Como criar um formulário de contato com o JotForm

O JotForm é um excelente serviço que permite criar formulários gratuitamente e inseri-los no seu blog ou site, assim você dará ao seu leitor a oportunidade de realizar contato, ou responder algum questionário.

Hoje vou mostrar como criar um formulário de contato no serviço, e publicar no seu blog, tanto no Blogger, quanto no WordPress.

Siga o [Ferramentas Blog] no Youtube
Clique no botão ao lado para se inscrever no nosso canal.



Criando o Formulário: 

Acesse o site do JotForm e clique inicialmente em “Start Creating Your Form” no balão que aparece. Em seguida no menu “Ferramentas de Formulários” escolha uma das opções disponíveis e edite-as como preferir.

Marque a opção “Requerido” para tornar a resposta de um determinado campo obrigatória.

Percorra todas as opções afim de customizar o formulário ao seu modo, para finalizar clique em “Setup & Embed” no menu em abas.

Em seguida clique sobre a opção “Código Fonte” e depois “Incorporar Opções“.

Incorporando no Blogger:

Para adicionar o formulário ao seu blog no Blogger, em Other Plataforms clique sobre a logo do Blogger e copie todo o código do campo.

Vá para o Blogger e clique sobre a seta do ícone “Visão Geral” (representado por uma casa), logo depois clique em “Páginas“.

Agora clique em “Nova Página” e selecione “Página em Branco“, mude o modo para HTML e cole o código do formulário no campo de postagem, em seguida basta publicar a página normalmente.

Incorporando no WordPress:

O processo é semelhente no WordPress, primeiramente selecione no JotForm a plataforma WordPress e copie todo o código fornecido.

Vá para o painel do seu WordPress e clique no menu á esquerda em “Páginas/Adicionar Nova“, mude o modo de postagem para “HTML” e cole o código do formulário no campo, em seguida basta publicar.

Pronto, as respostas do formulário deverão ser encaminhadas para o email definido na criação do formulário, recomendo que faça um teste prévio para certifica-se de que na haverá erros.

18 Comentários

  1. Muito bom esse post! Aderi a esse formulário e espero que com ele não me apareça mais aqueles “fakezinhos” que vivem fazendo spams por aí… Chega, né? rs
    Muito obrigada pela dica…

    bjs

    Responder

  2. Olá, Marcos Lemos em primeiro lugar quero te agradecer muito, por você ter nos passado esta informação tão valiosa, ha muitos meses venho tentando descobrir site para criar um formulario de contato, e com a sua ajuda hoje eu consegui criar um formulario de contato.
    que Deus te abençõe.

    Muito obrigado.

    Responder

  3. Obrigado pela dica, Marcos, que Deus continue te abençoando, pois através de sua sapiência, tem ajudado muitas pessoas e eu sou uma delas, rsss. VALEU

    Responder

  4. mt obrigada….consegui… sua dica é ótima p pessoas como eu que não tem muita ideia d como organizar e fazer as coisas em um blog(iniciantes)…obrigada!!!

    Responder

  5. Muito, muito bom. Tanto o post quanto o JotForm.

    Comecei a usar agora, mas foi a ferramenta para formulário mais completa e mais fácil de usar que encontrei.

    Obrigada.

    Responder

  6. Oi Leonardo. Vleu pela dica! Foi super simples de criar o formulario e de inserir o codigo, mas na hora que clico na pagina, o mesmo nao aparece. Consigo visualizar quando vou editar postagem, vejo que esta la, mas no site nao aparece. Tem ideia do que possa estar errado? Agradeco se puder me orientar quando tiver um tempo. Obrigada, abracos,
    Sani

    Responder

  7. Marcos, muito boa publicação.

    Gostaria de saber se após receber os dados tenho como exportá-los para uma agenda google por exemplo

    Responder

  8. Marcos, gostei do post. Além do JotForm, também tem o WooFoo, mas o formulário de contato eu recomendo mesmo é o da JotForm, tem até a opção ”anexar arquivos”, que nos permite enviar imagens ou grandes anexos. Abraços!.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.