Configurações de SEO para o Blogger: Preferências de pesquisa

Siga o Ferramentas Blog: Canal no Youtube | Facebook | Twitter | Google+
Acesse AGORA: https://blogueiro.pro e se torne um Blogueiro de Elite.

Tutorial completo e detalhado sobre as novidades de SEO do Blogger
Uma das maiores deficiências do Blogger era a tremenda dificuldade de aplicarmos técnicas importantes, mas básicas, de SEO na estrutura do Blog e ajudar a aparecer melhor nos resultados orgânicos (naturais) do Google. Agora, finalmente, o Blogger resolveu esse problema com um completo painel de Configurações para “Preferências de pesquisa”. São muitas opções nativas no painel e rápidas de modificar com recursos de SEO indispensáveis para a sobrevivência de qualquer blog. Mas é preciso ter alguns cuidados com a novidade do Blogger.

Configurações de SEO para o Blogger


Inscreva-se no nosso canal

Esta é a maior mudança estrutural e de recursos que o Blogger já aplicou e, provavelmente seja a mais importante e relevante para os blogueiros que usam essa plataforma (Agora só falta melhorar o sistema de comentários, mas…). É possível configurar seu blog totalmente com as melhores técnicas de SEO, sem precisar mexer em códigos.

Vou mostrar nesse tutorial tudo o que mudou e como você pode tirar o máximo de proveito de todos os novos recursos que apareceram no menu “Configurações” junto à parte “Preferências de pesquisa”. Recomendo ler com muita paciência, pois se as configurações não forem bem feitas, o prejuízo para o blog será muito maior. O tutorial é longo, mas pode salvar seu blog.

O novo menu “Preferências de pesquisa”

Antes de qualquer coisa é preciso habilitar o recurso para ser aplicado em seu blog e ser possível fazer as modificações necessárias. Você pode optar por não mexer nesse recurso e deixar o Blogger como sempre foi. Isso é recomendável para quem já aplicou manualmente muitas das técnicas de SEO na estrutura do blog. Outra possibilidade é usar apenas os recursos que forem relevantes, já que não é preciso usar tudo o que foi disponibilizado.

Abra o painel do Blogger e clique no menu “Configurações” e você já verá a opção “Preferências de pesquisa”, com na imagem abaixo:

Menu Preferências de pesquisa para técnicas de SEO no Blogger

Ao clicar aí, uma janela com as configurações estruturais será exibida. A primeira coisa que se destaca nesse novo menu é o aviso na base da tela sobre o cuidado que se deve ter em fazer tais modificações e aplicações em seu blog:

“Atenção! Use com cuidado. O uso incorreto desses recursos pode fazer seu blog ser ignorado pelos mecanismos de pesquisa.”

Menu Preferencias de pesquisa do Blogger

Agora vamos às configurações de cada parte e em detalhes para ajudar você a tirar o máximo de proveito de cada recurso e sem riscos. É importante ler o tutorial com atenção, vendo os passos no seu painel e só aplicar o que você achar relevante e útil ou que você tem todas as condições de entender como usar. Então, leia tudo e só depois volte e aplique em seu Blog.

Metatags – Descrições

As Metatags para descrição de uma página de blog são códigos que indicam como será exibido o resumo ou detalhes da página que é visitada. Isso fica mais evidente quando fazemos buscas no Google. Com Metatags podemos alterar e escolher o que vai aparecer na descrição, como no exemplo abaixo:

Antes para fazer essa mudança no Blogger era preciso mexer no código fonte e sempre há o risco de se fazer algo errado e prejudicar radicalmente seu blog se algo fosse feito errado.

Agora no menu “Preferência de pesquisa” você pode definir qual descrição quer manter para a página principal do seu Blog. Note que aqui estamos tratando apenas da página principal do Blog. Para os posts há outro menu novo também.

Para ativar e escrever uma descrição para a página principal do seu blog, clique no link “Editar” que aparece do lado de “Descrição” e marque “Sim”. Aparecerá uma caixa de texto onde você pode usar até 150 caracteres para criar uma descrição geral do seu blog.

Formulário para escrever descrição do Blog no Blogger Metatag

Clique em “Salvar alterações” para aplicar a mudança.

ATENÇÃO: A mudança não é imediata para aparecer nos resultados do Google. Isso pode levar alguns dias para ser visível nos resultados das pesquisas. É o tempo de rastreamento necessário para propagar a mudança.

Descrição para posts individuais

Temos que saltar para uma outra parte. Ao ativar esse recurso de descrição, aparecerá um novo menu no editor de postagens do Blogger. Agora também é possível criar descrições individuais para cada  artigo, te dando a liberdade de escolher como serão os resumos dos artigos quando aparecerem nos resultados das buscas.

Antes os resumos eram trechos das primeiras linhas do artigo, mas as vezes esses trechos não refletem o real conteúdo e não ajudam na boa indexação do seu texto e nem são atraentes para o olhar de quem faz a busca.

Indo ao editor de postagens como você faz para criar um novo artigo para seu blog, você notará que agora há uma nova opção na barra lateral direita em “Configurações de postagens”:

Formulário para Configurar descrição de artigos individuais do Blogger

Este é um recurso que você TEM QUE USAR sempre em todos os artigos do seu blog. Isso é uma grande ajuda para atrair a atenção de quem encontrar seus links no Google e também é uma excelente técnica de SEO para melhorar sua posição e indexação. Sempre que escrever um novo post, crie uma descrição de resumo especial e atraente para o artigo. Você também pode voltar e criar descrições para posts já publicados.

Continuando dentro do editor de novos posts, outra melhoria é a facilidade em criar títulos e subtítulos, usando as tags H2, H3 e H4 ou manter o texto normal. Na hora de editar seu texto esses códigos HTMLs são de extrema importância para questões internas de SEO ao dizer para o Google o que representa cada parte do texto.

