Como usar o Facebook. Criar conta no Facebook – Tutorial completo

Hospedagem para Blogs

Criar conta no Facebook – Mexer no Facebook – Usar o Facebook
A maior rede social do mundo é o Facebook e conta com milhares de usuários. O Facebook está crescendo muito no Brasil e está perto de ultrapassar o Orkut. Aprenda nesse tutorial completo como criar uma conta no Facebook e começar a usar imediatamente, encontrando seus amigos e parentes. Para usar o Facebook é simples e leva só alguns minutos para configurar seu perfil.

Logo do Facebook

Como Criar Facebook

A primeira coisa que você precisa fazer para entrar no Facebook e começar a usar é um cadastro bem completo com seus dados pessoais. Isso é fundamental para ajudar no processo de encontrar seus amigos, parentes e colegas relacionados.

Criando uma conta no Facebook

O Facebook está totalmente traduzido para português do Brasil e é bem prático para cadastrar e ativar seu perfil. Então acesse a página do Facebook pelo endereço abaixo, que já vai para a página em português:

http://pt-br.facebook.com/

A primeira coisa que você verá na página do Facebook é justamente o formulário inicial de cadastro para novos usuários, como ilustra a imagem abaixo:

painel de entrada do Facebook

Como indicado pelas setas, preencha o formulário com seus dados (verdadeiros) e por fim, clique no botão “Cadastrar-se”. Com isso você já estará praticamente dentro do Facebook, faltando apenas detalhes de configuração do perfil, que é o que veremos abaixo.

Os passos seguinte envolvem encontrar pessoas que você conhecem e que já usam o Facebook. O sistema do Facebook foi desenhado para encontrar as pessoas mais próximas de você baseado numa série de informações. É claro que essas primeiras informações são tiradas das outras redes sociais e serviços que você já usa:

Localizar amigos no Facebook email

Informando isso será possível encontrar aqueles amigos que estão no seu MSN, por exemplo e que já usam o Facebook.

Agora vem a fase mais importante: completar o seu perfil no Facebook. Esses dados, quanto mais completos, maiores as chances de você ser encontrado e de o sistema do Facebook localizar as pessoas mais próximas de você, como seus familiares e amigos.

Não se preocupe agora com privacidade. Todas as suas informações adicionadas aí podem ser protegidas e só ficarem disponíveis para seu grupo de amizade, inclusive escolhendo quem pode ver certas informações e outras não.

Adicionar informações no perfil do Facebook

A última coisa é adicionar uma foto para ser exibida no seu perfil. Essa foto não é definitiva e pode ser trocada sempre que você quiser.

Seu perfil no Facebook está praticamente pronto e configurado, esperando você usar, encontrar seus amigos e se atualizar com eles. Se algo ainda estiver faltando para adicionar informações, isso aparecerá na tela de boas vindas.

Também a conclusão de tudo se dará quando você confirmar seu email. O Facebook lhe enviará um email que precisa ser confirmado para sua conta permanecer ativa e ser validada.

Usando o Facebook

Agora só falta você aprender como usar alguns dos recursos do Facebook. O primeiro deles é aceitar convites de amigos e procurar amigos que possam querem adicionar você e que você queira adicionar em sua lista e grupos.

Quando você entra na página principal do Facebook com a sua conta, você poderá ver o painel de usuário, onde são exibidas as atualizações de seus amigos já adicionados e onde você publica as suas coisas para que seus amigos vejam nas páginas deles.

Onde está indicado pela seta, é possível digitar o nome de seus amigos para procurá-los no Facebook. Uma lista de nomes com fotos será exibida para você pode confirmar se o adiciona ou não, enviando um convite. A pessoa precisa confirmar que conhece você para que seja efetivamente adicionada.

Sua página de contato com as pessoas é a página inicial. Para ir à página inicial do Facebook, clique no link onde indiquei na imagem acima pelo número (1.).  É nessa página que você vê os que as pessoas que você segue e que te seguem como amigos estão publicando e divulgando (2.). Isso são o “Feed de notícias”. É possível interagir, publicar, comentar e curtir o que seus amigos fazem.

Na barra lateral esquerda, no final dela, você encontra a lista de seus amigos online para o bate-papo (chat). Assim você pode ver quem de seus amigos está disponível no mesmo momento em que você acessa o Facebook (3.).

Como publicar no perfil do Facebook

O mais interessante do Facebook é justamente publicar conteúdo, seja comentários, fotos, vídeos e textos que você quer compartilhar com seus amigos e grupos.

Note que há várias opções do que e como compartilhar algo com seus amigos e grupos do Facebook. O mais comum é atualizar o seu “Status”, algo como o que você está fazendo, pensando ou querendo interagir. também é possível compartilhar fotos, vídeos, links e o que mais você desejar.

O que você compartilha vai para a página inicial de todas as pessoas que te adicionaram como amigo, instantaneamente. Essas pessoas podem comentar algo, adicionar informações e curtir o que você publicou e compartilhou com elas.

Outras configurações do Facebook

Há muitas coisas que se pode fazer no Facebook. Esta é uma rede social muito completa e cheia de recursos interessantes. Uma configuração fundamental é a de privacidade de sua conta. Há muitas opções e é preciso dedicar um tempo nisso para garantir a segurança de seus dados e saber separar bem o que deve ou não ser divulgado sobre você.

