O que é e como criar um Midia Kit para seu Blog

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

O que é um Midia Kit? Como criar um Midia Kit para seu Blog?
Blogueiro que quer ganhar dinheiro com Blog de verdade, precisa criar um Midia Kit para atrair anunciantes, mostrando o potencial que o Blog tem em relação às qualidades de visitas, números estatísticos e outros dados. O seu Midia Kit é como um relatório para que o anunciante em potencial conheça seu blog e seu trabalho. É um cartão de visitas para negócios. Veja aqui o que precisa um mídia kit do seu Blog.

Siga o [Ferramentas Blog] no Youtube
Clique no botão ao lado para se inscrever no nosso canal.



Não sabe como calcular preços e valores para os anúncios em seu Blog? Aqui tem algumas sugestões que vão te ajudar a criar seu Midia Kit e descobrir o potencial do seu Blog para negócios:

O que é um Midia Kit?

O Midia Kit é um conjunto de informações relevantes sobre o seu blog. Informações relevantes para um possível anunciante que queira contratar espaço publicitário ou publieditoriais (posts pagos) diretamente dentro do Blog.

Essas informações passam não por dados estatísticos, mas também por descrições sobre quem é o seu público alvo, o tipo de conteúdo que você produz e quais informações divulga. Inclui todas as formas de contato, preços e descrição do Layout.

Normalmente as agências de publicidade e as empresas em geral, procurarão primeiro por seu Midia Kit, para conhecer melhor seu blog e só depois entrarão em contato. Como eu disse, funcionar como um cartão de visita, uma apresentação geral do potencial que o seu blog tem para o anunciante.

Além disso, o Midia Kit é o seu “plano de negócio” ou a descrição de como o seu blog é rentável para você olhando diretamente a estrutura e potencial de anúncios.

Como criar um Midia Kit para seu Blog?

Cada blog precisa ter o seu próprio e particular Midia Kit, com informações verdadeiras, verificáveis e concretas sobre o seu blog. Junte a isso o máximo de informações, pensando também em atrair o interesse dos anunciantes.

A melhor coisa nesse caso é ver exemplos para entender melhor como funcionam e o que pode/deve conter um Midia Kit de um Blog. Separei alguns exemplos que considero interessantes:

A primeira coisa é criar uma página em seu blog que seja exclusiva para contatos de negócios. Essa página de negócios pode conter diretamente o Midia Kit ou apenas informações gerais, oferecendo o Midia Kit num arquivo PDF para download com mais detalhes.

O mais importante nessa página é deixar bem explícito o seu potencial para os anunciantes e bem visível todas as formas de contato direto com você. Repito: TODAS AS FORMAS DE CONTATO, mas que seja um contato direto com quem decide questões de negócios do seu blog.

O que deve conter um Midia Kit?

Se a questão é atrair os anunciantes e convencê-los de contratar algum espaço direto em seu Blog, você deverá dar o máximo de destaque ao que há de melhor em se blog.

  • Descreva o seu público, de preferência com dados de pesquisa.
  • Faça um resumo sobre o conteúdo e assunto principal do seu Blog.
  • Apresente as estatísticas gerais de visitas e qualidade.
  • Seus números em redes sociais e formas de contato direto com seu público, destacando Feed, Newsletter, Twitter e Facebook, entre outros.
  • Destque os lugares de anúncios, formatos e espaços disponíveis em seu layout, classificando o potencial de cada um.
  • Coloque todas as melhores formas de contato direto com você.
  • Sugira preços e/ou formas de negociação.

Além disso, há Midia Kits que apresentam sugestões de anúncios e maneiras de atingir o público alvo daquele blog. Também é interessante apresentar casos de sucesso, se seu blog já participou de outras campanhas.

Ilustre com o máximo de imagens, gráficos e dados. Mostre no seus layout onde os anúncios podem ser exibidos e como eles funcionam. Os gráficos facilitam a leitura e mostram organização e conhecimento do potencial de seu trabalho.