Por exemplo: a Tag H2 é para títulos dentro do artigo e o H3 é para subtítulos. Já o H1 que não aparece como opção é usado no título principal do artigo ou mesmo do Blog.

Isso é muito diferente do que só mexer no tamanho da fonte. O tamanho da fonte indica apenas visualmente sua função no texto, mas temos de lembrar que os robôs do Google não enxergam como nós. Eles olham códigos e os códigos é que dizem o significado e função de cada parte e estrutura de um conteúdo.

Inserir Tags para títulos de posts no Blogger

Fundamentalmente estas são as coisas mais importantes para os blogs em geral e que são indispensáveis. Acredito que todos devam usar esses recursos de criar descrições e de modificar pequenas estruturas no artigo.

Tags de imagens e links

As melhorias continuam no que se referem às tags para imagens e uso de links internos no Blog. São pequenos detalhes que ampliam suas chances de indexação no Google, especialmente para as imagens. Lembre-se de que é possível pesquisar imagens no Google e é bom pensar nas chances de suas imagens serem encontradas. Além disso, imagens são parte integrante de um conteúdo.

Mais uma vez entra a disputa entre visual e códigos. Pessoas enxergam imagens, mas os robôs do Google só enxergam códigos e os códigos das imagens precisam descrever o que eles exibem. Antes isso era feito no Blogger pela aba “HTML” do editor de postagens e tudo manualmente. Agora já existe um menu que permite inserir títulos e descrições para cada imagem que aparece dentro do post.

Ao marcar uma nova imagem inserida dentro da postagem que você estiver escrevendo, aparecerá vários pequenos links, onde um deles é o “Properties” (Propriedades). Clicando nele será aberta uma caixa de diálogo como pode ser visto abaixo:

Adicionar Tags Alt e text para imagens no Blogger

Isso permite que cada imagem de seu blog tenha uma descrição individual com as palavras chave importantes para relacioná-la ao seu conteúdo e indexá-la nos resultados do Google Imagens.

Por fim, nessa parte dos artigos, temos o uso dos links dentro do texto.

Agora é possível adicionar a tag rel=”nofollow” que é de extrema importância quando não se quer que os robôs do Google sigam certos links e considerem aquele trecho de informação. Isso é fundamental quando se vende links ou quando você considerar que o link pode ser prejudicial para seu conteúdo, mas é importante para ilustrar algo.

Tudo o que você tem que fazer é quando for adicionar um link dentro do texto, na mesma caixa de diálogo verá as opções, como você pode ver abaixo:

Use esse recurso do NoFollow apenas para links externos ao seu blog e somente quando eles puderem ser potencialmente prejudiciais ao seu conteúdo ou quando forem links patrocinados, comprados por anunciantes. Nos outros links, continue usando o modelo padrão, sem NoFollow.

Aqui terminamos a parte que diz respeito à estrutura geral e descritiva de seu blog e que é fundamental para uma boa indexação no Google. Praticamente todas as técnicas de SEO dependem do bom uso desses recursos e são a linha de frente.

Os próximos passos são definir questões mais técnicas da estrutura do seu blog. Desse ponto em diante é bom ter muita atenção e cuidado, usando apenas se você tiver plena certeza e segurança para mudar algo.

Páginas de Erros e Redirecionamentos

Quando alguém acessa o seu blog procurando por um conteúdo ou endereço que não existe, aparece a página de Erro 404, “Page not found”. No Blogger ela não era possível personalizar e seguia um padrão para todos. Esse modelo ainda está disponível, mas você pode personalizar.

Voltando ao menu “Configurações” ~> “Preferências de pesquisa”, você tem disponível as opções de “Erros e Redirecionamentos” para poder configurar segundo o seu estilo e necessidades. A mais recomendável é criar uma mensagem de “Página não encontrada” que estimule o visitante a continuar visitando o seu blog e não sair frustrado.

Criar página não encontrada personalizada no Blogger

Nesse formulário ao clicar para “Editar” a opção “Página não encontrada personalizada”, você pode inserir inclusive códigos HTML, imágens, textos, links e vídeos, até o limite de uma página com 10Kb de tamanho. É o suficiente para muita criatividade. Dedique um tempo para essa criação e personalização de forma que mesmo uma página de Erro 404 seja útil para o visitante.

Nesse espaço você pode incluir links para perguntas mais frequentes, formulário de pesquisa, contato e links para os melhores conteúdos do seu Blog.

Logo abaixo dessa opção temos o “Redirecionamentos personalizados” que podem ajudar a migrar certos conteúdos do seu blog e apontar links secundários para links principais ou mudanças de locais.

Criar redirecionamentos de links no Blogger

Digamos que você precisou excluir um determinado conteúdo e escreveu um novo post que agora é o local definitivo, mas o antigo endereço está bem posicionando no Google. Para não perder as visitas vindas daquele local você pode criar um redirecionamento onde, sempre que o visitante chegar no link antigo, será levado automaticamente para o novo local.

Isso é importante também par não perder links feitos em outros blogs e parceiros. Se alguém aponta para um link que você excluiu, para não cair numa página de Erro 404, o visitante será redirecionado para o novo local com as informações que ele procura.

A configuração e criação de redirecionamentos é bem simples e o sistema do Blogger deve estar usando uma estrutura de código conhecida como “Redirecionamento 301” evitando perdas de propriedades SEO do link antigo e sem correr o risco de sofrer punições. Serve como aviso ao Google de que um conteúdo mudou para um novo local.

Aparentemente não há um limite de links que podem ser redirecionados.

Rastreadores e Indexação

Estamos no ponto mais crítico do novo painel do Blogger, onde agora é permitido fazer configurações bem na estrutura de rastreamento e indexação do conteúdo do Blog. Este é um ponto bastante técnico e o aviso de ter todo o cuidado é válido para evitar problemas.

