Blogs do Blogger estão infectados com Malware

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+

Aviso de Malware detectado no Blogger!
Muitos blogs que usam o Blogger (BlogSpot) como plataforma estão recebendo aviso de que foi detectado Malware, que são softwares maliciosos feitos para instalar vírus em computadores a partir de ações simples como clicar num link ou abrir uma imagem. O mais estranho é que o aviso só aparece quando abrimos os blogs pelo navegador Chrome. Vejamos como resolver isso.

Siga o [Ferramentas Blog] no Youtube
Clique no botão ao lado para se inscrever no nosso canal.



Já tratei desse assunto aqui em Novembro de 2010 para ajudar alguns blogueiros que tiveram problemas semelhantes:

O que está assuntando agora é a recorrência do problema e a difícil solução para a maioria dos Blogs. Se você não tem muita experiência com códigos, fica até um pouco mais difícil detectar o problema.

Além disso, temos que considerar o susto que isso causa ao visitante que recebe um aviso de estar entrando num blog infectado. Mesmo que seja possível continuar, aquele visitante desiste da visita. E tem algo mais grave: Se o aviso persistir por muito tempo, pode até gerar punições do Google e você perder indexação.

Tela de aviso de Malware detectado no Blogger

É possível tomar alguma providências para evitar esse problema e tentar solucionar. Mas aparentemente isso está mais me parecendo algum erro do Blogger mesmo. Por via das dúvidas, você precisar fazer alguma coisa.

Se você usa o Webmaster Tools

Caso você tenha uma conta no Ferramentas para Webmasters da Google, mesmo lugar onde usamos para adicionar Sitemaps, é possível ver algumas soluções e solicitar verificação de infecção de vírus e malwares em geral. Lá tem um menu só pra isso:

Ao clicar em “Diagnóstico” ~> “Malware”, seu blog será verificado e, caso encontre algo, haverá instruções de procedimentos a seguir para resolver o problema. Praticamente o procedimento está detalhado no “Se o seu site for invadido ou infectado por malware“, que é justamente a ajuda da Google para esses casos.

Mas não é só isso!

Uma providência importante é fazer um backup completo de seu blog e voltar ele para a estrutura mais básica e simples que puder. A contaminação pode estar em qualquer lugar do código do seu blog, inclusive em algum novo gadget que você aplicou em seu blog.

Os malwares são pequenos trechos de códigos ou até links que apontam para alguma página contaminada. As vezes, mesmo que a sua página não esteja, o simples fato de apontar para algum outro blog ou buscar um recurso em algum lugar que foi detectado Malware, já é suficiente para o aviso aparecer em seu blog também.

Recomendo que você tire todos os gadgets de seu blog, apague todas as modificações que fez ou simplesmente instale um template bem básico e padrão do Blogger, sem manter nada da estrutura antiga.

Agora vem a parte chata: O Google e os mecanismos que detectam o Malware podem levar até 72 horas para verificar novamente a sua página e retirar o aviso caso o problema tenha sido resolvido. Ou seja: é hora de ter paciência!

Seu blog está com esse problema? Conseguiu resolver? Então comente abaixo e relate sua experiência para nos ajudar com novas soluções. Caso eu descubra algo mais, publicarei aqui para avisar a todos.

Não há nada nos fóruns do Blogger (ao menos eu não achei) tratando desse problema. Mas muita gente está reclamando e parece que não é algo pontual ou restrito a poucos blogs no Blogger.

33 Comentários

  1. No meu blog uma vez aconteceu isso devido a um gadte que eu adicionei depois de removê-lo fikou normal!
    mas tem mais ou meno um mes que não chegou a aparecer o aviso do google mas toda vez que eu entrava nos meus dois blogs o antivirus emitia alerta de virus grave então fiz o procedimento de backup e troquei o template fiz uma limpeza mesmo assim detectava mas uns dois dias depois não deu mais alerta de virus fiquei aliviada pois achei que iria perder o blog!
    é correto mesmo fazer o backup e limpar o que for necessário dá certo!

    Responder

  2. Normalmente isso acontece por causa de gadget mesmo e em grande parte de contadores de visitantes ou de PageRank, dependendo do site que desenvolve a ferramenta, ele pode inserir indevidamente para prejudicar os usuários ou ter sido hackeado.

    Responder

  3. O meu está “limpo”, não tem Aviso de Malware quando entram.
    Mas vejo em vários blogs que sigo, e aviso à pessoa por email.
    Já fiz backup (sempre faço) mas não tirei gadget nenhum pois são antigos aqui no meu Blog.
    Até.

