Como encontrar erros de rastreamento do seu Blog

Uma preocupação importante para blogueiros é evitar erros na estrutura do Blog, especialmente nas URLs (endereços do conteúdo), pois qualquer problema assim pode afetar a indexação no Google e fazer perder visitas vindas das buscas. Mas há também erros que não são diretamente ligados à URL, mas que afetam diretamente sua indexação como erros no DNS, problemas de conexão, entre outros. O Webmaster Tools da Google ajuda você a encontrar esses problemas e solucioná-los antes que afetem sua indexação.

Uma das funções mais importantes do Webmaster Tools (Ferramentas para Webmaster) da Google é a possibilidade de enviar Sitemaps que ajudam na velocidade de indexação e rastreamento do conteúdo do seu blog. Essa conexão direta com a Google tem outras vantagens e recursos extremamente importantes para blogueiros: http://www.google.com.br/webmasters/

Um novo recurso agora é a ampliação do menu de diagnósticos, que oferece possibilidades muito relevantes para manter o seu blog em alta qualidade e seguindo as diretrizes de melhores práticas recomendadas pela própria Google. Isso é uma técnica de SEO muito importante.

Acessando a sua conta no Webmaster Tools, você verá o menu “Diagnóstico” e a nova opção “Erros de rastreamento”:

São duas partes importantes aqui para observar. A primeira refere-se à estrutura geral de rastreamento da página, mas ligado ao servidor e propagação, além do arquivo “robots.txt” que serve para mostrar ao Google o que deve ou não ser ignorado dentro do Blog.

O “Erros do Site” mostra problemas que afetam todo o blog, pois se algo ali der errado, significa que todo o blog está de alguma forma inacessível ao Google e também ao seu público.

Já o “Erros de URL” trata do rastreamento individual de cada link/endereço de conteúdo do seu blog. O mais comum é aparecer os erros 404 ou 502. Por ser bem pontual, dá pra ir diretamente em seu blog e corrigir se aparecer algo mais grave.

Os gráficos que acompanham cada parte desse novo menu mostram a evolução dos erros e sua frequência, datando quando aconteceram. Este ponto também é relevante, pois é possível identificar problemas recorrentes e que podem prejudicar a boa indexação do conteúdo, já que o Google preza pela estabilidade.

Fonte: Crawl Errors: The Next Generation

.

11 Comentários

  1. Realmente a Webmaster Tools é um grande auxiliar para blogueiros. No inicio eu não usava e não sabia da grande importância dessa ferramenta, só fui dar atenção a isso quando um amigo me avisou que meu blog estava com um Malware e estava aparecendo um aviso de perigo ao carrega-ló.
    Procurei informações para corrigir esse problemas. Li muito e conheci essa ferramenta, depois disso nunca mais tive problemas do tipo. E a Webmaster Tools também indica a quantidade de links para o seu site. Tem muita coisa importante lá!
    Eu uso e recomendo!

    Responder

    • Geovanni,
      Corrigir os erros é bem simples.
      Identifique que tipo de erro é, por exemplo, Error 404 que é referente a “Página não encontrada”. Vá ao seu blog e descubra por que a página não está sendo possível abrir e encontrar.

      Responder

  2. Eu removi do meu blog o link “Postagens (Atom)” retirando o trecho “…b:include name=’feedLinks’/…” do código HTML.
    Minha dúvida é a seguinte: isso tira o efeito do sitemap “/atom.xml?redirect=false&start-index=1&max-results=1000″ na hora de enviá-lo no Ferramentas para Webmaster, como problemas de indexação pelo Google, por exemplo?
    Desde já agradeço pela atenção.

    Responder

  3. OLa Marcos, eu tenho um grande dúvida quanto e esses erros.
    é o seguinte eu no momento estou com
    Não encontrado 2.188 erros isso em Erros de URL , eu tenho que marcar como corrigido todos? eu nunca tinha prestado atenção nisso, fiquei muito preocupada, vi em outro site que esta tudo normal apenas 1 erro, vi uma diferença, no contexto do meu Sitemap , o que esta mais incorporado é o que tem muitos erros e o que apenas indica isso: User-agent: *
    Disallow: /wp-admin/
    Disallow: /wp-includes/ esta livre de erros, Isso influencia? o que eu devo fazer? colocar as mesmas especificações do Sitemap do outro nos que quem tantos erros assim? ME ajude. OBrigada

    Responder

  4. Caro amigo. Antes mais parabéns pelo excelente trabalho que vem realizando, faço sempre uma visitinha para actualizar os meus conhecimentos. Na minha conta da web master tool foi identificados mais de 1000 erros de URLs, qual o procedimento correto para corrigi-los. Se direcionando todos para a página inicial do site resolveria o problema, e sim, como posso faze-lo. Obrigado.
    Anildo Motta

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.