O primeiro ponto é a configuração e criação do arquivo “robots.txt”. Basicamente a função dele é dizer aos robôs de rastreamento de páginas o que você quer que eles verifique ou não dentro de tudo o que existe em seu blog. Para ativar essa função é preciso ter conhecimentos técnicos mais avançados.

Tenha o máximo de cuidado aqui!!!

Se você mantiver “Desativado”, será usada a configuração do Blogger, o que é recomendável se você não entende como isso funciona.

Configurar Robots para o Blogger

Ativar o “Robots.txt personalizado” só é recomendável caso você não esteja usando o Webmaster Tools (Ferramentas para Webmasters) da Google. Lá usa-se uma configuração padrão.

É comum que o código inserido nesse Robots.Txt para o Blogger siga o seguinte modelo de código:

User-agent: Mediapartners-Google
Disallow:
User-agent: *
Disallow: /search
Allow: /
Sitemap: http://www.URLdoBLOG.blogspot.com/feeds/posts/default?orderby=updated

Esse código permite o rastreamento de um Sitemap padrão, acesso à toda estrutura do Blog, exceto os links gerados pelo mecanismo de pesquisa interno do Blog.

ATENÇÃO: Volto a repetir que só se deve usar esse recurso caso você tenha plena certeza do que está fazendo, pois o uso indevido dos códigos pode afetar negativamente o rastreamento do seu blog e fazer perder visitas.

Tags de Cabeçalho de robôs

Para finalizar esse extenso tutorial chegamos no ponto crítico de todos os novos recursos. O novo sistema do Blogger permite que você possa definir individualmente como cada página e parte do seu blog será ou não rastreada pelos robôs do Google.

Tenha o máximo de cuidado aqui!!!

Se você não tem muita certeza de como usar esse recurso, não o aplique em seu blog e mantenha “Desativado” para usar as configurações padrões do Blogger.

Ativando o recurso para configurar tags de cabeçalhos dos robôs, também será criado um novo menu também no editor de postagens que permitirá configurações individualizadas para cada artigo do seu blog.

No menu “Preferências de pesquisa” as configurações são gerais e se aplicam por padrão a todo o Blog. Isso dispensaria as configurações individuas para cada página ou post se você não quiser usar o recurso lá.

Configurar Tags de cabeçalhos dos Robôs no Blogger

São muitas opções e códigos para cada coisa e aí está o perigo e risco na hora de querer mexer em tais recursos sem um mínimo de conhecimento. Numeramos aqui cada uma das partes para explicar individualmente como elas afetam o seu blog.

Nesse menu você pode escolher como certas partes do blog serão ou não rastreadas e/ou indexas pelos robôs dos mecanismos de busca, como o Google.

  1. Página inicial = refere-se à página principal do seu blog e é bom manter por padrão que ela sempre seja rastreada, indexada e avaliada várias vezes pelos robôs. Mantenha marcada a opção “All” e somente ela.
  2. Páginas de arquivo e pesquisa = As páginas de arquivo são onde ficam armazenados o conteúdo do blog. E as de pesquisa são onde exibi-se os resultados das buscas internas do conteúdo. Essas páginas não precisam ser indexadas, especialmente por correr o risco de gerar conteúdo duplicado. Pode-se manter sem nada marcado, usando o padrão do Blogger ou marcar “noindex”.
  3. Padrão para postagens e páginas = Aqui é como se define o padrão para todo o restante do conteúdo, especialmente as postagens individuais. Deixe marcada a opção “All” para que tudo seja sempre rastreado, visitado, indexado e encontrado pelos robôs.

A dúvida surge mesmo quando olhamos aqueles nomes como “noindex”, “nofollow” ou “unavailable_after”. Sem entender o que significa, não dá pra saber como usar. Basicamente cada um daqueles itens têm uma função diferente:

  • All = permitir que tudo seja rastreado, encontrado e indexado
  • NoIndex = sugere que o conteúdo em questão não precisa ter indexação, dizendo ao robô que aquele conteúdo não precisa entrar nos resultados das buscas
  • NoFollow = sugere que aquela página/conteúdo ou links NÃO seja seguido
  • nono = É equivalente a inserir ao mesmo tempo o “noindex” e o “nofollow”
  • Noarchive = solicita que não seja exibido o link de “Cache” nos resultados das buscas
  • Nosnippet = Não exibe o “snippet”, o texto de resumo e link da página nos resultados da busca
  • Noodp = Não usar metadatas para exibir títulos e descrições nos resultados
  • Notranslate = Não oferece o link de tradução do conteúdo nos resultados da busca
  • Noimageindex = Não indexar as imagens contidas naquela página
  • Unavailable_after = Determina um limite de data, onde após determinado período aquele conteúdo não deverá mais ser exibido nos resultado.

Configurações individuais de postagens

Esse mesmo nível de detalhamento de como um conteúdo pode ser indexado é possível individualizar para cada artigo/post do seu blog, determinando a relevância de cada um.

É importante que você saiba bem o que vai fazer na hora de definir individualmente essas mudanças para cada post e não correr o risco de perder indexações. Tudo o que vimos acima, quando ativado, fica disponível num novo menu do lado direito do editor de postagens:

Configurar tags de indexação individual de postagens no Blogger

Assim seu blog pode ter configurações padrões “default” que se aplicam a tudo ou, quando for necessário, criar artigos com especificações próprias. Todo cuidado na manipulação desses menus é pouco. Como disse antes, se não se sentir seguro em mexer em tais pontos, mantenha tudo desativado e o padrão do Blogger.

Finalizando o tutorial e conclusões

Só podemos dizer que este é um grande salto de melhorias para o Blogger. Tudo isso era praticamente impossível usar no Blogger e tornava-o inviável do ponto de vista das melhores técnicas de SEO. Isso tudo coloca o Blogger quase no mesmo nível das possibilidades de configurações dos plugins para WordPress.

