Como trocar e configurar Templates no Novo Blogger

Hospedagem para Blogs

Agora que o novo painel do Blogger é oficial, será preciso reaprender alguns detalhes do uso comum dessa plataforma. Algumas coisas que estávamos acostumados mudaram por completo e há novidades disponíveis. Uma dessas coisas que mudaram e tem novidades é o trato com os Templates, os layouts dos Blog, que também são chamados de “Modelo”. Vamos ver como trocar os Modelos e fazer algumas configurações.

Nesse tutorial vamos mostrar:

  • Como instalar novos Templates no seu Blog
  • Fazer backup e restaurar
  • Mexer no código fonte, editar HTML do Blog
  • Onde customizar Modelos de Designer
  • Onde fazer alterações em elementos de página

O Blogger agora tem vários modelos de layouts para usarmos em nossos blogs. Além dos modelos padrões, também podemos usar Templates criados por outras pessoas ou até contratar um webdesigner para fazer algo exclusivo. E para trabalhar com isso temos dois menus diferentes, com funções diferentes: “Layout” e “Modelo”.

Novos menu Layout e Modelo do painel do Blogger

Cada um desempenha uma função diferente. O mais usado é sempre o “Layout”. Quando seu blog já está instalado, você vai querer adicionar elementos de página (Gadgets), fazer configurações nos menus, adicionar anúncios, mudar os Gadgets de lugar entre a sidebar (barra lateral), cabeçalho, menu horizontal e rodapé.

Novo Menu Layout do Blogger para mexer nos elementos Gadgets

Já no menu “Modelo” do painel do Blogger, temos todas as possibilidades de mudar nosso layout, escolhendo seja em alguns padrões ou instalando um novo feito por outra pessoa ou por você mesmo. Basicamente temos:

Menu Modelo do Blogger para alterar templates e layouts

Cada um desses tipos de uso de layouts no Blogger tem suas características, usos e até limitações próprias. Com os modelos padrões do Blogger você mesmo pode criar e customizar por completo os layouts disponíveis, escolhendo até a forma, posição e largura dos elementos, como a sidebar e a área de postagem. Para saber mais como criar seus próprios Modelos de Templates para esse formato, leia:

Os Templates que você terá maior liberdade de customização são os que foram feitos por terceiros e tem mais possibilidades de serem diferentes e adequados ao seu estilo. A dificuldade está em escolhe. Existem milhares gratuitos ou por preços bem acessíveis. São acessíveis também os webdesigners que criam Templates exclusivos.

Para usar um Template feito por outras pessoas você terá de encontrar o modelo desejado e que esteja disponível para usar, fazer o download do arquivo, que precisa ter o formato .XML (pode estar compactado dentro de um arquivo RAR ou ZIP, mas você terá de descompactar antes de enviar para o Blogger).

Depois é só ir ao menu “Modelo”, onde você verá no canto superior direito da tela do painel, um botão que diz “Fazer backup/Restaurar”, com na imagem abaixo:

Botão para Fazer backup instalar novo Template ou restaurar no Blogger

Ao clicar nesse botão você terá justamente essas possibilidades, que incluem fazer uma cópia de segurança do seu layout (backup), pois caso algo saia errado em modificações que você fizer no código fonte, pode ser recuperado reinstalando o antigo modelo.

Então abrirá a seguinte janela para isso:

Se você quer usar um Template que achou na internet ou que alguém fez para você, é só escolher o arquivo XML que está salvo em seu computador e clicar no botão “Fazer upload” para o novo layout ser instalado em seu blog e começar a funcionar.

Com este mesmo recurso é que se faz a restauração de algum backup que exista em seu blog e, se for preciso, você pode usar como cópia de segurança caso algo dê errado. O Backup é feito neste mesmo menu onde diz “Fazer download do modelo completo”.

Por fim temos um dos recursos mais importantes na customização de Templates, Modelos e Layouts no Blogger: trata-se do “Editar HTML”, no qual você tem acesso a todo o código fonte do seu Blog e pode fazer modificações diretas na estrutura.

Entrando no menu “Modelo” e olhando logo abaixo da imagem de exemplo de como está o seu blog agora (“Agora no blog”), você encontrará o botão “Editar HTML”:

Depois de clicar nesse botão, abrirá a janela com toda a estrutura de código HTML e CSS do seu layout, se estiver disponível, pois os Modelos Dinâmicos ainda não permitem esse acesso.

Lembre-se de antes de fazer qualquer modificação nesses códigos, ter certeza de que sabe o que está fazendo ou está sendo bem orientado por um tutorial e, claro, faça um backup completo como mostramos anteriormente.

Pode ser que muitas modificações sejam feitas apenas diretamente no código e é preciso ter muita segurança sobre o que estiver fazendo.

25 Comentários

  1. Pingback: Splendio: um Template perfeito para Blogger | [ Ferramentas Blog ]

  2. Marcos, quando clico em “Escolher arquivo” para fazer o Upload, vou até onde está salvo o arquivo zipado do Splendio. Se eu clicar com o botão esquerdo do mouse, ele seleciona o arquivo zipado todo e acredito que dará erro na instalação do modelo. Se eu clico com o botão direito do mouse em cima do arquivo zipado e depois em “Abrir”, abre a pasta “Splendio”. Clicando nela abre mais pastas. Quando dou um duplo clique no arquivo “Splendio.xml”, ao contrário de enviar o arquivo para Upload, abre o Internet Explorer e demora um tempão conectando. Como devo proceder? Não consegui fazer o Upload para meu blogger.

