Hoje é o Dia do Blogueiro? (20 de março)

Já faz algum tempo que vejo a blogosfera se mobilizar todo dia 20 de março como uma comemoração do dia do Blogueiro. Por todas as partes milhares de blogs acabam publicando alguma felicitação. Pesquisando um pouco mais não encontramos referência concreta para esse fato ou uma justificativa para a data. Então fica a dúvida: existe um dia do Blogueiro?

Oficialmente não existe uma data para se comemorar o “Dia do Blogueiro” e nem mesmo há algo que justifique a escolha do dia 20 de março de cada ano para separarmos e felicitarmos os blogueiros pelo mundo.

A única data mesmo para o dia do Blog é o 31/08 (31 de agosto) por conta da forma dos números que quando juntos se parecem com a palavras Blog.

Também não é uma data oficial, mas tem mais fundamentos e quando se pesquisa na internet sobre um dia do Blog ou dia de Blogueiros (Bloggers) o que encontramos são sempre referência ao 31/08 (3108). Até tem um artigo no Wikipédia: Verbete “Dia do Blog”.

ATUALIZAÇÃO: Explicação para o dia 20 de Março

Com a ajuda do Crazyseawolf (que comentou e citou o link abaixo), foi possível descobrir a origem do Dia do Blogueiro ser comemorado em 20 de Março. A data foi escolhida em 2004 (sim, há tanto tempo assim) pela Blogueira CarmenC do Blog No Armário da Ca.

Explicando o motivo: Foi uma escolha baseada na data do início de primavera, feita pela blogueira como uma sugestão esperando que a ideia sobrevivesse com o tempo. Isso significa que este é o nono ano (9 anos) que se comemora o dia do Blogueiro. Rolando a página da CarmenC, vemos o seguinte post da instituição da data:

Continua não sendo oficial, mas agora tem uma história e uma justificativa. Não sei por onde anda a autora do Blog que sugeriu tal data, mas a ideia tem persistido com o tempo.

Alguns poderão querer separar o “dia do Blog” do “Dia do Blogueiro”, mas a meu ver dá na mesma e gosto mais da ideia por trás do 3108, principalmente por já existirem milhares de referências e ser bem criativo. Normalmente essas datas comemorativas, mesmo que só por diversão, nascem mesmo do consenso das pessoas em torno de uma mesma ideia.

Mesmo hoje não sendo o dia do Blogueiro, deixo aqui as minhas felicitações.

.

22 Comentários

  1. As vezes me pergunto se sou um… rsrs

    Então, na dúvida da data, deixo aqui minhas felicitações a equipe do FB. Obrigado por todo o trabalho realizado e destinado aos blogueiros, independente do conteúdo que atuam.

    É comum levarmos pedradas, sermos interpretados de forma errônea, odiado as vezes, mas uma coisa é certa: tudo isso vem da minoria.

    Abraço a todos os blogueiros.

    Responder

  2. Já ficou instituído e pronto rsrsr Não tem mais volta!
    Dia 20/03 – Dia da(o) Blogueira(o)
    Dia 31/08 – Dia do Blog
    São ligadas mas distintas ……. a meu ver. E gosto disso.
    Parabéns a todos(as).

    Responder

  3. O interessante é: no pé da minha agenda, onde estão marcadas as datas especiais e feriados tb tem o dia do blogueiro. Fui pesquisas e não encontrei nada como vc… Algumas menções hj nas redes sociais e editoras que estão escolhendo blogueiros para compor o seu casting…
    Então um bom dia dos blogueiros ;-)

    Responder

  4. Marcos,
    o ser humano é muito ligado a datas não é mesmo? Até eu que não era muito de comemorações, estou ficando velho e começando a levar em conta tudo que é data comemorativa…rs.
    Hoje recebi algumas felicitações pelo Twitter e fui pesquisar para escrever algo, mas cheguei a mesma conclusão que você. Não existe nada oficial, mas, mesmo assim…
    Feliz Dia do Blogueiro.
    Abraço.

    Responder

    • É bem como o Gustavo disse, mesmo sem referências, as pessoas gostam de comemorar. E como a Wikipédia é editável, nem vale a pena ficar buscando tanta coisa lá, lembre-se que pessoas do Trolando.com e Não Salvo também são blogueiros e ‘pq’ não trolar um pouco as datas das coisas não é? Bem, sem julgar datas ou pessoas, é mais uma idéia… Vamos comemorar o ato de estar vivo para blogar e não só o blog.

      Responder

      • Eu sempre ouvi falar da data do 3108 e por isso acho ela a melhor especialmente por seu formato mesmo se parecer com a palavra “Blog”. Acho que com o tempo uma data e algum tipo de comemoração irão surgir e todos vamos adotar.

        Responder

  5. Interessante! Não sabia que existia esta data do “Dia do Blog e Dia do Blogueiro”. Gostei da interpretação das datas 3108 que parece com a palavra Blog, cortando o 8 só um pedaço para não machucar :)
    Parabéns a toda equipe do Ferramentas Blog e a todos o visitantes que têm blog e que não têm também! :)
    Humm! Estou até pensando em criar um blog neste sentido figurado dos numeros 3108, mas, o conteúdo não terá nada a ver com os números depois de criado o blog. Como já dei a idéia, será que tem gente com coragem de criar um blog com 3108? Sei não?!? :) EU TENHO!
    Parabéns!!! a todos vocês!

    Responder

  6. Ainda não fui batizado para poder realizar essa comemoração, pois ainda não faço parte daqueles que não abandonam o Blog antes de completar um ano de vida. Portanto não me considero um autêntico blogueiro. Por enquanto sou apenas um sobrevivente com 10 meses de vida, já que acho mais fácil passar no teste de resistência do BOPE do que não deixar o Blog Morrer!

    Pra quem já pode comemorar…Meus Parabéns!

    Responder

  7. Olá Marcos, parabéns pelo dia do blogueiro! Queria deixar registrado aqui que eu admiro muito o trabalho do FB.
    Gostaria de saber se é muito difícil ser aceito no AdSense e se blogs de humor são bem aceitos pelo mesmo.
    Vlw.

    Responder

  8. Bem, eu prefiro deixar a dúvida de lado e comemorar. Afinal, MERECEMOS. Rs
    Fiz hoje um post sobre isso e citei seu texto.
    Independente de ser oficial ou não, FELIZ DIA DO BLOGUEIRO!

    Beijos!

    Responder

  9. Pingback: Blogueira desnaturada! | Larroh

Deixe um comentário

Ao comentar você concorda com nossa Política de Comentários.