Ainda faltou a possibilidade de personalizar as URLs dos posts, Categoriais e Páginas. Também não há configurações de SEO e rastreamento para as Categorias que queremos ou não que sejam indexadas e/ou dar prioridade. Sem esquecer de que a própria estrutura HTML do Blogger não é muito amigável aos buscadores.

Por fim não podemos nos iludir de que isso é a solução para todos os problemas de SEO do Blogger e que agora os blogs nessa estrutura estão lutando de igual para igual com outros. Leva tempo para ver o quanto essas mudanças são eficientes e realmente afetam de forma positiva o Blog e o ajudarão a melhor no Ranking da Google. Só o tempo dirá!

Fonte: Customize your search preferences (Blogger Buzz)

.

146 Comentários

  1. Olá Marcos, primeiramente, meus parabéns pelo artigo muito completo e explicativo. Quanto as novidades, simplesmente não preciso fazer nenhum comentário, apenas dizer uma palavra: SENSACIONAL!

    Abraço!

    Responder

  2. Marcos, com todos esses novos recursos de indexação implementados, terá ainda a necessidade de trabalhar com as ferramentas para webmasters ou não? Se tratando do Blogger.

    Abraço!

    Responder

  3. Se o Blogger deu esse salto de qualidade, penso que falta pouco para eles disponibilizarem a opção de editar URLs e campo de comentários melhores.

    Já apliquei algumas mudanças no blog.

    Responder

  4. Ótimo artigo, explicações bem claras! Adicionei a meta tag de descrição através da nova ferramenta do Blogger, e não consegui localizá-la através de uma análise do blog, feita no Meta Tag Analyzer! Diferente de quando é adicionada direto no código fonte; as mudanças são visualizadas na mesma hora, quando analisadas no MTA!

    Responder

  5. Cinco minutos antes de ver este post e entrar no ferramentasblog, estava editando meu blog wordpress e pensando, “wordpress tem tudo que eu sempre quis e o blogger não podia me dar” – Queimei minha língua…rs!

    Responder

  6. Parabéns Marcos por mais um artigo de qualidade.
    Eu percebi tudo ontem a noite e fiquei um pouco espantado pois não tinha visto aquelas coisas novas no blogger mas acredito que é um grande avanço para uma plataforma como o blogger.
    A descrição para cada postagem é algo que vai melhorar muito os blogs pois podemos descrever o que tem realmente na postagem.

    Mais uma vez, parabéns pela postagem

    Responder

  7. Excelente novidade e matéria para quem usa o Blogger, assim como eu. E confesso, a modificação para as páginas não encontradas (404), foi o que mais me despertou a atenção. Mas fico ainda na espera por melhorias do sistema de comentários, que até hoje não sofreu grandes mudanças significativas.

    Responder

  8. Se o blogger evoluir muito vai ter muita gente a esquecer o WordPress, no momento prefiro WordPress e migrei por isso, por ser melhor e usar plugins que facilitam nossa vida, belo artigo. Valeu.

    Responder

    • Edson,
      Muito obrigado! Tentei fazer o melhor possível e não só dar a notícia, mas ensinar como usar o recursos de forma eficiente e completa. Há muitas coisas complexas que a maioria dos blogueiros, nem os experientes, estavam acostumados ou entendem bem.

      Responder

  9. Marcos,

    Boa parte desses recursos já implementei no código fonte do blog, como por exemplo as metatags de descrição e de palavras chaves. Deixo como está?

    Percebo que o blog está bem indexado, vindo muitos visitantes do Google por dia.

    Abraço!

    Responder

    • Edigley,
      Essa é uma dúvida muito pertinente.
      Penso que, para quem já otimizou o Blog em certos pontos, deve-se usar apenas os recursos para o que não foi otimizado diretamente no código. Ou se volte os códigos para o padrão do Blogger para usar os novos menus.

      Eu ainda estou fazendo testes e isso levará um tempo para saber como comportar.

      Responder

  10. Pingback: Blogger Ganha Opção Link NoFollow | NuvemSEO.net

  11. Olá, marcos!

    Antigamente eu alterei por meio de códigos (inclusive os códigos do seu post). Mas e se eu quiser usar estes novos recursos do Blogger, principalmente as questões de descrição de blog/artigos terei que retornar ao código padrão do blogger? Poderia me dizer qual é o padrão?

    Ótimo artigo, aliás.

    Responder

    • João,
      Penso que seria melhor mesmo voltar para o padrão. Nos posts que vc encontrou os códigos vc verá como reverter.
      Dedique um tempo para estudar o que é melhor para o seu blog e use um blog de testes antes de aplicar quer mudança no principal.

      Responder

  12. Muito bom o post, Marcos. Creio que nunca comentei aqui, mas sou leitora assídua do FB. E sou defensora do blogger, sabe…

    Não sei porque cargas d´água estou resistindo a ir para o wordpress… acho que, no fundo, tenho esperança que, um dia, o blogger se iguale em termos de plugins, categorias etc..

    Um abraço!

    Responder

  13. Finalmente o Google decide olhar para o Blogger.
    Isto é um grande incremento de qualidade para o Blogger.
    A minha duvida é se para aqueles utilizadores que já inseriam Meta Tags no código fonte, como fica com estas alterações?
    Beneficio ou não?
    Pode até ser que certas mudanças ainda não estejam totalmente implementadas…

    Responder

  14. Oi Marcos, posso te chamar de Professor? Pois, vai ser um prazer em chamá-lo por já me considerar um aluno seu.

    Sempre tive a curiosidade de como era feito o exemplo do Ferramentas Blog da Metatag e nem sabia que era a parte usada para a busca no Google! Onde nós pesquisamos um blog/site e olhamos o nome e descrição, isso também é utilizado quem pensa em criar site!

