando do layout antigo, inserindo no word e de lá copiando para o WordPress novamente utilizando o plugin de pegar os textos do M. Word para o blog.

    Saberia me dizer alguma forma da formatação do texto se adequar sozinha?

    Agradeço desde já a atenção dispensada.

    Abçs e parabéns pelo trabalho.

    Responder

  62. Amigo, tenho uma duvida, tem como micgrar do “meusite.blogspot.com para “meusite.wordpress.com, ou seja, sem usar dominio e ter que comprar servidor, etc?

    Responder

    • Luis,

      Sinceramente não conheço o procedimento e não sei indicar quem ensine isso.
      Mas volto a dizer: NÃO faça isso. O WordPress.COM é inferior, pior em todos os aspectos e seu blog perderá qualidade, indexação no Google, recursos, além de tirar de você todo o controle que você tem sobre o código.
      Não é possível colocar anúncios em Blogs feitos no WordPress.COM e nem usar recursos desenvolvidos por outros.

      Será praticamente como acabar com seu blog.

      Responder

  63. Olá Marcos!

    Belo artigo. Recentemente fiz a migração do meu blog do Blogger para o Worpress, no entanto, se o leitor o acessar vindo de um link externo (como por exemplo o Google) aparece um erro dizendo que a página não existe ou foi excluída. Segundo a programadora que fez a migração, isso normal, pois leva algum tempo até os buscadores indexarem as postagens novamente. Achei esta opinião dela um pouco estranha, pois já passaram-se 3 dias e até agora nada.
    Isso é normal, ou pode ter havido algum erro neste processo?

    Parabéns pelo blog!

    Um abraço,

    Wellington Ferreira

    Responder

    • Wellington,

      Pode demorar um pouco até o novo DNS do domínio propagar. Isso leva em média 48 horas.
      Além disso, já pode indicar algum erro ou problema no processo de migração.

      Responder

  64. Marcos, parabéns e muito obrigado pelo tutorial. Me ajudou muito com a migração que estou fazendo. Só tenho uma dúvida com relação ao item “8.1 Mantendo os links dos posts igual ao do Blogger”.

    O blog que estou importando tem mais de 5.000 posts, e foi criado em maio de 2006. Até janeiro de 2009 já haviam sido publicados cerca de 2.700 posts cujas URLs o Blogger eliminava os caracteres acentuados. Então, se o título da postagem fosse “Caçadores de emoção”, em vez disso:

    …/2008/12/cacadores-de-emocao

    O Blogger publicava isso:

    …/2008/12/caadores-de-emoo

    Em fevereiro de 2009 as postagens passaram a seguir o padrao mais amigável nas URLs e essas ficaram idênticas no WordPress, mas as anteriores não.

    Minha dúvida: Pelo que entendi, o Fix.php que você criou só limita o número de caracteres da URL. Existe alguma forma de também corrigir essa questão dos acentos nas URLs automaticamente? Ou é preciso fazer o Redirecionamento 301 manualmente?

    Responder

  65. Pingback: Migrar Blogger para Wordpress: eu sobrevivi | SernaiottoSernaiotto

  66. Alô Marco Lemos!! Fantástico teu post, to seguindo ele direitinho!!

    tenho uma dúvida que não vi no post: os marcadores do blogger, ou seja, os posts do blogger estão categorizados com seus marcadores. Ao importar os posts do blogger para o wordpress, essas informações vem junto ou temos que definir as categorias de novo um a um??

    Abração!!

    Responder

  67. Opaaa aí sim!!

    Então nem vou criar categoria nenhuma aqui no wordpress, vou deixar que ele crie automaticamente quando importar do blogger!! =DD

    Responder

  68. Marco Lemos, tou fazendo essa migração e estou preparando layout antes de trazer o conteudo, e pra isso to usando alguns plugins. Tem algum problema instalar plugins e etc antes de fazer a migração??

    grato!!

    Responder

  69. Oi Marcos!

    Já migrei o site seguindo este tutorial e foi tudo fantástico!! Tudo rodando 100% e indexado!