Vá ao menu que fica no canto superior direito da sua tela e clique em “Opções”. Dentro desse menu, clique no link “Configurações de privacidade”:

Este deve ser o maior inventário do Facebook e é preciso ler tudo com calma, marcando as opções desejadas para cada coisa, conforme seu desejo de privacidade e proteção de sua conta e dados.

Recomendo que você acesse as configurações avançadas para ver cada detalhe de sua conta e ter controle total sobre seus dados compartilhados.

Por fim, clicando no menu “Perfil” você tem, abaixo da sua foto, o menu de links para usar outras funções interessantes. A melhor delas e mais usada é a de criar álbuns de fotos:

Clicando em fotos, você tem acesso às fotos que você foi marcado pelos amigos, mas também pode enviar as suas fotos, classificando-as por álbuns. Todas as fotos podem ter um tipo de configurações de privacidade específico, restringindo ou liberando o acesso.

Além disso as pessoas podem comentar suas fotos e marcá-las.

É também nesse menu que você pode configurar outros detalhes de sua conta, rastrear seus amigos e publicar em seu mural.

Agora é só aproveitar sua conta no Facebook, encontrar seus amigos, interagir com eles e se divertir descobrindo outras funções e recursos disponíveis. há milhares de jogos também para você jogar online com seus amigos e é possível até fazer vídeo chamadas se você tiver um microfone e uma webcam.

.

46 Comentários

  1. Ola Marcos
    Eu tenho perfil no fb mas qdo fui criar o gadget Like Box para colocar no meu blog, eu vi que preciso mudar para uma pagina, pq como perfil nao da…mas tbm vi que fazendo isso perderei os meus posts e albuns…

    vc sabe se como fazer isso sem perder os seus dados antigos?

    seu blog eh otimo. sempre to por aqui. um abc

    Responder

  2. O FB é péssimo, um verdadeiro Crapbook. É um site que só promove uma interação acéfala, baseada em futilidades. No Orkut ou no Ning ainda se pode construir conhecimento, mas no Crapbook tudo é fugaz. Dispenso.

    Responder

    • O Thiago
      Com todo o respeito pela sua pessoa, mas é claro que voce pode ter a opinião que quiser e tambem compartilhar isso, mas esse tutorial ensina (e bem) a usar o FB. Se não lhe interessa ou não gosta, tudo bem, mas falar mal do FB dentro de tutorial que ensina a usar é demais. Um pouco de atenção e respeito pela pessoa faz bem.

      Responder

      • A vantagem da democracia é garantir a todos os direito de falar besteira, ainda que tal opinião não nos agrade e, PRINCIPALMENTE, ainda que seja realmente besteira. O sucesso mundial do facebook fala por si e, de fato, o tutorial está muito bom mesmo. Rara didática e rara organização. Sobre o Face ser uma interação acéfala de futilidades, concordo, em parte, e adoro, já que entro para me divertir, como vou a um barzinho conversar com amigos e rir sobre futilidades. Tem a parte fútil (que adoro), mas tem tb a parte extremamente útil de interação profissional e, principalmente, a parte nostálgica, já que encontrei pessoas queridas que não via a anos e isso foi muito legal. De qq forma, quem sabe o Mark Z não cria uma rede social para pessoas mal amadas e mal humoradas, onde essas pessoas possam interagir de forma inteligente e assexuada kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        Responder

  3. O Facebook é, sem dúvida, a melhor rede social do momento, especialmente para quem quer divulgar um site/blog/artista/empresa/produto.

    Todo blog deveria ter uma página lá, pois o pagerank do Facebook é muito alto. Em alguns casos, quando se procura por determinado blog na busca da Google, a página aparece antes mesmo do próprio blog, principalmente de blogs novos.

    Responder

  4. Muito bem explicado, vou começar a usar o facebook pois não me adaptei no orkut (principalmente da linguagem que usam).

    Responder

  5. Caramba…Vcs acreditam que eu não sei usar direito o face, me embanano toda.Faço ca besteira.Um dia quem sabe…

    Responder

  6. Pingback: Como excluir uma conta de Perfil do Facebook - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  7. Pingback: Ter Blog é melhor que usar Rede Social | [ Ferramentas Blog ]

  8. Consegui entender como se mexe no face, foi fácil acompanhando suas indicações, Estava desanimada por não entender o funcionamento e não ter quem me explicasse com paci^wncia e clareza, afinal, já passei dos 60. Grata.

    Responder

  9. Olá Marcos, sua orientação está bem clara, mas ocorre que sou um setentão sem muita intimidade com o computador e estou tendo dificuldade para movimentar o fb. Preciso bastante desse recurso para divulgar as minhas crônicas.

    Responder

  10. Olá Marcos, gostei muito da sua aula de fb, apesar que eu também não sei mexer muito bem, mas é assim mesmo, agente aprende um pouco a cada dia, aí Walter Jorge não desanime, o amanhã é sempre um novo dia e a cada dia aprendemos coisas novas, abraços a todos.

    Responder

  11. Muito bom… Acho que agora meu interesse aguçou… Parabéns Marcos por ter feito a vovó poder conversar com os netinhos na mesma linguagem.KKKKKKK
    verabrito em 30 de abril de 2014 ás 15:27

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.