    Outra coisa, sempre ouvia falar em SEO, eu pensava que era “CEÚ”:), não tinha a devida atenção o que era isso e de agora em diante vou pesquisar, e na sua explicação básica, me abriu os olhos e vou estudar este SEO. Gostei da explicação dos post individuais, imagem, links e sobre as páginas de erro 404, uma vez encontrei estas páginas de erros divertivas que pode servir para inspirar http://super.abril.com.br/blogs/superlistas/as-15-paginas-de-erro-404-mais-divertidas-do-mundo/ e para finalizar, gostei das explicações dessas palavras danadas que estão em inglês e não sei inglês, mas vou aprender! Ficou bem explicado, parabéns!

    Responder

  15. Nota 10! Dúvida? Não apliquei muito de SEO no template,achei muito confuso o codigo, mas se ativar o recurso será que apaga as mudanças já feitas?

    Responder

  16. Opa Marcos, tudo bom?

    Aqui a página de erro 404 não está funcionando como devia funcionar :/ Textos e códigos HTML não estão aparecendo.

    Cheguei a testar colocar o código html do corpo dos posts, mas mesmo assim nada aparece, apenas no código fonte.

    Sabe se outras pessoas estão enfrentando problemas com isso?

    Abraço,
    Rafael Belomo – Editor de Conteúdo Online

    Responder

  17. Olá Marcos,
    Parabéns pelo post!
    Muito bem explicado!!
    Mas será que você poderia me tirar uma dúvida, após a implantação dessas novas configurações meus views caíram pela metade, será que tem alguma coisa a ver? Procuro pelos meus posts novos no Goggle e eles não aparecem!
    Será que demora um pouco para essas novas configurações darem resultados de fato?
    Muito obrigada,
    Angélica

    Responder

  18. Aqui está acontecendo a mesma coisa. Meus posts recentes não estão sendo indexados pelo Google, mesmo ANTES de eu usar esta nova ferramenta do Google (antes eu usava os códigos personalizados do seu post).

    Queria saber se é algum problema do Google ou do meu blog? A postagem mais recente que eu vi no google faz mais de 2, 3, 4 semanas.

    Responder

  19. Parabéns Marcos, ótimo Post.

    Eu usei de algumas configurações dessa nova ferramente e seu tutorial deu uma facilidade a bessa, a unica ferramente que não utilizei foi o robots.txt por não ter muito conhecimento, gostei de poder ter a possibilidade de colocar uma página 404 isso ajuda demais. No mais só quero agradecer mesmo e esperar que as indexações do meu site melhore.

    Obrigado!!!!

    Responder

  20. oi boa noite!!!

    achei maravilhoso esse tutorial e essa ferramenta para o blog…

    mas infelizmente não consegui localizar o campo Preferencias de pesquisa…em confugurações…..será q o meu é antig ou não atualizou? preciso fazer alguma coisa?? muito obrigada!!!

    Responder

    • Ana Paula,

      Primeiro é importante certificar-se de que você está usando o novo painel do Blogger, semelhante ao que aparece nas imagens. Se sim, então veja com atenção os menus. O serviço foi disponibilizado para todos.

      Responder

  21. Interessante, as preferências de pesquisa apareciam e desapareceram…
    O tráfego caiu depois de implementar alguns passos…
    Adicionei meta description, no dia seguinte desapareceram…
    Adicionei redireccionamento, funcionou um dia….
    Acho que algo se passa, agora o que?
    No meta tags analizer diz que não existe, a meta discription…
    Aconselho a verificarem estes passos.

    Responder

  22. Não sei se tem haver, mas depois que configurei estas novas aplicações meu feed parou de funcionar, não esta atualizando mais!!!!

    Aconteceu com mais alguém?

    Responder

  23. Marcos, verificando o adsense (e o faço sempre) percebi que estão havendo error na indexação.
    Todos as mensagens apontam para “Página não encontrada”.
    Acho estranho, pois esta dificuldade de rastreamento do Adsense só ocorreu após a alteração de apenas a Descrição do Blog e personalização da “Página não encontrada”. Nas demais dicas do tutorial não me senti seguro e deixei como estava.
    Foi muita coincidência. Você tem idéia do que ocorre?
    Obrigado!

    Responder

  24. Marcos, parabéns pelo blog e pelo empenho em ensinar!
    Fiz as alterações e o resultado não foi nada bom. Depois que alterei o painel e as configurações nenhuma postagem está indexando. Fiz vários testes, escrevi e usei as técnicas de sempre e não tive nenhum sucesso.

    Não está indexando, não sei se é só agora, mas ta muito estranho.

    Responder

    • David,
      muita gente tá reclamando disso. O melhor é entrar no fórum do Blogger e postar seu problema lá para os técnicos verificarem o sistema. Vamos ter paciência, pois o Blogger nunca fica com problemas e isso pode ser temporário e pontual.

      Responder

  25. Marcos,

    Você disse ali: “NoFollow apenas para links externos ao seu blog e somente quando eles puderem ser potencialmente prejudiciais ao seu conteúdo”

    O que seria um link potencialmente prejudicial ao conteúdo?

    Um abraço

    Responder

    • Clara,
      quando for links de anúncios, quando alguém pagar para ter um link ou banner na sua página ou que apontem para algum lugar que você não considere relevante para seu blog.

      Responder

  26. Excelente texto Marcos. Não apenas mostra os novos recursos como também da motivos para utilizar ou não cada nova funcionalidade. Parabéns.

    Notei que no subtítulo “Metatags – Descrições”, na imagem que exemplifica a descrição dos links do blog na pesquisa do Google há uma barra azul parcialmente preenchida a esquerda do link em verde. O que representa esta barra? Como fazer com que ela também apareça nos meus resultados de busca?

    Responder

  27. Marcos, compensa eu tirar as meta-tags que já havia inserido diretamente no código fonte do blog e ativar esses novos menus ? Ou é melhor eu manter do jeito que está? Pois atualmente os buscadores me dão uma grande ajuda.Obrigado desde já.

