Plugin para WordPress: Correção do formulário de comentários – PowerComment

FBlogHost - Hospede seu Blog

Nem tudo no WordPress é perfeito, algumas coisas são um pouco estranhas, mas felizmente é sempre possível alterar aquilo que não esta legal ou que não lhe agrada. Vou mostrar aqui como corrigir o aviso de erro nos comentários padrão do WordPress.org. Criei um plugin bem simples, mas que pode fazer a diferença na hora de melhorar a interação do seu público com seu blog.

Siga o [Ferramentas Blog] no Youtube
Clique no botão ao lado para se inscrever no nosso canal.



Já criei um plugin com um widget de botões de redes sociais flutuante:

Agora este é o meu segundo plugin para corrigir um problema no método de validação de comentários no WordPress.org.

Algo que sempre me irritou no WordPress.org, é a forma de validar comentários, a notificação exibida caso um visitante não preencha os campos de nome e e-mail, por exemplo. Aparece o seguinte erro:

Simplesmente o WordPress exibe esta mensagem em uma nova página, sem nenhum botão para o usuário voltar à página anterior ou nada que seja possível voltar para o blog. Sendo totalmente agressivo para o visitante desta forma.

Não satisfeito com isso busquei por um método para alterar este arquivo, porém observei que iria dar muito trabalho fazer algo assim, pois teria que inserir o layout do blog nesta página, botões e opções para corrigir o campo e muito mais.

A solução foi então validar o formulário de comentário antes que ele seja enviado para o WordPress, com isso encontrei o plugin Jquery Validation. Este plugin Jquery consegue validar os dados e impede que sejam enviados até que estejam corretos. Desta forma evita a página de erro padrão do WP.

Adotei este método já há algum tempo e tenho implementando ele em todos os temas para WP que eu desenvolvi desde que achei ele.

Porém acredito que várias pessoas também se incomodam pela forma que o WordPress trata a validação de comentários e desta forma resolvi desenvolver um plugin utilizando esta maravilhosa ferramenta do Jquery.

Plugin PowerComment

O plugin funciona desta maneira: quando alguém comentar e não preencher algum dos campos necessários, surgirão avisos, como ilustrado na imagem abaixo:

Impede que o usuário envie os campos de nome, e-mail e comentário em branco.

Além de exigir o preenchimento dos campos da seguinte forma:

Nome: É necessário que tenha pelo menos dois caracteres.

E-mail: Aqui o e-mail precisa conter um “@” e pelo menos um “.” para ser considerado válido.

URL: Não é obrigatória, porém caso o visitante tente inserir alguma, ele terá que inserir uma URL completa com http:// e etc.

Mensagem: O comentário deve ter pelo menos 10 caracteres para ser validado. Isso pode evitar comentários desagradáveis e incentivar o usuário a elaborar algo melhor para comentar.

Instalação do Plugin do PowerComment:

Para instalar é necessário fazer o download do plugin pelo seguinte link:

  Plugin PowerComment para Wordpress.org (227,7 KiB, 782 downloads)

Depois basta realizar o login em seu blog e ir em Plugins > Adicionar novo > Fazer Upload:

Selecione o arquivo do plugin e clique em “Instalar agora”. Depois de instalado basta ativar o plugin para ele começar a funcionar.

Configuração do Plugin PowerComment:

Finalmente depois de instalado basta ir em Configurações > PowerComment para poder visualizar as configurações do plugin:

Em sua configuração é possível alterar as mensagens de erro que o plugin exibe, além do limite de caracteres para os comentários (caso você ache muito ou pouco o número que deixei como padrão).

E ainda é possível alterar a aparência do plugin, trocando as cores de fundo, borda e da fonte. Desta forma sendo possível que a notificação de erro combine com o seu tema.

Notas sobre o plugin:

Assim como em meu último plugin, gostaria que todos deixassem comentários depois que baixarem e instalarem em seus blogs, sugestões e críticas são sempre bem vindas.

Com base nos comentários de vocês irei melhorar o plugin, incluído opções ou mudando seu modo de funcionamento conforme seja sugerido.

Minha ideia é desenvolver plugins para a comunidade brasileira de usuários de WordPress e trazer esta interação entre o desenvolvedor e o usuário final, assim como podemos observar em blogs fora do Brasil.

Agradecimentos:

Agradeço ao Fernando Jorge Mota que me deu a ideia do nome do plugin e ao Marcos Lemos pela força sempre em todos meus projetos.

