Como fazer para o Google indexar meu Blog

20101001113359google cópiaJá se passaram alguns dias desde que você criou seu blog. Tentou busca-lo através do buscador e não aparece como resultado. Por quê?

Como acelerar o processo de indexação do Google?

É questão de tempo até que o rastreador do Google também chamado GoogleBot ou mais comumente chamado Spider (aranha) encontre nosso blog e isto pode levar mais de 7 dias.

Ao invés de esperar que nosso blog seja encontrado pelo rastreador vamos a acelera o processo, fazendo chegar ao Google a informação do nosso blog, acelerando desta forma o processo de indexação.

Como quase tudo no Google existem duas formas de fazê-lo:
A primeira forma utilizando este serviço para enviar a URL do Blog ao Google.

A segunda e a mais recomendada é utilizando as “Ferramentas para Webmaster do Google“. Através destas Ferramentas vamos registra o nosso blog, teremos que verifica-lo, para comprovar que o blog pertence a você; temos várias opções para Verificar titularidade; e por último enviaremos o sitemap do nosso blog.

Passo 1. Acesse as Ferramentas para webmaster do Google
Passo 2. Adicione seu blog, simplesmente indicado a url ou endereço do mesmo
Passo 3. Será preciso Verificar titularidade. Existem varias formas. No caso do blogger o ideal é inserir o código de seguimento do Google Analytics, ou por uma metatag que deveremos colocar na seção head. Este será o método escolhido neste exemplo.
Passo 4. É preciso colar o código de verificação no HTML, como primeira linha da seção
Passo 5. Aqui está a chaveenviar o sitemap do blog ao Google. Na página principal das Ferramentas para Webmaster localiza onde está “Sitemap” e pressiona “mais>>”…então dá um clique no botão “Enviar Sitemap” e coloca atom.xml. De maneira que o final fique assim www.endereçodoseublog /atom.xml

Nota: Uma vez realizado isto devemos esperar uns dias e teremos que voltar a estas ferramentas para comprovar se já temos estatísticas do nosso blog.

É fundamental que seu blog seja encontrado pelo Google e outras ferramentas de busca. Trata-se de uma fonte importante de visitas, que pode impulsionar a evolução do seu blog.

Estes passos são idênticos para o caso de um Website. Em outros post veremos como gerar um arquivo sitemap para o nosso blog.

16 Comentários

  1. Olá, agradeço todos os dias por existir um site como o seu. Me ajudou bastante no inicio de um trabalho e agora me mostra o caminho das pedras no meu blog. Excelente conteúdo e uma forma simples de ensinar está me fazendo saltar barreiras que achei que só ia conseguir pagando alguém. Por isso, sempre que posso, indico seu site para amigos e conhecidos. Que Deus o abençoe e continue a nos ajudar a crescer, pois crescendo juntos, somos mais fortes ainda.
    Ah, meu blog é: http://blogpesoperfeito.blogspot.com.br/ se puder visitar e mostrar alguns erros, vou amar.

    Abraços,
    Mauricio Fontenelle.

    Responder

  2. Muito obrigado pelas as dicas Marcos, é muito bom ter conteúdos úteis como os que você produz para nós leitores que tanto necessitamos de ajuda como a que você dispõe. Abraço!

    Responder

  3. Boa tarde, Marcos.
    Eu queria saber como é feito para exibir nos resultados do Google e outros, as páginas ou categorias do blog.
    Já vi isso ao procurar o nome do site no buscador, onde aparece o nome do site e abaixo as páginas.

    Exemplo (http://img10.imageshack.us/img10/3707/5yyb.jpg)

    Meu blog até mostra algo parecido, mas eu não tenho nenhum controle sobre o que é exibido.
    Se puder me ajudar, ficarei muito grato.

    Responder

  4. Marcos mexer com as ferramentas para webmaster do Google é complicado, ainda mais quando temos de fazer a verificação do nosso web/blog. Meu blog tem 6 anos de existência e sempre teve um bom numero de visitantes, só que este número caiu muito, e descobri que meu blog não está mais indexado como antes estava, eu preciso fazer nele a verificação e comprovar que sou o real dono dele, só que não entendo nada da linguagem HTML e sendo assim fica difícil mexer com isso. Se eu não conseguir fazer a verificação meu blog não será indexado pelo Google?Na página de Webmaster consta que meu blog não está verificado.

    Responder

  5. Olá! Tenho um blog faz um mês, quando busco ele no google, aparece pela categoria, a página home ainda não aparece. Isso é porque a minha home não está indexada ainda?? Obrigada se puder esclarecer.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.