    Responder

    • Eduardo,
      Infelizmente ainda não sabemos o que é melhor para esse novo sistema do Blogger.
      A recomendação padrão é usar apenas um formato: ou o novo sistema ou continuar com os códigos que já usava. Se o seu blog não teve problemas de indexação depois que o novo sistema começou, então mantenha tudo.

      Mas pode ser prudente, se quer usar o novo serviço, colocar os códigos padrões do Blogger e ver o que acontece.

      Responder

  28. Excelente esse posts, teve algumas configurações que eu preferi manter o padrão do blog, pois tenho medo de algo dar errado, mas agora é só aguardar os resultados, valeu Marcos!!!

    Responder

  29. Opa manero o artigo.

    Ja configurei meu blog todinho, porém, ainda não to tendo uma boa classificação no google…

    Ja tentei divulgar meu blog em diretórios de sites, em outros sites,configurar varias coisas no SEO do site,etc mas ainda não to tendo boa classificação :\

    Alguem ae teria umas dicas?

    Responder

  30. Testei e comprovei!
    Um dos meus blogs com seo antigo do blog o qual realizava diretamente no código fonte, e outro com as novidades do blogger atual. Ambos tinham quase o mesmo número de visitas por dia, depois que foi feito a adaptação das novidades em todas as postagens este blog teve aumento de 80% nas visitas. Única coisa que fiz diretamente no código do template deste blog foi de ajustar a meta tags para o título das postagens aparecer antes do nome do blog.

    Responder

  31. Pingback: NOVIDADE no Blogger: Criar links permanentes dos Posts | [ Ferramentas Blog ]

  32. Dúvida quanto à seguinte questão:
    “Páginas de arquivo e pesquisa = As páginas de arquivo são onde ficam armazenados o conteúdo do blog. E as de pesquisa são onde exibi-se os resultados das buscas internas do conteúdo. Essas páginas não precisam ser indexadas, especialmente por correr o risco de gerar conteúdo duplicado. Pode-se manter sem nada marcado, usando o padrão do Blogger ou marcar “noindex”.”

    Se eu utilizar resumo de postagem, também preciso “impedir a indexação” das páginas de arquivo e pesquisa? Será que aquela pequena descrição (o resumo propriamente dito) pode ser “visto” como cópia?

    Obrigado!

    Responder

  33. Show de bola! Artigo completíssimo e esclarecedor. É muito bom (e raro)encontrar blogs assim.Amei e virei fã.

    Responder

  34. Acredito que melhorará muito meu blog no quesito otimização alguns recursos eu não conhecia, e apliquei ao meu blog. Marcos, obrigado Vejo muito utilidade em suas postagens.

    Responder

  35. Incrivel como praticamente tudo o que preciso, encontro aqui. Pesquiso outros sites relacionados, mas no fim, a resposta esta sempre aqui. Obrigada mais uma vez, marcos. E parabens pelo excelente trabalho! Abracos, Sani

    Responder

  36. Olá Marcos, fico grato pelas suas dicas e orientações. Estou começando um blog no Blogger do zero, em outros blogs que tenho revirei a net em busca de códigos que elevassem a minha posição, sei que depende de vários fatores e principalmente conteúdo relevante.

    Qual post você indica para melhores resultados este post que comento ou um seu mais antigo https://ferramentasblog.com/2010/04/as-meta-tags-de-descricao-do-blogger.html ?

    Obrigado

    Responder

  37. Conhecer um minimo que seja de termos técnicos, é sempre válido. E embora alguns não mexam, é bom saber o que tem ou não tem nas configurações, quais os recursos que estão disponíveis para nós utilizarmos. Para não ficar aquela pulga atrás da orelha “pra que serve isso?”

    Saber, já se sabe. Usar… é outra história, e cabe a própria pessoa correr atrás, tendo conhecido o básico.

    Parabéns pelo excelente artigo.

    Responder

  38. Caro Marco, sou novo na área de SEO e estou com a seguinte dúvida. As palavras chaves no webmasters do meu blog estão sendo palavras comuns como compartilhar, feed, comentarios… Gostaria de saber como retirá-las para deixar valer apenas as referentes ao conteudo.
    Obrigado

    Responder

    • Henrique,
      A detecção das palavras é automática. O que precisa fazer é produzir mais conteúdo com as palavras chave que deseja que realmente sejam encontradas pelo sistema do Google.

      Responder

  39. Faz diferença mesmo escrever uma descrição específica para cada post? Por que eu qnd começei a ler sobre isso pensei: “então agora eu vou sempre começar o post com uma introdução que já resuma o que vai ser dito lá, assim quando aparecerem as primeiras linhas do meu post nos resultados de pesquisa já vai estar bom”… meu raciocínio está errado? Quero dizer, para os robôs, fica ainda MELHOR se tiver uma descrição específica, ou dar uma introdução boa p cada post já é o suficiente? (não tenho tNTO TEMPO, tento fzer o possível p ser mais automático…)

    ps- agora que sei de tudo isso do tal do SOE, percebi que postar pelo app do blogger do smartphone – outra descoberta recente c a qual estava empolgadíssima- é a maior furada ne? haha n da p fzer nada dessas coisas…

    Responder

    • Anna,

      Quanto melhor e mais completo for o artigo, mais chances de aparecer bem posicionado no Google e ser clicado por um leitor. O melhor é que você escreva um aboa introdução e ainda assim faça a descrição. O espaço da descrição é limitado à quantidade de caracteres que aparecem nos resultados do Google, então seria um outro resumo que só aparecem para quem acha você no Google.

      Concordo que o APP do Blogger não é a melhor opção, mas é uma alternativa prática para quando você não tiver com o PC por perto.

