O Google Analytics está enganando você

Hospedagem para Blogs

Nos últimos dias muitas pessoas notaram um aumento significativo nas visitas de seus blogs/sites a partir das medições do Google Analytics. O problema é que esses dados estão enganando muita gente. Houve uma atualização na forma como são coletados os dados, como são medidas as sessões de duração de uma visita única. Isso fez parecer que muitos estão recendo mais visitas que antes. Então, não se engane.

Desde o dia 11/Ago/2011 (quinta-feira) a equipe do Google Analytics mudou a maneira de medir as entradas de visitas nos sites a partir da duração e tipo de sessão iniciada e terminada. Em outras palavras: a forma como o código do Analytics detecta uma nova visita e contabiliza ela, mudou!

Isso fez muita gente notar um crescimento anormal nas visitas e outros até uma queda. A confusão ficou maior ainda depois do lançamento do Google Panda (Seu blog está em risco com o novo Google Panda à solta?). Mas o problema todo está só no Google Analytics. As métricas mudaram e por isso as variações estão acontecendo e muita gente não está entendendo bem o que houve de fato.

O que está acontecendo com o Analytics?

A equipe do GA avisou no dia 11/Ago que fizerem mudanças na forma de coletar os dados de visitas recebidas. Tais mudanças determinam a entrada e saída de uma visita e como isso se reflete em números.

Antes a medida era feita assim: uma nova sessão (nova visita) era contada quando:

  • Mais de 30 minutos se passaram entre pageviews por um único visitante.
  • No final de um dia.
  • Quando um visitante fecha seu navegador.

Se nada disso acontecesse, a visita era tida como uma única entrada e pronto. Se acontecesse qualquer dessas outras coisas, era contada uma nova visita.

Mas aí resolveram mudar. E isso é que está causando confusão. Agora as sessões são contadas da seguinte forma:

  • Mais de 30 minutos se passaram entre pageviews por um único visitante.
  • No final de um dia.
  • Quando qualquer valor da fonte de tráfego do usuário mudar. Fonte de informação de tráfego inclui: utm_source, utm_medium, utm_term, utm_content, utm_id, utm_campaign, e gclid.

Ok. Isso não parece grande coisa, mas em termos mais simples, significa que sempre que a forma do visitante chegar até sua página mudar, será contada uma nova sessão, uma nova visita. E a fonte de tráfego pode variar mesmo com a mudança de um termo, uma palavra chave.

Exemplo: Um visitante acessa sua página pelo Google buscando por “Palavra-chave-1” e ao mesmo tempo entra e outra página do seu blog pelo Google, mas com a “Palavra-chave-2“. Isso contará como duas visitas, mesmo sendo a mesma pessoa.

Agora multiplique isso por redes sociais diferentes, encurtadores de URL diferentes, janelas diferentes e por aí vai. Os números podem parecer maior, mas não aumentou o número real de visitas.

E como resolver isso?

Não há como resolver de verdade o problema, mas agora não é mais possível comprar suas estatísticas de visitas com períodos anteriores, pois a metodologia mudou e seu crescimento não será real.

O melhor a fazer é usar mais de um serviço de medição de visitas para o seu Blog. Aqui eu uso o Histats como forma de comprar as métricas e ter números mais reais sobre meu tráfego.

Outra forma é medir as visitas únicas que seu blog recebe. No Analytics a contagem de visitantes únicos não sofreu alteração na metodologia, então ainda é bem confiável e é uma forma de comparação com outros períodos. Só assim você terá certeza de que seus números melhoraram ou pioraram. A partir daí você poderá saber se o Google Panda está ou não afetando o seu Blog.

Vamos ter de nos adaptar a este novo formato de contagem de visitas para todo o restante. A equipe do Analytics defende que esse modelo é mais real quando classifica as visitas recebidas pelo tipo e modo como surgiram e aconteceram.

Fonte: Update to Sessions in Google Analytics

20 Comentários

  1. O mais engraçado disso tudo é que se uma pessoa pesquisa por 10 variações de palavras-chave e encontra 10 artigos de um site e os visita, esse site recebe mais 10 visitas na estatística. Muito ruim isso.

    Responder

      • Aparentemente tinha algum problema com a atualização. Isso gerou relatórios de tráfego que não eram exatos. Teve uma postagem no dia 17 dizendo que o erro foi corrigido:

        Update 8/17/2011 2:10 PM PST:
        We identified an issue responsible for unexpected traffic changes following our recent update to how sessions are defined in Google Analytics. A fix was released at 2pm PST Tuesday August 16th.

        Notei que as visitas estão um pouco acima do que era antes, mas não tão absurdo como na sexta passada.

        Responder

  2. Não sabia disso, mas agora parece explicado minha situação com um site possivelmente classificado com de baixa qualidade ter dobrado o número de visitas de um di apro outro. Achei que fosse coisa do Panda, mas essa do Analitycs é mais provável.

    Valeu pela dica Marcos.

    Responder

  3. Essa forma é ruim porque todo blogueiro usa as redes sociais e se promove através dela. Se um visitante clicar no facebook e depois no twitter terei 2 visitas da mesma pessoa. Isso é ridículo

    Responder

  4. Isto foi muito ruim para mim, já tinha me acostumado com o Analytcs, mais agora com a mudança eu tenho que utilizar a Histats, estou utilizando os dois… Mais ainda não me acostumei com o Histats!
    Abraços!

    Responder

  5. Não vejo a nova metodologia enganando o blogueiro. Pena que não dá para comparar com períodos anteriores.

    na verdade deveria ser assim desde antes. Que bom que mudou, porque por mais que o mesmo leitor tenha entrado em trocentas páginas diferentes elas são visitas isso não pode ser mudado.

    Responder

  6. em meu blog percebi que os numeros são menores que em outros contadores, resolvi testar outros contadores e me surpreendi com os dados, o tempo de permanencia no blog era pelo menos 5 vezes maior que no analytics, esse esta se tornando um serviço sem vergonha do google.

    Responder

    • Na verdade temos que lembrar que cada serviço de estatísticas tem uma metodologia própria, o que faz com que os resultados sejam diferentes. O que podemos fazer é entender os métodos e fazer nossas próprias análises sobre os resultados recebidos.

      Responder

  7. Cuido da parte de SEO e fiquei surpreendido com o notável crescimento no dia 11/08, comecei a achar estranho e percebi por outro medidor (AW Stats) que este aumento não era real. Estava tentando descobrir onde estava a falha e achei este artigo. Obrigado por compartilhar!!

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.