    Tenho uma dúvida, fechei o antigo blogger como você disse ali, fechei para pesquisa e para listagem e marquei que só autores tem acesso ao blog, porém, ainda encotro ele quando pesquiso no google ou sigito o endereço blogspot… Isso é normal? Dá pra sumir com isso de uma vez?? Tem problema excluir o blogger de verdade??

    Valeu Marcos!!

    Responder

  70. Marcos, tudo bem?

    Cara, logo no começo você diz que é preciso ter um domínio próprio no Blogger.
    Eu talvez tenha dado um passo a mais, mas já foi feito…

    Eu assinei um servidor e comprei um domínio pro wordpress, antes de migrar. Ainda uso meu blogger, mas com domínio gratuito.

    Ainda tem como eu migrar sem perder toda a parte de ‘google juice’?

    Abração!

    Responder

  71. Olá ,
    Antes de tudo gostaria de agradecer pela ajuda que vem passando a todos os blogueiros , valeu mesmo.
    Eu sou dono de um blog adulto e como foi proibido pela google anúncios publicitários nesses blogs estou pensando em migrar para o wordpress , porém vc falou que ”O WordPress.COM é inferior, pior em todos os aspectos e seu blog perderá qualidade…” , fiquei super apreensivo , qual dica você me daria ?? heheh Há , estou pensando em depois que for por wordpress comprar um domínio próprio com a Hostgator, o que você acha ? Aguardo resposta e mais uma vez valeu pela atenção.

    Responder

  72. Olá Marcos! Primeiramente, parabéns pelo excelente tutorial. Após ler tudo com atenção, fiquei com uma duvida relacionada a hospedagem das imagens utilizadas no meu blog. Ocorre que tenho muitas fotos na maioria dos meus posts e hoje esta tudo na conta do Picasa, tudo muito bagunçado, diga-se de passagem. Não seria mais prudente eu migrar todas elas para a nova hospedagem no host contratado, aproveitando para organizar tudo em pastas por assunto? Como isso poderia ser feito sem que os links originais delas fiquem quebrados?

    Responder

    • Robson,

      você não precisa fazer isso se você não excluir a sua conta do Picasa. A vantagem é que você terá armazenamento de graça e não terá o trabalho de atualizar todo o conteúdo de imagens do seu blog se migrar as imagens de local.
      Mesmo assim é importante ter um backup de tudo.

      Responder

      • Entendo…mas meu receio e continuar adicionando indefinidamente as imagens no Picasa (meu blog eh de fotos) e um dia por algum motivo precisar tira-lãs de lá. Aí talvez ja possam ser tantas que vai se tornar inviável se eu precisar corrigir as coisas manualmente. Caso eu me disponha a enfrentar agora o trabalho de atualizar o conteúdo, vc acha que elas estarão melhor e mais seguras se hospedadas no host pago? Outra alternativa seria manter as atuais no Picasa e as novas passar a hospedar na minha nova conta do host. Seria mais sensato assim, um pouco em cada lugar? desde já obrigado pela atenção!

        Responder

        • Depois que se faz a migração, suas imagens passam a ser adicionadas no Host onde o Blog estiver hospedado.
          Como disse, de toda forma, você precisa ter um backup, independendo de onde as imagens estejam hospedadas.

          Responder

  73. Tenho apenas páginas em meu Blogger, não há nenhum post, então os links são assim: http://www.meudominio.com.br/p/pagina1.html

    a regra do /%year%/%monthnum%/%postname%.html no item 6.2 continua valendo? Esse /p é só acrescentar nas urls das páginas recém-criadas no WordPress? Vou fazer isso uma a uma….são só 15 páginas…

    Obrigado e parabéns pelo artigo!

    Responder

  74. Olá, Marcos.
    Fiz a importação dos posts conforme você ensinou (aliás, obrigado pelo excelente tutorial). Mas houve um problema: nenhum vídeo que fazia parte dos posts foi importado. Você tem ideia do que pode ter causado isso e como eu poderia corrigir? Obrigado

    Responder

  75. Bem, eu queria deixar uma humilde contribuição nesse ótimo blog e que me ajudou bastante por várias vezes.

    Embora eu não tenha lido todos os comentários, eu acredito que eventualmente alguém possa ter problema de redirecionamento dos URLs que terminem com “?m=1” , que é para modelos que serão visualizados em celulares.