    Responder

  4. Olá,

    Pelos vistos o meu blogue estava com essa informação mas só a quem acessava o blogue pelo crome , hoje fui avisada , pelos vistos a informação era relacionada com os favicons , os pequenos ícones que aparecem antes do endereço.
    Resolvi da seguinte forma , no blogue existe uma miniaplicação que serve para configurar a lista de blogues que seguimos onde diz ícones retirei essa informação e parece que resolveu pois segundo informações de quem tem o crome o meu blogue já não tem está informação de vírus.
    Espero ter sido útil , adoro o seu site pois tem sempre informações muito boas e úteis.
    Um abraço,
    Gina

    Responder

    • O meu problema era como o da Gina Santos, mas aparecia pra mim e sempre que atualizava a pagina do blog. Eu via que o vírus estava hospedado no favicon de um blog que eu tinha adicionado à minha lista faz um bom tempo, mas ao entrar na lista não encontro o danado. Fiz o que a Gina ensinou e deu certo, mas gostaria de retirar esse blog da minha lista. Alguém pode me explicar como faço isso?

      Responder

  5. Pelo que sei e vi as pessoas comentando isso não acontece só no Blogger. Blogs do sapo.pt também tiveram o mesmo problema. O que aconteceu foi que um site que distribui/hospeda relógio e contados…gadget desses tipos, foi hackeado. Então o pessoal que usava esses gadget tiveram os blogs com esses avisos e quem tinha os blogs no blogroll também passaram a aparecer o aviso, só pq direcionavam aos blogs com gadget.

    Que eu saiba foi isso o que aconteceu. E o jeito de se livrar é seguir esse tutorial que você postou, não demora nada e livra o blog disso….e também tirar os gadget e o blogroll até tudo se normalizar.

    Abraço!

    Responder

  6. Coincidentemente (ou não!) um amigo me mandou um email ontem falando que teve o mesmo problema, e não é um blog da Google. Recomendei que ele pedisse reconsideração através das Ferramentas para Webmaster.

    Responder

  7. No meu,não sei se é o caso de todos encontro o aviso a respeito de outros blogs que sigo não sobre o meu.O meu segundo minhas amigas está abrindo normalmente e não tem aviso de haver virus nele.No meu blog parou de aparecer esse aviso(tb aparecia só qdo estava no chrome)dps que eu dei uma faxina nele.E qdo aparecia aviso sobre outros blogs esse aviso só aparecia se eu esperasse garregar de tudo p/ fazer login.Tirei vários gagets de terceiros,na verdade qse todos,inclusive uma cx link-me que fiz em um blog no qual entrei antes de ontem e recebi o aviso de contaminação nesse blog.Eu o retirei imediatamante e fiz outro no seu blog(o ferrantas blog).Gostaria q vc desse uma olhada no que postou a Elaine Gaspareto no blog dela
    [Link suprimido]
    talvez possa ajudar o q ela percebeu.Obrigada

    Responder

  8. Como diz o Thiago, não é só no Chrome, aparece no Firefox tb.

    Tem algumas postagens sobre isso nos fóruns indicados sim. O problema vem de sites que fazem aplicativos para blogs que foram hackeados. No meu caso, era o [link suprimido]

    Pra dar certo, eu precisei fazer o procedimento tanto para o endereço blogspot.com quanto para o domínio .com. E tirei o blogroll.

    Em questão de algumas horas, o aviso saiu e tudo voltou ao normal.

    Responder

  9. Eu acho que e no meu dominio. pois troquei o dominio de blog e continua a mesma coisa. por isso resolvi fazer outro dominio e template, ou seja, tudo novo.

    Responder

  10. Olá,Marcos! o meu detectou alguns blogs,que acompanho, como sendo perigosos e terem fama de serem feitos só para contaminar outros blogs. Agora estou com medo de gostar de um blog e acompanhá-lo! obrigado e bom fim de semana!

    Responder

  11. No meu apareceu o problema.. mas acho q consegui resolver… pra isso entrei nele, cliquei com o botão direito e mande exibir o código fonte… dei Ctrl + F e localizei onde estava o a linha com o problema (que o aviso do google mostrava)… no caso era um dos blogs da minha lista… ai foi só editar, excluindo o link do blog contaminado..e parece q o resultado foi imediato…

    Responder

  12. O nosso Ficção,fantasia ou verdade esta a 4 dias acusando malware, e não acusa nas ferramentas para webmaster ,ate agora nenhum leitor reclamou,será que e so em meu PC que esta o problema e possível isto???

