Como adicionar botão “Assine” (Subscribe) do Facebook no Blog

O Facebook é a maior potência em redes sociais no momento e tudo indica que ficará assim por mais algum tempo, mesmo com a Google lutando contra. Há algumas opções para integrar o Facebook ao seu blog, com botões e sistema de comentários. Um novo serviço do Facebook para perfis pessoais é a opção de assinantes, como o “Seguir” do Twitter, onde mesmo que a pessoa não seja sua amiga, ela pode acompanhar algumas de suas atualizações. Vou mostrar como adicionar o botão “Assine” (Subscribe) em seu blog.

Não confunda o botão “Assine” com o “Curtir” de páginas e de conteúdo. Têm funções diferentes. Também é diferente ter um perfil pessoal e uma página no Facebook. O botão “Assine” só funciona para perfis pessoais.

Outras opções de integrar o Facebook ao seu blog:

Adicionar botão “Assine”

Você pode manter um perfil pessoal, sem precisar criar uma página, e permitir que várias pessoas sigam suas publicações sem precisar aceitar todos como amigos. Dá pra manter a privacidade no que for importante, continuar criando seus grupos e selecionar o que será público e que todos podem ler. Assim há duas modalidades de uso da perfis pessoais no Facebook: um para amigos e outra para assinantes/seguidores.

Mas para isso funcionar você precisa ativar a permissão se assinantes no seu perfil pessoal.

Acesse a página “Apresentando o botão Assinar“, como no exemplo da imagem acima, clique no botão “Permitir assinantes” e configure o serviço. Nesse ponto é possível delimitar o que os assinantes poderão ou não acompanhar de suas atualizações.

Depois de ativar o recurso, para adicionar o botão, a primeira coisa a fazer é acessar a página que gera o modelo do botão e se escolhe as opções de estilo: Subscribe Button.

Na imagem abaixo veremos os pontos importantes da customização desse elemento de página antes de adicionar em seu blog:

Onde está “Profile URL” é o endereço do seu perfil no Facebook. Depois você verá as opções de formato do botão, tipo de cores, fonte e a largura total do elemento, para caber em sua página, onde será adicionado.

Por fim, clique no botão “Get Code” para que o código seja gerado e você adicione em seu blog. Na caixa do código gerado, há duas opções para cada etapa do processo.

Para adicionar os códigos em seu blog, será preciso acessar o código fonte do seu blog, a estrutura HTML do Blog.

Se você usa o Blogger, abra o painel, clique no menu “Modelo”, e clique no botão “Editar HTML” para ver toda a estrutura.

Se você usa o WordPress.org, clique no menu “Aparência” e depois em “Editar”. Procure o arquivo com o início do código.

Em qualquer dos casos, dentro da estrutura de código do seu blog, procure pela linha:

</body>

Imediatamente ANTES dela, cole o Código 1, mostrado na imagem acima. Salve a modificação.

Agora vá à estrutura do seu blog onde você usa para adicionar elementos de página (Gadgets ou Widgets) e cole onde desejar o Código 2. É esse código que faz o elemento do botão aparecer no seu blog.

Você pode procurar outros locais e formas de exibir esse novo botão, como for conveniente para seu layout.

7 Comentários

  1. Olá, estou com dificuldades para instalar no blogger. sempre que eu vou visualizar ou salvar as modificações no html, acontece um erro: The reference to entity “appId” must end with the ‘;’ delimiter.

    Não sei como resolver isso, alguma dica?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.