Aprenda como fazer backup do WordPress.org usando cPanel

Siga o Blog no Facebook e no Twitter

Fazer backup do WordPress.org é algo muito importante e ao mesmo tempo bem simples, porém diversas pessoas nunca fizeram e outras estão fazendo de modo incorreto. Você deve ter uma rotina de backups, pois o seu blog pode ser alvo de algum ataque ou até mesmo ter problemas com o servidor. E mesmo que sua hospedagem tenha backups, aconselho você criar uma pasta em seu computador para esta finalidade também. Vou mostrar como fazer backups bem completos de seu blog no WordPress.org.

É muito mais confiável ter seu próprio backup do que depender de terceiros. Esse nosso artigo de hoje é para complementar outras dicas relacionadas que estamos passando para usuários do WordPress.org.

Se o serviço de hospedagem do seu blog não oferece o cPanel para controle de seu blog, recomendamos que conheça o FBlog Host ou que procure um Host com esta opção mais profissional e completa.

Erros que os blogueiros comentem ao pensar que estão fazendo backup:

Como foi dito, algumas usuários de WordPress.org fazem backups de forma errada.

Erros comuns:

  • Pensar que a ferramenta de exportação do WordPress.org serve como backup;
  • Utilizar plugins que fazem backup e mantém eles dentro do host;
  • Deixar que os backups sejam feitos apenas pelo servidor/hospedagem;
  • Fazer backup apenas do banco de dados.

Caso você esteja cometendo um dos erros a cima, posso lhe garantir que quanto seu blog apresentar algum problema você irá ter perda parcial ou total de seus dados.

Quando é necessário fazer um backup:

Usando um WordPress.org ou qualquer outro sistema que necessite de um plano de hospedagem é obrigatório que seja criada uma rotina de backups. Essa rotina depende do quanto o blogueiro usa seu blog, quantas vezes escreve por semana, quantas vezes altera algo do layout ou instala novos plugins.

Recomendo que seja feito um novo backup:

  • Quando publicar um novo post;
  • Antes e depois de instalar um tema;
  • Antes e depois de  modificar um tema;
  • Antes e depois de instalar um plugin;
  • Antes e depois de adicionar um novo widget de terceiros.

Desta forma você evita qualquer tipo de problema.

Fazendo backups de arquivos e do banco de dados utilizando o cPanel:

À primeira vista parece ser complicado ter este tipo de conduta, pois como é possível observar, você deve fazer sempre backups do seu blog. Entretanto utilizando o cPanel você pode realizar esta tarefa com poucos cliques.

Realize o login em seu cPanel, vá até a sessão “Files/Arquivos” e clique no botão “Backups“:

Sessão de backups do cpanel

Clicando nele teremos uma tela onde é possível realizar os backups e também restaurar.

Você deve primeiro fazer backup de todos os seus arquivos clicando no botão “Home Directory”:

Fazendo backups dos arquivos pelo cPanel

Desta forma estaremos fazendo backup de todos os arquivos que temos hospedados (wordpress, fotos, temas, plugins e etc), salve ele em sua maquina.

Agora chegou a hora de baixar o bando de dados. Para isso vá à sessão “Databases” na tela de backups e clique no banco de dados que deseja salvar:

Fazendo backup de bancos de dados pelo cPanel

Basta clicar nos links referentes a cada banco de dados que você possui (na imagem de exemplo temos dois banco de dados), clicando neles você irá baixar o arquivo para o seu computador.

É possível ainda baixar contas de e-mail por este painel na sessão “Forwarders”, clique nas contas de e-mail que deseja salvar.

Finalmente fizemos backup de tudo que temos hospedado, basta agora aprender como deixar estes arquivos guardados em seu computador.

Aprenda como organizar seus backups:

Não adianta ter feito milhares de backups e não organizar nenhum deles, pois quando for preciso voltar atrás em algum você não saberá qual é o certo. Para resolver este problema, recomendo que tenha uma pasta chamada “Backups” em seu computador.

Dentro da pasta você deve ter outras pastas com o nome desta forma:

ano-mês-dia-anotação

Por exemplo: fizemos backup hoje depois de instalar um novo tema, então a pasta deve se chamar “2012-02-08-novo-tema-com-nome-x“:

Exemplo de organização de backups

Deixe todos os arquivos do backup dentro desta pasta.

É simples, porém com esta prática você estará livre de qualquer problema.

Caso seja possível, tente manter sempre o máximo de backups que poder, estejam eles na sua maquina, em CDs, DVDs, HDs externos e etc.
Todavia, caso você não tenha espaço suficiente para isso ou não sendo possível salvar em outros locais, recomendo que deixe em sua maquina pelo menos o backup do último mês.