      Responder

  40. Pingback: 10 melhores Gadgets e recursos para o Blogger de 2012 - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  41. Olá Marcos,

    Quando digito “site:meublog.com.br” no Google Imagens, as fotos e imagens que estão nele não aparecem na pesquisa.
    Antes aparecia a imagem do cabeçalho mas não aparecia as fotos que estão em posts. Agora não aparece nem a imagem do cabeçalho.
    Minha dúvida: porque será que elas não aparecem nessa pesquisa?
    Aguardo mais uma vez sua ajuda. E, desde já, agradeço pela atenção.

    Responder

  42. Pingback: Mudanças no Blogger blogspot | Mídias & Modos

  43. Pingback: Como manter seu blog sempre otimizado para o Google - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  44. Oi, Marcos
    Estou com um problema em relação ao ranking do blog no Google. As páginas internas estão aparecendo primeiro e a página inicial só lá pro 5º resultado quando pesquisamos pelo nome do blog (Amando Cozinhar). Alguma ideia do que pode ser ou como posso resolver?

    Responder

    • Rute,

      Isso não é problema.
      O Google determina a relevância dos resultados para escolher qual virá primeiro. Mas veja essas configurações aqui, se seu blog está no Blogger para dar o destaque certo à sua página principal.

      Responder

  45. oi marcos, tenho uma duvida, depois que eu fizer isso tudo no meu blog, ele vai ficar visivel nos buscadores de pesquisa? quanto tempo leva pra ele ficar visível?

    Responder

  46. Olá, Marcos!

    Seu post foi de grande valia para mim. Aliás, toda vez que tenho alguma necessidade venho ao seu blog adquirir conhecimento.

    Aqui, sempre encontro explicações claras de uma forma bem didática. E isso é muito importante, pois saber ensinar é uma arte.

    Abraços e que DEUS derrame muitas bençãos, cada vez mais, sobre você.

    Responder

  47. Pingback: Otimizar o título das postagens no Blogger para favorecer o SEO - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  48. Pingback: Otimizar os títulos das postagens para Melhorar o SEO - [ Ferramentas Blog ] | [ Ferramentas Blog ]

  49. Oi Marcos já utilizei diversas dicas do ferramentasblog, sempre todas muito bem explicadinhas e funcionais, realmente tenho muito que agradecer. O problema no meu blog é a página não encontrada, testei em diversos modelos configurando uma resposta personalizada, entretanto, a resposta para uma busca não encontrada continua a padrão, alias no atual sequer apresenta mensagem, pois estou utilizando um template personalizado, mas fiz teste com o modelo simples e até com template de visualização dinamica e a resposta é sempre a padrão. Sabe informar onde “mexo” para alterar isso?

    Responder

  50. Pingback: Como adicionar "Nofollow" nos comentários do Blogger

  51. Incrível! Parabéns, Marcos. Você colocou tudo o que eu queria saber em um só post. Procurei por tudo, é muito difícil encontrar essas dicas em posts tão completos como o seu.

    Responder

  52. Que grande contribuição você deu!
    Não sabia de muitas dessas funcionalidades de SEO para blogger. Vou começar a utiliza-las já, ainda mais depois que soltaram essa bicharada por aí (Panda e Penguim).hahaha!
    O artigo está ótimo e muito bem explicado.Parabéns!

    Responder

  53. Olá,

    estava fazendo alguns testes com palavras chaves para ver como estava o posicionamento do meu blog no google e me deparei com a seguinte situação:
    No google meu blog aparece somente o archive, ou seja, aparece o arquivo do meu blog nas buscas do google.
    Mas, a configuração do meu robo esta de acordo com a que tem aqui nas dicas.

    O que pode ter acontecido de errado?

    Responder

      • Marcos Lemos,

        coloquei sim, inclusive reforcei fazendo a configuração manual la no painel do blog utilizando o seu exemplo:
        Página inicial –> All
        Página de Arquivo e Pesquisa –> Noindex
        Padrão para postagens e páginas –> All

        Outro detalhe é que mesmo antes de fazer essa alteração no painel do blog o robotx.txt já retornava corretamente as configurações.

        User-agent: Mediapartners-Google
        Disallow:

        User-agent: *
        Disallow: /search
        Allow: /

        Será melhor eu reenviar o Sitemap?

        Responder

  54. Caramba este post é mais que completo. é perfeito, parabéns pelo tutorial, mim ajudou muitas coisas, agora fiz as alterações aguardar o resultado final, espero que seja positivo 😀

    Responder

  55. Marcos, acredito que não tenha nada a ver, mas, na dúvida, não custa perguntar. Depois que mudei meu template, no ano passado, nunca mais meus artigos apareceram nos alertas do Google. Essa omissão tem algo a ver com qual configuração?

    Responder

  56. Pingback: Podcast da Revista Blogosfera #4: Mudanças no Blogger | Revista Blogosfera

  57. Post fantástico! Eu não fazia ideia que existia essas facilidades do blogger e outras eu não sabia pra que existiam. Você é demais!! Muito obrigada, sou fã incondicional do seu site!

    Responder

  58. Nossa que conteúdo enriquecedor para quem ta precisando melhorar a perfomance e o SEO do blog,nunca tinha visto um artigo tão bem explicado e os pontos abordados de fácil compreensão ,parabéns isso ajudará quem está precisando,concerteza agora irei aplicar isso aos meus blogs…já ta salvo nos meus favoritos para eventuais necessidades 😀

    Responder

  59. tenho apenas uma palavra para descrever vc “i-n-c-r-í-v-e-l” adorei seus tutoriais, já trabalho com adsense, mas ganho pouquíssimo, e comecei a aplicar os seus ensinamentos, acredito que melhorei bastante, muito obrigado.

    Responder

  60. Marcos, estou com uma duvida! Se eu aplicar essas configurações não seria mais necessário configurar as heading tags no código HTML… Ou essas configurações não tem nenhuma relação com a heading tags?