    Responder

  13. Perfeita dica! Segui as suas recomendações e acho que o Google já verificou o meu blog e parou de acusar o malware. Estou linkando seu post no Amanda Layouts. Obrigada!

    Responder

  14. Bem …meus amigos e amigas…estou com esse problema só no Google Chrome.
    Já escaneei pelas Ferramentas para webmaster e obtive uma resposta que me deixou pra lá de chateada….

    “Recebemos uma solicitação de um proprietário de site para reconsiderar como indexamos o site a seguir: [Link suprimido]

    Nós analisaremos o site. Se acharmos que ele não está mais violando nossas Diretrizes para webmasters, reconsideraremos nossa indexação do site. Aguarde algumas semanas até que a solicitação de reconsideração seja concluída. Examinamos todas as solicitações, mas, infelizmente, não podemos responder a cada solicitação individualmente.”

    Engraçado,né?
    é uma falta de consideração;tenho patrocínio no meu blog e muitas visitas….esse aviso desacredita o nosso espaço e no meu caso aparece blogs que eu nem conheço; fiz tudo direitinho e o rastreamento deu esse resultado:
    “Malware
    O Google não detectou malware neste site.”
    E agora??
    É uma falta de consideração pelo trabalho dos blogueiros!
    Cátia Amélia

    Responder

  15. Cátia Amélia,
    o meu apareceu a mesma coisa e esta bloqueado, pois dizem que estão analisando. Ja mandeia varios emails, se tivesse como processa-los faria isto pelos danos que estão me causando.

    Responder

  16. Se eu tivesse lido o seu post antes,teria sido mais fácil para mim resolver o problema no meu site…enfim fiz exatamente tudo que você falou, meio sem entender nada… passei dois dias lendo tudo sobre o assunto nas pesquisas e no fórum de ajuda aos bloggers, retirei os gadgets, links e o contador on line,pedi a verificação do meu site no Ferramentas para Webmaster do Google que detectou cinco páginas contaminadas com código malicioso, removi estas páginas e no quarto dia o meu site foi liberado do aviso de malware.

    Responder

  17. Aconteceu comigo esta semana mas bastou retirar o gadget Blogroll e o problema ficou resolvido. Por precaução, também excluí o do Google Reader que uso para compartilhar os artigos que acho interessantes. Já passei por esta experiência antes, usei o Webmaster Tools mas de nada adiantou, tive que me virar sozinha, lendo comentários e seguindo dicas como estas que encontrei aqui!

    Responder

  18. O meu também tava assim, só fíz mudar o URL e voltou ao normal, ou seja, saiu o víruz, porém perdi muitas visitas!!

    Responder

  19. Olá.
    Estou com problemas bem parecidos com os postados por aqui, mas até agora não consegui resolver. Preciso de ajuda URGENTE.
    O aviso vermelho maldito de malware só aparece no crome. No ferramentas para webmaster, não evidencia malware no meu blog. Tentei o “obter como google”e aparece “sucesso”, sem problema algum. Recebi a respota da revalidação que pedi e eles dizem que não há nada em meu blog que possa atrapalhar as pesquisas google, mas o miseravel do aviso está lá há quase 1 semana.
    Limpei tudo, tirei vários gadgets… Não sei mais o que fazer.
    Este blog é super importante para mim.
    Por favor, me ajudem
    O nome: maceiodascriancas.blogspot.com.br

    Responder

    • Alline,
      É difícil saber com exatidão o que pode estar causando isso. Seria interessante você tentar trocar o layout par outro Template padrão do Blogger, todo limpo para ver se existe algum código no seu template atual que está causando isso.
      Troque e deixe assim por alguns dias para ver se o aviso some.

      Responder

  20. Marcos, a dica é boas, mas vou aproveitar a colocar outra dúvida. Há alguns dias passei a utilizar o template dinâmico do Blogger, o resultado foi muito positivo.

    Por outro lado, o Ferramentas para Webmaster não consegue verificar a propriedade do blog e deixa de emitir os relatórios. Sabe de algo à respeito?

    Abraço e Sucesso!

    Responder

    • Adriano,
      Ainda não fiz essa análise, mas realmente os novos templates dinâmicos do Blogger não são bons de SEO o que pode prejudicar um pouco a indexação do seu blog.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.