Novidade: Estatísticas em Tempo Real no Google Analytics

Que o Google Analytics é o melhor sistema para acompanhar os dados estatísticos de um site ou blog, isso é a mais pura verdade. É o serviço mais completo em termos de dados e você acompanha tudo o que precisa sobre as visitas recebidas. Faltava apenas um painel para dados em tempo real. Faltava! Agora você pode acompanhar os dados das visitas que seu blog recebe, já no exato momento em que acontecem.

O Google Analytics está com um novo painel para usuário e isso inclui várias novidades e melhorias nos recursos disponíveis.

Mas os dados do Analytics mais completos só ficam disponíveis com exatidão de informação quando se fecham os ciclos das visitas e só é possível analisar o dia quando ele termina.

Para resolver essa limitação (a única limitação que tinham) lançaram um novo recurso, o painel “Tempo real (beta)” (Real-time). Esse painel nos mostra quantos visitantes estão online, em quais páginas, qual a origem das visitas e qual a localização geográfica. super completo, superando seus concorrentes:

Painel de visitas em tempo real do Google Analytics

O novo painel ainda está em fase de testes e está sendo liberado aos poucos para alguns usuários. Minha conta do [ Ferramentas Blog ] recebeu acesso à novidade do “Tempo Real” e já pude usar o recurso, fazendo algumas comparações.

Por enquanto o “Tempo Real (beta)” do Analytics está no menu “Paineis” (Dashboards), como você pode ver na imagem do menu aqui:

São quatro submenus, cada um mais detalhado e completo que o outro. Separaram os dados por local, com visualização no mapa, origem (fonte) do tráfego que chega até o seu blog e para qual conteúdo eles se dirigem. Além disso também há uma contagem de tempo para você avaliar a qualidade da visita.

Antes só era possível fazer esse mesmo acompanhamento usando outros serviços externos, como o Whos Amung us ou o Histats. Eu uso os dois e pelo jeito todos teremos de continuar usando esses e mais essa novidade do Analytics, pois os dados ficaram confusos se compararmos os três.

Veja o print que fiz do mesmo instante para a contagem de visitas em tempo real do meu blog. Primeiro do novo Tempo Real do Analytics, depois do Whos Amung us, que é o mais usado entre os blogueiros, e depois o Histats, que tem um painel quase como o do Analytics:

Um não bate com o outro e isso é um problema para entendermos como e em qual dado confiar.

O Whos Amung us atualiza a cada segundo e segue o critério bem simples a partir do carregamento do seu widget incorporado na página do Blog. Depois de algum tempo aberto ele encerra a contagem.

Já o Histats parece também atualizar a cada segundo, mas não há informações de como é feita a análise de duração da visita.

Por fim o novo Real-Time do Analytics não tem nenhuma explicação de como é feita a contagem, mas parece ser atualizado a cada segundo como os outros.

O que podemos fazer é esperar o tempo, especialmente até que o Tempo Real do Analytics deixe de ser beta. Ainda não foi liberado para todos e isso será feito nas próximas semanas. Quando for finalizada essa fase de testes, pode ser que a equipe do Analytics explique melhor como os dados funcionarão.

Minha tendência será acreditar mais no trabalho da Google, pois são grande fã do Analytics. Mas vamos esperar para ter certeza.

Fonte: Google Analytics Blog - What’s happening on your site right now?

.

22 Comentários

  1. Agora sim, gostei muito desse recurso do Google Analytics, muito bom mesmo! Agora poderei acompanhar meus visitantes em tempo real e verificar o número de usuários online no momento.

    Parabéns pelo post, reuniu as principais informações. Até mais!

    Responder

  2. Agora sim o Google Analytics está completo, mas em relação aos visitantes on-line é sempre bom usar mais de um serviço para comparar os dados e ver se realmente tem aquela quantidade de vistas.

    Ótimo post Marcos!

    Responder

  3. Muito legal mesmo! queria que estive disponível pra min :( muito bom que o Jean Carlo achou como solicitar o recurso! valeu! acabei de solicitar vamos ver se vai demorar :D FB Valeu também :D

    Responder

  4. Nossa, eu estava aguardando esta função faz tempo! o ruim é que vou ter que controlar o “vício” de ficar olhando as estatísticas mais do que blogando.

    Parabéns pelo artigo!

    Responder

  5. Pingback: Como analisar a origem das visitas do seu Blog | [ Ferramentas Blog ]

  6. Tenho conta no Google Analytis há anos, já coloquei para nova versão e a opção de acompanhamento em tempo real não apareceu, há algo que se possa fazer para exibir esta ferramenta?

    Eu já procurei em todos os locais lá no painel que, inclusive é diferente desse aí.

    Responder

    • Elizeu,
      Se o seu painel está diferente do que está mostrado na imagem de exemplo do post, então você não está na nova interface do Analytics.
      Certifique-se de que clicou no link da nova interface, que fica no topo da página do lado direito, perto do link de sair.

      Responder

      • Valeu, Marcos.
        Estou usando a nova interface, o problema é que não liberaram este novo recurso para minha conta :(

        Minha conta não é nova, uso há pelo menos 4 anos.

        Responder

    • Eu confiaria no google Analytics, pois já mandei gente conhecida entrar no site e, na mesma hora já aparece no mapa do Google Analytis. Certo que as vezes ele erra a localização exata, mas o número é certo.

      Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.