Mantenha o Midia Kit sempre atualizado!!!

Pode dar destaque ainda a prêmios ou dados que mostram o diferencial e potencial de seu blog em converter os visitantes para um objetivo específico. Lembre-se que o anunciante está interessado no seu público, então dê destaque ao máximo de informações que tratem disso.

Lembre-se de que todos os dados apresentados devem ser atualizados sempre, precisam ser comprováveis e relevantes para o anunciante conhecer o potencial de seu trabalho. Destaque os links principais de seu blog, principalmente das redes sociais e de contatos.

Não se pode esquecer de colocar um link bem visível nos menus de seu blog que apontem para o Midia Kit. Assim, quem chegar ao seu blog poderá encontrar facilmente essas informações.

18 Comentários

    • Todas as formas de contato relevantes para o seu negócio.
      Se for preciso disponibilizar algum telefone para contato, que seja.
      No meu caso, basta um formulário e um email. Se o anunciante/agência solicita mais, pode ser por Skype ou até meu número, num segundo momento, dependendo da necessidade.

      Responder

  1. Pingback: A estratégia para identificar blogs relevantes | Café com Blogueiros

  2. Pingback: Seu Blog tem páginas de Políticas e Regras? | [ Ferramentas Blog ]

  3. Olá Marcos,

    me diga: um blog que tem poucas materias publicadas (70) e tem media de 70 mil visitas mensais, sendo que o aumento tem sido de 20% mensais pode ser considerado um bom blog nao acha?

    Pois eis o “drama”: hoje que fiquei sabendo o que é um midia-kit quando li um mail de um provavel parceiro anunciante pedindo a tal coisa.

    Nao entendo nada de publicidade e hoje que veiculei o primeiro afiliado no blog, pois eu nao pensava em anunciar mas ja que esta crescendo assim…

    Entao, existe algum tutorial, programa ou algo assim para criar um midia-kit? Preciso de um urgente e tambem de criar páginas para o blog, dei uma reformulada (ate com dicas suas) mas ainda falta muito.

    Entao o que me indica.

    P.S= O seu midia kit é muito bom, por ter visto ele acabei me inscrevendo no alexa. rsrs

    Responder

  4. Pingback: Modelo de Contrato entre seu Blog e anunciantes | [ Ferramentas Blog ]

  5. Pingback: Vale a pena conferir 12/02/2012 - E aí, Beleza?

  6. cara você é um crânio, pensei ate que você fosse um picareta, mais venho lendo seus artigos e sem comentário. retiro o que pensei a seu respeito e pera você e seus artigos tiro o chápeu….

    Responder

  7. Olá, esse post ficou muito bem explicado e esclarecedor.
    E quando se trata de uma blogueira menor? Além da autorização dos pais, há algum quesito das empresas?
    Se o blog NÃO trata de assuntos voltados para consumo (moda, decoração, etc) vale a pena ter um mídia kit?
    É necessário colocar “por que anunciar em blogs” no mídia kit? (Reparei isso em vários blogs).
    Caso eu feche parceria com alguma empresa, o custo de frete para produtos de sorteios e concursos é, obrigatoriamente, por minha parte?
    Qual o método mais seguro de receber o pagamento? Ele é mensal?
    Devo me conformar com propostas abaixo do valor estipulado no mídia kit (se elas forem frequentes)

    Obrigada pela atenção.

    Responder

  8. Olá, Marcos. Você tem alguma de dica de cursos sobre este assunto? Estou com um blog que fechou parceria com um grande portal de notícias mas precisamos de anunciantes para monetizá-lo. A vitrine já temos, falta estratégia para atrair quem possa aproveitá-la. Alguma recomendação? Abs

    Responder

  9. Pingback: O Jeito Mais Rápido de Gerar Renda Online | Divulgar Dinheiro

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.