    Eu fiz a migração do meu blog e usei o plugin Blogger 301 Redirect, e marquei a opção de redirecionar todos os post com o URL “?m=1”, mas algo não saiu direito, pois estava ainda tendo o erro 404 (Não encontrado) nesses URLs. Então pesquisei e encontrei um trecho de código que pode ser acrescentado no arquivo (oculto) .htaccess da sua hospedagem.

    Edite o arquivo .htaccess somente para acrescentar o código:
    RewriteCond %{QUERY_STRING} ^m=1$
    RewriteRule (.*) $1? [R=permanent]

    abaixo da linha :
    RewriteEngine On RewriteBase /

    Salve e pronto!

    Responder

  76. Oi, quero migrar o blog onde escrevo para wordpress…Mais não tenho condições de comprar um domínio, será que possível nesse caso será que dá para fazer a migração? Obrigada.

    Responder

    • Não, não dá.
      É preciso ter mesmo um domínio para usar o WordPress.ORG.
      Um domínio é muito barato e tenho certeza de que você teria condições. Além disso, precisa contratar um serviço de hospedagem também.

      Responder

      • Marcos, muito obrigado pelo post, você realmente é o melhor!
        Vou migrar meus sites que são feitos pelo blogger para o WP.
        Ao invés de usar outro domínio, eu posso fazer tudo isso pelo webmatrix?
        Comprei o curso de como recuperar visitas do google do dia 02/10 Rafael Silvestre meu nome.
        Aproveitando o comentário, gostaria de fazer um texto com link ancora no seu site.Eu tenho vários sites gostaria de fazer de 3 sites meus.
        Você faria?Um dos textos é a respeito da maior notícia do momento a BBOM foi liberada.
        Muito obrigado aguardo a resposta.

        Responder

  77. Muito bom Marcos fiz tudo conforme está escrito neste tuturial e mudei da plataforma blogger para wordpress e sempre que preciso, venho aqui no post consultar algo que falta. Muito obrigado.

    Responder

  78. Não deu certo. A importação só transferiu metade dos posts, daí fui lá em “Set Author” e ele foi pra página inicial de instalação do wordpress. Preenchi os dados, deu uma infinidade de erros na página de login. Clico em login e ele volta pra primeira página de instalação do wordpress novamente, 🙁

    Responder

  79. Bom eu fiz tudo errado pelo jeito.

    Migrei antes de conhecer este site que me foi indicado pelo Maicon Rissi a pouco tempo.
    Pelo que li eu fiz quase tudo certo sendo que migrei sem fazer o redirecionamento 301 e apos o serviço feito exclui o blog antigo.

    Agora estou a trabalhar no novo site pondo mais conteúdo há alguma forma de eu recuperar oque eu perdi ?

    Se não, terei que continuar com este novo site praticamente do zero pois para o Google ele e um site novo correto ?

    Já estou com este novo projeto a quase 3 meses no ar e o Google ate o momento não me indexo isto e normal ? já fiz todos os procedimentos como Sitemap / All on SEO entre outros mas ate o momento nada.

    No google webmaster tools não aparece nenhum defeito ou problema esta tudo normal e funcionando somente com 3 links quebrados, mas o site esta sendo rastreado e lido todos os dias corretamente pelo que pude olhar.

    Como faço para conseguir que o Google me indexe novamente ? ou este tempo de espera e normal que ele demora para indexar um site novo ?

    Desde já agradeço e muito obrigado.

    Responder

  80. Olá Marcos, estou tentando seguir passo a passo para fazer a migração de blogger para wordpress. Contratei o uolhost, deu tudo certo, já tenho domínio no blogger, mas fui instalar a ferramenta de edição do wordpress pelo próprio uolhost e agora só aparece pra mim o tal do erro 404 quando quero acessar o painel do wordpress pra fazer a transferencia do blog… não consigo acessar o painel…como faço? abraço!!! Belo post

    Responder

  81. Marcos, tudo certo? Parabéns pelo tutorial, vou testar.
    A minha principal preocupação (e a do cliente também) é se as curtidas nos posts serão migradas junto com o post. O blog utiliza a opção de curtidas em cima do post, que aparecem tanto no Facebook como no finaldo post. Sabe me dizer se funciona?

