Como criar páginas estáticas no novo Blogger

Agora que o Blogger já tem um painel novo disponível para todos os usuários, é bom rever algumas coisas para todos nos familiarizarmos com as novidades, menus e possibilidades de uso dos recursos. Todo blog que se preze tem que ter alguns tipos de páginas estáticas, permanentes em sua estrutura, como contato, sobre, mídia kit etc. Veja aqui como criar as suas no novo Blogger.

Você sabe o que são páginas estáticas e quais são as mais importantes de se ter em seu blog? Pois bem, para ajudar você nisso, antes de seguir com o tutorial, recomendo que leia:

Basicamente as páginas estáticas são aquele conteúdo permanente de seu blog, mas que não são o arquivo de posts que você publica regularmente. Tudo em seu blog que faz parte da estrutura e uso corrente, são páginas estáticas.

Para começar a criar as suas, o Blogger disponibiliza um menu próprio para editar e publicar isso. Funciona tão fácil quanto criar um novo post e usa exatamente o mesmo estilo de editor de postagens. Não tem limite em relação à quantidade de páginas que podem ser criadas, mas não é possível customizar a URL, que é um pouco diferente das URLs padrões do Blogger.

Mesmo com algumas limitações, tem a vantagem de facilitar a instalação de um menu horizontal para alguns tipos de templates, adaptar a ordem dos links e até usar links externos no menu.

Vá ao painel de seu blog, clique no menu “Páginas” para ver tudo o que se pode fazer ao criar páginas estáticas no Blogger.

Menu para criar e administrar páginas estáticas no Blogger

Logo você verá que há opção de “Nova página” para você criar o tipo de página desejada ou se você só ai inserir um endereço externo para compor os links do menu de páginas:

Menu para criar nova página estática no Blogger

Clicando em “Página em branco”, você será levado para o editor de texto que já está acostumado a usar para criar novas postagens para o seu blog.

É preciso observar algumas opções e a maneira como criar os títulos. Isso definirá como aquela página será usada em seu blog e qual será o formato do endereço URL da página estática.

Editor de conteúdo das páginas estáticas no Blogger

Note que em “Configurações da página” você escolhe até mesmo se aquele conteúdo fixo do Blog receberá comentários ou não.

Ao escrever o título, ele será parte do endereço da página. Assim como acontece nos títulos das postagens, o Blogger usa aquelas palavras para definir como será a URL. Normalmente a URL de um post tem o seguinte formato:

http://NOMEdoBlog.blogspot.com/2011/09/titulo-do-post.html

Já para as páginas estáticas, será um pouco diferente. Elas ficarão com o seguinte formato de URL:

http://NOMEdoBlog.blogspot.com/p/titulo-da-pagina.html

Você pode usar esse endereço em qualquer lugar de seu blog que for conveniente divulgar aquela página em questão. Se o seu template não tem suporte ao menu horizontal padrão do Blogger, pode ser usado em outros menus ou em gadgets, além de em links dentro dos posts.

A única maneira de você definir como será o endereço da página é escolhendo bem as palavras do título para ser coerente com o conteúdo. Infelizmente essa é uma grande limitação do Blogger, não nos permitindo customizar manualmente como queremos as URLs das páginas e dos posts.

Depois de criar o conteúdo da página como você desejar, basta publicá-la para ficar disponível para seus visitantes.

Se você usa algum template que aceita o menu horizontal padrão do Blogger, pode aproveitar para inserir essas páginas no menu junto de outros links importantes para sua estrutura de Blog.

Exemplo de Menu horizontal padrão do Blogger

Para colocar links extras, além dos que já levam para as páginas estáticas que você criou, basta ao selecionar o menu de “Nova página”, escolher a opção “Endereço da Web”. Na janela que abrir você pode colocar o endereço que quiser e definir uma palavra que aparecerá no menu. No exemplo abaixo usei o endereço do nosso perfil no twitter.

