Google está punindo quem não destaca conteúdo no Blog

Não chega a ser uma punição, mas o Google tem novas diretrizes para determinar a relevância de uma página baseado na quantidade de conteúdo visível para o visitante. Não importa se são menus, cabeçalho do Blog ou títulos, anúncios ou imagens ilustrativas, o conteúdo precisa ter um destaque e estar visível assim que o visitante acessa a página, sem precisar rolar. Ao menos a maior parte! Com este modelo a Google está tirando do ranking páginas com excesso de banners e muita gente já se viu perdendo posições.

A posição em que os anúncios e certos elementos de página estão no layout do seu blog pode determinar o potencial dos resultados esperados. Por exemplo: um anúncio rende mais quando está próximo do topo e dos títulos, junto ao corpo de conteúdo (texto de um artigo, perto de vídeos…). Isso vale para botões de redes sociais e espaços de interações.

Mas a recomendação da Google agora é que seja sempre evidenciado primeiro o conteúdo e que este ocupe o maior espaço possível junto à estrutura de layout. O mais importante é que o conteúdo apareça acima das dobras. Dobras são cada rolagem que é preciso fazer no navegador de internet para ver uma página de internet.

A imagem abaixo ilustra bem isso:

As linhas pontilhadas indicam o local de uma dobra, o espaço visível antes do visitante precisar rolar a página para continuar vendo o conteúdo.

No terceiro exemplo é mostrado como NÃO se deve fazer, onde pouco do conteúdo (ou praticamente nada) fica visível antes da dobra. É esse tipo de prática que está sendo recriminada pela Google.

Inclusive vemos muitos blogs e sites colocarem vários blocos de anúncios, dois lado a lado, imediatamente abaixo do título dos posts. É excelente para gerar cliques, mas péssimo por esconder o mais importante da página, empurrando o conteúdo para abaixo da primeira dobra. A Google também não gosta disso.

Não faça isso!

Fica mais claro se pensarmos que, além de melhorar e priorizar a experiência do usuário, olhando para o código, os robôs de indexação das buscas conseguem encontrar mais rapidamente o que realmente importa.

Também não podemos esquecer que certos excessos prejudicam o tempo de carregamento de uma página.

A própria equipe do AdSense reformulou um pouco suas orientações explicando melhor como eles recomendam que sejam usados os blocos de anúncios. Aqui tem um ótimo vídeo ilustrativo para as práticas de espaço que seus anúncios e elementos ocupam:

De tudo isso o mais importante é lembrar o que sempre falamos aqui: o conteúdo é a parte mais importante do seu Blog. Procure sempre layouts que priorizam os conteúdos e que facilitem a navegabilidade de suas páginas aos visitantes. há várias sugestões de SEO que podem salvar seu blog no Google, simplesmente pensando em como as pessoas interagem com o visual do Blog.

Fontes: Práticas recomendadas para o layout de sites e anúncios  e também Learn how to integrate AdSense ads with your quality content.

.

31 Comentários

  1. Muito bom, já havia lido um pouco sobre isso mais como sempre aqui está completo, e por sorte não tenho que mudara nada do meu site, por que está igualzinho, Layout do vídeo, Google ultimamente vem procurando deixar cada vez a web mais limpa sem sites poluídos com muitos a anúncios, para ganhar dinheiro com o Google AdSense não é quantidade, e sim conteúdo de qualidade, é uma ótima ferramenta pra que sabe usar.

    Responder

  2. Li em algum lugar que o Google está banindo blogs com banner de 728×90 ao lado da logo, no topo do site.
    No meu blog eu tenho um banner nesta disposição, mas eu não vejo problemas, pois ele não empurra o texto para baixo da dobra.
    Alguém saberia me dizer se é mesmo proibido banner ao lado da logo? Eu pesquisei nos documentos da Google e não encontrei nada a respeito.
    Abraço

    Responder

  3. A dúvida é: Qual a altura da página que o Google usa para medir a “dobra”? Ou seja, qual a resolução base para isso? Pois vendo meu site em 800×600 só vai aparecer o topo e o menu na dobra…

    Responder

    • Lucas,
      Acredito que eles considerem não exatamente uma medida padrão, mas uma me’dia baseada no uso comum da maioria das pessoas. Somado a isso também considerariam a quantidade de informação, textos, imagens, banners, menus que estão antes do conteúdo principal. Por exemplo: se identificam sempre dois grandes blocos de anúncios, um sobre o outro, ocupando mais de 600px de altura na página antes de um artigo, isso configuraria uma prática recriminável.

      Responder

  4. Marcos têm muita gente perdendo acesso e caindo nos mecanismos por estar usando técnicas como estas, realmente temos que pensar que as vezes ganhar alguns centavos a mais com adsense pode não ser o ideal

    Abraços

    Responder

  5. E ótimo saber disso!
    O Google está se importando cada vez mais com que abusa muito de anúncios!
    Bom, já era de se esperar mesmo. O Google mede a relevância das páginas não dos anúncios.