Download do plugin PowerComment:

  Plugin PowerComment para Wordpress.org (227,7 KiB, 782 downloads)

FBlogHost - Hospede seu Blog

46 Comentários

      • Fala chará , blz ? Estou precisando do plugin que você usa para replicar resposta e permitir butão de resposta para quem vai comentar.

        Responder

        • Não é plugin, é recurso nativo do WordPress.
          Em configurações tem o menu “Discussão”. Lá dentro basta ativar “Ativar ‘5’ níveis de comentários agrupados por conversação (aninhados)”.
          Só isso já basta, se não aparecer é porque seu tema não esta preparado para este tipo de coisa. Porém normalmente quase todos os temas já vem preparados.

          Responder

  1. Cláudio,
    parabéns por mais essa iniciativa, isso mostra que além de um excelente profissional, você não tem receio em desenvolver funcionalidades que irão ajudar a todos.
    Você merece o apoio do Marcos Lemos e de toda a comunidade de blogueiros.
    Sucesso.

    Responder

    • Obrigado pelo comentário Gustavo. Como eu disse no post, estou tentando trazer esse contato do desenvolvedor e os usuários que existe lá fora. Não vi até o momento em muitos blogs brasileiros pessoas criando plugins e deixando os visitantes opinarem para melhorar e fazer funcionar para todos que estão interessados em usar.

      Responder

  2. Excelente mesmo! muitas vezes a pessoa fica irritada por sempre aparecer está página de erro e não comenta no artigo.
    Testei em dois blogs meus e tudo ok! \o/ rs
    Parabéns Claudio pelo plugin e ótimo trabalho só ainda está devendo o post do CSS Sprite.

    Abraço!

    Responder

  3. Muito bom Claudio!
    Excelente plugin de correção de erros no sistema padrão de comentários do WordPress.org, é uma pena que eu não preciso usar porque utilizo o DISQUS.
    Bom sorte com a criação dos seus plugins, já estou esperando por outros!

    Responder

  4. Aqui no blog, Cláudio, os avisos de alerta do plugin não estão atualizando. Por exemplo: no campo nome – se eu não utilizo ao menos dois caracteres, aparece a mensagem de alerta. Até aí, tudo bem. Só que depois de preencher o campo corretamente, a mensagem não some, continua aparecendo. Outro ponto: notei que depois de instalar o plugin, bem no canto, na parte superior da lateral esquerda, fica aparecendo aquela carinha do WordPress [:)]. Por estes motivos, desatualizei o plugin. Peço gentilmente para que verifique estes detalhes. Parabéns pela iniciativa, abraços!

    Responder

    • Esta funcionando corretamente. Testei em vários locais, você mesmo pode testar comentando aqui, o sistema usado aqui no Ferramentas Blog é exatamente esse que esta no plugin.

      Algo que pode ter acontecido é que a mensagem fica na tela depois que aconteceu o erro.
      Desta forma basta escrever o nome corretamente. A mensagem irá continuar na tela. Mas o plugin vai deixar que o comentário seja enviado.

      Isso que estamos fazendo neste plugin é igual a qualquer validação de formulário que você encontra em qualquer website, é detectado o erro.
      Você preenche novamente os campos de forma correta e pode enviar novamente.

      Não é segredo pra ninguém.

      Já sobre esta carinha 🙂 é do plugin Stats WordPress.com e não tem nada haver com meu plugin.

      Mais alguma dúvida?

      Responder

      • Cláudio, verifiquei aqui, o plugin “Stats” tenho instalado aqui, se souber como remover a carinha, me avise. Ele só serve para blogs instalados no “WordPress.com”?
        Quanto ao plugin “Power Comments”, de sua autoria, dá uma olhada no blog, fazendo favor – para compreender melhor o que havia te falado, ativei-o novamente. Obrigado!

        Responder

        • Para retirar essa carinha você poderia ter visto na FAQ do plugin no repositório do WordPress ou dentro do arquivo readme.txt que vem junto com o plugin.
          Enfim para retirar ela insira o seguinte css no style.css do seu tema:
          img#wpstats{display:none}

          Além de que ele não é apenas do wordpress.com, ele nasceu lá e criaram um plugin para isso ser instalado no WordPress.org.

          Acabei de comentar em seu blog e funcionou.
          Você que não entendeu absolutamente nada que eu disse.