Restaurando backups utilizando o Cpanel:

Para restaurar um backup você deve voltar na sessão “Files” de seu cPanel e clicar em “Backups”. Na próxima janela basta você utilizar os formulários existentes do lado direito da página:

Basta selecionar os arquivos correspondentes a cada campo, clicar no botão “Upload” e aguardar que o arquivo suba.

Assim que terminar, tudo terá voltado ao que era quando foi feito o backup restaurado.

Considerações finais:

Como é possível ver neste tutorial, é extremamente fácil salvar backups utilizando o cPanel e que com um pouco de organização você nunca terá qualquer problema com o seu blog.

Existem outras maneiras de realizar de forma correta backups, neste tutorial apresentamos apenas como realizar backups utilizando o cPanel.

Podemos encontrar pela internet algumas ferramentas (pagas e gratuitas) que prometem fazer backups automáticos.
Não confie cegamente nelas, pois pode acontecer alguns problemas como por exemplo, arquivos corrompidos, perca da privacidade, ataque de hackers, serviço ficar indisponível sem aviso prévio e etc.

Insisto que seus backups sejam guardados em algum local que seja possível acessar com facilidade e que seja de sua confiança.

FBlogHost - Hospede seu Blog

22 Comentários

  1. Claudio,

    Artigo interessante o que você abordou no FB, a minha dúvida é e não fugindo do assunto, se no Blogger também tem esse recurso de salvar backup no computador como o WordPress?

    Responder

    • Olá Wagner, respondendo sua pergunta. Sim, o blogger tem essa opção. Fá em Ferramentas > Outro > Exporte suas postagens. E se for para salvar o template vá em HTML do layout e o salve.

      Responder

    • Na verdade, como é o do WordPress o Blogger não tem.
      No Blogger é permitido fazer backup do conteúdo e comentários, e também do template.
      Temos um tutorial aqui ensinando tudo o que existe para fazer backups no Blogger, inclusive das imagens no PicasaWeb.

      Responder

      • Ian, obrigado pela dúvida.

        Marcos, como é aquele esquema que você coloca nos comentários não sei se nome é “Pibrank”?!? É até interessante você usar este recurso para direcionar os leitores com suas dúvidas, perguntas e assim vai, não sei quanto ao que visitam o FB, para mim é um recurso genial e gostaria se for possível você pudesse me direcionar um link que comentou. Abraços

        Responder

  2. Claúdio, fantástico, todos nós como blogueiros podemos ter a perda de informações por parte do Host, temos que realizar esse procedimentos para que não percamos nosso trabalho!

    Abraços, EscolaSites

    Responder

  3. Muito bom este post, eu estava em busca de algo esclarecedor sobre backup, pois tinha um pouco de insegurança para realiza-lo mas agora ficou muito claro. Parabéns pelo trabalho Cláudio e FB.

    Responder

  4. Olá, muito bom o artigo. Restou uma dúvida.

    Como faço para usar o mesmo layout, artigos, BD em outro cpanel?

    Por ex.: Testo e instalo em “sub.domínio.com” e posteriormente quero migrar para “outrodominio.com”

    Quem puder me ajudar obrigado.

    Responder

  5. O servidor onde meu site está hospedado sofreu ataques de hackers, agora o meu site está fora do ar a três dias. O meu maior erro foi não ter feito o backups antes. Se eu tivesse feito eu poderia até mudar de servidor.

    Agora eu terei que rezar muito para eles tenha feito o backups do meu site, como o plano de hospedagem dizia, backups diarios, caso contrário estou fudi*& e lascado!!!!

    Valeu pela dica Claudio Sanches!

    Responder

  6. Estou programando aqui um blog em wordpress, e de repente introduzi um código script errado, porém foi por engano. Agora estou vendo se realmente esse tutorial funciona, estou fazendo a restauração do backup.

    Deus vos abençoe!

    Responder

  7. Pingback: Conheça as principais novidades da versão 3.4 do Wordpress | [ Ferramentas Blog ]

  8. Olá Cláudio,

    No meu CPanel na seção “Arquivo” não aparece a opção de backup. As únicas opções disponiveis são: Gerenciador de Arquivos legacy, Gerenciador de Arquivo, Uso de Espaço em Disco, Contas FTP e Controle de sessão FTP.
    Há como adicionar essa opção? Abraço!

    Responder

  9. Claudio, muito boa a explicação, mas e em caso em que no cpanel possui dois domínios hospedados? Como fazer full backup de apenas um site, e não dos dois sites, já que o arquivo do full backup traz os dados dos dois sites?

    Tem post do tipo aqui no site?

    Obrigada.

    Responder

  10. Muito legal mesmo seu post amigo!

    Procurei várias maneiras de backup e a que você passou a cima, usando o cpanel, foi a mais simples e completa que achei.

    Bom trabalho. Precisando de qualquer coisa, estou à disposição.

    Sucesso!

    Abraço

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.