    Responder

  6. Que artigo legal Marcos. Uso o adsense aqui no meu blog e tento não exagerar. Normalmente tenho um ao lado do texto e um no fundo do texto, ou do artigo. Visito muitos blogs quando posso pelos agregadores que uso e vejo muito adsense errado mesmo. Tem que priorizar o conteúdo e ter um espaço bacana para os anúncios sem dificultar, manter um equilíbrio. Fico feliz que tenhas tocado no adsense que gosto muito,. Penso que deves a seguir fazer um artigo sobre formulários de contato. Pois eu e muita gente ainda não sabe se devemos ou não ter o nosso padrão, ou procurar outra como o disqus, que é falado como sendo bom por aí. Prazer sempre comentar aqui, fico atento sempre, valeu.

    Responder

  7. Marquei o curtir, temos que ser solidários e partilhar o que gostamos de ler na net, seria também outro post interessante se você escolhesse como tema. Mesmo que já tenhas tocado de leve por algum artigo por aqui, achava importante falar que o próximo tocasse na parte de partilhar. Na minha opinião internet é local de divulgação e partilha, bem como ter amigos, abraço amigo. Pensa nessa minha idéia de artigo., Abraço a vc, Claudio Sanches e os membros da equipe, que concerteza irão ler esse comentário.

    Responder

  8. Eu sempre odiei aqueles blog que lotão a página inicial com banner afiliados, deixando o blog super pesado. O anúncio no site e super importante, porém, é apenas um complemento e não pode destacar como se fosse o conteúdo do site/blog em questão.

    Muitos blogueiros destacam os anúncios e deixam o conteúdo de lado. É por isso que eu priorizo o conteúdo do meu site e tento colocar os anúncios em locais estratégicos como um complemento. Dessa forma eu acredito que após o visitante ler o conteúdo ele vai clicar no anúncio que está sendo exibindo.

    Bom, essa é a minha opinião.

    Responder

  9. A minha maior dúvida é com relação a imagens do próprio post.

    Eu ainda não estou monetizando o meu blog, mas sempre coloco uma imagem em destaque de 200 X 200 alinhado à esquerda de cada post, dá pra ver boa parte do conteúdo, no último post (Você está em um ambiente ideal para blogar?), como eu uso a tag more, então dá pra ver quase todo em resolução 1024 X 760 até a tag more, já o segundo, quando ele aparecia no topo a quantidade de texto era menor, por que precisei colocar uma imagem relativa ao próprio post além da imagem em destaque.

    Então isso me causa dúvidas, a imagem é parte integrante do post, é necessária para ilustrar algumas partes.

    E aí?!

    Responder

  10. Olá Marcos, o Google está certo, o conteúdo é sempre rei, existem estratégias mais eficientes para se ganhar dinheiro com blogs, como por exemplo fazer uma campanha segmentada focada em resultados a curto, médio e longo prazo.

    Ganhar dinheiro com blogs vai muita além de colocar um simples banner no topo do blog!

    Excelente esse seu artigo alertando todos os blogueiros. Parabéns!

    Responder

  11. Olá, parabéns pelo ótimo artigo. A primeira notícia sobre esse novo algoritmo de classificação do Google surgiu em 18/01. Em 19/01 eu percebi uma queda de 30% nos acessos no meu blog e, pior, meu pagerank que já não era uma maravilha (2) caiu para 1. Todos os meus anúncios estava “above the fold”.
    Agora, modifiquei o layout colocando a maior parte deles “under de fold”. e resta esperar para ver se voltarei aos níveis anteriores.
    Um abraço.

    Responder

  12. Pingback: Reescrever artigos para aparecer melhor no Google | [ Ferramentas Blog ]

  13. Troquei de Template a um mês atrás, nossa fiquei com um medo danado de cair nas buscas do Google, graças a Deus continuo aparecendo em segundo lugar nas pesquisas logo atrás do Wikipédia, essas ultimas alterações e novidades que o Google e o Blogger implantou, Eu acho que veio deixar mais justo e promover os blogs e Sites de qualidade que trazem conteúdo, Eu gostei .

    Responder

  14. Na minha opinião o webmaster que prioriza as propagandas, além de poder ser apenado pela google, perde muitos leitores. Quando entro em algum blog em que sou “afogado” pelos banners de propaganda, eu mudo para outro o mais rápido possível.

    Responder

  15. Nossa!!Como é que eu só vi essa postagem hj?Adorei e já mudei meu blog, só não sei se fiz direito,pq coloquei o retangulo,lá mesmo onde ele já estava após a postagem o arranha céu q eu tb já tinha na lateral e mudei o retangulo q eu tinha abx do titulo para um cabeçalho.Espero q a Google se agrade.Obrigada por tudo querido Marcos.

    Responder

  16. Pingback: Aprenda com o Bing como aparecer melhor no Google - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  17. Certo, Marcos

    Há muitos blogs com anúncios em todas as partes.

    Inclusive os pop-ups que aparecem a todo instante, acada clique.

    Parece que os donos se encontram em franco desespero.

    Vou dar um jeito de limpar o blog de anúncios em lugares indevidos.

    Responder

  18. Marcos, eu comprei o curso de como recuperar visitas, você pode ver pelo meu email. Eu tenho uma pergunta: eu utilizo esse codigo para colocar somente um banner no post:
    , no caso o banner aparece do lado esquerdo e na imagem acima que voce retirou do Google indicada aparece no lado direito. Será se é uma mudança considerável ou eu posso deixar do jeito que está?

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.