Menu para adicionar endereços no menu horizontal do Blogger

Salvando isso será aplicado ao menu horizontal de seu template (como disse, se o seu template suporta o menu padrão do Blogger).

Por fim, você pode arrastar as páginas e links do menu para reposicionar como for mais conveniente a ordem deles.

Como arrastar e reposicionar menus do Blogger

Isso mudará a disposição dos links no menu horizontal ou no gadget onde forem exibidos.

Como você pode ver também, é possível definir a forma como esse menu será exibido em seu blog, a partir das guias de página, links em gadget ou não exibir nada para que você mesmo escolha onde quer inserir e criar os links e menus.

Menu para organizar links e páginas do Blogger

Tudo isso é aplicado em seu blog à medida em que você vai mexendo e modificando, então é possível acompanhar as mudanças, reverter e desistir de tudo sem prejuízo para seu blog ou sua estrutura.

.

13 Comentários

  1. Pingback: Criar Páginas Estáticas para Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  2. Pingback: Como criar Páginas Estáticas padrões do Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  3. Pingback: Como criar e editar Postagens no Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  4. Oi Marcos,

    Eu fiz uma página estática com o nome “Contato”. Quando publiquei ela, ficou exatamente “meudomínio.com.br/p/contato.html”; só que acabei tendo que excluir ela. Porém, ao voltar a criar uma outra página estática com o mesmo nome da página anterior (que eu já havia excluído), “Contato”, a url ficou com o seguinte nome: “meudomínio.com.br/p/contato16.html”.
    Eis a minha dúvida: porque o Blogger não aceitou essa nova página ficar só com o nome “contato”, mas, sim, “contato16″, sendo que eu já havia excluído a página anterior?
    Aguardo resposta e, desde já, agradeço pela atenção.
    André Campos

    Responder

  5. Marcos voçE dizque não tem limite de paginas, no entanto pra mim apareceu uma mensagem que já atingi o numero de paginas que no caso seria 20.. é isso mesmo?? ou nao tem nenhum limite?..pode me ajudar.

    abraço.

    Responder

  6. Olá Marcos,recentemente verifiquei que os links externos não estão funcionando no meu blogue. Criei um menu de páginas estáticas de links externos e eles não funcionam. Ao editá-las, em vez dos links,aparece a palavra: “javascript:;”.

    Tens conhecimento de algum problema no Blogger sobre esta falha? Já as reeditei mas o problema persiste.Podes ajudar?
    Antecipadamente o meu Obrigado.
    Abraço

    Responder

  7. Amigo, sou obrigado a discordar, pois estava eu criando páginas no blogspot e de repente recebi uma msg que dizia que eu “excedi” o número de 20 páginas permitidas.

    Abs.

    Luiz.

    Responder

  8. Parabéns pelo blog. Muito útil. Sempre recorro a este espaço e ao Dicasblogger quando estou com alguma dúvida. Desta vez a minha dúvida é como incluir o atributo “nofollow” quando incluo um link externo via esse sistema de páginas, ou seja, em vez de criar uma nova página eu incluo um link externo, com a opção “Endereço da web” do criar páginas. Já pesquisei em todo lugar e não acho. Deve ser algo bem óbvio, mas já tentei e dá erro. Por acaso você sabe como proceder? Abraço

    Responder

  9. Marcos, sempre recorro ao ferramentas blog quando tenho dúvidas. Hoje surgiu uma dúvida ao criar uma página estática para o blogger. Ao criar uma página que leva a outra página como meu twitter e facebook não tem a opção abrir link em nova janela. Pesquisei em muitos sites e tentei de todas as formas usar o target blank, porém a página não abre. Existe alguma opção para que a página estática (no caso do twitter e facebook) abra em nova janela? Gostaria que o leitor permanecesse no blog, mas não tem o interesse que todos os links sejam abertos em nova janela. Grata. Parabéns por nos ajudar com simples dicas.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.