    Responder

  61. Oi Marcos! Pergunto-me se poderia me ajudar numa questão: o meu blog é rastreado pelo G Analytics, defini no codigo as metatags, tenho a conta associada as Webmaster Tools também, etc…eu gostaria de saber através de que expressões ou palavras pesquisadas as pessoas enocntram ou acedem o meu blog mas não vejo essa informação aparecer em lado algum! Sabe como me ajudar? Obrigada!

    Responder

  62. Marcos Lemos, boa tarde!

    Parabéns pela iniciativa. Excelente post, absolutamente instrutivo. Para “calouros” como eu, este artigo é ouro puro!
    Esta página já figura entre os meus favoritos.

    Fico muito grato pela valiosa instrução. É claro, terei de voltar várias vezes para entender todo este mecanismo, mas isto será muito mais simples devido à sua didática.

    Muito grato, mais uma vez e um forte abraço!

    Responder

  63. Olá, Marcos! Sempre vejo os seus tutoriais e até já usei alguns, mas estou tendo um problema que já tentei todas as soluções que você ensina e nada resolveu até agora. O problema é o seguinte: o Google Search Console está me dando que há erros com alguns links com títulos e meta descrições duplicadas, em todos esses links, a ferramenta apresenta dois links, exemplo:
    http://www.claudiarosablog.com.br/2016/10/cachepot-de-papelao-passo-a-passo.html
    http://www.claudiarosablog.com.br/2016/10/cachepot-de-papelao-passo-a-passo.html?m=0

    Ou seja, está apresentando sempre o link normal e o segundo com a terminação “.html?m=0”, já pesquisei muito e não consigo encontrar solução para isso. Obs: O meu blog está hospedado no Blogger e isso também está acontecendo com a descrição do blog. Por favor, se tiver alguma sugestão para me dar em relação a isso, te agradeço! Obrigada.

    Responder

    • Claudia,

      Esse final “?m=0” ou até o “?m=1” são um acréscimo do Blogger para indicar o link de exibição do conteúdo para formatos em celulares. Como seu Blog ´tem um template responsivo, você pode desabilitar a opção “Celular” no menu “Modelo” no painel do Blogger.
      Com isso, essa duplicação de conteúdo vai sumir.

      Responder

      • Olá, Marcos! Obrigada pela rápida resposta! Acabei de fazer o que você falou, agora é só aguardar para ver se o problema vai sumir no Search Console… depois volto com a resposta! Muito obrigada!

        Responder

  64. Olá Marcos, o seu tutorial é antigo, mas super completo. parabéns!
    No meu blog eu preenchi esse menu de configurações, mas há as duas descrições, a que está na aba básico e a que está na aba preferências de pesquisas, você já deve ter notado. Mas, isso tá gerando um problema, pois a barra do MozBar diz que a meta descrição está duplicada. Pergunto antes de alterar, pois recentemente fiz essas mudança de acordo com o novo conteúdo do meu blog o que pedia mudanças nas palavras chaves, e isso fez o alcance de tráfego despencar, acredito que foi devido mexer nesses itens. Eu gostaria de saber se posso excluir a descrição básica e manter somente a descrição de metatags?

    Responder

  65. Ola marcos, obrigado pelo conteudo, estou aplicando tecnicas de seo no meu blog, no inicio ainda, e seu conteudo e de grande valor, parabens.

    Responder

  66. Gente, quando vejo blogs como este fico triste ao ver que tem gente que ainda acredita nos blogs nos dias de hoje. Em pleno 2019 está tendo de resgatar posts lá de 2012, quando os blogs ainda eram vivos, mas já estavam morrendo, para tentar mostrar a algum desavisado de hoje que os blogs ainda valem a pena. Gente, coloquem algo na cabeça, a blogosfera morreu! Isso é coisa do passado! Assim como o Orkut morreu! Larga a mão gente! A era dos blogs já passou. Tanto é verdade que todos os portais que baseados apenas em blog já não existem mais, como o InterNey, que era referência no Brasil, BlogBlogs, IGBlogs, TechnoBlogs e outros. Até os indexadores de links já eram! Aliás, a blogosfera só ganhou notoriedade porque no início os motores de busca não estavam 100% e continham falhas que permitiam usuários, que não sabiam absolutamente nada, explorar os bugs nos buscadores para conseguir boas posições em “tags” bem pesquisadas para ficar em primeiro e conseguir dinheiro com publicidade, mas isso é passado!!! As técnicas SEO, que na verdade eram em sua grande maioria truques BlackHatSeo foram todas vencidas pelos buscadores e quem acreditar hoje que é possível abrir um blog no Blogger e que com publicações diárias e muito trabalho vai conseguir primeiro lugar no Google e ganhar dinheiro com seu bloguezinho, redondamente enganado! Os blogueiros que ganhavam dinheiro no passado explorando BlackHatSeo viram seus blogs afundarem após Google Panda, Penguin e Hummingbird. Sem falar do fim do PageRank, que marou o fim de uma era! Gente, blog é pra quem gosta de ler e a maioria das pessoas não gosta. No passado não existia portais de videos como Youtube, por isso blogs reinaram, mas agora já era! Todos os blogueiros que foram espertos e perceberam a evolução, saíram dos blogs e montaram um canal no Youtube, abandonando de vez seus blogs. Acreditar ainda em 2019 que é possível abrir um blog, dedicar tempo, ter empenho, dedicação, fazer o SEO básico, que é URL personalizada, tittle, metatags e tals, vai conseguir ser um portal de notícias, já era gente! Parem com isso! Blog passou e prova disso é que este blog está revivendo posts de 2012 para tentar mostrar relevância. Triste.

    Responder

  67. Marcos Olá Faz tempo que não venho Aqui, Não Importa o Importante é a Satisfação de Encontrar o que queremos e precisamos, então vejo que Atualizou o Post, fiz a seguintes mudanças e vamos que vamos todos Unidos Juntos e Misturados.

    Responder

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.