    Responder

  82. Já fiz este processo algumas vezes mas desta vez tive um problema meio ruim de resolver e não sei se pode me ajudar ou não. Quando vou editar o conteúdo dos posts, aparecem diversas , etc. Nas outras importações não tive este problema.

    Alguma sugestão?

    Responder

  83. Marcos, bom dia!! Existe alguma ferramenta ou alguma solução pra migração dos vídeos do Blogger para WP???
    Já fiz toda a migração, mas os vídeos não vão??? Como faço pra resolver isso???

    Obrigada, tá?!
    abraço

    Responder

  84. Olá Marcos, parabéns pelo tutorial, fiz a migração ontem, aliás, fizeram pra mim, pois sou totalmente leiga e fiquei com medo de fazer sozinha, já que tenho mais de 2.500 posts. Deu tudo certo, exceto com o que vc descreve no item: “12.1 Migrando o endereço de Feed sem perder assinantes”. Não está dando certo, quando coloco o novo endereço, no caso acrescentar somente “feed” no final, dá uma mensagem de erro. O erro é este:”The URL does not appear to reference a valid XML file. We encountered the following problem: Your server is sending us some non-XML data. This is usually caused by your blogging platform or server generating an error page that is not in a valid feed format (usually it is plain-text, or HTML). Please confirm that your source feed is working properly. ” O que posso fazer para consertar? ou terei que entrar em contato com o servidor?
    Obrigada.
    Abraço;)

    Responder

  85. Oi Marcos estou querendo migrar meu blog para o wp mas é super importante já ter um domínio próprio para fazer isso ou não precisa?

    Me tira essa duvida por favor!
    Grata!

    Responder

  86. Olá Marcos!
    Queria fazer uma sugestão, para o “passo 9”, quando vc pede para não se desesperar e tal. Eu cheguei nele, fiquei desesperado, aí encontrei uma forma de descobrir como tá o meu dns “pelo mundo”, é nesse site aqui: https://www.whatsmydns.net

    Colocando o endereço que estava migrando descobri que só o servidor dns do brasil estava desatualizado! (por isso não acessava o site novo). Daí alterei meu DNS manualmente (TCP/IP…) para o do google (8.8.8.8 – 8.8.4.4) e voilà! Fui direcionado no lugar certo, sem ter que esperar a propagação no servidor que estava acessando anteriormente…

    Enfim, tudo bem que isso não “acelera” a propagação pelo mundo todo, mas pelo menos reduz nosso tempo de “desespero”.

    Obrigado pela atenção e pelo ótimo passo-a-passo!

    Abraço!

    Responder

  87. Pingback: Como migrar do Blogger para o WordPress | Curso WordPress

    • Pra dar tempo do Google indexar suas páginas como dominioproprio.com.br e não como blogspot.com;
      Assim, quando vc muda o DNS, ele já salva corretamente.

      Responder

  88. Marcos, muito, mas muito obrigada mesmo pelo tutorial. Super bem explicado e deu tudo certinho a importação, os permalinks… só uma coisa: algumas imagens que foram importadas ficaram com resolução menor e de qualidade ruim (não nítida) e que no blogspot era boa. O que pode ser? Tem alguma coisa que eu possa fazer? Algum plugin?

    Responder

  89. Uma dúvida boba, tenho um blog na minha hospedagem e um blog no blogger, o meu ip de hospedagem que foi utilizado no primeiro blog será o mesmo para realizar a instalação no uolhost? (ao inserir o domínio que está no blogger)

    Ou é necessário entrar em contato com o host para pedir um novo ip para esse novo domínio?