          O visitante causa o ERRO, tenta enviar o comentário e é impedido. Ele então CORRIGI o ERRO e envia novamente o comentário.
          Caso tenha sido corrigido os erros o comentários enviado, caso os erros tenham continuem lá o comentário não é enviado.
          Simples assim.

          Quando apareceu o erro na tela você corrigiu o comentário e enviou novamente?
          Se não tentar enviar não vai sair o erro da tela.

          Responder

          • Sobre o plugin Wp Stats, inseri o código que me passou, a carinha não aparece mais, obrigado.
            Quanto ao Power Comments, estava me referindo ao aviso de erro, que aqui no Ferramentas Blog, por exemplo, desaparece imediatamente assim que corrigido o campo no formulário de comentários, o que não acontece no Diário do Verde. Em nenhum momento o plugin que desenvolveu apresentou erro no que diz respeito a enviar um comentário, eu testei aqui, ele funcionou corretamente.

            Responder

    • Sim.

      Provavelmente no seu arquivo header.php você não tem o <?php wp_head(); ?> e no seu arquivo footer.php não tem também o <?php wp_footer(); ?>

      Sem estas tags que são essenciais para o tema o plugin também não funciona.
      Confirme se você colocou elas em seu tema.

      Outra coisa importante é ter usado um template de comentários similar ao nativo do WordPress que usa o ID do formulário como “commentform”, além de usar os names dos inputs do formulário como no padrão do wp.

      Responder

      • No meu blog tem sim todas essas 3 tags que você informou. O sistema de comentários é o nativo do WP. O problema então deve ser só porque não está hospedado, concorda?

        Responder

          • Claudio, blz? cara, primeiramente, mto massa a idéia, achei massa mesmo. Uso o seu das redes sociais e por enquanto está ok (mas ainda estou testando localmente) assim q for pro ar eu do um feedback.
            Seguinte, aqui tb nao rodou, eu uso o comments default e o arquivo header e o footer tem as funcoes que vc citou. e meu wordpress eh o 3.2.1
            Alguma idéia do que pode ser?
            vlw

            Responder

    • Meu plugin é para a versão 3.2 do WordPress para cima, você esta usando a versão 3.1.2. Desta forma o Jquery do seu tema esta desatualizado, meu plugin trabalha com o Jquery que é integrado no WP.
      Tente atualizar seu WordPress e verifique se o plugin esta funcionando desta vez.

      Responder

  5. Claudio

    Estou com alguns problemas no sistema de comentários do Site (www.prefeituradesentose.com.br) que administro. Quando os usuários adicionam um comentário, a página simplesmente atualizar… E não mostra aquela mensagem: Seu comentário esta aguardando aprovação. E qualquer comentário adicionado ao Site é categorizado como Span. Além de apresentar um Erro caso o usuário não adicione o Email.

    Por favor, poderia me ajudar a solucionar esse problema?
    Já utilizei o PowerComment e Nada.. :/
    Agradeço muito! Obrigado.

    Responder

    • Amigo, se você ler o que eu escrevi aqui irá ver que o PowerComment faz uma pré validação dos dados antes de enviar para o servidor, desta forma impedindo que o usuário preencha os campos de corra incorreta.
      O problema que você esta tendo em seu blog com certeza deve estar relacionado com algum plugin anti span instalado e configurado de forma errada.

      Responder

  6. Parabéns Cláudio o plugin ficou muito bom, além de ajudar muito ele é super fácil de usar, e além disso você deixou a possibilidade de personalizá-lo assim combinando com qualquer site.

    Responder

  7. Oi Cláudio, sei que não tem haver com a postagem acima, mas gostaria de um plugin que contasse a quantidade de downloads de meus arquivos.
    Instalei o download-monitor.3.3.5.4, mas nao sei fazer isso funcionar.

    Abraços.

    Responder

  8. OI, eu queria saber se tem como eu colocar este formulário no Blogger, eu já tentei colocar outros, mas sempre tem propagandas e links indesejados, Me ajuda por favor

    Quero muito um formulário como este em meu blog

    Responder

  9. Muito bom o plugin!
    o unico problema é que as mensagens ficam muito distantes dos campos dos formularios, uma das mensagens ate cobriu o botao enviar… teria algum modo de arrumar isso?
    obrigado… parabens pelo incentivo =)

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.