    Responder

    • Você tem que descompactar o arquivo em seu PC antes de fazer o procedimento de enviar. Nào pode abrir o arquivo Zipado na hora de fazer o upload. Tem que fazer o upload já com o arquivo XML salvo no PC.

      Responder

  3. Marcos, obrigado pela resposta no outro post.

    Quanto ao assunto deste, eu notei que ultimamente ao trocar de template por um novo, sempre aparecem (ou permanecem) alguns ‘widgets’.

    Por que eu faço uso das aspas? Por que alguns são mesmo widgets, que permanecem ou se repetem, já que parece ter virado rotina aparecerem dois Arquivos, duas Categorias, e assim por diante. Já outros widgets que aparecem só são visíveis internamente. Entre estes ainda existem aqueles que podem ser arrastados e editados, mas não excluídos, outros que sequer podem ser editados (normalmente posts recentes, posts populares, etc) e por último os fixos, como no caso do “attribution” (não a do criador do template e sim uma que eu tenho a opção de colocar meu próprio nome, nome do blog, etc).

    Imagino que isso são ‘restos’ de templates anteriores, então, como proceder para que o novo template encubra tudo?

    Já tentei fazer até um processo que funcionava na versão antiga do Blogger, de expandir os widgets, abrir o template num bloco de notas, copiar todo o conteúdo e substituir pelo código do blog. Mas atualmente o Blogger reporta erro ao salvar.

    Sei que tudo isso pode ser removido manualmente, inclusive removi muita coisa (outras se recusam a sair, como o Blogger reportando mais erros), mas é bem chato upar um template e ter de remover um monte de tranqueira, ainda mais quando se é leigo em html.

    Bom, muitas perguntas, talvez nem tenha respostas pra isso, mas só a atenção já é válida.

    Responder

  4. Nossa serviu muito esse site. Há muito tempo que estava procurando um site que explicasse direito como colocar templante nesse novo painel do blogger. Muito obg.

    Responder

  5. Estou Com Um problema, Nenhum Template Se Aplica No Meu Blogger Da O Seguinte Erro :

    Não foi possível analisar o seu modelo, pois sua formatação é inadequada. Certifique-se de que todos os elementos XML estão fechados adequadamente.
    Mensagem de erro em XML: Element type “b:widget” must be followed by either attribute specifications, “>” or “/>”.

    alguem Pode Me Ajudar ?

    Responder

    • Victor,
      Provavelmente você está fazendo algo errado, como querer copiar o código ao invés de fazer o upload do arquivo XML.
      Siga o procedimento que dará certo.
      Também verifique se está tentando mesmo templates feitos para o Blogger.

      Responder

  6. amei amei amei!
    muito bom!
    pq procurei como se fazia no blog em que baixei o teplate,e lá não havia uma explicação clara,oq me fez procurar um lugar que me ajudasse mais!
    perfeito! muito obrigada!

    Responder

  7. Bom já tentei diversos templates, ate mesmo aqueles templates, que vc colocou disponíveis aqui, mas infelizmente da erro XML em todos , nunca consigo mudar o template do meu blog.
    O QUE EU FAÇO ME AJUDA!!

    Responder

  8. queria saber como excluir os widgets nessa nova interface, pois no antigo quando se ia alterar o template, ele perguntava se vc queria excluir ou manter os widgets, queria excluir todos, deixar o novo template limpo, será possível?

    Responder

  9. Muito útil! No início da minha adolescência tive vários blogs, mexia em tudo, mas depois de algum tempo estava meio enferrujada. Sem contar que em quase 10 anos mudou alguma coisa. Eu voltei aos blogs a algum tempo, mas só agora resolvi realmente tirar a cara de blog de principiante que estava.
    Bem didático seu texto e com os prints facilitou muito. Entrei em várias páginas que explicavam sem imgens, então fica muito abstrato.
    Obrigada!

    Responder

  10. Muito bom o post. Parabéns!

    Eu achei muito o ruim o posicionamento do botão “Fazer backup/Restaurar”,
    na minha opnião ele não deveria estar ali, pois fiquei um tempo procurando a opção. Deu a impressão dele estar associado a configuração da conta do google. Achei estranho.

    Mais uma vez, parabéns pelo post. Sucesso!

    Responder

  11. Marcos.
    O meu template está no modelo dinâmico. Não consigo mais visualizar nem o CSS para modificar ao meu gosto. Como faço?

    Responder

  12. Eu escolhi um modelo de layout e agora nao consigo voltar pro original, e nao consigo postar novas coisas nem nada. Só consigo visualizar o blog, nada mais. Alguem pode me ajudar?

    Responder

  13. Oi Marcos,
    quando eu vou em procurar arquivo, ele encontra a pasta do template q eu baixei, mas dá um erro. Então eu tentei subir um arquivo xml que está dentro da pasta, mas aí não aparece todo o template, falta fotos,etc…Por favor, o q eu faço?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.