    Responder

  90. Pingback: O fim do conteúdo adulto no Blogger | Dinheiro Adulto

  91. Oi Marcos, excelente o tutorial.

    Minha dúvida é a seguinte. Antes de ver esse tutorial, havia pensado apenas em criar um novo blog na plataforma do wordpress e redirecionar o blogger usando uma gadget com o código

    location.replace(“LINK DO BLOG”)

    E assim o fiz. Contratei o domínio e a hospedagem, fiz todas as configurações, inclusive o site map e a alteração dos links permanentes na estrutura personalizada e já importei os dados do Blogger. Ia fazer agora a inclusão do gadget, quando encontrei esse artigo. Não havia imaginado que isso afetaria minha audiência, já que ao acessar o blogger a pessoa seria direcionada para o novo site.

    Não utilizei o domínio temporário e nem configurei o domínio próprio no Blogger. E agora? O que me recomenda?

    Você acha que terei que excluir e fazer tudo novamente ou posso apenas alterar o domínio próprio no Blogger?

    Abraço!

    Responder

  92. Pingback: Minha Mudança Para o WordPress - Uai, Como Assim?Uai, Como Assim?

  93. Pingback: Mudança Drástica - LeDyBlogue

  94. Não é possível mais importar dessa maneira. Dá esse erro:
    Lembrete: as APIs suspensas foram descontinuadas em 20 de abril de 2015. Para restaurar o serviço, atualize para a API de substituição.

    Responder

  95. Oi Marcos!! Passando pra agradecer!! Tive algumas dificuldades mas com perseverança e persistência deu tudo certo! Gratidão!!
    Te convido a conhecer o novo site!
    DEUS abençoe!

    Responder

  96. Tem como você me dar uma luz como faço pra upar o arquivo do ” 8.1 Mantendo os links dos posts igual ao do Blogger” no servidor de ospedagem do Godady não estou conseguindo encontrar a pasta do wordpress para que eu possa upar este arquivo, você saberia me dizer com mais precisão o processo que eu devo fazer para chegar ao mesmo ?

    Responder

  97. Olá Marcos,

    Estou com um problema nessa parte:

    E salve o arquivo com o nome de “Fix.PHP”. Depois envie esse arquivo para o host, dentro da pasta “wordpress”. Esse arquivo é que fará a correção automática dos links em cada post. Para executá-lo, abra uma janela do navegador de internet e digite o caminho para o arquivo, como se ele fosse uma página do seu blog. Ele executará e exibirá o texto “DONE” quando concluir.

    O meu site de hospedagem é o hostinger…
    e não encontro a “pasta” do wordpress para adicionar o arquivo.
    Você pode me ajudar?

    Responder

  98. Ótimo tutorial.
    Demorei um bom tempo pra terminar (por falta de tempo mesmo rs) e contei com a ajuda de alguns amigos de T.I para a parte de DNS , mas de forma geral, muito bem feito, grande trabalho. Os primeiros contatos com o WordPress já se mostram muito diferentes se comparados com o blogger.
    Parabéns Marcos, já o acompanho em todas as redes sociais.
    Abraços

    Responder

  99. Não estou a usar um domínio próprio, uso o gratuito do blogspot.com você refere que deve estar a ser usado à pelo menos 30 dias. Este passo é mesmo essencial? Tenho de aguardar os 30 Dias?

    Responder

  100. Preciso de uma ajudinha!
    Eu tinha um blog no blogger (blog.topquadros.com.br) e quis mudar para o wordpress com um domínio diferente (topquadrosblog.com.br) então comprei este domínio novo, migrei os posts certinhos e instalei um plugin de redirecionamento 301 no worpress. Até aí tudo certo, porém fiquei preocupada com a questão do conteúdo duplicado e fui seguir os passos do post para redirecionamento.
    Então fui lá e deletei o domínio blog.topquadros.com.br do blogger e mantive o do .blogspot e desativei os itens indicados.
    Porém o blog continua sendo redirecionado só que agora com os links do .blogspot e os links do blog.topquadros.com.br foram perdidos,eu tentei recolocar este domínio no blogger para não perder o ranking porém eu não tenho mais acesso aos dados de dns e etc deste domínio (que na verdade é um subdomínio).
    Enfim, lá vai a minha perfunta, exite algo ou algum plugin que possa me ajudar a redirecionar os links do blog.topquadros.com.br (que agora só da erro 404) para o topquadrosblog? (Mesmo que eu tenha que fazer um por um manualmente) ou não tem mais jeito?

    Obrigada desde já!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.