Como adicionar artigos relacionados no rodapé dos posts do Blog

Interligar o conteúdo do seu blog é uma obrigação de todo blogueiro para melhorar a navegabilidade do layout, manter o visitante nas páginas e melhorar a qualidade das visitas. Uma ajuda nisso são os rodapés dos posts com lista de artigos relacionados. Tanto para o Blogger quanto para o WordPress.org, é bem simples criar essas listas. Veja abaixo como proceder.

Manter os visitantes o máximo de tempo interessados em ler mais posts em seu blog é uma tarefa recorrente. Recomendo que leia:

Vou mostrar nesse tutorial a indicação de como proceder e criar listas de links e artigos do seu próprio blog que tenham relação um com os outros. Assim, quando o visitante chegar ao final do post, terá algo mais para continuar navegando.

Isso tem a ver com a estrutura dos posts, onde os links internos desempenham um papel muito importate, Então, leia também:

1. Criando listas manualmente

A forma mais simples e prática de gerar essas lista é você mesmo fazê-las manualmente ao longo do texto do post e especialmente indicando no final. Aqui no [ Ferramentas Blog ] dou prioridade para esse modelo, pois percebi que dá mais resultado no meu caso.

Recomendo essa forma de destacar artigos relacionados, por ser mais direta, onde você mesmo é quem escolhe quais os posts que você dará destaque e quer chamar a atenção do seu leitor. Note que em praticamente todo conteúdo desse blog há no final a indicação de alguns links.

A parte chata é que você precisa sempre voltar ao seu blog para encontrar os links e títulos mais importantes. Isso toma um pouco mais de tempo na hora de criar o conteúdo. Esse modelo manual também pode ser usado associado a outros modelos automáticos.

2. Usando código ou plugin

O mais comum é usar códigos ou plugins que já inserem artigos relacionados (ou aleatórios) no rodapé dos posts. Alguns até inserem texto e uma miniatura de imagem para ilustrar o post.

2.1 Para quem usa o Blogger

O Blogger tem um código padrão para inserir esse tipo de artigo relacionado em todos os posts do seu blog de forma automática. Funciona muito bem e o resultado é ótimo em qualquer tipo de template. Veja a imagem abaixo:

gadget-artigos-relacionados-blogger

Aqui temos um tutorial ensinando como inserir esse modelo no seu Blog do Blogger:

2.2 Para quem usa WordPress.org

O WordPress.org oferece vários plugins que aplicam esse recurso de forma bem simples e fácil, além de alguns códigos que podem ser inseridos diretamente. Um dos mais usados para WP é o LinkWithn que já ensinei a usar aqui:

Além desse, estou testando um plugin bem comum e de fácil configuração (em breve teremos um tutorial para ele), que também insere miniaturas de imagens e texto para o artigo relacionado com o conteúdo:

Outros gadget e elementos de página:

31 Comentários

    • Olá Patrik

      Vou responder sua pergunta, porque já passei por isso também.

      Vá até a aba Design dos Elementos de Página do Blogger e clique em editar no gadget do LinkWithin.

      No código da gadget do LinkWithin logo abaixo da linha:

      var linkwithin_site_id = 268835;

      Você cola esse código aqui:
      linkwithin_text=’Recomendamos que leia também…:’

      Se quiser mudar o texto fique a vontade, mas tome cuidado para não apagar alguma coisa o código. Só escreva dentro das aspas. Ok.

      Depois é só salvar e pronto. Funciona no meu blog perfeitamente.

      Abraço e Sucesso
      Roger Dance

      Responder

    • Porém esse plugin consome muito recurso, to pensando em por manualmente, deve ser muito melhor, além disso posso também linkar as palavras dentro do texto. Vai me consumir mais tempo, porém valerá a pena…

      Responder

  1. Já usei o LinkWithin para WP, vale lembrar é um BOMBA em consume de CPU não recomendo. Mesmo usando plugin de cachê ele é egoísta e rouba uma grande quantidade de banda, e outra, é mestre em entrar em conflitos com outros plugins. Fica a dica!

    Responder

  2. Ficou simplesmente sensacional. Quando estava justamente pensando em procurar informações a respeito desse assunto, recebi esse seu post pelo feed que assinei, e veio exatamente a calhar. Timing perfeito, devo dizer!

    Já usei no meu blog, assim como 90% do que eu vi aqui em seu blog.

    Adorei, e te aconselho uma coisa: indique mais para seu público (como eu) sobre essas matérias de gadgets e outras coisas. Sei que tem milhares delas e tal, mas às vezes eu não sei porque não procuro, e não procuro porque não sabia que um problema poderia ser solucionado. Eu não sabia, por exemplo, que tinha um código específico para “artigos relacionados”, então eu nunca iria nem sequer procurar.

    Mostra mais matérias com coisas legais assim!!!

    Sou seu fã

    Responder

  3. Boa noite Marcos. Esse seu site é porreta mesmo. Me responde uma coisa, qual plugin para artigos relacionados você usa? Recomenda o nrelate Related Content? Obrigado.

    Responder

      • Valeu. Instalei ele, mas me deparei com um problema. Minha página fala de concursos, por este motivo adiciono simulados para concursos produzidos por mim, porém esses simulados são em páginas estáticas (não são posts) dai o problema, o nrelate só vincula posts…. eu queria que vincula-se outros simulados que estão em páginas estáticas,.
        Você conhece algum plugin que faça isso>
        Valeu Marcos

        Responder

  4. Estou tendo problemas com esse plugin: utilizo para publicação de podcast o PodPress, e quando publico um poscast em uma postagem, o plugin nRelate fica por cima do player do Podpress… Alguém teria alguma solução?

    Responder

  5. Instalei o LinkWithin no meu blog e estava a funcionar perfeitamente, até eu publicar uma nova postagem… deixou de aparecer. Só parece o texto “poderá gostar de” mais nada! Será que ele leva tempo p atualizar? Ou será que ele só relaciona os posts que existiam na altura da instalação da gadjet? Alguém pode ajudar-me?

    abraço

    Responder

  6. Marcos, você também tem o nrelate, né?

    Eu instalei ele só que não aparece!! Tá dizendo lá que, após 2 horas, devo contatar o suporte pelo fórum, só que lá ninguém responde!

    Demorou quanto tempo pra aparecer aqui?

    Responder

  7. Pingback: Gadgets para Blog - 10 Gadgets para Blogs no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  8. Pingback: Plugin nRelate: Artigos relacionados para blog no WordPress - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  9. Muito bom o tutorial. Consegui aplicar o widget do Nrelate, porém as postagens aparecem aleatórias ao invés de ser “related post”, misturando diversos assuntos recomendados que não fazem o menor sentido. Todas as postagens do meu blog estão com marcadores, no entanto não consegui colocar este sistema que aparece postagens relacionadas, somente consegui aleatórias através do Nrelate, os outros codigos não funcionaram. Será que existe uma outra maneira de fazer isto ? Algum outro codigo…

    Responder

  10. Marcos Obrigada pelo código! Inseri o código no meu blog, e deu tudo certo! Só que ele só aparece quando abre a página da postagem, gostaria que ele aparecesse na paginação mesmo. tem alguma dica?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.